Letícia Alves Hunhoff

Mestranda em Gerontologia/UFSM. Graduada em Terapia Ocupacional/UFSM. Estágio em Reabilitação Baseada na Comunidade e Saúde Mental no Território/UFSM. Membro do Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional (PACTO). Participante do projeto de extensão Apoio Interprofissional na Saúde Mental. Colaboradora no Programa de extensão Promoção da Saúde Integrada, Bem-Estar do indivíduo e aprendizado de estatística de uso no Cotidiano. Integrante no projeto Desenvolvendo práticas de sustentabilidade e alimentação saudável na Educação Básica. Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Bioestatística - GEPEBio UFSM

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Gerontologia

2023 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: ALINE SARTURI PONTE
Coorientador: KAYLA ARAUJO XIMENES AGUIAR PALMA.

Graduação em Terapia Ocupacional

2018 - 2023

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Grupos de apoio on-line: Uma estratégia de cuidado para cuidadores de idosos
Orientador: Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

manoel ribas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

HUNHOFF, L. A. ; PALMA, K. A. X. A. ; FLORES, I. C. P. . Conversando sobre Alzheimer: O que precisamos saber?. 2022. (Outro).

DIMOV, T. ; HUNHOFF, L. A. . IX Encontro Regional de Promoção da Vida ePrevenção do Suicídio e I Seminário Nacional de Promoção da Vida e Prevenção doSuicídio.. 2022. (Outro).

DULLIUS, A. I. S. ; HUNHOFF, L. A. ; TUCHTENHAGEN, P. H. . I JORNADA MULTIDISCIPLINAR ONLINE SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: VENCENDO BARREIRAS. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Para além do arco.Representando PACTO na Exposição das Ligas Acadêmicas, Empresas Juniores e Projeto de Extensão. 2023. (Outra).

VI Congresso de Extensão da AUGM: Democratização e Extensão Universitária. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL,. 2023. (Congresso).

VI Congresso de Extensão da AUGM: Democratização e Extensão Universitária. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL,. 2023. (Congresso).

24 JORNADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG-RS).EXPERIÊNCIA EM GRUPOS DE APOIO ON-LINE COM CUIDADORES DE IDOSOS. 2022. (Outra).

24 JORNADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG-RS).TELEACOLHIMENTO NA MELHORA DA SOBRECARGA DE CUIDADORES DE IDOSOS. 2022. (Outra).

37ª Jornada Acadêmica Integrada.RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO AO CUIDADOR/FAMILIAR NOS ATENDIMENTOS TERAPÊUTICOS OCUPACIONAIS EM GERONTOLOGIA. 2022. (Outra).

37ª Jornada Acadêmica Integrada.DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE E O ENVELHECIMENTO: REVISÃO SISTEMÁTICA. 2022. (Outra).

37ª Jornada Acadêmica Integrada.ALONGAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO NO EVENTO "VIVA BEM COM A IDADE QUE TEM"". 2022. (Outra).

Conversando sobre Alzheimer: O que precisamos saber?. 2022. (Outra).

IX Fórum Regional Permanente de Extensão Campus Sede. 2022. (Outra).

Viva bem com a idade que tem.Alongamento como estratégia de cuidado. 2022. (Oficina).

Viva bem com a idade que tem.Alongamento como estratégia de cuidado. 2022. (Outra).

36 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.ACOLHIMENTO ONLINE: UMA NOVA FORMA DE CUIDADO EM PROGRAMA DE EXTENSÃO. 2021. (Outra).

II WEB SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CUIDADO.COMPLICAÇÕES PÓS COVID-19: REFLEXÃO SOBRE PREVENÇÃO E CUIDADO. UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2021. (Seminário).

Live: Pelo direito de envelhecer: Políticas de morte e a população idosa. 2021. (Outra).

PACTO PELA MEDIAÇÃO: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS PARA COMPOSIÇÃO NÃO ADVERSARIAL DE CONFLITOS. 2021. (Outra).

III JORNADA INTERDISCIPLINAR DO GECIS. 2020. (Outra).

I JORNADA INTERNACIONAL DE TERAPIA OCUPACIONAL - LUTA, RESISTÊNCIA E CIDADANIA. 2020. (Outra).

I Web seminário Internacional do Cuidado. 2020. (Seminário).

I Web Seminário Internacional do Cuidado. 2020. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PALMA, K X ; HUNHOFF, L. A. ; LISBOA, L . UMA REVISÃO DE LITERATURA: SAÚDE MENTAL DE IDOSOS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL. In: IV JORNADA DO GRUPO GECIS E II SIMPÓSIO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIAN DE LAGG, 2021, SANTA MARIA - RS. IV JORNADA DO GRUPO GECIS E II SIMPÓSIO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIAN DE LAGG, 2021.

  • HUNHOFF, L. A. ; PALMA, K. A. X. A. ; SANTANA, I. R. ; SPAVANELLO, L. J. . Acolhimento online: Uma nova forma de cuidado em programa de extensão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    EFEITOS FÍSICOS, COGNITIVOS ,PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DO CUIDAR DE IDOSOS, Descrição: Mudanças epidemiológicas e demográficas relacionadas ao envelhecimento humano já são um consenso na literatura. Sendo assim, o aumento da expectativa de vida traz inúmeras consequências nas formas de envelhecer. Sabe-se que o envelhecimento pode vir acompanhado de doenças crônicas degenerativas que trazem dependência ao idoso, alterando assim seu cotidiano e sendo necessário a presença de uma pessoa no papel de cuidador. Assim, o desenvolvimento de pesquisas que possam gerar ações mais pautadas nas necessidades dos sujeitos idosos e seus cuidadores tornam-se importantes. Este estudo tem caráter quantitativo-qualitativo. No primeiro momento a seleção dos participantes será realizada por meio de uma busca ativa de idosos e cuidadores ligados à Associação Brasileira de Alzheimer Sub-Regional de Santa Maria (ABRAz-SM). Na sequência, serão realizados tele acolhimentos e um Grupo de Apoio para idosos e seu Cuidadores Formais e Informais será criado. Após a coleta de dados dos cuidadores, para aqueles que apresentarem alguma demanda específica ou queixa relacionada à sobrecarga ou dificuldades em relação ao cuidado, serão realizadas avaliações de funcionalidade (Medida Canadense de Desempenho Ocupacional e Escala de Independência em Atividades de Diária/Escala de Katz), avaliação por meio da escala de apoio social (MOS-SSS), escala de cognição (Mini Exame do Estado Mental), escala de depressão (Geriatric Depression Scale 4 - versão simplificada), sobrecarga do cuidador (ZARIT) além do teste WHOQOL-bref para qualidade de vida. Sugere-se que o desenvolvimento de ações individuais e em grupos que possam favorecer a melhor relação entre idoso e cuidador pode ser um preditor para a melhoria na qualidade de vida para ambos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Alves Hunhoff - Integrante / KAYLA ARAUJO XIMENES AGUIAR PALMA - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL DE CUIDADO AO CUIDADOR INFORMAL - MeTOCC, Descrição: o Método Terapêutico Ocupacional de Cuidado ao Cuidador Informal (MeTOCC), baseado no Modelo Canadense de Desempenho Ocupacional levando em conta a estrutura da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Letícia Alves Hunhoff - Integrante / KAYLA PALMA - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 05/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL.,Linhas de pesquisa

  • 10/2021

    Outras atividades técnico-científicas , DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL, DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL.,Atividade realizada, PARTICIPANTE DO PROJETO DE PESQUISA - DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL DE CUIDADO AO CUIDADOR INFORMAL - MeTOCC.

  • 06/2021

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, PARTICIPANTE PACTO - PROGRAMA DE APOIO AOS CUIDADORES DA TERAPIA OCUPACIONAL.

  • 07/2021 - 10/2021

    Outras atividades técnico-científicas , DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL, DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL.,Atividade realizada, MONITORIA GERONTOLOGIA I.