Jacira Gomes Wanderley Brito

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena Habilitação em Magi pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Atualmente é sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia e diretora da Escola Risque e Rabisque. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Informações coletadas do Lattes em 21/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Ciências da Educação

2010 - Atual

Universidad tecnologica Intercontinental Assuncion

Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional

2009 - 2010

Faculdade João Calvino
Orientador: Tânia Xavier Alencar

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena Habilitação em Magi

1998 - 2001

Universidade do Estado da Bahia
Orientador: Emerson José Oliveira

Formação complementar

1987 - 1987

Extensão universitária em Educação Brasileira: dos dispositivos Constitucion. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Ludicidade em Sala de Aula Como Dinamizadora da Leitura e Escrita, Descrição: Este projeto tem como objetivo utilizar a ludicidade com música, brincadeiras, jogos, cantigas de jogos para dinamizar a aprendizagem dos alunos da Escola Risque e Rabisque .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jacira Gomes Wanderley Brito - Coordenador / Enelvanda Macedo Rodrigues Wanderley - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Escola Risque e Rabisque

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 60

Outras informações:
Estou em direção da unidade, local onde desenvolvo a minha teoria: Ludicidade em Sala de aula como dinamizadora do processo de aprendizagem na leitura e escrita.

2006 - Atual

Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Diretora Sindical, Enquadramento Funcional: Sindicalista, Carga horária: 40

Outras informações:
Como sindicalista sou dirigente da luta dos Trabalhadores em Educação do Oeste da Bahia

1981 - 2009

Secretaria de Educação e Cultura da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: APOSENTADA, Carga horária: 180

Outras informações:
Atualmente estou aposentada e ministro aulas eventualmente em cursos de Graduação na Faculdade João Calvino de Barreiras.