José Vitor Ferreira dos Santos

Cursando o Ensino Médio em uma Escola Estadual de Tempo Integral e estou como bolsista do Pibic_Jr da Fapitec/Seduc, em parceria com a Cienart/UFS. Participei de diversas ações promovidas pela escola e principalmente pelos professores da área de Ciências da Natureza. Atualmente participo dos projetos: "Saneantes versus Sars-CoV-2: investigando os fenômenos científicos nesse duelo, que foi premiado em 2 lugar na Feira Científica de Sergipe (CIENART/2022)"; "Extração de óleos essenciais de plantas cultivadas na escola". De 2021 a 2022 fui voluntário do projeto Powerful Girls & Radioatividade, que foi apresentado na Cienart.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2021 - Atual

Colégio Estadual José Rollemberg Leite

Ensino Fundamental (1º grau)

2019 - 2020

Colégio Estadual José Rollemberg Leite

Participação em eventos

XII FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE (CIENART 2022). POWERFUL GIRLS: VISLUMBRANDO OS FEITOS DE CIENTISTAS BRASILEIRAS. 2022. (Feira).

XI FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE (CIENART VIRTUAL). POWERFUL GIRLS & RADIOATIVIDADE. 2021. (Feira).

Produções bibliográficas

  • SILVA, G. B. ; SANTOS, J. V. F. . POWERFUL GIRLS & RADIOATIVIDADE. Feira de Ciência & Cultura , v. 8, p. 47-50, 2021.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS CULTIVADAS NA ESCOLA, Descrição: projeto está sendo desenvolvido por alunos do Ensino Médio e tem o objetivo de extrair, por meio da hidrodestilação com aparelho de Clevenger, os óleos essenciais das plantas aromáticas cultivadas na escola, como erva-cidreira, hortelã miúdo e graúdo, aroeira, alecrim, além da extração a frio das cascas de laranja, limão, abacaxi. As essências estão sendo utilizadas na aromatização das formulações de álcool em gel com polímero hidroxietilcelulose e também no sabão em barra e em pasta produzidos a partir de óleo de cozinha usado, coletados nas residências dos alunos. Como perspectiva, pretendemos enviar amostras dos óleos extraídos ao Departamento de Química da UFS, a fim de analisara composição química, por meio da técnica cromatográfica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: José Vitor Ferreira dos Santos - Coordenador / Givanildo Batista da Silva - Integrante / Antônio Celso de Freitas - Integrante / Bosco Luiz Almeida dos Santos - Integrante / Diogo Vinicius Silvino Barros - Integrante.

  • 2023 - Atual

    SANEANTES VERSUS SARS-CoV-2: INVESTIGANDO OS FENÔMENOS CIENTÍFICOS NESSE DUELO, Descrição: Por conta de mutações do Coronavírus, de surgimento de novos casos e mortes pela Covid-19 e retorno às atividades presenciais, os cuidados e as orientações precisam ser mantidos para evitar a contaminação dos estudantes. Devido à susceptibilidade do vírus com os saneantes, a exemplos da água sanitária, do álcool etílico 70% e do sabão/água, o projeto ?Saneantes versus SARS-CoV-2: investigando os fenômenos científicos nesse duelo?, investigou, produziu e distribuiu álcool em gel, sabão ecológico e água sanitária diluída na comunidade escolar. O trabalho está sendo desenvolvido pelo aluno Pibic_Jr da Fapitec/UFS, alunos voluntários e professores do CEJRL.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Vitor Ferreira dos Santos - Integrante / Givanildo Batista da Silva - Coordenador / Antônio Celso de Freitas - Integrante / Bosco Luiz Almeida dos Santos - Integrante / Zélia Soares Macedo - Integrante / Diogo Vinicius Silvino Barros - Integrante / Alice Gomes Evangelista da Silva - Integrante / Renisson Silva Filho - Integrante / Alexsandra Sotero Cruz - Integrante / Rebeca Vitória Melo Figueiredo - Integrante / Beatriz Borges Ribeiro - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Colégio Estadual José Rollemberg Leite

Vínculo: , Enquadramento Funcional: