Andre Pereira Gomes

Possui pós graduação em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes e graduação em Tecnologia em processamento de dados pelo Centro Universitário da Cidade. Professor com experiência em diversas instituições de ensino privado.

Informações coletadas do Lattes em 05/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão estratégica

2007 - 2008

Universidade Candido Mendes
Título: PERSPECTIVAS E MAPEAMENTOS PARA A FALTA DE TRATAMENTO DOS DADOS DA EMPRESA NUMA DECISAO ESTRATÉGICA
Orientador: MARIO LUIZ TRINDADE ROCHA

Graduação em Tecnólogo em processamento de dados

1999 - 2001

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade

Formação complementar

2009 - 2009

Curso Oracle New Features 10g. (Carga horária: 40h). , GCM, GCM, Brasil.

2009 - 2009

Curso Oracle Real Application Cluster 10g. (Carga horária: 32h). , GCM, GCM, Brasil.

2009 - 2009

Oracle Certified Professional 10g. , ORACLE BRASIL, ORACLE, Brasil.

2008 - 2008

Curso Oficial Mysql 5.0. (Carga horária: 40h). , MYSQL, MYSQL, Brasil.

2008 - 2008

CERTIFICAÇÃO MYSQL 5.0. , MYSQL, MYSQL, Brasil.

2007 - 2007

Curso Oficial DBA oracle 9i. (Carga horária: 120h). , GCM, GCM, Brasil.

2005 - 2005

Curso Oracle Pl / SQL. (Carga horária: 21h). , RELACIONAL CONSULTORIA, RELACIONAL, Brasil.

2004 - 2004

ITIL V2. (Carga horária: 40h). , Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.

2002 - 2002

SQL SERVER 2000. (Carga horária: 120h). , Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.

2002 - 2002

CERTIFICAÇÃO SQL SERVER 2000. , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2015

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós graduação, Carga horária: 9

Outras informações:
Ministrei as disciplinas de backup e recovery, Workshop II e Oracle RAC. Participei como co-coordenador, atuando principalmente no material didático

2014 - 2018

Instituto Infnet do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de pós-graduação, Carga horária: 6

Outras informações:
Ministrando as cadeiras de backup e recovery, administração, tunning de SQL, MYSQL e Oracle RAC.

1999 - 2000

Aopec

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE BANCO DE DADOS, Carga horária: 8

Outras informações:
: Instrutor oracle 9i, ministrei os cursos referentes à formação DBA oracle 9i. Regime de consultoria.

2014 - 2019

Bny Mellon Serviços Financeiros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS SÊNIOR / LÍDER EQUIPE, Carga horária: 40

Outras informações:
Administrador de banco de dados Oracle / SQL Server / DMA Exadata (BNY Mellon serviços financeiros) Hoje minha atribuição primária é administrador de banco de dados, atuando com versões de Oracle, incluindo versões com oracle RAC e bases de dados SQL Server, em ambientes em cluster. Sob minha responsabilidade, estão as bases de dados situadas em 2 datacenters próprios no Brasil. Pude participar de alguns projetos como a reestruturação do parque técnológico, onde aproximadamente 80 % do ambiente de banco de dados teve o seu hardware substituído. Participo do projeto de consolidação de bases SQL Server e também de upgrade para novas versões. Todo o nosso ambiente de banco de dados agora possui réplica de contingência, parte do projeto de alta disponibilidade 100% implementado. Realizamos testes de DR semestralmente por regulações impostas pelo mercado onde a empresa se situa. Foi realizado um trabalho no BNY global de criptografia, em ambiente de produção, utilizando-se software próprio. Também participo de um projeto de embaralhamento de dados de bases não produção. Realizo com frequência muitos diagnósticos de performance em ambientes ORACLE RAC. Atualmente, 60% do meu tempo de trabalho é dedicado a projetos da empresa em âmbito nacional e, os outros 40%, a âmbito internacional, envolvendo-me em alguns projetos da sede em NY, que precisam ser adaptados e executados no Brasil. Faço parte do time de suporte às bases de dados nos EUA, atuando lá com Oracle, SQL SERVER e Exadata. Atuo com algumas demandas em exadata como expansão de discos no +ASM e configuração de smart flash logging. Em alguns momentos, ajudo no suporte ao time local, em algumas demandas de virtualização. O parque possui hosts Hyper-V e ESX, com aproximadamente 200 servidores virtuais, para diversas entregas de novas demandas. Quando possível, atuo em algumas demandas de administração de storage, como criação de VDISKS, substituição de discos e apresentação de LUNS. O parque é composto de modelos DE

2002 - 2008

Globo.com

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS SÊNIOR / LÍDER EQUIPE, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo/Atividades: Arquiteto de banco de dados. Participação nos projetos de: descentralização de bases, troca de plataformas, implementação de RAC10g e reorganização da alocação física. Administraçao de base de dados 8i, 9i e 10g RAC. Participação em projetos utilizando a metodologia de trabalho SCRUM. Participação em projetos utilizando a metodologia ITIL. Replicacao de dados, implementaçao de backup online e export full, monitoraçao das bases através de shell scripts. Tunning de aplicação. Administração de 43 bases Oracle, MySQL e SqlServer rodando hpux, solaris, linux red hat e windows. Construção e otimização de procedures, packages, functions, políticas de expurgo de tabelas, aplicação de patchs oracle. Migração das bases 8.1.6 para 8.1.7 e para 9.2.7. Participaçao direta nas modelagens de dados, implementaçao do projeto lógico e físico. Validaçao de nomenclaturas nos objetos do banco(AD). Testes de homologaçao em novas aplicaçoes. Suporte aos usuários na construçao de blocos pl/sql. Reestruturação da segurança e forma de acesso aos dados. Migraçao dos dados entre bancos. Separação de bases. Tunning de bases.

1998 - 1999

Companhia Vale do Rio Doce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS PLENO, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo/atividades: Estagiário, trainee e DBA Júnior. Administração do banco de dados oracle 8 em ambiente windows NT e Unix, consultas gerenciais e tunning de aplicações. Modelagem de dados utilizando ferramenta Erwin. Criação de triggers, procedures. Suporte à equipe de desenvolvimento. Simples implementações em forms e report.

2000 - 2002

VIVO RJ

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS PLENO, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo/atividades: DBA Pleno. Administração do banco de dados nas versões oracle8i, 8 e 7.3 em sistemas operacionais windows NT e Unix(HPUX). Administração remota de 9 bases de dados. Tarefas administrativas do banco, políticas de backup e recovery com o banco de dados aberto e fechado, instalação, configuração e criação de bancos, criação de procedures, funções e triggers. Construção de pequenos blocos de pl/sql. Administração de bases distribuídas, automação de tarefas através de scripts. Tunning da aplicação(sql), scripts de tunning, uso do enterprise manager, e visões dinâmicas. Tunning de memória, I/O, distribuição dos arquivos físicos do oracle. Implementação de políticas de segurança. Criação de pequenos shells no unix para carga de dados Manutenção administrativa simples em sql server 2000, criação de tabelas, índices, bancos e tunning de aplicação.

2014 - 2014

tivit

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS SÊNIOR / LÍDER EQUIPE, Carga horária: 40

Outras informações:
Cargo/atividades: DBA ORACLE/SQL SERVER. Responsável pelas bases Oracle e SQL Server de diversas filiais da Petrobrás pelo Brasil. Responsável pelo insource de bases da Petrobrás para o datacenter TIVIT/RJ. Responsável pela manutenção de aproximadamente 160 instâncias Oracle e 53 Instâncias SQL Server em ambientes Oracle RAC, single instance com +ASM e sql server 2000 até 2012. - IBM (24 Janeiro 2011 ? 20 de Maio de 2014) Cargo/atividades: Atuando como DBA Sênior e exercendo a liderança técnica no atendimento às contas IBM do Rio de Janeiro, com administração e suporte à infra-estrutura. Contas atendidas: Lojas americanas, Embratel, Michellin, Brascan, Capemisa, Springer, FIAT, Panarelo e TAM. Principais atividades: - Implementação de Oracle dataguard 11g em ambiente SAP, Mastersaf e outros - Implementação de ambiente cluster com 2 nós em Mysql 5.5 com Red Hat 5.8 - Migração de servidores entre plataformas diferentes (Windows ==> AIX) - Revisão de performance dos ambientes. - Implementação de Oracle Rac 11g com +ASM em ambientes Red Hat 5.8, AIX 6.1 e SUSE 11 - Implementação das novas funcionalidades de compressão de dados (advanced compression) no Oracle 11g. - Implementação de particionamento por range e hash - Desfragmentação dos ambientes Oracle utilizando a ferramenta da Quest Livereorg - Tunning de instâncias SAP, com adaptação de parâmetros específicos - Migração, por conta de término de contrato, de servidores do datacenter da IBM para o datacenter do cliente. Validação e aceite da máquina entregue.

2008 - 2011

SUPERMERCADO ZONASUL

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ADM DE BANCO DE DADOS SÊNIOR, Carga horária: 44

Outras informações:
Cargo/Atividades: DBA sênior e líder de equipe técnica com mais 2 recursos. Ambiente encontrado: 70 % das bases Oracle sem nenhum tipo de backup, base mysql que roda o sistema de pdvs da empresa com 94 % de utilização em disco e sem nenhum tipo de backup. Bases SQL Server na versão 2000 sem manutenção e realizando backup para o próprio disco. Nenhuma base crítica possuía replicação dos dados. Comandos SQL consumindo recurso significativo de CPU, descentralização e diversas falhas de segurança ao banco de dados (todos possuíam senhas administrativas de banco e de sistema operacional), a grande maioria dos sistemas não possuía política de limpeza dos seus dados. Ambiente implementado: Foram implementadas bases de disaster recovery dos 3 tipos de bases em terreno ao lado com o mínimo necessáro para a empresa funcionar. Capacity plan para migração das bases 9i para dentro do Oracle 10g. Reestruturação de acessos do desenvolvimento. Reestruturação da política de backup das bases. Implementação de backup no Mysql e separação de bancos histórico e transacional. Criação de replicação master x slave no Mysql. Reorganização física do Oracle. Criação de diskgroups na instância ASM do oracle. Criação de ambiente clusterizado para o mysql (banco e aplicação). Reestruturação das SGAS de todos os bancos Oracle. Reestruturação dos parâmetros do Mysql. Reestruturação dos bancos SqlServer. Migração dos aplicativos em bancos SqlServer 2000 para 2008 em ambiente clusterizado em Windows. Responsável pela administração do backup das bases via arcserve. Em andamento a implementação de novo ERP da empresa em oracle. Contato com empresas de host para capacity e migração de bases de dados na nuvem.