Lara Barqueta Bione

Lara Barqueta Bione é bacharel em audiovisual pelo Centro Universitário Senac de São Paulo (2013). Se formou como técnica agroecológica pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA / PE / 2022) e como especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP / PE / 2023). Durante sua estadia em São Paulo, trabalhou em como produtora e técnica de som direto no acervo de artistas imigrantes Visto Permanente. Em Pernambuco, atuou como técnica de som direto no curta metragem de ficção Colômbia, exibido no MixBrasil e em festivais no México, Colômbia, Peru; no documentário O Brega Funk Vai Dominar o Mundo produzido pelo Spotify; e no curta experimental Monumentos Virtuais, ganhador em segundo do lugar de curtas experimental do 21h FestCine. Fez assistência de som direto no curta de ficção Inabitáveil, curta-metragem brasileiro mais premiado em 2020, com 10 prémios. O filme foi exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48 Festival Gramado, onde ganhou os prémios de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Durante dois anos e meio, fez parte do corpo docente do Centro Universitário UNIBRA, ensinando nos cursos superiores de Produção Publicitária e Produção Audiovisual. Também ministrou oficinas de som, vídeo clipes e iniciação ao audiovisual no Cine Arcoverde (PE), Sesc Maceió (AL), Sesc Garanhuns (PE), Usina da Imaginação e Associação de Famílias e Amigos de Bezerros (AFABE / PE). Tem artigos publicados na edição 63 da Revisa Filme Cultura do MINC (2018) e Revista PALAU - Dossiê Sertões da UNESP (2018). Cocriou os podcasts "Mulheres da Serra" (2023) e "Serra Negra Sonora" (atual).

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Direitos Humanos

2018 - 2019

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Audiovisual e Memória: o audiovisual de realizadores/as indígenas como ferramente de luta para a efetivação do Direito à Memória
Orientador: Maria Edvânia Vicente do Santos

Graduação em Audiovisual

2010 - 2013

Centro Universitário Senac
Título: Identidades culturais construídas em "O som ao redor" e "Boa sorte, meu amor"
Orientador: Maurício Reimondo Gonçalves

Curso técnico/profissionalizante em Agroecologia

2021 - 2022

SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa

Formação complementar

2021 - 2021

A nutritividade das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro. (Carga horária: 16h). , Empres Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2019 - 2019

CONFERÊNCIA PRODUÇÃO MUSICAL E DESIGN DE SOM. (Carga horária: 4h). , Oi Futuro, Oi FUTURO, Brasil.

2019 - 2019

Conflitos Políticos através da Imagem Documental - inimigo em quadro. (Carga horária: 12h). , Festival Internacional de Cinema Universitário Pernambucano, MOV, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de Mixagem. (Carga horária: 10h). , Coletivo BoiKOT, BOIKOT, Brasil.

2018 - 2018

O Som do Filme. (Carga horária: 40h). , Alumia Produção e Conteúdo; Phono Audio Post, APC ; PAP, Brasil.

2018 - 2018

Animação Projetada na Cidade. (Carga horária: 15h). , Festival Internacional de Animação de Pernambuco, ANIMAGE, Brasil.

2017 - 2017

Documentário. (Carga horária: 16h). , Mulheres no Audiovisual Pernambuco, MAPE, Brasil.

2016 - 2016

Teoria e Crítica de Arte I. (Carga horária: 30h). , IA - Instituto de Artes UNESP, IA - UNESP, Brasil.

2016 - 2016

História da Arte I. (Carga horária: 30h). , IA - Instituto de Artes UNESP, IA - UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Estética I. (Carga horária: 30h). , IA - Instituto de Artes UNESP, IA - UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Alemão B1. (Carga horária: 48h). , BSI Berlin, BSI, Alemanha.

2014 - 2014

Concepção Sonora. (Carga horária: 8h). , Semana Universitária de Audiovisual, SUA, Brasil.

2011 - 2011

Filme B Americano - Criatividade e Baixo Custo. (Carga horária: 16h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MAPS, Brasil.

2009 - 2009

Do Roteiro à Imagem. (Carga horária: 17h). , Brasil Artecontemporânea, B_ARCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.

Participação em eventos

4ª Conferência Municipal de Cultura de Bezerros. 2023. (Congresso).

IV Seminário de Agroecologia e III Seminário de Educação do Campo do IFPE. 2021. (Seminário).

Mulherio das Letras 2017.Mostra de vídeos ?Visto permanente? Com Lara Bione. 2017. (Encontro).

XXI Encontro Socine. 2017. (Encontro).

SUA - Semana Universitária do Audiovisual. Identidades culturais construídas em "O som ao redor" e "Boa sorte, meu amor". 2014. (Congresso).

V Jornada de Estudos de Cinema e Fotografia. 2014. (Seminário).

16º Encontro Socine. 2012. (Congresso).

GAIA - Festival de Artes Integradas e Meio Ambiente. 2011. (Encontro).

V Congresso de Iniciação Científica. 2010. (Congresso).

XVII Festival de Teatro do Estudante.Bang Bang. 2008. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BIONE, L. B. . História da Eternidade: o gênero e a natureza na idealização do sertão. Palau - Dossiê Sertôes, São Paulo, p. 38 - 40, 01 maio 2018.

  • BIONE, L. B. . REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO EM O SOM AO REDOR E BOA SORTE, MEU AMOR. Filme Cultura, Brasil, p. 88 - 93, 01 jan. 2018.

Outras produções

BIONE, L. B. ; SANTANA, C. ; GODOY, G. D. F. . Serra Negra Sonora. 2022.

BIONE, L. B. . Do Papel à Tela: Oficina de Iniciação Audiovisual. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIONE, L. B. ; NASCIMENTO, E. . Curso Criativo de Vídeo Clipe. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIONE, L. B. . Laboratório Audiovisual para Mulheres Indígenas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIONE, L. B. . 3o Laboratório de Campanhas da Primeira Infância. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIONE, L. B. . Oficina: Captação de Som no Cinema. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BIONE, L. B. . Oficina de Captação de Som no Cinema. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2023

    Audiovisual e Memória: o audiovisual de realizadores/as indígenas como ferramente de luta para a efetivação do Direito à Memória, Descrição: Essa pesquisa é uma argumentação de como o audiovisual feito porrealizadoras e realizadores indígenas fortalecem a luta pelo direito a memóriaancestral. A monografia se inicia com um apanhado teórico ligado a memória,identidade e as normativas do direito que englobam os direitos indígenas e odireito à memoria. Após isso seguiremos para um aprofundamento sobre oaudiovisual indígena e sua ligação com a memória coletiva e a salvaguarda.E no último capítulo é a transcrição da entrevista feita com a realizadoraGraci Guarani.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Barqueta Bione - Coordenador / Maria Edvânia Vicente dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Identidades culturais construídas em "O som ao redor" e "Boa sorte, meu amor", Descrição: O projeto visou analisar o hibridismo cultural como elemento-chave no momento atual do cinema pernambucano. O intuito desta pesquisa foi compreender como os filmes pernambucanos produzidos a partir de 2008 lidam com as culturas em que estão inseridos e como o hibridismo cultural e social se evidenciam neles. A pesquisa investigou algumas relações entre as identidades culturais presentes no estado de Pernambuco com as temáticas presentes nos filmes pernambucanos produzidos a partir de 2008. Para essa análise, dois filmes foram objeto de investigação. Sendo eles: O Som ao Redor (Kleber M. Filho, 2012) e Boa Sorte, Meu Amor (Daniel Aragão, 2013).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lara Barqueta Bione - Coordenador / Maurício Reinaldo Gonçalves - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2011

    Como a mídia digital influenciou o trabalho da diretora Eliane Caffé, Descrição: Esse trabalho pretende estudar a influência do uso da mídia digital nas obras da Eliane Caffé. Para tanto, será focado na série Louco dos Viadutos, principalmente, como esse recurso possibilitou o a transitoriedade entre o gênero ficcional e documental, quais são os aspectos diferencias na relação atores, não-atores e direção e como isso abriu portas na mise-en-scéne da obra. Essa série foi produzida especialmente para o programa Direções III da TV Cultura, com parceria com o SESC TV. Esse programa tem a intenção de promover o debate, a pesquisa e a experimentação de novas linguagens em teledramaturgia, na qual todos os episódios são produzidos em alta definição de som e imagem. O principal foco desse trabalho é a obra Louco dos Viadutos, em que a diretora vem usando equipamentos digitais, conseguindo, dessa maneira, fazer uma série que cria jogos de atuação e roteiro que deixam pra trás o clichê e comum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lara Barqueta Bione - Coordenador / Nanci Barbosa - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Abdalaziz de Moura. , Rua Luciana Felix da Silva, Alpes Suiços, 55645162 - Gravatá, PE - Brasil, Telefone: (81) 995512604, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - 2023

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2020

Centro Universitário Brasileiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Especialista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora nos cursos de Produção Publicitária e Produção Audiovisual

Atividades

  • 08/2018 - 06/2020

    Ensino, Produção Publicitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de vídeo

  • 08/2018 - 06/2020

    Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sonoplastia, Edição de vídeo, Redação audiovisual

2013 - 2013

Centro Universitário Senac

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2024 - Atual

INSTITUTO ABDALAZIZ DE MOURA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comunicadora Social, Carga horária: 30