Roberta Tavares de Albuquerque Menezes

Roberta Tavares de Albuquerque Menezes nasceu em Nazaré da Mata, Pernambuco em 24 de março de 1973, filha de José Tavares de Albuquerque e Maria José Tiago de Albuquerque, estudou o ensino fundamental I na escola Educandário Irmã Guerra, o ensino fundamental II e o ensino médio técnico em magistério na Escola Dom Carlos Coelho, concluiu o nível superior em licenciatura plena em História na Universidade Pública Estadual de Pernambuco (UPE).No ano de 2001, após receber o convite para vir trabalhar na Escola Estadual Fulgêncio Nunes em Chapada da Natividade - TO, a pedido na época, do Diretor Padre Joatan Bispo de Macedo,veio para o Estado do Tocantins. Em 2002 fez o concurso da educação do Estado do Tocantins se efetivando como professora da Educação Básica, concursada, licenciada em História, especialista em História da cultura Afro-brasileira e atualmente mestranda. Além de lecionar com a disciplina de História, lecionou na disciplina de Sociologia e na disciplina da Cultura Quilombola. O trabalho abrangeu além da escola, trazendo a associação quilombola Visão de Águia para a U.E. com o objetivo de preservar e fortalecer a identidade histórica e cultural da comunidade, a exemplo da dança da suça, manifestação tradicional afro-brasileira. Foram 17 anos de docência no Colégio Estadual Fulgêncio Nunes no quilombo de Chapada da Natividade. A professora Roberta transfere-se do quilombo para Dianópolis em 2019 e inicia sua docência no Colégio João D'Abreu. Em agosto de 2022, inicia o mestrado em História das Populações Amazônicas na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus - Porto Nacional. A professora Roberta é coordenadora do Grupo Cultural Suça das Dianas na cidade de Dianópolis.

Informações coletadas do Lattes em 08/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS

2022 - Atual

Universidade Federal do Tocantins
Título: A DANÇA DA SUÇA: identidade, memória histórica e cultural do quilombo de Chapada da Natividade ? Tocantins de 2015 a 2022., Ano de Obtenção:
Orientador: Regina Célia Padovan
Palavras-chave: Suça, Quilombo, Manifestação cultural, identidade,.

Especialização em Especialização em História da Cultura Afro-brasileira

2007 - 2010

Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia
Título: Projeto de lei - Instituição da Semana Cultural e Feriado do dia da Consciência Negra
Orientador: Leonardo Maestri Teixeira

Graduação em História

1995 - 2000

Universidade de Pernambuco
Título: Não teve
Orientador: Não teve

Formação complementar

2022 -

MESTRADO EM HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS. , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Especialização em cultura afro-brasileira.

Participação em eventos

eminário Nacional "20 anos depois: A lei 10639/03 e o Ensino de História",.A dança da suça: identidade, memória histórica e cultural do quilombo de Chapada da Natividade,. 2023. (Seminário).

I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação & II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História realizado no período de 27 de março a 04 de maio de 2023, totalizando a carga horária de 40 horas/aulas.. 2023. (Congresso).

I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação & II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História realizado no período de 27 de março a 04 de maio de 2023, totalizando a carga horária de 6 horas/aulas.. I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, cultura e Educação & II Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História. 2023. (Congresso).

XVI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-MS; XX SEMANA DE HISTÓRIA DA UEMS; V SEMINÁRIO DO PROFHISTÓRIA DA UEMS. 2023. (Seminário).

!ª Jornada de Inovação e Ciência Tecnológica em Dianópolis.Grupo Cultural Suça das Dianas. 2022. (Simpósio).

Conferência online O século XXI e seus desafios de ensinar e Pesquisar História.. 2022. (Outra).

Primeiro Simpósio Internacional de Didática da História - O Futuro da da Didática da História. 2022. (Simpósio).

Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo - Sigero.RESGATE CULTURAL ATRAVÉS DA SUÇA, DANÇA POPULAR DO TOCANTINS. 2022. (Seminário).

: Fernando Mourão: Três anos de saudades no Brasil e em Angola. 2020. (Outra).

Semana da Consciência Negra,.?Relatos de professores: A lei 10.639/03 para além da sala de aula?. 2020. (Seminário).

seminário Como ajudar os estudantes a criar o impossível.Como Criar o Impossivel. 2020. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MENEZES, R. T. A. ; MENEZES, R. T. A. . COMUNIDADES QUILOMBOLAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES, R. T. A. . Resistència do Negro na Atualidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES, R. T. A. . Semana Cultural da Consciência Negra. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEZES, R. T. A. . Circuito Cultural IFTO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEZES, R. T. A. . semana da consciência negra- UFT-NEAB e GRUCONTO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEZES, R. T. A. . Tocantins de África - histórias da escravidão. Goiânia, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

MENEZES, R. T. A. ; Mestre Patricinho . Reportagem especial destaca a suça e a cultura indígena. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, J. D. ; MENEZES, R. T. A. . AUDIÊNCIA PÚBLICA: ENFRETAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

COSTA, N. M. ; ALVES, R. ; MENEZES, R. T. A. ; DIAS, O. ; DIONIZIO, F. ; ALVES, E. ; MENEZES, R. T. A. . Documentário chapada da Natividade-TO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2001 - 2018

Escola Estadual Fulgêncio Nunes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

COLÉGIO jOÃO D'ABREU

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.