Paulo Honorato de Souza

Assistente Social Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento regional pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense-UFF, graduado pela Universidade de Taubaté-SP (UNITAU). Elaborou e desenvolveu pesquisas acadêmicas nos temas Meio Ambiente; Família homoafetiva; Saúde Mental; Terceiro Setor; Cooperativismo e participou de Eventos Científicos diversos com trabalhos tanto em painéis como em Relatos Orais e na íntegra para publicação. Tendo experiências profissionais nas áreas de: Coordenador Geral da Proteção Social Especial de Média Complexidade no município de São Gonçalo; Construção Civil; Hospitalar; Elaboração e Coordenação de projetos Interventivos e Investigativos; Reabilitação clinica para pessoas com deficiência; Gerontologia; Terceiro Setor; Comunidade Terapêutica de Reabilitação para Dependentes Químicos; Assistência Social. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social/GEPESS vinculado ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (PPGSSDR-UFF) cadastrado na FAPERJ e no CNPq. Tendo atuado como estagiário em docência nas disciplinas optativas: "Estudos da Realidade Brasileira: o Brasil pela perspectiva dos 'de baixo'" / "Formação Social brasileira - Introdução ao pensamento sociológico de Florestan Fernandes", ministradas pela Profª Drª Katia Lima na Graduação em Serviço Social UFF/Niterói; e da disciplina optativa: "Questão Urbana e Favela", ministradas pela Profª Drª Eblin Farage na Graduação em Serviço Social UFF/Niterói. Atualmente atuando como Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS - no município de Maricá e no Hospital Estadual Alberto Torres.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

2016 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: A defesa da educação pública na trajetória intelectual militante de Florestan Fernandes., Ano de Obtenção: 2019
Katia Regina de Souza Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em Especialização em Serviço Social e Políticas Sociais

2014 - 2015

Faculdade Governador Ozanam Coelho
Título: Um olhar do Serviço Social sobre a adoção por pares homoafetivos: o caso de Catanduva.
Orientador: Adriana Medalha Perez

Graduação em Serviço Social

2006 - 2009

Universidade de Taubaté
Título: e mamãe? Papai e papai? E agora?: adoção por pares homoafetivos, uma realidade contemporânea.
Orientador: Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SOUZA, Paulo Honorato . Oficina Nacional da ABEPSS - "A construção de um Projeto Classista de educação e os desafios para o Serviço Social. 2017. (Outro).

ARIZONO, A. D. ; SOUZA, Paulo Honorato . 3o Encontro de Pesquisa em Serviço Social. 2009. (Outro).

ARIZONO, A. D. ; SOUZA, Paulo Honorato . 2o 2 ENCONTRO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Oficina Nacional da ABEPSS - A construção de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social. 2017. (Oficina).

Cidades Rebeldes e Espaços de Esperança. 2016. (Outra).

Ciclo Nacional de Palestras Cidades do Amanhã - Edição Rio - IAB-RJ. 2015. (Outra).

Direito à Cidade, Teoria e Prática. 2015. (Seminário).

O Rio de Janeiro e suas margens: transformações urbanas e grandes projetos viários. 2015. (Seminário).

Curso sobre os novos caminhos para a gestãop dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. 2011. (Outra).

Quarto Encontro de Pesquisa em Serviço Social.Tecnologia social em projeto de extensão: avaliação processual e de impacto pelos sujeitos protagonistas. 2010. (Encontro).

A dimensão investigativa em Projetos de Extensão IV Seminário de Extensão e Relações comunitárias da Universidade de Taubaté. 2009. (Seminário).

Encontro temático e reunião do GT de assistência social: a interdisciplinaridade prevista no SUAS -um diálogo em construção. 2009. (Encontro).

II Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).

III Seminário de Ética em Pesquisa. 2009. (Seminário).

Terceiro Encontro de Pesquisa em Serviço Social.Perfil socioeconômico e percepção ambiental dos catadores cooperados da usina de reciclagem do lixo de Taubaté. 2009. (Encontro).

II Fórum Universitário - Meio Ambiente e Responsabilidade Social. 2008. (Outra).

II Seminário sobre Ética em Pesquisa. 2008. (Seminário).

I Seminário de Avaliação do Projeto de Extensão de Assessoria e Supervisão à Implantação do Sistema Único de Assistência Social. 2008. (Seminário).

Segundo Encontro de Pesquisa em Serviço Social.Aspectos socioambientais das expressões escritas nas portas dos banheiros universitários da Universidade de Taubaté. 2008. (Encontro).

II Encontro de saúde mental e sexualidde. 2007. (Encontro).

Mini Curso: violência contra mulher: sexual e doméstica. 2007. (Outra).

I Fórum Municipal de Saúde Mental. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Adrielle Aparecida dos Santos

SUAVE, A. M.; FAERMANN, L. A.;SOUZA, Paulo Honorato. A importância da Família para os idosos em Instituição de Longa Permanência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Taubaté.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Paulo Honorato . Capítulo 1 - De Vicente a Florestan: a trajetória de um dos principais pensadores do Brasil. In: Katia Regina de Souza Lima. (Org.). Capitalismo dependente, racismo estrutural e educação brasileira: diálogos com Florestan Fernandes.. 01ed.Campinas/SP: Navegando, 2020, v. , p. 14-26.

  • SOUZA, Paulo Honorato ; SOUZA, G. S. ; MARTINS, J. H. L. ; CAVALCANTI, L. W. . PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: ANALISANDO AS DESIGUALDADES URBANAS NO TECIDO SOCIAL SOB A LUZ DO DIREITO À CIDADE.. In: VIII Congresso Nacional de Direito Urbanistico, 2016, Fortaleza. ANAIS DO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO Direito Urbanístico e Conflitos Urbanos: a efetividade da ordem jurídico-urbanística na promoção do direito à cidade. São Paulo: IBDU, 2016. p. 1-1.434.

  • SOUZA, Paulo Honorato . O trabalho do educador social em parceria com a equipe técnica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Paulo Honorato . A Universidade no Capitalismo Dependente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, Paulo Honorato . O medo e o trabalho técnico no serviço de medida socioeducativa: um diálogo com psicólogos e assistentes sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SOUZA, Paulo Honorato . Avaliaodr on-line de 06 artigos das áreas: Cultura, Educação, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça. XVII Prêmio Josué de Castro de Extensão na 24ª Semana de Extensão UFF. 2019.

SOUZA, Paulo Honorato . Avaliador da apresentação de artigos que concorreram ao XVII Prêmio Josué de Castro de Extensão na 24ª Semana de Extensão - UFF. 2019.

SOUZA, Paulo Honorato ; COUTINHO, D. V. L. . A realidade desafiadora para quem quer mudar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, Paulo Honorato . Produção textual e elaboração de relatórios. 2018. .

SOUZA, Paulo Honorato . Planejamento/aperfeiçoamento e implementação dos novos instrumentais técnicos e operativos a serem utilizados pelo PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos. 2018. (Assessoria).

LIMA, K. R. S. ; MARTINS, L. P. L. ; SOUZA, Paulo Honorato ; TEIXEIRA, L. L. . Traços da especificidade de políticas públicas no Brasil: Florestan Fernandes - capitalismo dependente, heteronomia cultural e Universidade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, P. M. M. L. F. O. ; ABATAYGUARA, N. M. A. ; SOUZA, Paulo Honorato . Cooperativismo na Reciclagem do Lixo em Taubaté e a Extensão Universitária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Hospital Estadual Alberto Torres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como assistente social no Hospital Estadual Alberto Torres desenvolvendo as seguintes ações: Acolhimento institucional dos sujeitos sociais que buscam os serviços do Serviço Social no hospital na direção de orientar as pessoas no que se refere as ações realizadas pelo referido hospital; Acolhimento dos usuários e/ou suas respectivas famílias para confecção da Ficha de Acolhimento do Serviço Social, na referida ficha fazemos um relato social do paciente que auxilie no seu processo de internação, nesse momento identificamos as demandas internas e externas do atendimento social, realizamos as orientações necessárias e os encaminhamentos possíveis quando identificamos demandas para além das pertinentes as provenientes da internação do indivíduo no hospital; confecção da liberação de acompanhante de paciente; Acompanhamento das alta-social (as que demandam intervenção direta do Serviço Social); Informativo de alta hospitalar e/ou transferência entre hospitais bem como realização de procedimento externo de exames e/outros procedimentos que demandem o acompanhamento de familiar e/ou responsável do paciente; Elaboração de evoluções que auxiliem na atuação multidisciplinar; Participação nas reuniões diárias para discussão de caso dos pacientes em internação na unidade hospitalar; Elaboração do livro de intercorrências; Elaboração da listagem de contato familiar dos pacientes internados em decorrência do COVID-19; Intervenção multidisciplinar nos casos de violência contra mulher e/ou criança e/ou adolescente e/ou idoso;

2020 - 2021

Prefeitura Municipal de Maricá, PM/Maricá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como assistente social no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. Atividades desenvolvidas: acolhimento institucional dos usuários que buscam os serviços oferecidos no referido equipamento no sentido da inscrição no Cadastro único do Governo Federal com vistas ao acesso aos direitos sociais provindos do referido cadastro em âmbito nacional e municipal; Acompanhamento das famílias cadastradas no sentido da mediação entre política pública e usuários dos serviços ofertados. Supervisão de Campo de estágio profissional. Desenvolvimento de atividades socioeducativas com o público alvo do CRAS, bem como articulação com a rede socioassistemcial, de saúde e educação na direção do acesso de forma integral dos sujeitos sociais aos seus direitos historicamente conquistados pela luta da classe trabalhadora.

2019 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação Colaborador na Disciplina Optativa ofertada pela Professora Katia Lima no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Disciplina Optativa : "Formação Social Brasileira: introdução ao pensamento sociológico de Florestan Fernandes"

2019 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Convidado, Carga horária: 2

Outras informações:
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação Colaborador na Disciplina Optativa ofertada pela Professora Katia Lima no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Disciplina optativa: "Estudos da Realidade Brasileira: o Brasil pela perspectiva dos "de baixo";

2017 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Coordenador Municipal PSE, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na Gestão Municipal como coordenador geral responsável pela Proteção Social Especial de Média Complexidade dos "Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS" com ênfase no serviço "Proteção e Atendimento integral a Famílias e Indivíduos - PAEFI", desenvolvendo ações que possuíam como objetivo contribuir para o avanço da Política de Assistência Social no Município de São Gonçalo, supervisão do trabalho dos coordenadores dos CREAS, atividades de capacitação com as equipes técnicas com o objetivo de facilitar a interlocução entre Política Social e usuários dos serviços oferecidos nos equipamentos bem como a articulação com os demais serviços oferecidos pela rede de direitos sociais existentes no município São Gonçalo.

2016 - 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Utilização das ferramentas técnicos operativas para desenvolver as atividades, bem como os aparatos (instrumentos) legais que dão suporte à atuação profissional na media complexidade, como a LOAS, o Código de Ética Profissional, a Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de atuação dos profissionais agentes da política de assistência. As demandas de atendimento eram advindas mediante denúncias que são encaminhadas pelo Ministério Público, bem como as espontâneas, envolvendo mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O trabalho estava pautado em oferecer mecanismos dentro das políticas públicas existentes no município para atender as demandas trazidas pelos sujeitos sociais atendidos pelo equipamento.

2011 - 2012

Gerdau Aços Especiais Pindamonhangaba

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação tendo por primazia a efetivação de uma pratica que materializasse a responsabilidade social. Desenvolvimento de palestras socioeducativas, campeonatos de futebol objetivando uma interação sadia entre funcionários de mão de obra direta. Fiscalização nos alojamentos, Acompanhamento nas mobilizações e desmobilizações dos colaboradores; Levantamento de dados por origem; Apresentação dos dados quantitativos do trabalho para realização de pesquisa referente ao perfil da obra; Visitas hospitalares e domiciliares; Implantação de Programas de saúde preventiva e curativa em parceria com o Poder Público Municipal; Realização de Integração; Atendimento individual para garantia da segurança do trabalho. Projetos Realizados: Novembro Azul: Cuidados com a Saúde do Homem; Cartão SUS um Direito de Todos; Campeonato de Futebol Amigo; Natal Amigo; Dia da Criança Feliz; Campanha de Conscientização para o não Desperdício; Meio Ambiente: cuidar, um dever de todos. Divulgação de Eventos Culturais e Sociais como forma de ocupar a mente de forma sadia; Cinema no Alojamento.

2011 - 2011

Hospital Regional do Vale do Paraíba ? Sociedade Beneficente São Camilo: se

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades: participação em reuniões multidisciplinares para discussão de casos; Realização de entrevista social para levantamento de perfil dos pacientes a fim de contribuir na atuação dos profissionais, objetivando a excelência no trabalho desenvolvido; Articulação com a rede socioassistencial, mediando à relação entre paciente e acesso às Políticas Públicas e Direitos Sociais; Articulação com empresas de transporte para garantia da consolidação da Lei do Passe Livre; Atendimento individual e coletivo; Realização de trabalho socioeducativo objetivando alertar os pacientes sobre a qualidade de vida e facilitação no acesso aos serviços de saúde oferecidos dentro da instituição na qual os pacientes realizavam tratamento.

2010 - 2010

Lar São Vicente de Paulo-Pindamonhangaba

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento ao usuário (entrevista, triagem, visita domiciliar; -Admissão e desligamento de residentes; -Promoção de interação social e cultural dos idosos atendidos pela instituição; -Realização de eventos socioeducativos com os funcionários a fim de que esses sujeitos de suma importância para a instituição percebessem aspectos como qualidade de vida, gerontologia, trabalho em equipe, dentre outros; - Elaboração e coordenação de projetos interventivos e investigativos; - Capacitação profissional na área da gerontologia; -Resgate de laços familiares tendo como base as normas previstas pela LOAS e a Lei 10.471/03 (Estatuto do Idoso); -mediação de conflito entre os idosos; -Participação ativa em Conselhos de Direito do Município; -Atuação junto ao Poder Público municipal para formulação e efetivação de Políticas Públicas eficientes que atendam as demandas apresentadas pela camada de idosos institucionalizados; -Realização do Projeto ?História que refaz história?: uma pesquisa realizada com os idosos e familiares para que se resgatasse a história de vida dos sujeitos atendidos pela instituição, objetivando o reconhecimento dos idosos enquanto sujeito social; -Implantação da primeira academia para melhor idade dentro de uma instituição, no município de Pindamonhangaba; -Implantação e Coordenação do Projeto Social ?Escola na instituição: garantia de dignidade e autoestima na terceira idade.? Uma parceria realizada com o Departamento de Educação do Município de Pindamonhangaba.