Giulia Augusta Miquelutti
Acadêmica do quarto ano do curso de Biomedicina, na Universidade de Araraquara (UNIARA).
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2021 - 2021
Novas e variadas áreas de atuação da biomedicina. (Carga horária: 1h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
2021 - 2021
Atuação do biomédico no diagnóstico por imagem. (Carga horária: 1h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
2021 - 2021
Biomédico esteta: qual a sua atuação?. (Carga horária: 1h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
2021 - 2021
De aluno a pesquisador: os caminhos a serem trilhados.. (Carga horária: 1h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
DA SILVA, J. V. L. ; MARTINS, K. Y. N. ; REZENDE, R. A. ; NUNES, A, A. ; AMARAL, A. C. ; VALADARES, E, J. ; MIQUELUTTI, G. A. . 3DBB II CONGRESSO INTERNACIONAL DIGITAL EM BIOFABRICAÇÃO E BIOIMPRESSÃO 3D. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
1 Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D (3DBB). 2020. (Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
Estudo de viabilidade do uso de imagens e ressonância magnética para construção de modelos precisos de menisco por impressão 3D, Descrição: Dentre um conjunto amplo de tipos de imagens médicas que podem ser obtidas por diferentes técnicas e que ajudam no diagnóstico e monitoramento do avanço ou contenção de doenças está a ressonância magnética (RM). A RM é um tipo de imagem médica muito utilizada cotidianamente em hospitais e clínicas por possuir alta precisão na aquisição de imagens de tecidos moles, principalmente. Tecnologias da informação têm sido igualmente aplicadas para o melhor tratamento das imagens médicas e o uso de software específicos que vêm possibilitando a construção customizada e otimizada de soluções. No caso deste projeto, a estrutura anatômica de análise é o joelho, com atenção mais voltada ao menisco. O menisco é uma estrutura essencial para a mobilidade humana e, ao mesmo tempo, bastante sensível que sofre um natural desgaste por fadiga imposta por todo o esforço solicitado durante a vida do indivíduo. A medicina regenerativa vem se desenvolvendo fortemente no campo musculoesquelético oferecendo novos tratamentos e melhor recuperação dos pacientes. A medicina regenerativa, a partir do momento em que faz valer as técnicas automatizadas existentes de biofabricação, avança de maneira mais rápida e com a possibilidade de uma cada vez maior personalização da solução de acordo com o indivíduo e a maneira e tempo com que seu organismo responde a um tratamento. Portanto, o uso da RM para a aquisição de imagens precisas e direcionadas, passando pela aplicação de um pacote computacional especializado e, posteriormente, com a materialização de um modelo de menisco por impressão 3D é o projeto desenhado a ser desenvolvido e que tem como objetivo auxiliar na definição de protocolos deste processo... , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giulia Augusta Miquelutti - Coordenador / Rodrigo Alvarenga Rezende - Integrante / André Capaldo Amaral - Integrante.
-
2020 - Atual
Formulação de hidrogel de pectina e nanocristais de celulose (NCC) a partir de resíduos de fonte vegetal para a bioimpressão 3D, Descrição: A manga é uma das frutas tropicais mais populares e uma das principais produzidas no Brasil, é rica e abundante fonte vegetal, e seus resíduos encontrados na casca e caroço são ricos em componentes como a pectina e a celulose. Visando o reaproveitamento dos resíduos da manga, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de biomateriais direcionado à aplicação da bioimpressão 3D para a fabricação de estruturas cartilaginosas. Primariamente, será desenvolvida uma composição adequada de biomaterial em forma de hidrogel composto de pectina e derivados de celulose. Em um segundo momento, será feito o uso deste hidrogel para a formulação de uma biotinta apropriada para a construção tridimensional automatizada de uma estrutura cartilaginosa por meio de bioimpressora. Como um processo inovador, o aproveitamento de resíduos da manga caracteriza-se como um processo de economia circular, em que se cria uma rota tecnológica de valorização de subprodutos de pouco valor agregado, revertendo seu sub-uso ao suprimento de insumos materiais aplicáveis à medicina regenerativa. Esta integração tecnológica gera oportunidades com a redução de impacto ambiental ao mesmo tempo em que se desenvolvem materiais nobres e potencialmente customizáveis e otimizáveis em termos de processo e aplicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Giulia Augusta Miquelutti - Coordenador / Rodrigo Alvarenga Rezende - Integrante / Alessandra Cristina Dametto - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giulia Augusta Miquelutti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?