Marília Mancini Castilho

Graduada em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP-USP), onde desenvolve pesquisa em psicanálise, com interesse nos temas: metapsicologia, temporalidade do processo analítico e técnica psicanalítica.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2026 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Ana Maria Loffredo

Graduação em Psicologia

2021 - 2025

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O trabalho de análise entre sessões: algumas considerações iniciais
Orientador: Camila Santos Lima Fonteles

Graduação em Administração

2016 - 2019

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Impacto de fatores não financeiros nas decisões de financiamento em empresas familiares brasileiras
Orientador: Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho

Formação complementar

2025 - 2025

Ouvinte Pós-Graduação: Lembrar, esquecer, desesquecer: memória, memoriais e. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2024 - 2024

Ouvinte Pós-Graduação: A sociedade do espetáculo e o objeto olhar. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2024 - 2024

Estágio Clínico - Acompanhamento Terapêutico. , Instituto A Casa, -, Brasil.

2023 - 2023

A Clínica do Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 28h). , Instituto A Casa, -, Brasil.

2023 - 2023

Fundamentos do Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 28h). , Instituto A Casa, -, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Leituras Psicanalíticas do Brincar. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Sujeitos da Psicanálise: Freud, Ferenczi, Klein, Lacan, Winnicott e Bion. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Participação em eventos

I Encontro de Psicanálise e Saúde Mental Pública - VI Semana de Psicanálise da PUC-SP. 2025. (Encontro).

II Encontro Nacional de Psicologia Sócio-histórica. 2025. (Encontro).

Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso.O trabalho de análise entre sessões: algumas considerações iniciais. 2025. (Encontro).

32º Encontro de Iniciações Científicas.O brincar na infância e a elaboração do trauma psíquico em D. W. Winnicott. 2023. (Encontro).

As marcas do trauma: violência e mal estar na contemporaneidade - III Semana de Psicanálise PUC-SP. 2022. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CASTILHO, Marília Mancini ; TOSTA, ROSA MARIA . A relação entre o brincar e o trauma em D. W. Winnicott. ANALYTICA: REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 13, p. 5710, 2025.

  • CASTILHO, M. M. ; FONTELES, C. S. L. . Considerações metapsicológicas sobre o trabalho psicanalítico entre sessões. CADERNOS DE PSICANÁLISE (CÍRCULO PSICANALÍTICO/RJ) , 2026.

  • CASTILHO, M. M. ; FONTELES, C. S. L. . Apresentação oral do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado 'O trabalho de análise entre sessões: algumas considerações iniciais'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, M. M. ; TOSTA, R. M. . Apresentação oral do projeto de Inciciação Científica 'O brincar na infância e a elaboração do trauma psíquico em D. W. Winnicott'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTILHO, M. M. . Inteligência artificial e psicanálise: considerações sobre um uso metaclínico 2026 (Artigo submetido à Revista Percurso, aguardando avaliação).

  • CASTILHO, M. M. ; FONTELES, C. S. L. . Aproximações da noção de elaboração (Verarbeitung) no Projeto freudiano de 1895 2025 (Artigo submetido à Revista Percurso, aguardando avaliação).

Prêmios

2025

Destaque (Categoria Crônica) - Antologia "Nós 3", Selo Off-Flip.

2024

Semifinalista (Categoria Crônica) - Prêmio Internacional Pena de Ouro, Editora Casa Brasileira de Livros.

2024

Destaque (Categoria Crônica) - Antologia "Nós 2", Selo Off-Flip.

2022

Prêmio CAPES Talento Universitário, CAPES.

2012

DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), Instituto Cervantes.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Atuação em diversas instituições ao longo da graduação: escolas, CCA, clínica escola da universidade (atendimentos individuais e condução de um grupo no contexto da Psicologia do Trabalho), CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima), Fundação Porta Aberta (atendimento individual a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social), Casa do Migrante (apoio na condução de um grupo de acolhida aos imigrantes do abrigo, em parceria com o Grupo Veredas, do laboratório PSOPOL do IP-USP.

2022 - 2023

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante pesquisadora - PIBIC-CEPE

Outras informações:
Pesquisadora de iniciação científica, bolsista PIBIC-CEPE: O brincar na infância e a elaboração do trauma psíquico em D. W. Winnicott

Atividades

  • 03/2025 - 06/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monitora da disciplina Psicologia Institucional

  • 08/2023 - 11/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Monitora da disciplina Psicanálise IV - Lacan

  • 03/2021 - 11/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde.Atividade realizada, Membra da área de Ensino e Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia Social do Trabalho (LAPSIT).

2024 - 2024

Instituto Ana Rosa

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 2

Outras informações:
Atendimento individual a adolescentes na perspectiva psicanalítica.