Aroldo Carvalho Dantas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1977). Atua na área de Projeto de Processo há 33 anos, dos quais 29 anos são dedicados à participação em Projeto de Processo de facilidades de Produção para Plataformas Marítimas de Petróleo. Possui conhecimentos sólidos em Separação e Tratamento de Petróleo. Coordenou e executou as atividades de Projeto conceitual, Básico, Detalhamento, condicionamento e comissionamento de sistemas e equipamentos para Plataformas Marítimas.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

1973 - 1977

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2002 - 2002

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMI/PMBOK). (Carga horária: 80h). , Petroleo Brasileiro S/A Petrobras, PETROBRAS-RJ, Brasil.

1999 - 1999

INSTALAÇÕES DE SUPERFÍCIE. (Carga horária: 16h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1999 - 1999

SELEÇÃO DE BOMBAS DE PISTAO ALTERNATIVAS. (Carga horária: 30h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1999 - 1999

CURSO DE SELEÇÃO DE VÁLVULAS DE CONTROLE. (Carga horária: 30h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1998 - 1998

CONTRÕLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1998 - 1998

SOFTWARE PRO-VISION II. (Carga horária: 8h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1998 - 1998

CONDICIONAMENTO DE GAS NATURAL. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1998 - 1998

RECICLAGEM DE SEGURANCA INDUSTRIAL. (Carga horária: 8h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1997 - 1997

CONTRÕLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS. (Carga horária: 24h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1993 - 1993

CURSO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL -CBG. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S/A Petrobras, PETROBRAS-RJ, Brasil.

1993 - 1993

FUNDAMENTOS DA GERÊNCIA QT. (Carga horária: 20h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1993 - 1993

GAS CONDITIONING AND PROCESSING. (Carga horária: 80h). , JOHN CAMPBELL CO LTD.

1991 - 1991

DESENVOLVIMENTO DE SUPERVISAO. (Carga horária: 80h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1990 - 1990

TÉCNICA DE CONTROLE DE PROJETOS. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1989 - 1989

COMPRESSORES ALTERNATIVOS. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1989 - 1989

TRATAMENTO DE AGUA DE INJECAO. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1988 - 1988

BOMBAS CENTRIFUGAS. (Carga horária: 40h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

1987 - 1987

FUNDAMENTOS DE PRODUCAO PARA ENGENHEIROS. (Carga horária: 32h). , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química.

Produções bibliográficas

  • DANTAS, A. C. . -Sistema de Remoção de Areia Visão integrada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, A. C. . -Experiência de Remoção de areia no Campo de Albacora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, A. C. . -Remoção de areia em Side Stream . 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, A. C. . - Development of Floating Production Storage and Offloading Systems to be Installed in Marlim Field, Campos Basin, Brazil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

DANTAS, A. C. ; FRANCA, P. G. . Método e aparelhagem para remoção de areia de Separadores de Produção. 2000.

DANTAS, A. C. . Operações de Produção (NR13) - Sistema de Separação e Tratamento de Petroleo. 2001. .

DANTAS, A. C. . Curso de Formação da PETROBRAS - Separação Primária de Petróleo. 1997. .

DANTAS, A. C. . Segurança Industrial Processamento de Óleo e Gás. 1996. .

DANTAS, A. C. . Gás Natural. 1996. .

DANTAS, A. C. . Gás Natural. 1995. .

DANTAS, A. C. . Processamento Primário de Petróleo Separação de Fluidos. 1995. .

DANTAS, A. C. . Fundamentos de Produção de Petróleo. 1987. .

DANTAS, A. C. . Seleção e Dimensionamento de Separadores e Tratadores de Petróleo. 1987. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2010

QUIP (RJ)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo Senior, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento do Projeto Básico da Plataforma P-63 Campo de Papa Terra (óleo extra pesado) Nas instalações da AMEC-PARAGON Houston - Texas

2010 - Atual

OGX

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Óleo e Gás, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração de Estudos de Campos de Petróleo e de Projetos Conceituais para Unidades de Produção de Petróleo Terrestres e Maritimas.

2009 - 2010

Planave Estudos e Projetos de Engenharia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Senior, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Job leader da disciplina de Processo no Projeto Básico dos FPSOs do Pré-Sal Engenheiro de Processo Sênior Execução de documentos para o Projeto Básico dos FPSOs Pré-Sal

2007 - 2009

CHEMTEC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Senior, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação junto a Engenharia de Produção do E&P/PETROBRAS. Elaboração de estudos e Diretrizes para Projetos de Plataformas; Principais Projetos: Estudos para Planta de Gas dos FPSOS do Pré-Sal; P50 (Albacora Leste); P-53 (Marlim Leste); P-55 (Roncador); P-56 (Marlim Sul); P-57 (Jubarte); P-58; P-62; P-61; P-63. Auditoria de Processo das Plataformas: P-40, P-38; P-43, P-48; de Piranema (Sergipe); Estruturação e execução de acervo técnico da disciplina de Processo e Treinamento de Engenheiros de Processamento

1987 - 2007

Petroleo Brasileiro S/A Petrobras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico / Coordenador de Processo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor Técnico e Coordenador de Processo na Gerência de Instalações de Superfície da UN-Rio/E&P. Principais Atividades: Participação no Projeto Conceitual e Coordenação das Bases de Projeto da P-55 e P-56. FPSOs do PRESAL Suporte Técnico à operação na área de Processamento primário e Utilidades das Plataformas: P-38, P-40, P-43, P-48 e P-50. Participação em auditorias das Plataformas da UN-Rio Consultor Tecnico da Gerência de Instalaçõies de Superfície do Ativo de Albacora na Un-BC/ E&P. Acompanhamento e otimização dos parâmetros de contrôle da Planta de Processamento de óleo e gás das Plataformas de P-25 e P-31 (Albacora); Estudo de sedimentação de areia e sedimentos em Separadores de Produção. Invenção de Sistema de Remoção de areia (SRA) Patente INPI-n 0001646-2 intitulado Método e aparelhagem para remoção de areia de Separadores de Produção 1999 Execução de Procedimentos para condicionamento, comissionamento e Partida P25 Execução de Estudos de Viabilidade Técnica, Bases de Projeto e Projeto Básico para sistemas das Plataformas dew P-25 e P-31; Execução de procedimentos para Condicionamento e Pre-operação de sistemas. Treinamentos de Engenheiros e Operadores em Processamento Primário de Petróleo. Eng. de Processamento da Gerencia de Tecnologia de Instalações de Produção (Getinp/E&P) Participação em Projetos Multicliente no exterior; Otimização de internos de Separadores de Produção Execução e atualização do Plano de Pré-operação de Plataformas IGPO Simulação de Processo em Hysis para os Projetos conceituais das Plantas de Marlim; Execução das Bases de Projeto de Processamento de óleo e Gás para FPSOs e Semi-Submersiveis dos campos de Marlim, Albacora e Barracuda Caratinga.

1984 - 1987

NATRON

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração do IGPO- Diretrizes Gerais de Pré-Operação; Coordenação/Elaboração do Plano de Pré-Operação das Plataformas de Carapeba PCP-1 e PCP-2; Elaboração do Projeto de Processo para os sistemas de Separação de óleo de Majnoon-Iraque Execução de Projeto Básico para ampliação das plantas de Processamento das Plataformas de PUB-10, PUB-11, PUB-12 e PUB-13; Projeto de ampliação da Unidade de Gaseificação de Resíduos Asfalticos -Ultrafertil Araucária PR Projeto Básico para conversão de Plataforma para o Campo de Corvina Petrobrás; Participação no Projeto de Detalhamento das plantas de PCP-1, PCP-2 e Pargo-1 A/B; Elaboração das simulações, balanços matériais e documentos de Processo para o projeto Básico das Plataformas de PPG-1 A/B, PVM-1/2/3 e PCP-1/2;

1980 - 1984

Snamprojetos Engenharia S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação na elaboração do Plano de Pré-operação da Plataforma de Pampo-1 Participação na elaboração do Plano de Pré-Operação das Plataformas de PCH-1 e PCH-2; Elaboração de documentos de engenharia no Projeto de detalhamento de PPM-1 Participação no Front end e projeto Básico da Plataforma de PPM-1; Elaboração de documentos de engenharia para o Projeto de Detalhamento de PCH-1/PCH-2; Elaboração de documentos para o Projeto Básico de PCH-1/PCH-2

1977 - 1980

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento e teste de sistema raspador de filtro de torta da unidade de Sulfato de Uranila Acompanhamento da operação da Planta de Extração de Urânio por Tri-butil fostato; Projeto conceitual das modificações e ampliação da planta acima; Acompanhamento da planta de Produção de sulfato de Uranila ( Precipitação e Filtragem) Acompanhamento da Planta de produção de Hexa-Fluoreto de Uranio; Estudo de sistemas de extração por Baterias Misturadoras-Decantadoras

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Método e aparelhagem para remoção de areia de separadores de produção 19/04/2000