Ana Beatriz Andrade da Silva

Graduanda de Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é bolsista de iniciação científica (CNPq) do projeto O acolhimento da intervenção psicanalítica em equipes da saúde, educação e justiça, em diferentes experiências, orientado pela Prof.ª Dr.ª Sonia Alberti. Faz estágio no ambulatório da UDA de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e em Clínica Psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UERJ), ambos sob supervisão do Prof. Dr. Vinicius Darriba. Áreas de interesse: Psicanálise; Loucura; Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental; Infâncias.

Informações coletadas do Lattes em 23/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Extensão universitária em Michel Foucault e a história dos saberes médicos. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Luta antimanicomial e feminismos: discussões de gênero, raça e classe. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Psicologia - 1ª Região, CRP/01, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

JACÓ-VILELA, A. M. ; Filipe Degani-Carneiro ; SILVA, A. B. A. . XV Encontro Clio-Psyché: História da Psicologia e suas críticas & VI Congresso Brasileiro de História da Psicologia. 2022. (Congresso).

SILVA, A. B. A. . I Semana de Psicanálise da UERJ: Desafios, impasses e possibilidades. 2022. (Outro).

Participação em eventos

VIII Encontro Nacional do GT: Psicanálise, política e clínica: O que pode a psicanálise na rede de saúde pública?. 2023. (Encontro).

XV Encontro Clio-Psyché: História da Psicologia e suas críticas & VI Congresso Brasileiro de História da Psicologia. O uso de testes psicológicos na psiquiatria no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 2022. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • JACÓ-VILELA, A. M. ; SILVA, A. B. A. ; CARDOSO, P. H. L. ; MARQUES, L. S. . O uso de testes psicológicos na psiquiatria no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    O acolhimento da intervenção psicanalítica em equipes da saúde, educação e justiça, em diferentes experiências, Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo investigar as particularidades das equipes conforme as contribuições da psicanálise sejam por elas mais ou menos acolhidas, a ponto de a presença da psicanálise permitir, ou não, modificações nas ações e posturas de membros das equipes, na lida com os usuários. Surge de uma prática como Professora e Pesquisadora em Psicanálise de mais de trinta anos, que desenvolve e/ou acompanha projetos que aprofundam questões psicanalíticas na saúde, educação e justiça. Levanta a hipótese de que quando o discurso dominante na equipe é aquele que Lacan define como o do histérico, é possível que ela possa acolher as contribuições da psicanálise; mas quando S1 ou S2 estão no lugar de semblante, isso fica bem mais difícil. Para verificá-la, será necessário investigar os discursos dominantes nas equipes e seus funcionamentos; além de construir parâmetros que permitirão discriminar cada um dos coletivos constituídos pelas equipes. Um desses parâmetros justifica um desdobramento teórico, pois se impõe a pergunta sobre o que se transmite, em psicanálise, de tal modo que se possa verificar que, de sua inserção em uma equipe, algo efetivamente contribuiu? No campo de tantos saberes que se desenvolvem em uma equipe, a psicanálise introduz cortes, fazendo valer o que Lacan viria a desenvolver como o insabido, conceito que o projeto também visa aprofundar. Trata-se de um projeto guarda-chuva, que abarca projetos desenvolvidos por alunos de graduação, residência em psicologia, mestrado e doutorado, além de projetos em parceria com colegas no país e fora dele, de modo a estudar as possibilidades e dificuldades encontradas em suas intervenções, em diferentes equipes. Sua metodologia exige a presença, na equipe, de ao menos um psicanalista, seja in loco, seja como supervisor ou coordenador, pois ?a metodologia científica em Psicanálise confunde-se com a própria pesquisa? (Nogueira, 2004). Os diferentes desdobramentos metodológicos incluem o recenseamento das equipes a serem estudadas, o levantamento dos atos e decisões tomadas pelas equipes e das resistências à psicanálise, possíveis sinais de desinvestimento no trabalho e de sua burocratização. Espera-se como resultado, conhecer melhor o modo como a presença da psicanálise pode contribuir em equipes de saúde, educação e justiça.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Beatriz Andrade da Silva - Integrante / Sonia Alberti - Coordenador / Aline Lima Tavares - Integrante / Andressa Diniz - Integrante / Gabriela Monteiro SIMÃO - Integrante / Flávia Teixeira - Integrante / Leiliane Silva de Almeida Ribeira Cardeal - Integrante / Paula Matoski BOTTURE - Integrante / Vanessa Ribeiro de Farias - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34486246

Experiência profissional

2022 - 2022

FAPERJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2021

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio não-obrigatório no Projeto Acolher, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), na Área Programática 3.1 (CAP 3.1).

2022 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica na projeto "O acolhimento da intervenção psicanalítica em equipes da saúde, educação e justiça, em diferentes experiências", orientado pela Prof.ª Dr.ª Sonia Alberti.