Cleverson Alberto de Oliveira Figueiredo

Executivo com sólida carreira, experiência e atuação no Brasil e Exterior em gestão de negócios, operações e comercial há mais de 26 anos em empresas nacionais e globais de primeira linha: Simi Brasil (PE), Federal Petróleo (PE), Intertek do Brasil (SP e América Latina), SGS Executive Group (África do Sul e Moçambique), SGS do Brasil (RJ, SP, ES e , NO / NE), provendo soluções em produtos e serviços para os principais setores da economia em petróleo e gás, químicos e petroquímicos, industrial, agronegócios e bens de consumo, nos cargos de Gestor Nacional de Novos Negócios, Gerenciamento da Excelência Operacional e Avaliação de Riscos, Diretor Comercial e Novos Negócios, Diretor Geral, Diretor-Gerente de Contratos Especiais, Gerente Regional NE e Gerente Regional SP. Palestrante, Consultor, Auditor, Instrutor e Professor especialista em Gestão de Negócios, Gestão Comercial e Marketing, Gestão de Operações, Processos e Qualidade. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC Business School; Pós-graduado em Administração de Empresas pela UFRPE; MBA em Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing IPAM; Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela ESURP e Graduado em Administração de Marketing pela Escola Superior de Marketing SORECH; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRPE; Especialização em Metodologia de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas pela University of Austin USA e USP SP. Participação em diversos Congressos, Fóruns, Seminários e Cursos nas diversas áreas da Administração, Gestão de Negócios e Marketing.

Informações coletadas do Lattes em 21/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Administração de Marketing

1991 - 1994

Escola Superior de Marketing

Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas

1995 - 1998

Escola Supeior de Relações Públicas de Permanbuco

Formação complementar

2007 - 2010

MBA em Gestão de Negócios. (Carga Horária: 380h). , IBMEC Business School RJ. , Título: INOVAÇÃO: Pessoas, Pesquisa e Desenvolvimento como Diferencial Competitivo. , Orientador: Profº Dr. Fábio Coelho. , Palavras-chave: INOVAÇÃO e PESSOAS.

2004 - 2004

Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2000 - 2001

MBA em Pós Graduação em Administração de Empresas. (Carga Horária: 376h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. , Título: Marketing Estratégco como Diferencial Competitivo. , Orientador: N/A.

1999 - 1999

Train-the-Trainer. (Carga horária: 40h). , University of Texas at Austin.

1999 - 1999

Desenvolvimento de Instrutores de Treinamento. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo.

1998 - 1999

MBA em Specialization in Marketing. (Carga Horária: 360h). , Instituto Português de Administração de Marketing. , Título: TCC - Redução de Custos Operacionais na Empresa. , Orientador: N/A.

1997 - 1997

Gerenciamento de Finanças e Marketing. (Carga horária: 44h). , Universidade de São Paulo.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Negócio.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão Estrategia e Gestão de Pessoas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Continuada / Executivos.

Participação em eventos

Seminário de Adminsitração.Administradores Modernos - Competências, Habilidades e Atitudes. 2008. (Seminário).

5o. Fórum Brasil de Administração. 2007. (Congresso).

3o. Congresso Brasileiro de Administração. 2006. (Congresso).

3o. Congresso Pernambucano de RH. 2006. (Congresso).

Palestra Aberta.Marketing Pessoal - Você em Evidência. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FIGUEIREDO, C. A. O. . Perfil do Administrador no Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, C. A. O. . Perfil do Administrador no Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, C. A. O. . Administradores Modernos - Competências, Habilidades e Atitudes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, C. A. O. . Marketing Pessoal - Você em Evidência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FIGUEIREDO, C. A. O. . Services & Supplies. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2007

Destaque Projeto Internacional, SGS Do Brasil Ltda.

1999

Melhor Trabalho em Equipe do Brasil, SGS do Brasil Ltda.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Simi Brasil Ltda, Simi Brasil Ltda. , Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4060, Boa Viagem, 51021040 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 30498400, URL da Homepage:

Experiência profissional

1987 - 1990

SGS do Brasil Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Região Norte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empresa multinacional, líder mundial em inspeções, testes e certificações com atuação em mais de 140 países há mais de 130 anos no mundo e 70 anos no Brasil. Onde atuo desde 1984, há mais de 20 anos como executivo responsável pela gestão e desenvolvimento dos negócios em diferentes regiões do Brasil e participações no Exterior.

2005 - 2011

Centro de aperfeiçoamento do potencial humano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Palestrante e Instrutor, Carga horária: 12

Outras informações:
Empresa voltada à prestação de serviços de atividades dirigidas ao desenvolvimento do potencial humano: afetivo, cognitivo, social, profissional e para o crescimento organizacional nos diversos segmentos de negócios. Atuação como Consultor, Palestrante e Instrutor em cursos abertos e " in company ".

2014 - 2015

Federal Petróleo Ltda

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Excelência Opereracional e Aval. de Riscos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração, desenvolvimento, implantação e suporte das boas práticas e excelência operacional, norteada por procedimentos, legislação e normas (nacionais e internacionais) aplicadas ao segmento de Distribuição e Comercialização de Combustíveis, resultando em identificar, desenvolver e implantar melhorias para mitigar riscos e perdas, sistematizar e padronizar as operações, assegurar a quantidade e qualidade dos produtos movimentados e comercializados e aumentar eficiência e produtividade do negócio.

2015 - Atual

faculdade de administraçao em marketing

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Docente do Curso de Graduação em Administração Disciplinas Teoria Geral da Administração e Planejamento de Produto e da Disciplina Gestão Empreendedora do Curso de Gestão Comercial.

2015 - Atual

Simi Brasil Ltda

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor - Gestor Nacional de Novos Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela elaboração, desenvolvimento, suporte e implantação do plano estratégico e comercial para o desenvolvimento de novos negócios, aumento do faturamento e incremento da margem em 2015 para linha de negócio óleo e gás. Crescimento em market share ; Excelência no relacionamento com o mercado; Desenvolver, prospectar e efetivar vendas; Gerenciamento e capacitação das equipes internas. Rotina em visitas às unidades de negócios, clientes, reuniões, rodadas de negócios, eventos comerciais em todo Brasil.

2013 - 2014

Intertek do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento e monitoramento do plano de negócios e estratégico para as regiões de atuação, com foco no crescimento e gestão comercial. Identificação, prospecção e desenvolvimento de novos negócios e criação de parcerias e alianças estratégicas, gestão de contratos, novos produtos e mercados. Definição da política e estratégia de preços, elaboração e estruturação de ações comerciais de fidelização e crescimento do negócio. Rotina em visitas às unidades de negócios, clientes, reuniões, rodadas de negócios, eventos comerciais em todo Brasil e outros países da Latam para consolidação das estratégias, objetivos e metas estabelecidos. Suporte operacional.