Lucas Barreto dos Santos

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2020. Possui experiência nas áreas de saúde pública e epidemiologia, com ênfase na atuação da medicina veterinária na saúde coletiva. Atuou em clínica veterinária e no setor de Anatomia Veterinária da UFBA. Concluiu projeto de Iniciação Científica com foco em arboviroses emergentes de importância para a saúde pública, o qual foi apresentado no Congresso UFBA 2024. Atualmente, desenvolve projeto de Iniciação Científica voltado ao diagnóstico da leishmaniose visceral em cães. Participou de curso voltado às boas práticas clínicas em laboratório, com foco na qualificação de procedimentos e garantia da confiabilidade dos resultados. Tem interesse nas áreas de pesquisa laboratorial, diagnóstico molecular e epidemiologia veterinária.

Informações coletadas do Lattes em 21/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina Veterinária

2020 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2017 - 2019

Marízia Maior

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Organização de eventos

SANTOS, L. B. ; João Victor da Cunha ; Romero Nazaré . XV Festival de cultura japonesa de Salvador. 2023. (Festival).

SANTOS, L. B. ; João Victor da Cunha ; Romero Nazaré . XV Festival de cultura japonesa de Salvador. 2023. (Festival).

Participação em eventos

Congresso brasileiro de anatomia. 2022. (Congresso).

Congresso virtual UFBA. 2021. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. B. ; Romero Nazaré ; Guilherme Ribeiro . DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE MOSQUITOS DO GÊNERO AEDES MEIGEN, 1818 (DIPTERA: CULICIDAE), E SUA INFECÇÃO POR ARBOVÍRUS EM REGIÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DA CIDADE DE SALVADOR. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2024

    Infecção de mosquitos por arbovírus em regiões de vulnerabilidade socioeconômica da cidade de Salvador, Descrição: Durante o período abrangido pela bolsa, participei ativamente do período de coleta dos culicídeos, testagem de um seleto grupo amostral, com critérios previamente estabelecidos, e análise dos dados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Barreto dos Santos - Coordenador / Guilherme de Sousa Ribeiro - Integrante / Romero de Jesus Nazaré - Integrante / João Victor Fernandes da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Maria Emília - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2024

Fiocruz -BA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2022

Clínica veterinária Centervet- unidade de Stella Maris

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

Outras informações:
Auxílio nas consultas clínicas e de especialistas da atuação da medicina veterinária, bem como auxílio nos procedimentos cirúrgicos.

2022 - 2022

Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10

Outras informações:
Estagiário no setor de anatomia veterinária, realizando dissecações em peças anatômicas com o objetivo de evidenciar tais estruturas para facilitar o estudo dos alunos de anatomia.