Igor Brandão de Lucena

Geólogo graduado no ano de 2014 pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica pelo Instituto de Estudos Socioambientais IESA-UFG. Nos anos de 2014 e 2015 trabalhou com mapeamento geológico e prospecção mineral com foco em Ouro e Cassiterita, nas cidades de Peixoto de Azevedo-MT, Novo Progresso-PA e Itaituba-PA. Realizava as etapas de campo e também a fase de licenciamento ambiental dos empreendimentos junto aos órgãos competentes. Neste período foi geólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Novo Progresso (PA) - SEMMA/NP, onde exerceu o cargo de analista ambiental na área de mineração. Desde 2015 exerce a profissão de consultor na área de Meio Ambiente, onde realiza a caracterização, diagnóstico e prognóstico do Meio Físico (EIA/RIMA, RAS, PCA, PGA) para licenciamento ambiental de Empreendimentos de Aproveitamento e Transmissão de Energia Elétrica (UHE's, AHE's, PCH's, CGH's, Parques Eólicos e Linhas de Transmissão), Mineradoras e Obras de Engenharia. Possui experiência na elaboração de Laudos Geológicos-Geotécnicos em estudos ambientais e obras de engenharia. Possui experiência em Prospecção Espeleológica e Elaboração de Relatório de Potencialidade Espeleológica em estudos ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2017 - 2020

Universidade Federal de Goiás
Título: Análise comparativa entre o modelo de fragilidade ambiental urbana e o modelo de vulnerabilidade natural à perda de solo na bacia do Ribeirão Anicuns, Goiânia-GO, Ano de Obtenção: 2020
Gislaine Cristina Luiz.Palavras-chave: Análise Ambiental Integrada; Tratamento da Informação Geográfica; Fragilidade Ambiental do Meio Físico; SIG; Zoneamento Ecológico Econômico; Planejamento Ambiental. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Geologia

2009 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: MAPEAMENTO GEOLÓGICO NA ESCALA DE 1:50.000 NA REGIÃO DE PORTO ESPERIDIÃO, FAIXA JAURU, SW DO CRÁTON AMAZÔNICO COM ENFOQUE ESTRUTURAL
Orientador: Elzio da Silva Barboza
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Geologia - Mineração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Estudos Socioambientais Integrados.

Participação em eventos

I Simpósio Integrado de Estudos Territoriais. 2018. (Simpósio).

XXII Seminário Interno do Programa da Pós-graduação em Geografia.ANÁLISE COMPARATIVA DA FRAGILIDADE AMBIENTAL COM APLICAÇÃO DE DOIS MODELOS NA BACIA DO RIBEIRÃO ANICUNS, GOIÂNIA-GO. 2018. (Simpósio).

XXII Seminário Interno do Programa da Pós-graduação em Geografia. 2017. (Seminário).

XIV Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos - SNET. 2013. (Simpósio).

46 Congresso Brasileiro de Geologia. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Devid Goutierre P

LUCENA, Í. B.. Souza.Declínio no valor comercial do Níquel e os impactos socioeconômicos no município de Niquelândia-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Mineação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Elisvani Martins Silva

LUCENA, Í. B.. Qualidade da água nos poços artesianos no município de Niquelândia-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Mineação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Wadson Junior Rodrigues Costa

LUCENA, Í. B.. Recuperação de áreas degradadas pela extração de minério de níquel no município de Niquelândia -GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Mineação) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Victor Hugo Bernardo da Silva

LUCENA, Í. B.. Avaliação de Impactos Ambientais na Bacia Hidrográfica do Córrego Bacalhau, Município de Niquelândia-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Mineação) - Universidade Estadual de Goiás.

Outras produções

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para EIA RIMA das PCHs Vinhedo e São Valentim, Rio Carreiro, Estado do Rio Grande do Sul.. 2020.

LUCENA, Í. B. . Responsável pela caracterização e Laudo Técnico Geológico e Hidrogeológico, Relatório de Sondagem para reconhecimento do solo em área de estudo para implantação de 01 Posto de Combustíveis em Goiânia-GO.. 2020.

LUCENA, Í. B. . Laudo Geológico-Geotécnico - Posto de Combustíveis Jardim Atlântico. 2020.

LUCENA, Í. B. . Laudo Geológico-Geotécnico - Posto de Combustíveis Jardim Goiás. 2020.

LUCENA, Í. B. . Laudo Geológico-Geotécnico - Loteamento Urbano Itumbiara-GO. 2020.

LUCENA, Í. B. . Laudo Geológico-Geotécnico - Loteamento Urbano Goiânia-GO. 2020.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Presidente Juscelino - SE Itabira 5 - C2, Minas Gerais. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Governador Valadares - SE Mutum 5 - C2, Minas Gerais. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Ventos de Serra Verde - SE Juazeiro III, Bahia. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para RAS da PCH Rochedo, Goiás. 2019.

LUCENA, Í. B. . Prognóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Presidente Juscelino - SE Itabira 5 - C2, Minas Gerais. 2019.

LUCENA, Í. B. . Prognóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Governador Valadares - SE Mutum - C2, Minas Gerais. 2019.

LUCENA, Í. B. . Prognóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Ventos de Serra Verde - SE Juazeiro III, Bahia. 2019.

LUCENA, Í. B. . Estudos de Meio Físico do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, do Complexo Energético Taboca - Estrela, com foco nas áreas de Influência da UHE Estrela - Serranópolis - GO.. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico do Meio Físico, Avaliação de Impactos Ambientais e Programas do Plano de Gestão Ambiental ? PGA, para o projeto de ampliação ? 32Mtpa da Mineração Maracá.. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico do Meio Físico, Avaliação de Impactos Ambientais e Programas do Plano de Gestão Ambiental ? PGA requerido para a obtenção de Licença Ambiental de alteamento da Barragem de Rejeitos de 378 m para 382 m da Mineradora Maracá, implantada na região de Alto Horizonte.. 2019.

LUCENA, Í. B. . Responsável especializado pela elaboração dos estudos técnicos de Geologia e Geotecnia, Potencial Minerário, Hidrogeologia, Sismicidade, Vulnerabilidade Geotécnica, para composição da Avaliação de Impacto Ambiental e Programas Ambientais em correlatos com elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Retirinho. 2019.

LUCENA, Í. B. . Responsável Geral pela elaboração dos estudos de Meio Físico do Estudo Ambiental Específico (EAE) da Energética Serranópolis, implantada no município de Serranópolis, Goiás. 2019.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico do Meio Físico para Plano de Gestão Ambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alexânia-GO. 2018.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico e Prognóstico Ambiental da PCH Brinquinho no rio Doce-GO. 2018.

LUCENA, Í. B. . Estudos Espeleológicos do Estudo Complementar ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, do Complexo Energético Taboca - Estrela, com foco nas áreas de Influência da UHE Estrela - Serranópolis - GO.. 2018.

LUCENA, Í. B. . Programa Básico Ambiental PBA / Programa de Prevenção de Processos Erosivos e Assoreamento da Linha de Transmissão 230kV SE Itumbiara ? SE Paranaíba C2. 2017.

LUCENA, Í. B. . Programa Básico Ambiental PBA / Projeto de duplicação e restauração do trecho da rodovia GO-070. 2017.

LUCENA, Í. B. . Programa Básico Ambiental PBA / Programa de Controle Ambiental - Mineração Floresta - PE. 2017.

LUCENA, Í. B. . Programa Básico Ambiental PBA / Programa de Controle e Monitoramento de Detonações - Mineração Floresta - PE. 2017.

LUCENA, Í. B. . Relatório de Monitoramento do Programa Básico Ambiental de Prevenção de Processos Erosivos - Linha de Transmissão SE Serra da Mesa / SE Niquelândia. 2017.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Itumbiara - SE Paranaíba C2, sudeste de Goiás. 2016.

LUCENA, Í. B. . Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Itumbiara - SE Paranaíba C2, sudeste de Goiás. 2016.

LUCENA, Í. B. . Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Trindade - SE Firminópolis, Goiás. 2016.

LUCENA, Í. B. . Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 230kV SE Trindade ? SE Firminópolis, Goiás. 2016.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Miracema - SE Lajeado, Tocantins. 2016.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico para Linha de Transmissão LT 500kV SE Miracema - SE Lajeado, Tocantins. 2016.

LUCENA, Í. B. . Análise Ambiental Integrada - AAI e Análise da Sensibilidade Ambiental do Complexo Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Claro e dos Pilões, Goiás. 2016.

LUCENA, Í. B. . Relatório de Potencial Espeleológico do EIA/RIMA da Linha de Transmissão LT 230kV SE Lajeado - SE Palmas, Tocantins. 2016.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico do Meio Físico da PCH CC 44, oeste de Mato Grosso. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico e Prognóstico do Meio Físico da PCH Boaventura, leste de Mato Grosso. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico do Meio Físico do Complexo Hidrelétrico do rio Doce, sul de Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico do Meio Físico do Complexo Hidrelétrico do rio Corrente, sul de Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Diagnóstico do Meio Físico da UHE Monte Santo, centro-leste de Tocantins. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico da PCH CC 44, oeste de Mato Grosso. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico da UHE Monte Santo, centro-leste de Tocantins. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico do Complexo Hidrelétrico do rio Corrente, sul de Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico do Complexo Hidrelétrico do rio Doce, sul de Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Relatório de Monitoramento Ambiental de Potencialidades Espeleológicas e Paleontológicas da Linha de Transmissão LT 230kV SE Barro Alto - SE Itapaci, Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Análise Ambiental Integrada - AAI e Análise da Sensibilidade Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Estudo de Impacto Ambiental - Prognóstico e Programa Básico Ambiental do Meio Físico de Complexo Hidrelétrico para Estudo Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Claro e dos Pilões, Goiás. 2015.

LUCENA, Í. B. . Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA do Meio Físico Mineração Floresta, Pernambuco. 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Waterloo Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2021

Tetra Tech

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

Consam

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo Consultor, Carga horária: 44

2015 - 2016

Centro Tecnológico de Engenharia

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Geólogo

Outras informações:
Consultoria sem vínculo empregatício.

2014 - 2015

Xingú Serviços Geológicos - LTDA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40

2014 - 2015

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Novo Progresso - PA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 30