Fabrício Marques

Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2008) e em Administração Bacharelado (2021). É pós-graduado em Docência em História (2012); Supervisão Escolar (2019) e Gestão em Saúde Pública (2020). Está cursando Bacharelado em Fonoaudiologia.

Informações coletadas do Lattes em 18/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão em Saúde Pública

2018 - 2020

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Logística na Administração Pública: Estudo de Caso em uma Unidade de Alta e Média Complexidade pertencente à administração pública municipal
Orientador: Carla Bonato Marcolin

Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR

2015 - 2019

S B I
Título: PROFISSÃO SUPERVISOR: O PROTAGONISMO EFICIENTE NA GESTÃO ESCOLAR

Especialização em Docência em História

2011 - 2012

Faculdade do Noroeste de Minas
Título: "Formação continuada e suas contribuições para a prática docente de professores de História da educação básica pública"
Orientador: Dr. Maria Célia da Silva Gonçalves

Aperfeiçoamento em Educação para as relações étnico raciais

2010 - 2011

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Sem apresentação de monografia.. Ano de finalização: 2011

Graduação em Administração

2017 - 2021

Centro Universitário de Patos de Minas
Título: GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA: O Centro de Especialidades Odontológicas de Patos de Minas
Orientador: Flávio Daniel Borges de Morais

Graduação em Historia

2006 - 2008

Centro Universitário de Patos de Minas
Título: "NTV - "É aqui que a gente se vê": a regionalização do meio de comunicação- (Patos de Minas/ MG: 1993-2008)"
Orientador: Eunice Aparecida Caixeta

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em ENDOMARKETING. (Carga horária: 11h). , Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM, Brasil.

2019 - 2019

GESTÃO DE CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

I Capacitação sobre E-Gestor Atenção Primária À Saúde.FLUXO HOSPITALAR DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE PATOS DE MINAS- PACIENTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS. 2025. (Outra).

XI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 2022. (Outra).

PALESTRA- CARREIRA EM PAUTA. 2019. (Outra).

WORKSHOP- PESQUISA DE CLIMA- RESULTADOS E PLANO DE AÇÃO. 2019. (Outra).

XV CMEB- CONGRESSO MINEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DA PRÓXIMA DÉCADA. 2019. (Congresso).

XV COMINE- CONGRESSO MINEIRO DE EMPREENDEDORISMO. 2018. (Congresso).

1º FÓRUM ITINERANTE "EDUCAÇÃO, JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO". 2017. (Outra).

9ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 2017. (Outra).

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. 2017. (Outra).

XIII CMEB- CONGRESSO MINEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. COMUNICAÇÕES ORAIS. 2017. (Congresso).

XII CMEB- CONGRESSO MINEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Congresso).

XII ENCONTRO DE HISTÓRIA E PEFAGOGIA:"Escola, gênero e sexualidade".Prática pedagógica, ensino de história e multiculturalismo: possíveis olhares. 2010. (Encontro).

"VII ENCONTRO NACIONAL:PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"."PRÁTICA PEDAGOGICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTORIA". 2009. (Encontro).

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE MUSEU E TURISMO:"Entre que o museu é seu!". 2009. (Seminário).

XI ENCONTRO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA:"História e Pedagogia:territórios congerventes"."PRATICA PEDAGOGICA:CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA". 2009. (Encontro).

Debate:"O Brasil sa segunda guerra mundial". 2008. (Outra).

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE HISTÓRIA DO UNIPAM."NTV-"É aqui que a gente se vê": a regionalização do meio de comunicação- (Patos de Minas/MG:1993-2008). 2008. (Seminário).

Mesa- Redonda:"Legião Urbana: Utopia e Paixão;Rebeldia e Canção".Mesa- Redonda:"Legião Urbana: Utopia e Paixão;Rebeldia e Canção". 2008. (Outra).

Minicurso:"Música Popular Brasileira nos anos 1960 e a Ditadura Militar: Cultura e Política". 2008. (Outra).

IX ENCONTRO DE HISTÓRIA: "OLHARES SOBRE TIRADENTES E PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS"."Programa de Saúde-PSF(Patos de minas 2000-2007)". 2007. (Encontro).

Mesa Redonda:"Ruídos roufenhos e dissonâncias rebeldes: a música como cenário de protesto". 2007. (Outra).

Visita histórico-cultural ás cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis. 2007. (Outra).

Workshop " O profissional das artes: dilemas e possibilidades". 2007. (Outra).

"IV SEMANA DE PATRIMÔNIO CULTURAL" e "III SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS". 2006. (Seminário).

"VII ENCONTRO DE HISTÓRIA" E "IV ENCONTRO DE LITERATURA". 2006. (Encontro).

Curso Introdutório à História da Arte a partir da coleção do MASP. 2006. (Outra).

Mesa Redonda:"História urbana e teoria dos conflitos sociais". 2006. (Outra).

Palestra:"A História do Choro". 2006. (Outra).

Palestra:"A Sétima Arte e o Contexto do Século XIX: possibilidades interpretativas". 2006. (Outra).

Palestra:"Olhares sobre Frida Kahlo: mulher, psicanálise e historia". 2006. (Outra).

Palestra:"O mal estar da civilização do século XIX: o poder médico, a doença e o corpo". 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, F. . Prática Pedagógica:Contextualização no Ensino de História. In: VII Encontro Nacional, 2009, Uberlandia-MG. Ensino de História, cidadania e consciência histórica, 2009.

  • MARQUES, F. . "Prática pedagógica, ensino de história e multiculturalismo: possíveis olhares". In: XII ENCONTRO DE HISTORIA E PEDAGOGIA: ESCOLA, GENERO E SEXUALIDADE, 2010, PATOS DE MINAS. XII ENCONTRO DE HISTORIA E PEDAGOGIA: ESCOLA, GENERO E SEXUALIDADE, 2010.

  • MARQUES, F. . TERRITÓRIOS CONVERGENTES: ÉTICA E ENGENHARIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, F. . "PRÁTICA PEDAGOGICA, ENSINO DE HISTORIA E MULTICULTURALISMO: POSSÍVEIS OLHARES". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, F. . PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTORIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, F. . "NTV- É aqui que a gente se vê": a regionalização do meio de comunicação- (Patos de Minas/ MG:1993-2008)". 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, F. ; RASSI,Marcos A.C ; GALVÃO,P.R . " LEGIÃO URBANA:Utopia e Paixão; Rebeldia e Canção". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, F. . "Programa de Saúde -PSF (Patos de Minas 2000-2007). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Colégio Marista Patos de Minas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA- HISTÓRIA, Carga horária: 20

2014 - 2017

Colégio Marista Patos de Minas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 2

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

2014 - 2015

Colégio Marista Patos de Minas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 2

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA DISCIPLINA DE ÉTICA RELACIONAL E URBANIDADE

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GERENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 30

Outras informações:
Gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas de Patos de Minas.

2016 - 2023

Governo do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA- HISTÓRIA, Carga horária: 8