Vitória Rocha Carmona

Tem interesse nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Demografia e Psicologia Social. Faz Iniciação Científica sobre Educação Digital. Pesquisa para monografia alimentação como artigo político e construto da subjetividade humana.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Ciências Sociais

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação interrompida em 2022 em Psicologia

2022 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Ano de interrupção: 2022

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

Colégio Santa Maria Minas Floresta

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.

Participação em eventos

XIV RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. 2023. (Congresso).

15ª Reunião Científica da Região Sudeste - ANPEd Sudeste 2022. 2022. (Encontro).

II Semana de História. 2020. (Seminário).

XVIII Semana de Ciências Sociais: Perspectivas Contra Hegemônicas. 2020. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Educação pós-pandemia: compreensão sobre a educação analógica e a educação digital sob o olhar das instituições de ensino e de professores do Brasil e da Alemanha, Descrição: Esta proposta de investigação científica tem como objetivo principal identificar e analisar como instituições educacionais e professores/as da educação obrigatória e do ensino superior da Alemanha e do Brasil percebem ou se posicionam frente à possibilidade de se mover o sistema educacional para uma era digital a partir de experiências pós-pandêmicas da COVID-19. Trata-se de escutar escutar professores e gestores de instituições escolares alemãs e brasileiras, para entenderem seus posicionamentos, compreender se há uma ampliação do debate e promoção das tecnologias digitais no ambiente escolar obrigatório e do ensino superior, ou se há um reforço de uma perspectiva analógica. Esta pesquisa será desenvolvida por meio de métodos quantitativos e qualitativos. A primeira etapa consistirá no levantamento de documentações criadas antes, durante e depois da pandemia sobre os debates, diálogos, percepções e documentos reguladores sobre a implementação de tecnologias digitais na educação obrigatória e no ensino superior de Alemanha e Brasil. A segunda etapa consistirá em entrevistas presenciais com diferentes sujeitos das instituições analisadas. Designamos como sujeitos da pesquisa: gestores das instituições de ensino, profissionais envolvidos com a estrutura física e tecnológica, professores de diferentes áreas do conhecimento, representantes de órgãos colegiados, quando for o caso. Os achados da pesquisa podem mostrar importantes caminhos para a docência, a transformação da educação. Podem indicar desafios que se colocam para a educação digital ou mesmo detectar que a educação digital não atende a demandas locais ou regionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vitória Rocha Carmona - Integrante / Eucídio Pimenta Arruda - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Prosas Tecnologia Social Ltda, Prosas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário(a), Carga horária: 25

2022 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
A proposta de investigação científica tem como objetivo principal identificar e analisar como instituições educacionais e professores/as da educação obrigatória e do ensino superior da Alemanha e do Brasil percebem ou se posicionam frente à possibilidade de se mover o sistema educacional para uma era digital a partir de experiências pós-pandêmicas da COVID-19. Trata-se de escutar escutar professores e gestores de instituições escolares alemãs e brasileiras, para entenderem seus posicionamentos, compreender se há uma ampliação do debate e promoção das tecnologias digitais no ambiente escolar obrigatório e do ensino superior, ou se há um reforço de uma perspectiva analógica. Esta pesquisa será desenvolvida por meio de métodos quantitativos e qualitativos. A primeira etapa consistirá no levantamento de documentações criadas antes, durante e depois da pandemia sobre os debates, diálogos, percepções e documentos reguladores sobre a implementação de tecnologias digitais na educação obrigatória e no ensino superior de Alemanha e Brasil. A segunda etapa consistirá em entrevistas presenciais com diferentes sujeitos das instituições analisadas. Designamos como sujeitos da pesquisa: gestores das instituições de ensino, profissionais envolvidos com a estrutura física e tecnológica, professores de diferentes áreas do conhecimento, representantes de órgãos colegiados, quando for o caso. Os achados da pesquisa podem mostrar importantes caminhos para a docência, a transformação da educação. Podem indicar desafios que se colocam para a educação digital ou mesmo detectar que a educação digital não atende a demandas locais ou regionais.

Atividades

  • 09/2022 - 08/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa