Luzmaia Cândida dos Santos

Faço parte da equipe de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia desde de 1996. Atualmente estou lotada na FAEFI, na coordernação de extensão(COEXT), Tenho formação nivel tecnico de enfermagem , Escola Tecnica -UFU,(1996), superior em enfermagem concluido em julho de 2007 ( UNITRI ). Sou especialista em Saúde Coletiva com ênfase na saúde da família,2010, (Passo 1) , em Medicina Tradicional Chines,2015( IPGU) , Mestre em educação em março de 2019 (UNIUBE). Iniciei no dia 24 de fevereiro de 2022 Especialização em Psicoterpaia pelo no Instituto Hunum. Fui Responsavel tecnica por 10 anos (2009 a 2018) pela ONG IFES (INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DO SER) , na qual eram desenvolvidas atividades com moradores de rua com ênfase na desintoxicação e inclusão social.

Informações coletadas do Lattes em 23/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Universidade de Uberaba
Título: Perspectivas históricas das reformas educacionais nas universidades de enfermagem no Brasil, Ano de Obtenção: 2020
GUSTAVO ARAUJO BATISTA.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em ACUNPUTURA - MTC

2014 - 2015

INSTITUTO DE POS GRADUAÇÃO EM UBERLANDIA
Título: OS SETE DRAGÕES E SUA INFLUENCIA EM TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
Orientador: PROF Msc. JEAN LUISNDE SOUZA

Especialização em SAÚDE PÚBLICA E DA FAMÍLIA

2010 - 2010

Passo1
Título: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO
Orientador: POLLYANA DE SOUZA

Formação complementar

2014 - 2016

CURSO DE FORMAÇÃO EM ACUPUNTURA. (Carga horária: 1200h). , INSTITUTO DE POS GRADUAÇÃO EM UBERLANDIA, IPGU, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em PROENF/URG- URGENCIA E EMERGENCIA-PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.

2013 - 2013

CAPACITAÇÃAO EM HIPERTENSÃO, DIAABETES E DOENÇAS CRONICAS. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DE MG, SES-MG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em IMUNOLOGI E O PROGRAM NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 160h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2010 - 2010

URGENCIAS PSIQUIATRICAS. (Carga horária: 80h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2009 - 2010

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 130h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2009 - 2009

ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA. (Carga horária: 100h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2009 - 2009

FITOTERAPIA. (Carga horária: 60h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2008 - 2008

AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM POLITICAS DE SAUDE. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2007 - 2008

SAUDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. (Carga horária: 180h). , PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE ENFERMAGEM, PROENF, Brasil.

2007 - 2007

SUS E CIDADANIA. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS. (Carga horária: 24h). , CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM MINAS GERAIS, COREN-MG, Brasil.

2007 - 2007

PESQUISAR E CUIDAR:CONSTRUINDO A ENFERMAGEM. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

2006 - 2006

1 SEMANA DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 4h). , HOSPITAL SANTA MARTA, SANTA MARTA, Brasil.

2005 - 2005

VII SEMANA DE ENFERMAGEM UNITRI. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

2004 - 2004

VI SEMANA DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

2003 - 2003

SEMINARIOS TEMATICOS E CIÊNCIAS SOCIAIS. (Carga horária: 80h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

1994 - 1996

TECNICO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 570h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

1994 - 1994

MINIRCURSO EM ONCOLOGIA. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SANTOS, L. C. . 7 CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS DO HCU. 2017. (Outro).

SANTOS, L. C. . 2 CAMPANHA DO DIA NACIONAL DO PACIENTE QUEIMADO. 2012. (Outro).

Participação em eventos

o Medit(ação) para Todos: inspirar, expirar...aprender e transformar promovido(a) pelo(a) Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI) da Universidade Federal de Uberlândia, vinculado ao programa 'PROGRAMA DE EXTENSÃO INTEGRAÇÃO UFU/COMUNIDADE.meditação para todos. 2022. (Oficina).

IV Congresso Internacional de Pesquisa em Educação. A proposta de inclusão no contexto municipal de implantação das políticas educacionais em Uberlândia. 2018. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Pesquisa em Educação. 2018. (Congresso).

1 SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DA LIASC-UFU. 2017. (Simpósio).

ATOS DE LEITURA E DE ESCRITA NO CONTEXTO DO ESTRUTURALISMO E DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM. 2017. (Outra).

O CINEMA VAI NA ESCOLA. 2017. (Outra).

O CINEMA VAI NA ESCOLA. 2017. (Outra).

6ª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Hospital de Clínicas da UFU.6ª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Hospital de Clínicas da UFU. 2016. (Seminário).

9 CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM. 2006. (Congresso).

Orientou

Luzmaia Cândida dos Santos

A IMPORTANCIA DA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE SAUDE NA PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS EM AMBIENTE DOMESTICO; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SAUDE PUBLICA E DA FAMILIA) - passo 1; (Orientador);

Luzmaia Cândida dos Santos

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOTIPO DE SOFTWARE EM GESTÃO DE PESSOAS APLICADA A ENFERMAGEM NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Centro Universitário do Triângulo; Orientador: Luzmaia Candida dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L. C. ; BATISTA, G. A. . A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E A EVOLUÇÃO DA FILOSOFIA EDUCACIONAL ESPECIAL. CADERNOS DA FUCAMP , v. 18, p. 62-69, 2019.

  • SANTOS, L. C. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO CARTESIANO PARA A PRATICA DA EDUCAÇÃO. CADERNOS DA FUCAMP , v. 17, p. 101-111, 2018.

  • SANTOS, L. C. ; BATISTA, G. A. . A educação dos surdos no Brasil:aspectos e a evolução da filosofia educacional especial. CADERNOS DA FUCAMP , 2019.

  • SANTOS, L. C. . A PROPOSTA DE INCLUSÃO NO CONTEXTO MUNICIPAL DE IMPLANTAÇÃO DAS POLITICAS EDUCACIONAIS EMUBERLANDIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L. C. . QUEIMADURAS EM PACIENTE DEPEDENTE QUIMICO: COMO LIDAR COM A ABSTINENCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. C. . 6º Campanha de prevenção de Queimaduras do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. C. . ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM À VITIMA DE QUEIMADURAS: ESTRATEGIA DO CUIDAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. C. . QUEIMADURAS : ASPECTOS PRATICOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, SEQUE. , AV PARA N 1720, UMUARAMA, 38400750 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (034) 32182311, Ramal: 2159

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TECNICA DE ENFERMAGEM, Carga horária: 40

1996 - 2002

Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: tecnico de enfermagem, Carga horária: 40

1999 - 2003

Ubermedilar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: tecnico de enfermagem, Carga horária: 40