Wagner Massaharu Muramatsu

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (2002) e mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais. Analista de Negócios com sólida experiência internacional em posições de liderança gerenciando equipes multifuncionais nas áreas de análise, desenvolvimento de sistemas, treinamentos e documentações. o Coordenar o Núcleo de Inovações Tecnológicas através da documentação apropriada dos processos, procedimentos, formalização do mecanismo de registros e principais etapas requeridas para as novas aplicações e controlar o progresso e conclusão de cada proposta; o Demonstrar às empresas as vantagens da Transferência de Tecnologia para conseguir melhor posição de mercado, economizando tempo e aumentando experiência para testes e comercialização dos produtos, promulgando investimentos em pesquisas; o Apresentar os benefícios oriundos da Inovação Tecnológica, indicando e mensurando os incentivos existentes para a inovação, tais como dedução da apuração do lucro líquido, redução de IPI de equipamentos destinados a pesquisa e desenvolvimento tecnológico; o Efetuar registros da Propriedade Industrial buscando pareceres jurídicos, registros de marcas e patentes, manifestações dos processos junto ao INPI, acompanhar processos e avaliar valor de Marca; o Participar ou promover reuniões junto aos órgãos e departamentos competentes para discussões sobre processos, registros, mudanças regulamentais, critérios relativos a Propriedade Intelectual e Industrial, Marcas e Patentes, condições jurídicas afins; o Realizar apresentações e treinamentos pertinentes aos assuntos para responsáveis de empresas concernentes a metodologia de aplicação das inovações tecnológicas e suas implicações nas linhas de negócios da empresa interessada ou envolvida; o Promover eventos, apresentações e treinamentos locais e a distância presencial ou por mecanismos internet focando empresas experientes e inexperientes para divulgar, publicar os conceitos de Inovações Tecnológicas, identificando, mensurando e exemplificando os benefícios e necessidades da proteção da propriedade intelectual, seus impactos jurídicos bem como as vantagens oriundas da utilização dos mecanismos legais.

Informações coletadas do Lattes em 23/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão Empresarial

2004 - 2006

Fundação Getúlio Vargas - RJ
Orientador: Isnard Marshall Junior

Graduação em Administração de Empresas

1999 - 2002

Universidade Paulista
Orientador: Peixoto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Planejamento em Ciência e Tecnologia.

Outras produções

MURAMATSU, W. M. . Efisc Pro. 2005.

MURAMATSU, W. M. . Melhoria de Processos na área Financeira. 2004.

MURAMATSU, W. M. . Exigência Fiscal Brasileira. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2010

LYNASLOGIC DO BRASIL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
o Desenvolvi mapeamento de dados entre aplicações ERP, ETL para Arquivos Digitais Fiscais e Contábeis visando atender as exigências legais para multinacionais, promovendo um ganho na interface, reduzindo o tempo de processamento de 9 horas para 2 horas; o Fiz levantamento de requisitos com usuários e especifiquei programas para desenvolvedores internos e externos; o Elaborei e Executei Planos de Testes de QA em aplicações desenvolvidas em .NET e reportei melhorias e não conformidades para atender os critérios e exigências dos clientes o Participei do GAP Analysis das interfaces com SAP/R3 da solução ETL.

2006 - 2008

IBM Canada

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios em BI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
o Assegurei a realização dos negócios e comprometimento de metas dos clientes o Mantive planos de trabalho e agenda dos Jobs periódicos dos clientes o Gerenciei e rastreei schedules o Mantive documentações técnicas de processos das atividades nos padrões IBM para atender o CMMI o Promovi reuniões globais de comunicações de planos de ações e status dos projetos em andamento

1987 - 2005

AFC Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos e Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
o Utilizei as melhores práticas de PMI (Iniciação, Planejamento, Gerenciamento de RH, Comunicação, Riscos); o Participei de projetos RECOF na Goodyear do Brasil o Prestei Consultoria de Análise e Melhoria de Processos na área financeira da multinacional de entretenimentos ADELPHIA, utilizando metodologias 5W2H, Ishikawa, Matriz GUT, que resultaria em +60% de redução de custo após a integração dos sistemas existentes; o Gerenciei equipe de desenvolvimento de software fiscal com interface com ERP que reduziu em 35% o tempo de decisões de impostos das operações dos clientes; o Coordenei e apresentei a versão beta do software fiscal com ERP Protean na Sunchemical, NJ, EUA o Fiz pré-venda comercial e técnica do software fiscal em inglês e Implementei o software fiscal interligado ao ERP PRISM para a HBFuller de Minessotta, EUA. Coordenei o suporte online e onsite desta solução. o Participei de treinamentos dos Módulos de Produção e Financeiro dos ERP PRISM e Protean na MARCAM em Boston, EUA; o Gerenciei uma equipe de 4 analista-programadores para desenvolvimento da aplicação de suporte aos clientes e usuários nos padrões globais da MARCAM; o Implementei a aplicação de suporte para abertura de tickets e monitoramento do HELP-DESK nos 2 níveis de atendimentos, reduzindo em 40% o tempo de resposta e correção dos erros de aplicação; o Coordenei uma equipe de 10 analistas no plano de ação e contingência do bug do milênio.