José Carlos Tavares da Silva

É indígena Mendonça Potiguara do Território Mendonça, localizado no município de João Câmara/RN. Coordenador de Etnodesenvolvimento e Cultura da Associação Comunitária do Amarelão (ACA); Coordenador do Fórum de Lideranças Mendonça; e, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Câmara. Além disso, é artesão e militante das causas indígenas em diferentes esferas e frentes de luta.

Informações coletadas do Lattes em 18/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2013

CEJA Professor Reginaldo Teófilo

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ação Saberes Indígenas na Escola MEC/SECADI. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Agroecologia e Criação de Galinhas Caipiras. (Carga horária: 20h). , Associação Comunitária do Amarelão, ACA, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação de Monitor Cultural. (Carga horária: 20h). , Associação Comunitária do Amarelão, ACA, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Formação de Cipeiros. (Carga horária: 16h). , Asso - Engenharia e Medicina do Trabalho, ASSO, Brasil.

2009 - 2009

Gestão de Estoques e Armazenagens. (Carga horária: 30h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

Organização de eventos

SILVA, J. C. T. . III Copa da Diversidade. 2016. .

Participação em eventos

I Ciclo de Oficinas Diálogo de Saberes e Planejamento Social das Paisagens na Aldeia Amarelão. 2020. (Oficina).

Perspectivas e Incidências da Convenção 169 da OIT no âmbito da iniciativa de Mecanismo de apoio a Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado. 2020. (Seminário).

16 Conferência Nacional de Saúde. 2019. (Outra).

7 Conferência Municipal de Saúde. 2019. (Outra).

9 Conferência Estadual de Saúde. 2019. (Outra).

Encontro de Formação Política para Juventude Indígena. 2018. (Encontro).

IV Coloquio Internacional de ?Turismo, Pueblos Indígenas, Comunidades Tradicionales y Agrodescendientes: Derechos Indígenas, Território y Desarrollo en Contextos Turísticos. 2018. (Outra).

Encontro de Formação de Lideranças Indígenas em Política Indigenista e Direitos Indígenas do Rio Grande do Norte. 2017. (Encontro).

I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 2017. (Outra).

Jornada de Oficinas Movimento Indígena: formação de lideranças. 2016. (Oficina).

Seminário Fiscalização, Controle, Monitoramento e Infrações em Recursos Hídricos. 2016. (Seminário).