Wanderson Ferreira Borges Junior

- Profissional com mais de 10 anos de experiência em processos minerais com vivência nas áreas de desenvolvimento de processos e beneficiamento mineral e atuação em diferentes níveis hierárquicos (Operador de Produção/ Supervisor de Produção/ Supervisor de Processos/ Coordenador de Laboratório de Processos/ Engenheiro de Processos), nas commodities de Nióbio, Fosfato e minério de Ferro. com alto grau de senso crítico e visão sistêmica dos processos e rotinas de operação de planta e interfaces entre as áreas para garantia dos padrões estabelecidos de qualidade, produtividade e segurança. - Na minha trajetória liderei e participei de inúmeros projetos e iniciativas de melhoria de processos e segurança como adequação de planta, recuperação de finos da flotação por remoagem carga circulante, recuperação de BaO por flotação em coluna, recuperação de Fe a partir do rejeito final, melhoria da eficiência do espessador de lama a partir de novo floculante e automação do preparo de reagente das flotações. Principais habilidades: trabalho em equipe, desenvolvimento de pessoas, proatividade, visão sistêmica e senso crítico, resiliência, capacidade de reação rápida a situações inesperadas com respostas em tempo hábil de forma efetiva e habilidade em relações interpessoais, flexibilidade para lidar com todos os níveis hierárquicos, análise de dados, modelagem e simulação. Principais Tarefas: Liderança de projetos de geometalúrgia, estudo de recuperação minério de ferro e titânio, rotina de previsibilidade de plantas de beneficiamento, estudo de autoconhecimento das comodities de ouro e Plata, planta piloto, desenvolvimento de novas tecnologias em reagentes, criação e relatório e mapas de processos, desenvolvimento de novas rotas de processos, gestão grandes equipes, gestão de manutenção, gestão de projetos, gestão de fornecedor, Além de participar da elaboração de normas e procedimentos de segurança da área, acompanhamento de controles e otimização dos diversos indicadores de performance inerentes aos processos e sistemas produtivos das instalações de produção, projetos de redução de custo e otimização de processos, atendimento das metas e diretrizes de segurança, apoio para garantia de utilização e disponibilidade das plantas, taxa de alimentação, produção e produtividade, start-up e ramp-up de projetos , participação na avaliação e validação do rendimento operacional, recuperação mássica e metalúrgica e desempenho da qualidade físico-química, etc.), PCP, capex/opex, gestão de custos e contratos.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia da Qualidade e Produtividade

2021 - 2022

Centro Universitário Internacional UNINTER
Título: Garantia Qualidade de Insumo Recebido

Graduação em Engenharia de Produção

2015 - 2020

Centro Universitário UNA
Título: UTILIZANDO A METODOLOGIA LOCKED CYCLE TEST COM MOAGEM DA CARGA CIRCULANTE MEDIANTE ENSAIOS DE FLOTAÇÃO EM BANCADA
Orientador: ME Janice Rodrigues da Silva

Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Mineração

2014 - 2015

SENAI - Departamento Regional de Goiás

Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em quimica industrial

2012 - 2013

SENAI - Departamento Regional de Goiás

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Measurement system evaluation (MSE). (Carga horária: 44h). , Centro Universitário Internacional UNINTER, UNINTER, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Design of Experiments, DOE. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Internacional UNINTER, UNINTER, Brasil.

2015 - 2015

Excel. (Carga horária: 40h). , Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - Itego Aguinaldo de Campos Neto, ITEGACN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2019

    Otimização da flotação de rocha fosfática por remoagem de carga circulante, Descrição: Diminuição de perda no processo de flotação, minerais não liberados por granulometria eram excluidos! a partir do processo de remoagem podemos maximizar as recuperações e diminuir perdas do processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wanderson Ferreira Borges Junior - Coordenador / thiago drummont - Integrante / michelle de lira teixeira - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - 2019

    AUMENTO RECUPERAÇÃO A PARTIR DE NOVO REAGENTE BIODEGRADAVEL, Descrição: Estudo de bancada junto a diferentes fornecedores com intuito de desenvolvimento de reagente biodegradavel com menor custo e ambientalmente menos agressivo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Especialização: (2) . , Integrantes: Wanderson Ferreira Borges Junior - Coordenador / Flavio mendes dos santos - Integrante / alfredo pio - Integrante.

Prêmios

2019

Otimização da flotação de rocha fosfática por remoagem de carga circulante, https://revistaminerios.com.br/trabalho-da-cmoc/.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

autônomo

Vínculo: Trabalhador Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Des. Processos Minerais

Outras informações:
- Liderar processos de start-up e ramp-up e teste de performance e operação de planta. - Criação de planos de amostragens e suporte técnico para resolução de anomalia dos processos. - Análise de falha, avaliação e validação de rendimento operacional de plantas de beneficiamento. - Análise crítica e gestão de performance de plantas de beneficiamento. - Garantia eficiência de sistemas especialistas dos processos. - Análise estatísticas minitab e ferramenta de modelagem e simulação para otimizar processos de beneficiamento. - Acompanhamento de desenvolvimento de processos industriais. - Estudo e desenvolvimento de novas tecnologias/insumos e rotas de processos e redução de custos mediante estudos de bancada, planta piloto e industrial. - Treinar e orientar equipes.

Atividades

  • 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Autônomo.,Cargo ou função, Consultoria de desenvolvimento de reagentes e novas tecnologias minerais.

  • 07/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Autônomo.,Linhas de pesquisa

  • 07/2021

    Treinamentos ministrados , Autônomo.,Treinamentos ministrados, treinamento de equipes (metodologias, modo de preparo, importancia e condições)

2021 - 2021

CMOC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Des. Processos

Outras informações:
- Gestão de pessoas (operadores de produção, técnicos de processos e analistas de processamento mineral). - Programação (definir atividades da equipe mediante grau de prioridade). - Atuar no controle operacional das plantas. - Desenvolver planos de amostragem para balanço de massa, fechamento de balanço hídrico e metalúrgico, para investigar desempenho. - Realizar otimizações de processos, avaliando novos fornecedores e tecnologias efetuando diagnostico de processo visando aumento de recuperação, aumento da produtividade e redução de custos. - Realizar analise de dados referentes aos testes de geometalurgia que compõem os planos de produção através de ferramentas estatísticas. - Apoiar tecnicamente implementação de projetos, montagem, comissionamento e start-up. - Realizar acompanhamento e analises de variáveis criticas que interferem no processo produtivo, avaliando consumos, e parâmetros que impactam no desempenho da planta. - Interface com times de manutenção, segurança, meio ambiente, geologia e operação de mina. - Acompanhamento e interface equipe grade control na formação das pilhas de blendagem. - Interface com laboratório de mineralogia para entender a composição do mineral e propor soluções técnicas de processo quando for o caso. - Planos de organização e melhoria continua através de ferramentas de qualidade e validação diária planejada, suporte na resolução de anomalias de produção. - Criação e apresentação de relatórios técnicos.

2018 - 2020

CMOC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Laboratório Metalúrgico, Carga horária: 44

Outras informações:
- Gestão de pessoas (operadores de produção, técnicos de processos e analistas de processamento mineral). - Programação (definir atividades da equipe mediante grau de prioridade). - Atuar no controle operacional das plantas. - Desenvolver planos de amostragem para balanço de massa, fechamento de balanço hídrico e metalúrgico, para investigar desempenho. - Realizar otimizações de processos, avaliando novos fornecedores e tecnologias efetuando diagnostico de processo visando aumento de recuperação, aumento da produtividade e redução de custos. - Realizar análise de dados referentes aos testes de geometalurgia que compõem os planos de produção através de ferramentas estatísticas. - Apoiar tecnicamente implementação de projetos, montagem, comissionamento e start-up. - Realizar acompanhamento e análises de variáveis críticas que interferem no processo produtivo, avaliando consumos, e parâmetros que impactam no desempenho da planta. - Interface com times de manutenção, segurança, meio ambiente, geologia e operação de mina. - Acompanhamento e interface equipe grade control na formação das pilhas de blendagem. - Interface com laboratório de mineralogia para entender a composição do mineral e propor soluções técnicas de processo quando for o caso. - Planos de organização e melhoria contínua através de ferramentas de qualidade e validação diária planejada, suporte na resolução de anomalias de produção. - Criação e apresentação de relatórios técnicos.

2018 - 2018

CMOC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Processos

Outras informações:
- Gerir equipes de operadores de produção e de processos. - Acompanhamento dos KPIs e planos de maneira a garantir as metas de produção, qualidade e custos da área. - Apoiar tecnicamente as plantas de beneficiamento em relação a analise de material, plano de amostragens, analise e validação do controle de qualidade, dar previsibilidade de pilhas de alimentação através dos resultados laboratoriais. - Compor estudos de viabilidade econômica de novos projetos voltada a eficiência de rotas de processos a partir de resultados e ensaios em laboratório, P&D novos reagentes através de ensaios de bancada. - Acompanhamento e interface equipe grade control na formação das pilhas de blendagem. - Criação e validação mensal do modelo para avaliação de qualidade das entregas realizadas. - Desenvolvimento de novas tecnologias junto a diferentes fornecedores. - Elaboração anual de Opex e capex. - Interface com manutenção industrial, segurança, meio ambiente, geologia e operação de mina. - Acompanhamentos dos padrões de operação e manutenção das instalações e equipamentos. - Efetuar analises de falhas dos processos mediante utilização de ensaios de bancada, para garantia do cumprimento dos indicadores. - Avaliação da eficiência dos circuitos e operações unitárias - Desenvolvimento e treinamento de equipes e disseminador de segurança

Atividades

  • 07/2018 - 10/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, CMOC Brasil.,Linhas de pesquisa

  • 12/2019 - 04/2020

    Serviços técnicos especializados , CMOC Brasil.,Serviço realizado, aumento da recuperação a partir de remoagem da carga circulante.

  • 07/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, CMOC Brasil.,Linhas de pesquisa

2016 - 2018

Anglo American Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção

Outras informações:
- Gerir equipes de operadores de produção. - Garantia da produção com qualidade. - Conhecimentos das operações unitárias beneficiamento mineral e fertilizantes ( Britagem, composição de pilhas, moagem, classificação, peneiramento, flotação mecânica e de coluna, espessadores e minerodutos. - Controle e realizar ações que garantam a eficiência dos parâmetros operacionais das plantas. - Gestão de manutenção, gestão de grandes equipes e gestão de custos. - Supervisão de testes industriais. - Disseminador da cultura de segurança dentro da equipe de trabalho.

2012 - 2016

Anglo American Brasil

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Operador de Produção

Outras informações:
Controle painel de controle, acompanhamento de operações unitárias da área de beneficiamento, preparação de reagentes, apoio manutenção programada, inspeção e check.

Atividades

  • 07/2013 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Anglo American Brasil - Filial.,Linhas de pesquisa

2007 - 2009

Ultrafértil S/A

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Menor aprendiz da área de processos, apoiava em processos de amostragem, ensaios em planta piloto, bancadas e documentação.