NATALIE DAVANTEL COMPARETTI

Especialista em Antropologia Cultural pela Pontíficia Católica do Paraná e Bacharel em Design pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com atuação em design orientado ao futuro, estudos de futuros e design de serviços. Docente da disciplina de futurologia no Bacharelado de Design de Produto e Serviços do Instituto Europeu de Design de São Paulo, se dedicou ao longo da carreira no desenvolvimento de projetos de pesquisa e práticas projetuais de design e estudos de futuros por meio de dois coletivos, das quais é co-fundadora, de especulação e prospecção de futuros em perspectiva decolonial. Também possui experiência em ministrar cursos e workshops sobre os temas. Atua como designer de pesquisa em design e futuros para consultorias como Livework, Thoughtworks e MJV Tecnologia e Inovação.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Antropologia Cultural

2021 - 2022

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Da Periferia ao Centro: A arte como instrumento de legitimação de identidades e transformação social
Orientador: Tomás Henrique de Azevedo Gomes Melo

Graduação em Design

2013 - 2016

Instituto Maua de Tecnologia
Título: Chef Animal: Nova experiência em alimentação saudável para crianças
Orientador: Claudia Alquezar Faaca

Formação complementar

2019 - 2019

Futures studies e trend hunting. (Carga horária: 48h). , Instituto Europeu de Design, IED, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Futurismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

Participação em eventos

TDC Connections.Tecnologia Sustentável e Futuros. 2022. (Encontro).

Futures Festival: Shifting from me to we.(Re)Building Futures in Vulnerable Communities After Pandemic. 2021. (Outra).

Prêmio Jovens Designers. Chef Animal - uma nova experiência em alimentação saudável para crianças. 2018. (Exposição).

Outras produções

ALBANEZ, M. ; COMPARETTI, N. D. ; OYAGA, D. ; PEREIRA, J. ; TOFOLI, T. ; TOSTES, P. . Qual é o futuro do morar? Instituto Europeo di Design lança relatório sobre a casa do amanhã. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

COMPARETTI, N. D. ; TEIXEIRA, A. P. M. . As cartas foram jogadas. 2022; Tema: Cenário de futuro participativo. (Blog).

COMPARETTI, N. D. ; BASSO, C. M. . Design e Futuros: Imaginar, criar e regenerar. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LINS, T. F. ; COMPARETTI, N. D. . Inovação Social na Prática. 2023. (Oficina).

COMPARETTI, N. D. . Introdução ao Design de Futuros. 2023. (Oficina).

COMPARETTI, N. D. ; ALBANEZ, M. ; SOARES, F. . O Futuro do ESG para o Mercado Financeiro. 2021. (Relatório de pesquisa).

ALBANEZ, M. ; COMPARETTI, N. D. ; PEREIRA, J. ; OYAGA, D. ; TOFOLI, T. ; TOSTES, P. . Futuro do Morar: Contrastes. 2020. (Relatório de pesquisa).

ALBANEZ, M. ; COMPARETTI, N. D. . Futuro do Morar: Contrastes. 2020. (Palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Instituto Europeu de Design

Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Responsável pela elaboração do plano de ensino da disciplina e professora na disciplina de futurologia do curso de Bacharelado em Design de Produto e Serviço.

2023 - Atual

Livework

Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Designer de serviços e pesquisa sênior, Carga horária: 40

2021 - Atual

Makeda I.F. Lab

Vínculo: Co-fundadora, Enquadramento Funcional: Futurista e designer especulativa, Carga horária: 10

Outras informações:
Coletivo que se propões a elaboração de metodologia e ferramentas, por meio de experimentações em design especulativo e prospectivo.

2022 - 2023

ThoughtWorks

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de pesquisa e futuros sênior, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa em design e futuros do Laboratório de Transformação Social, para empresas do Terceiro Setor. Mentorias e palestras sobre pesquisa design e futuros.

2021 - 2021

With Company

Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Especialista em futuros e design, Carga horária: 40

Outras informações:
Design researcher e especialista em futuros, além de estrategista em projeto de design especulativo e cenários futuros para desenvolvimento de serviços e produtos.

2021 - 2022

Poli Futuros

Vínculo: Co-fundadora, Enquadramento Funcional: Futurista, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto em colaboração (mentoria informal) com UNESCO Chair on Images of the Futures Co-Creation.Criação e descoberta de metodologias que podem ser cruzadas em diversos locais para co-criação de novas imagens de futuros para transformação social.

2020 - 2021

MJV Tecnologia e Inovação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Futuros, Carga horária: 40

Outras informações:
Líder do Núcleo de Futuros e especialista em projetos de inovação antecipatória, voltados para Strategic Foresight (futurismo).

2016 - 2020

Incom Packing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer de Produto Pleno, Carga horária: 44