Daniele de Jesus Motta da Silva
Mestre em Jornalismo pelo FIAM-FAAM - Centro Universitário. Graduada em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração e em Marketing.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Jornalismo
2018 - 2020
FIAM-FAAM Centro Universitário
Título: Representações geracionais no jornalismo: as imagens dos millennials construídas pela Folha de S. Paulo e The New York Times, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Silvio Antonio Luiz Anaz
Bolsista do(a): Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil. Palavras-chave: jornalismo; imaginário; millennials; gerações.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Graduação em Jornalismo
2010 - 2013
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Rock em pauta: um panorama digital sobre o gênero no Brasil
Orientador: Danielle Gaspar
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: marketing.
Participação em eventos
II Jornada Discente dos Programas de Mestrado Profissional em Jornalismo ESPM e FIAM-FAAM.Representações geracionais no jornalismo: as imagens dos millennials construídas pela Folha de S. Paulo e New York Times. 2019. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, D. J. M. . Representações geracionais no jornalismo: as imagens dos millennials construídas pela Folha de S. Paulo e New York Times. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOTTA, Daniele . Representações geracionais no jornalismo: as imagens dos millennials construídas pela Folha de S. Paulo e New York Times. 2020 (Dissertação).
-
MARTINS, A. R. ; MOTTA, Daniele ; SILVA, T. G. ; SILVEIRA, V. A. . Rock em pauta: um panorama digital sobre o gênero no Brasil 2013 (TCC).
Outras produções
MOTTA, Daniele . Também conhecida como geração Z, os Centennials formam o único grupo atual que não viu o mundo sem internet. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2020
Representações geracionais no jornalismo: as imagens dos millennials construídas pela Folha de S. Paulo e The New York Times, Descrição: A dissertação consiste em uma análise do conteúdo de matérias publicadas nos últimos cinco anos pelas versões online do jornal brasileiro Folha de S. Paulo e do jornal estadunidense The New York Times a respeito da geração millennial, com o fim de observar a forma como o jornalismo tem abordado a questão geracional e contribuído, no âmbito do imaginário coletivo, para construir a imagem de cada geração, especialmente em relação aos chamados millennials. Busca-se, portanto, compreender quais são os imaginários construídos e compartilhados pelo jornalismo a respeito dos millennials. São objetivos desta investigação compreender quais são os elementos que o jornalismo fornece ao imaginário coletivo sobre os millennials, mapear as imagens construídas e compartilhadas pelo jornalismo brasileiro e internacional relativas aos jovens no último quinquênio e compreender quais são as conexões estabelecidas pela representação dos millennials em relação aos contextos sócio-históricos do Brasil e dos EUA. Do ponto de vista metodológico, essa investigação utilizou a análise de conteúdo para sistematizar, categorizar e extrair índices e indicadores das 188 matérias da Folha de S. Paulo e 169 do The New York Times que compõem o corpus desta pesquisa. Com base nestas análises, identificamos que o imaginário construído ou compartilhado pelo jornalismo a respeito dos millennials é de que eles são predominantemente mimados e anti-padrões. Além disso, notamos que não há um consenso a respeito da data de nascimento dos millennials. Também identificamos que a Folha de S. Paulo entrevistou 23 millennials em menos de metade das matérias analisadas (12 de 27) e o The New York Times conversou com 53 millennials em 15 das 28 matérias analisadas, o que indica que ambos os veículos poderiam trazer mais entrevistas com a geração a respeito da qual estão tratando.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele de Jesus Motta da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2020
FIAM-FAAM Centro UniversitárioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna do mestrado, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2018 - 06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário FIAMFAAM - Jardim Guedala, FIAM FAAM Centro Universitário.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniele de Jesus Motta da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?