Andrey Martins Carvalho
Pesquisador de Iniciação Científica Júnior do CNPq na área de Química Inorgânica; Membro do Núcleo de Pesquisa, Ciências e Tecnologias (Nupect) do Instituto Federal do Piauí - Campus Valença (IFPI); Técnico Ambiental em formação (IFPI)
Informações coletadas do Lattes em 22/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Curso de Extensão Inglês. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Extensão Biologia. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Fundamentos da Programação. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Extensão Química. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.
Participação em eventos
International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). (Não ocorreu apresentação). 2023. (Olimpíada).
International ClimateScience Olympiad. (Não ocorreu apresentação). 2023. (Olimpíada).
Semana do Meio Ambiente - IFPI CAMPUS VALENÇA. 2023. (Outra).
Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TDS). CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DESCARTE CORRETO DO LIXO ELETRÔNICO: IMPACTOS QUE O DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS PODE GERAR NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA, COMO MUDAR ESSA REALIDADE?. 2023. (Olimpíada).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
ADIÇÃO DE ANTIOXIDANTES NATURAIS NO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE FRITURA DO REFEITÓRIO DO IFPI - CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leanne Silva de Sousa em 26/10/2023., Descrição: A estabilidade oxidativa é definida como a resistência a oxidação, sendo esta uma das mais importantes reações associadas aos lipídios, onde os óleos podem ser oxidados por diferentes caminhos, isto é, por oxidação enzimática, fotoxidação, autoxidação e termoxidação. O processo de fritura é um procedimento rápido e bastante apreciado pela população, em vista dos alimentos adquirirem características sensoriais agradáveis. As indústrias alimentícias, restaurantes comerciais, residências, lanchonetes, fast food e outros segmentos utilizam o processo de fritura por imersão para preparo dos alimentos e com isso geram um grande volume de óleo de fritura residual. Quando estes óleos são descartados inadequadamente apresentam-se como um agente poluidor em potencial ao meio ambiente. Em vista disso, o presente estudo visa o aproveitamento do óleo de fritura do refeitório do IFPI ? Campus Valença do Piauí como matéria-prima para produção de biocombustível, ou seja, combustível renovável com posterior adição de antioxidantes para melhorar sua estabilidade oxidativa, com o intuito de proporcionar um conhecimento/domínio da tecnologia de transformação do óleo de fritura agregando valor econômico a este resíduo e minimizando os problemas ambientais causados pelo seu descarte inadequado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrey Martins Carvalho - Integrante / Leanne Silva de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2021 - 2022
PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA USADO: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE VALENÇA DO PIAUÍ, Descrição: Partindo do princípio de que quase tudo pode ser reciclado, este presente projeto tem a finalidade de conscientizar a população de Valença sobre o correto descarte do óleo de cozinha usado em suas residências, haja vista que o resíduo do óleo de cozinha é, atualmente, um dos grandes vilões do meio ambiente uma vez que, devido ao seu descarte incorreto, causa danos de enormes proporções à natureza, como a impermeabilização do solo contaminado, e poluição da água em grande escala na cidade de Valença do Piauí. E posteriormente produção de biodiesel com caracterizações físico-químicas e de estabilidade oxidativa da matriz energética obtida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrey Martins Carvalho - Integrante / Leanne Silva de Sousa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2023
Medalhista de Ouro e 3° lugar na Olimpíada de Conhecimentos Gerais (OCG), .
2022
Medalhista de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), MCTI.
2022
Medalhista de Prata na Olimpíada Mandacaru de Matemática, .
2022
Menção Honrosa na Olimpíada de Biotecnologia do Brasil (OBBiotec), MCTI.
2022
Menção Honrosa na Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), UNICAMP.
2021
Medalhista de Bronze na Olimpíada de Biologia do IFPI, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ (IFPI).
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andrey Martins Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?