Leonardo Pereira Bastos
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e mestrado em Engenharia Elétrica (Automação) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). A partir da experiência de mais de 20 anos na liderança de times ágeis de tecnologia, fundou a Persora, um SaaS (Software as a Service) que acompanha o time no dia a dia e entrega como liderar cada um de forma simples e prática.
Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Elétrica
1998 - 2002
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Contribuições à Automação de Estações de Tratamento de Esgoto tipo UASB+BF
, Ano de Obtenção: 2002.Celso José Munaro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Automação; Esgoto; Águas residuais - Purificação - Filtração; Sistemas de controle digital; Controladores programáveis.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação / Especialidade: Instrumentação Eletrônica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
Graduação em Engenharia Elétrica
1993 - 1997
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Multímetro Digital 31/2 Dígitos com Leitura True-RMS
Orientador: José Denti Filho
Formação complementar
2011 - 2011
ISO 9001:2008 - Interpretação e Aplicação Prática. (Carga horária: 8h). , Qualieng Consultoria, QUALIENG, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação de Desempenho, Auditoria de Malhas e Mel. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Instrumentação, Sistemas e Automação - Seção ES, ISA-ES, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Segurança em Plataforma. (Carga horária: 40h). , Sampling Planejamento, SAMPLING, Brasil.
2006 - 2006
Didática para o Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Faculdade do Centro Leste, UCL, Brasil.
2005 - 2005
Proteção de Equipamentos Eletrônicos contra EMI. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Instrumentação, Sistemas e Automação, ISA, Brasil.
2005 - 2005
Configuração de Redes Foundation F e Profibus PA. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Instrumentação, Sistemas e Automação, ISA, Brasil.
2004 - 2004
Detalhamento de Projetos com Protocolos Digitais. (Carga horária: 16h). , Sociedade de Instrumentação, Sistemas e Automação, ISA, Brasil.
2001 - 2001
Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Dispositivos Lógicos Programáveis Microprocessadores e Microcontroladores.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.
Participação em eventos
A1: nova ferramenta de programação dos controladores programáveis em conformidade com IEC61131. 2008. (Outra).
II Workshop Internacional em Telessaúde. 2008. (Seminário).
Unity & Vijeo Designer: ferramentas de alta produtividade para Controlador Programável e Interface H. 2008. (Outra).
Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas.Desenvolvimento de Medidor Ultra-Sônico de Vazão de Biogás e de Concentração de Metano para Projetos de Crédito de Carbono em Suinocultura. 2007. (Outra).
VI Seminário de Instrumentação, Sistemas e Automação - ISA SHOW ES 2007.DESENVOLVIMENTO DE MEDIDOR DE VAZÃO ULTRASÔNICO COM ENFOQUE NA MEDIÇÃO DE VAZÃO DE GÁS. 2007. (Seminário).
Workshop sobre soluções em medição e controle de fluidos. 2007. (Outra).
30 Fórum FINEP de Inovação Tencológica em 2006 da Região Sudeste. 2006. (Outra).
Telexpo 2005. 2005. (Outra).
Vitória Oil & Gas 2005.Ofertante na Rodada de Negócios da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás. 2005. (Outra).
1o Encontro Técnico: Sistemas de Controle Híbridos. 2004. (Encontro).
2o Encontro Técnico: Válvulas de Controle e Posicionadores Inteligentes. 2004. (Encontro).
3o Seminario e Exposição sobre Instrumentação, Sistemas e Automação - ISA Show ES. 2004. (Seminário).
Rio Oil & Gas 2004. 2004. (Outra).
2o Seminário e Exposição sobre Instrumentação, Sistemas e Automação - ISA Show ES. 2003. (Seminário).
Workshop Sistema de Coleta de Dados. 2003. (Outra).
VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Aplicação do MATLAB como suporte à aprendizagem e ao desenvolvimento de novas técnicas de ensino em cursos de Engenharia Elétrica e de Computação. 1997. (Simpósio).
I Seminário de Telecomunicações e Redes. 1996. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Automática. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
ANDREAO, R. V.BASTOS, Leonardo Pereira; SEGATTO, M. E. V.. Aquisição e transmissão sem fio de sinais ECG com uso intermitente de transceptor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
MARTINS, F. N.;BASTOS, Leonardo Pereira; CUNHA, F. L.. Sistema de Segurança Automotivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste.
PEREIRA, A. E. A.;BASTOS, Leonardo Pereira; CUNHA, F. L.. Domótica: Projeto de um sistema de controle de equipamentos via telefone. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste.
FIRME, S. C. M.;BASTOS, Leonardo Pereira. Otimização em manutenção de moldes para lingotamento Contínuo da CST, através de simulação computacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste.
FIRME, S. C. M.;BASTOS, Leonardo Pereira; RAMOS, A. S.. Redes Industriais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste.
MUNARO, Celso José;BASTOS, Leonardo Pereira; GUZZO, Heliomar. Automação de um processo piloto de ponte rolante em um ambiente de sistema de controle híbrido. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
Sistema para automação de aquário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Controle de Emissão de Particulados nos Chutes de Transferência de Pelotas: Uma Proposta de Automatização; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Monitoramento e Controle de Processos com PIC via Internet; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Proposta de Implantação de um Sistema de Partida em Emergências das Bombas de Captação de Água do Mar da ArcelorMittal Tubarão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
DIAGNÓSTICO DE FALHAS E ALARMES EM SISTEMAS SUPERVISÓRIOS E CLPs; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Comparação da utilização de inversor de freqüência e válvulas de controle de vazão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
A UTILIZAÇÃO DE FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL EM UMA RESIDÊNCIA AUTOMATIZADA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
MODERNIZAÇÃO DAS EMPILHADEIRAS DE MINÉRIO DE FERRO EP03, EE01 E EE02; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Automação do teste de carga de locomotivas da oficina de locomotivas do Complexo de Tuabrão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Estudo do controle de semáforos semi-atuados pelo tráfego; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Iluminação residencial controlada por microcontrolador; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Automação de estações compactas de tratamento de água; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Desenvolvimento de uma placa microprocessada para utilização em aplicações embutidas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Metodologia de implementação de aplicativos de tempo-real para Windows PC; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Automação de casa de vegetação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Sistema de detecção de vazamento em rede de distribuição de gás natural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Estudo de Tecnologias de Medição e Suspensão Remota do Fornecimento de Energia Elétrica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Projeto de um Governador Automatizado para Motores Diesel de Locomotivas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Aquisição de dados para o mapeamento das bobinas nos pátios de armazenamento e despacho da CST; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Desenvolvimento de um sistema microcontrolado para dispositivo de religamento de fabricação ENGRO modelo VAR(E); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Implantação do sistema digital de controle distribuído dos regeneradores do alto forno 1 da CST; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Otimização do sistema de transporte de bobinas do laminador de tiras à quente da CST; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Projeto para automação do sistema de polimento dos rolos abaixadores das bobinadeiras 1 e 2 do laminador de tiras a quente da CST; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Implantação de um sistema de trackiamento no resfriador do condicionamento da placas da CST; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Desenvolvimento de sistema microprocessado para aplicações de tempo-real; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica)) - Faculdade do Centro Leste; Orientador: Leonardo Pereira Bastos;
Produções bibliográficas
-
GROSMAN, C. A. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; SOUZA, A. A. V. ; OTAVIANO, R. A. ; ARRUDA, M. P. ; LUZ JUNIOR, Alamir ; MOURA, J P . Diagnóstico de Falhas e Alarmes em Sistemas Supervisórios e CLPs. Mecatrônica Atual, Brasil, p. 16 - 25, 01 dez. 2009.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; CALEGARIO, J. F. ; SILVA, V. . Desenvolvimento de um sistemas microcontrolado para dispositivo de religamento. Saber Eletrônica, São Paulo, p. 8 - 18, 01 dez. 2005.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; ANDREAO, R. V. ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi ; PASSOS FILHO, U S ; MORAES, G S . Transmissão de Sinais Vitais para Serviços Móveis de Urgência. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010, Porto de Galinhas. Anais do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; ANDREAO, R. V. ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi ; PASSOS FILHO, U S ; MORAES, G S . Projeto STELA: Sistema de Telemetria para Ambulâncias. In: IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, 2009, Belo Horizonte. IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, 2009.
-
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. . Desenvolvimento de Medidor de Vazão Ultra-sônico com Enfoque na Medição de Vazão de Gás. In: VI Seminário de Instrumentação, Sistemas e Automação - ISA SHOW ES 2007, 2007, Vitória. Anais do VI ISA SHOW ES, 2007.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi ; CUADROS, Marco Antonio de Souza Leite ; NASCIMENTO FILHO, Osmar Assis . Sistema de monitoramento de redes de distribuição de média tensão via telefonia celular. In: VII INDUSCON, 2006, Recife. Anais do VII Induscon, 2006.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; GONÇALVES, Ricardo Franci ; PEGORETTI, J. M. ; VALENTIM, E. C. . Uma solução economicamente viável para automação de pequenas estações de tratamento de esgoto sanitário. In: 22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville - SC. Anais eletrônicos do 22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Análise e Projeto de Sistemas de Automação para Estações Compactas de Tratamento de Esgoto Sanitário Compostas de Reator Anaeróbio Seguido de Biofiltros Aerados Submersos. In: II Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2002, São Paulo. Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2002.
-
MUNARO, Celso José ; AMARAL, Paulo Faria Santos ; BASTOS, Leonardo Pereira ; COSTA, Wagner Teixeira ; ALVES, Rafael Lacerda . Contribuições ao uso de telefonia celular para a supervisão remota de processos. In: Congresso de Aplicações Industriais (INDUSCON), 2002, Salvador. Anais eletrônicos do INDUSCON, 2002.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; MUNARO, Celso José ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Desenvolvimento de um sistema automatizado para realização de estudos de respirometria anaeróbia. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. Anais Eletrônicos do VI SIBESA, 2002.
-
MUNARO, Celso José ; GONÇALVES, Ricardo Franci ; BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; AMARAL, Paulo Faria Santos ; COSTA, Wagner Teixeira da . Operação quase automática de uma estação compacta de tratamento de esgoto sanitário associando reator UASB e biofiltros aerados submersos. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. Anais Eletrônicos do VI SIBESA, 2002.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira ; ALVES, Rafael Lacerda ; GONÇALVES, Ricardo Franci ; WANKE, Renate . Supervisão remota via telefonia celular de estações remotas de tratamento de esgoto sanitário associando reator UASB e biofiltros aerados submersos. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. Anais Eletrônicos do VI SIBESA, 2002.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira . Sistema de automação de baixo custo para estações compactas de tratamento de esgoto sanitário. In: 21 Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21 Congresso da ABES, 2001.
-
MUNARO, Celso José ; AMARAL, Paulo Faria Santos ; BASTOS, Leonardo Pereira ; COSTA, Wagner Teixeira da ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi . Sistema de medição microprocessado para estações compactas de tratamento de esgoto sanitário. In: 21 Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21 Congresso da ABES, 2001.
-
MUNARO, Celso José ; AMARAL, Paulo Faria Santos ; BASTOS, Leonardo Pereira . Sistema microprocessado de baixo custo para múltiplas medições em processos de tratamento de efluentes. In: II Simpósio Nacional de Controle e Automação, 2001, Salvador. Anais do II SNCA, 2001.
-
MUNARO, Celso José ; BASTOS, Leonardo Pereira . Aplicação do Matlab como suporte à aprendizagem e ao desenvolvimento de novas técnicas de ensino em cursos de Engenharia Elétrica e de Computação. In: VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1997, São José dos Campos. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1997. p. 845-847.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; MUNARO, Celso José ; RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. . Desenvolvimento de Medidor Ultra-Sônico de Vazão de Biogás e de Concentração de Metano para Projetos de Crédito de Carbono em Suinocultura. In: Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, 2007, Serra - ES. Anais da Feira INternacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, 2007.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; GROSMAN, C. A. ; ARRUDA, M. P. ; LUZ JUNIOR, Alamir ; SOUZA, A. A. V. ; OTAVIANO, R. A. . Diagnóstico de Falhas e Alarmes em Sistemas Supervisórios e CLPs. In: VII Seminário de Instrumentação, Sistemas, Elétrica e Automação, 2008, Vitória. Anais do VII Seminário de Instrumentação, Sistemas, Elétrica e Automação, 2008.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; GROSMAN, C. A. ; ARRUDA, M. P. ; LUZ JUNIOR, Alamir ; OTAVIANO, R. A. ; SOUZA, A. A. V. . Diagnóstico de Falhas e Alarmes em Sistemas Supervisórios e CLPs. In: XII Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2008, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2008.
-
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; MUNARO, Celso José ; RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. . Desenvolvimento de medidor ultra-sônico de vazão de biogás e de concentração de metano para projetos de crédito de carbono. In: XII Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2008, São Paulo. Anais do XII Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação, 2008.
Outras produções
BASTOS, Leonardo Pereira ; NASCIMENTO, M. ; SILVA, L. P. ; SCHNEIDER, F.B.A. ; FERNANDES, H. G. C. . Consultoria a Ambsolution para mudança de mindset do time. 2019.
BASTOS, Leonardo Pereira ; NASCIMENTO, M. ; SILVA, L. P. ; FERNANDES, H. G. C. ; SCHNEIDER, F.B.A. . Consultoria de mudança de mindset na Beta Rede. 2019.
BASTOS, Leonardo Pereira ; NASCIMENTO, M. ; SILVA, L. P. ; SCHNEIDER, F.B.A. ; FERNANDES, H. G. C. . Suporte para inovação na Lumiar Health Builders Equipamentos Hospitalares Ltda.. 2018.
BASTOS, Leonardo Pereira . Participação na 2a fase do convênio entre UFES e PETROBRAS para estudo de novas tecnologias de medição de vazão. 2009.
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira . Participação na 1a fase do convênio entre UFES e PETROBRAS para estudo de medidores de vazão de gás ultra-sônicos para uso industrial. 2004.
BASTOS, Leonardo Pereira . FlowMeterDiag - Software de Diagnóstico de Medidores de Vazão de Gás de Flare. 2009.
BASTOS, Leonardo Pereira ; SCHNEIDER, F.B.A. ; FERNANDES, H. G. C. ; SILVA, L. P. ; NASCIMENTO, M. . Ventilador mecânico pulmonar para homecare Sattus. 2020.
BASTOS, Leonardo Pereira . Aspirador de fluidos Onyx. 2018.
SCHNEIDER, F.B.A. ; FERNANDES, H. G. C. ; SILVA, L. P. ; NASCIMENTO, M. ; BASTOS, Leonardo Pereira . Ventilador mecânico para veterinária Airvet. 2018.
BASTOS, Leonardo Pereira . Manômetro digital para baixa pressão. 2017.
BASTOS, Leonardo Pereira . Monitor de ventilação. 2017.
BASTOS, Leonardo Pereira ; ANDREAO, R. V. ; SEGATTO, M. E. V. . Stela 2.0. 2016.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Bancada didática de medição de vazão. 2008.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Medidor ultra-sônico de vazão em dutos fechados para utilização com biogás gerado a partir de dejetos suínos. 2007.
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira . Equipamento de medição de condutividade, com 16 sondas de medição por módulo e capacidade para utilização de até 6 módulos, com armazenamento de dados e interface para computador. 2007.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Equipamento de avaliação de atividade aeróbia para análise de lama de perfuração de poços de petróleo. 2005.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; MUNARO, Celso José ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi ; NASCIMENTO FILHO, Osmar Assis . Sistema de supervisão e controle remoto em redes rurais de 15kV utilizando telefonia celular. 2004.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Medidor de vazão em dutos fechados por ultrassom. 2004.
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira . Equipamento automatizado de teste de absorção de lodo. 2003.
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira . Desmagnetizador para correntógrafo. 2003.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Equipamento de avaliação de atividade anaeróbia para análise de lodo. 2002.
MUNARO, Celso José ; AMARAL, Paulo Faria Santos ; BASTOS, Leonardo Pereira ; VIVACQUA, Rafael Peixoto Derenzi ; COSTA, Wagner Teixeira da . Sistema de medição ultra-sônica de vazão para ETEs compactas do tipo UASB+BF com transmissão de dados por telefonia celular. 2002.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo ; MUNARO, Celso José ; AMARAL, Paulo Faria Santos . Equipamento de medição e armazenamento em memória de pH, vazão por ultra-som em canal aberto e temperatura. 2002.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Medidor de temperatura para ETEs compactas do tipo UASB+BF. 2002.
RAMOS, Rodrigo ; BASTOS, Leonardo Pereira . Medidor de condutividade para estudos de escoamento, com medição simultânea em até 8 pontos e interface para computador. 2000.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Projeto executivo da automação da ETA de Barra do Riacho para o SAAE Aracruz-ES. 2005.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Projeto executivo do sistema de automação da flotação da ETA Carapina - CESAN. 2004.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Automação da ETE compacta tipo UASB+BF da ABB-LUMUS, em Duque de Caxias?RJ. 2003.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Projeto executivo da automação da ETE compacta tipo UASB+BF de Luzerna-SC. 2003.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Projeto executivo da automação da ETE compacta tipo UASB+BF do bairro Conquista, em Vitória-ES. 2003.
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Programação, configuração e manutenção de estações meteorológicas. 2002.
RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; CONCEIÇÃO, R. C. . Treinamento T6 relativo ao Convênio "Desenvolvimento de Procedimentos para Calibração de Medidores de Vazão de Gás por Ultrassom Modelo FGM 130 FASE II". 2010. .
RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; CONCEIÇÃO, R. C. . Treinamento T5 relativo ao Convênio "Desenvolvimento de Procedimentos para Calibração de Medidores de Vazão de Gás por Ultrassom Modelo FGM 130 FASE II". 2009. .
RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; CONCEIÇÃO, R. C. . Treinamento T2 relativo ao Convênio "Desenvolvimento de Procedimentos para Calibração de Medidores de Vazão de Gás por Ultrassom Modelo FGM 130 FASE II". 2009. .
RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; CONCEIÇÃO, R. C. . Treinamento T3 relativo ao Convênio "Desenvolvimento de Procedimentos para Calibração de Medidores de Vazão de Gás por Ultrassom Modelo FGM 130 FASE II". 2009. .
RAMOS, R. ; MATTOS, M. C. ; BASTOS, Leonardo Pereira ; CONCEIÇÃO, R. C. . Treinamento T4 relativo ao Convênio "Desenvolvimento de Procedimentos para Calibração de Medidores de Vazão de Gás por Ultrassom Modelo FGM 130 FASE II". 2009. .
BASTOS, Leonardo Pereira . Desenvolvimento do sistema de instrumentação e aquisição de dados do medidor de vazão para líquidos tipo "Ball Prover" para água fria. 2009. (Desenvolvimento tecnológico).
BASTOS, Leonardo Pereira ; RAMOS, Rodrigo . Transformando Conhecimento em Inovação. 2007. (Palestra).
Prêmios
2008
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica) da UCL.
2006
Patrono, Formandos do Curso de Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica) da UCL.
2004
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica) da UCL.
1997
Melhor performance dentre os formandos 97/2 de Engenharia Elétrica na UFES, CREA/ES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Persora Tecnologia Ltda.. , Rua Amélia da Cunha Ornelas, Bento Ferreira, 29050620 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 999507035, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Persora Tecnologia Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio-Administrador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2022
i9lab Laboratório de Inovação Tecnológica Ltda.Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio-administrador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2000
Direção e administração, i9lab.Cargo ou função, Sócio-administrador.
-
06/2000
Serviços técnicos especializados , i9lab.Serviço realizado, Desenvolvimento tecnológico.
2016 - 2018
Vent-Logos Sistemas Lógicos Ltda.Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de equipe terceirizada do i9lab, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação da equipe de 8 engenheiros do i9lab nas seguintes atividades:
- Suporte à produção;
- Suporte na qualidade
- Suporte ao comercial
- Implementação de CRM
- Início da implementação do ERP
- Elaboração do Planejamento Estratégico
- Início da capacitação para exportação
- Viabilização de estudos científicos
- Desenvolvimento de material comercial (site, vídeos, redes sociais) e técnico-científico (artigos, white papers)
- Elaboração de projetos para captação de recurso junto a fontes de fomento
- Elaboração e apresentação de Plano de Negócio/Sumário Executivo/Pitch para captação de investidores de risco
- Organização de eventos
2009 - 2016
ToSolve Soluções de Engenharia Ltda.Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio-administrador, Carga horária: 22
Atividades
-
04/2009 - 12/2016
Direção e administração, 2Solve.Cargo ou função, Sócio-administrador.
-
04/2009 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , 2Solve.Serviço realizado, Engenharia.
2000 - 2001
CDI Automação LTDAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
06/2000 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Cdi Automação Ltda.Serviço realizado, Implantação do Sistema SCADA no Centro de Operação do Sistema da Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.
-
06/2000 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Cdi Automação Ltda.Serviço realizado, Programação de Unidades Terminais Remotas para Automação de Subestações da Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.
2001 - 2008
Faculdade do Centro LesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2001
Ensino, Engenharia de Automação e Controle (Mecatrônica), Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Digitais II, Sistemas Digitais I, Informática Aplicada II, Informática Aplicada I, Sistemas Digitais, Eletrônica
-
06/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.Linhas de pesquisa
-
07/2005 - 09/2005
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletrônica Digital
-
11/2003 - 12/2003
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletrônica Aplicada II
2002 - 2002
Centro Federal de Educação TecnológicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2002 - 06/2002
Ensino, Automação Industrial, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Microprocessadores
1996 - 1997
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Atividades
-
07/1997 - 12/1997
Estágios , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.Estágio realizado, Administração dos Laboratórios de Computação e Controle e Instrumentação da Engenharia Elétrica.
-
01/1996 - 06/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.Atividade realizada, Auxílio na Instalação e Manutenção do Laboratório de Engenharia Elétrica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Pereira Bastos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?