Carmem Lúcia Rodrigues

Professora-adjunta no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), MG. Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - seu segundo doutorado; realizou estágio de pós-doutoramento em Ambiente e Sociedade também pela UNICAMP (2008); possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001); mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Extensão Rural pela Universidade de Flensburg na Alemanha (1993) e graduação em agronomia pela Universidade de São Paulo (1987). Iniciou suas pesquisas de campo no Rajastão (Índia) e consolidou sua experiência etnográfica ao investigar nos últimos vinte anos em comunidades tradicionais situadas no litoral paulista, sobretudo no Vale do Ribeira. Trabalha na área de Antropologia, principalmente com os seguintes temas: relações entre sociedade e natureza; conflitos territoriais; territorialidade e lugar; povos tradicionais; caiçaras e quilombolas; festejos populares e rituais; reconhecimento de direitos e acesso à justiça; antropologia e direitos humanos, direitos culturais. É pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) do Departamento de Antropologia na Universidade de São Paulo. É sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2009 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: O Lugar do Fandango Caiçara: natureza e cultura de povos tradicionais, direitos comunais e travessia ritual no Vale do Ribeira (SP)
Carlos Rodrigues Brandão. Palavras-chave: fandango caiçara; povos tradicionais no Vale do Ribeira; direitos comunais; rituais e performance.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

1995 - 2001

Universidade de São Paulo
Título: Limites do Consenso: territórios polissêmicos na Mata Atlântica
Antonio Carlos Robert Moraes. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: territórios de povos e comunidades tradicionais; conflitos territoriais; conservação da mata atlântica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ambiente & Sociedade. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Mestrado em Appropriate Rural Technology and Extension Skills

1991 - 1993

Universidade de Flensburg
Título: The Potential Role of Agroflorestry in the Semi-Arid: participatory management experiences from Northeast-Brazil and Eastern-Rajasthan in índia.,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Wielfried Probst
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comunidades tradicionais e manejo dos recursos nat; etnoconhecimento e sistemas agroflorestais; participação social na recuperação florestal.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia Agronômica

1983 - 1987

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2006 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia e Direitos Humanos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia dos rituais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congreso Internacional de Antropología AIBR, Encuentros, Diálogos y Relatos desde los Sures. IV Congreso Internacional de Antropología AIBR, Encuentros, Diálogos y Relatos desde los Sures. 2018. (Congresso).

V Encontro Nacional de Antropologia do Direito.coordenadora do GT8 "Festejos, Rituais e a salvaguarda dos Direitos Culturais". 2017. (Encontro).

II Encontro Brasil-Peru: a produção de imaginários e relações de poder.Participação, organização política e comunidades tradicionais: caiçaras e quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2015. (Seminário).

Semana Acadêmica da Gestão Ambiental - UFRRJ/ITR.Mesa Redonda: Natureza X Economia. 2015. (Encontro).

29a Reunião Brasileira de Antropologia. Natal: ABA/UFRN. As ?leis dos outros? e a fala do direito no Vale do Ribeira (SP). 2014. (Congresso).

III ENCONTRO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DO DIREITO.Rituais populares, conflitos territoriais e processos de reconhecimento. 2013. (Encontro).

28a Reunião da Associação Brasileira de Antropoologia."O lugar do fandango: patrimônio cultural e travessia ritual ao território caiçara". 2012. (Encontro).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul (IX RAM). Processos de territorialização e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. 2011. (Congresso).

III Semana de Educação Ambiental -SEMEA na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade. 2010. (Seminário).

II Jornada Jurídica "O Direito e a Sociedade Contemporânea: Consumo, Meio Ambiente e Diversidade".Direitos étnicos e culturais em terras tradicionalmente ocupadas: estudos de caso em áreas ambientalmente protegidas no Brasil. 2010. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre Conhecimentos Tradicionais na Pan-Amazônica.membro de GT. 2010. (Simpósio).

V Encontro Nacional da ANPPAS (Associação Nacional de Ppos Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade)esquisa e.A Educação Ambiental como Perspectiva para a Formação Crítico-reflexiva de gestores ambientais: contribuições para o debate. 2010. (Encontro).

33º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).Participação de populações tradicionais mo ordenamento territorial de áreas protegidas: três estudos de caso na Mata Atlântica. 2009. (Encontro).

IV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).ABORDAGEM PARTICIPATIVA E ARRANJOS INSTITUCIONAIS VOLTADOS AO ORDENAMENTO TERRITORIAL NA MATA ATLâNTICA. 2008. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Aborização Urbana. Educação Ambiental e Arborização Urbana. 2008. (Congresso).

Fórum sobre Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal na Paisagem e Propriedade Rural.Participação Social na Restauração Florestal. 2007. (Encontro).

II Encontro sobre Percepção e Conservação Ambiental.Percepção Ambiental e a Construção do Plano Diretor Socioambiental participativo do campus "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo em Piracicaba, SP. 2007. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Participação social na Conservação da Biodiversidade em Áreas Protegidas da Mata Atlântica. 2007. (Congresso).

Workshop Internacional "Dinâmica Populacional e Mudança Ambiental na Amazônia Brasileira". 2007. (Seminário).

V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

Workshop: Recuperação Florestal: um olhar social.Aplicabilidade da Abordagem Participativa em Projetos de Recuperação Florestal. 2006. (Outra).

XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2005. (Congresso).

Seminário sobre Educação Ambiental no Meio Rural (participação como palestrante).Seminário sobre Educação Ambiental no Meio Rural (participação como palestrante). 2004. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Geografia Agrária.I Simpósio Internacional de Geografia Agrária realizado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo de 5 a 7 de novembro (como palestrante).. 2003. (Simpósio).

III Simpósio de Etnobotânica e Etnoecologia.III Simpósio de Etnobotânica e Etnoecologia organizado pela Sociedade Brasileira de Etnoecologia e ESALQ/USP em Piracicaba, SP, de 13 a 19 de junho (como responsável por mini-curso sobre métodos participativos em parceria com Prof. Dr. Marcos Sorrentino);. 2000. (Simpósio).

Seminário Alternativas de Manejo Sustentável dos Recursos Naturais no Vale do Ribeira - Mata Atlântica.Seminário Alternativas de Manejo Sustentável dos Recursos Naturais no Vale do Ribeira - Mata Atlântica realizado na Ilha Comprida, SP, entre 15 a 19 de junho (com apresentação de painel);. 1999. (Seminário).

Encontro Nacional dos Geógrafos promovido pela Associação dos Geógrafos Brasileiros) no período de 5 a 11 de julho em Vitória da Conquista, BA (com apresentação de trabalho)..Populações Tradicionais e os planos de manejo participativos em unidades de conservação na Mata Atlântica. 1998. (Encontro).

Mesa Redonda sobre: Leituras Geográficas do Meio Ambiente.Mesa Redonda Leituras Geográficas do Meio Ambiente no Depto. de Geografia da FFLCH/USP no dia 14 de outubro (como palestrante);. 1997. (Outra).

I Seminário sobre Universidade, Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais.I Seminário sobre Universidade, Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais - Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão da ESALQ/USP, Campus de Piracicaba, SP (como palestrante).. 1995. (Seminário).

Seminário sobre Aspectos Jurídicos e Legais Relacionados ao Meio Ambiente. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Víctor Alan Ríos Gálvez

Ciro Abbud Righi;RODRIGUES, C.L.; Marcos Silveira Bernardes. Avaliação dos sistemas de cultivos tradicionais de três etnias indígenas: Asháninka, Shipibo Conibo e Cashibo Cacataibo, localizadas ao longo dos rios Purus, Ucayali e Aguaytía, região Ucayali, Peru". 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Milani Rodrigues

Magro, Teresa Cristina;RODRIGUES, C.L.; SILVA, E. J. V.. Efetividade de manejo da Reserva Extrativista Ilha do Tumba em Cananéia/SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Recursos florestais) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: Marcelo Correa Alves

SPAROVEK, G.;RODRIGUES, C.L.; MANTOVANI, W.. A percepção ambiental de produtores rurais assentados no Estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Márcia Celestino Macedo

SORRENTINO, Marcos;RODRIGUES, C.L.. Educação Ambiental em Empresas do Setor Florestal no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Maria Henriqueta Andrade Raymundo

SORRENTINO, Marcos;RODRIGUES, C.L.. Educação Ambiental na Serra do Itapety - mogi das Cruzes (SP) : Construindo uma Agenda 21 Local.. 2002. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Lucimar Magalhães Albuquerque

BRANDAO, C. R.; LIMA, S. C.;RODRIGUES, C.L.; BARBOSA, T.; Maristela Correa Borges. Doroty e Dércio marques: Geógrafos das Canções. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gricelda Lily Gutierrex Alvarez

Magro, Teresa Cristina;RODRIGUES, C.L.; MOLINA, S. M. G.; Adams, C.; Bovendorp, R. S.. O Petar e os modos de vida dos moradores do Bairro Ribeirão dos Camargos. 2016. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício de Alcântara Marinho

FURLAN, S. A.;RODRIGUES, C.L.. Territorialidade e governança em áreas protegidas: o caso da comunidade do Marujá no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia, SP). 2014. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filofofia Letras e Ciências Humanas da Usp.

Aluno: Ângela Fagna Gomes de Souza

BRANDAO, C. R.;RODRIGUES, C.L.; SANTOS, R.J.; CHELOTTI, M. C.; CUNHA, M. G. C.. Ser, estar, permanecer: vínculos territoriais das gentes que povoam as margens e ilhas do rio são Francisco. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jaqueline Magalhães Alves

Botelho, S.A.;RODRIGUES, C.L.. Água e Conservação Ambiental: uso, cuidado e conhecimento na microbacia do ribeirão Santa Cruz. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Douglas de Souza Pimentel

Magro, Teresa Cristina;RODRIGUES, C.L.. Os "parques de papel" e o papel dos parques. 2008. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: Wanderlei de Oliveira

RODRIGUES, A. B.;RODRIGUES, C.L.. Turismo Indígena no estado de Goiás: a experiência dos índios Kraho. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia Humana) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denize Genuina da Silva Adrião

BRANDAO, C. R.;RODRIGUES, C.L.. Pescadores de Sonhos: um olhar acerca da mudança nas relações de trabalho e na organização entre as famílias dos pescadores diante do turismo balnear em salinópolis - PA. 2003. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ylzes de Andrade Teixeira

Siepierski, C.T.;RODRIGUES, C.L.; DANAGA, A.. Repensando as emoções: Uma análise das contribuições de David Le Breton e António Damásio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Allisson Vieira Gonçalves

Siepierski, C.T.;RODRIGUES, C.L.; CRETTON, V.. Tim Ingold e a integração dos modelos socioculturais e biológicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alfenas.

MARIANO, A. L. S.;RODRIGUES, C.L.; SANTOS, E. R. S.; VASCONCELOS, R. N.; RODRIGUES, T. C.. Educação e Relações Étnico-Raciais. 2017. Universidade Federal de Alfenas.

POGGIANI,F.;RODRIGUES, C.L.; NOLASCO, A.. Conselho do Curso de Engenharia Florestal (CoC)-i da ESALQ-USP. 2007. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neusa Maria Mendes de Gusmão

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; GODOI, Emilia Pietrefesa;GUSMÃO, N. M. M.. Territórios de Povos e ComunidadesTradicionais: processos de territorialização, cultura e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP.

Sueli Angelo Furlan

ANGELO FURLAN, S.; BRANDAO, C. R.; SADER, R. T.; MORAES, A. C. R.. Limites do Consendo: territórios polissêmicos na Mata Atlântica e a Gestão Ambiental. 2001. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Departamento de Geografia - FFLCH - USP.

MARGARIDA MARIA MOURA

MOURA, M. M.. Limites do consenso. Territórios polissêmicos na mata atlântica e gestão ambiental participativa. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; Comerford, J. C.; BRANDAO, C. R.; PASTORE, A. L.; VELDEN, F. F. V.. O lugar do fandango caiçara: natureza e cultura de povos tradicionais, direitos comunais e travessia ritual no Vale do Ribeira (SP). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Lúcia da Costa Ferreira

FERREIRA, Lúcia da Costa; SADER, Maria Regina Cunha de Tokledo; FURLAN, Sueli Angelo; BRANDÃO, Carlos Roidrigues. Limites do Concenso: Territórios Polissêmicos na Mata Atlântica e a Gestão Ambiental participativa. 2001. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Universidade de São Paulo Procam.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jaider dos Santos Costa

Artes marciais e Direito Penal: relação entre os valores dos praticantes e a tipicidade das condutas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Paulo Cesar de Souza Filho

?Dimensões Humanas e Técnicas da Restauração de Matas Ciliares: um Estudo de Caso da Microbacia do Rio Avecuia, Porto Feliz ? SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Caroline de Oliveira Silva

Levantamento e Caracterização dos Quintais Agroflorestais nas Comunidades Três Unidos, Nova Canaã do Cuieiras, Nova Canaã do Aruaú e São Sebastião, localizadas no Baixo Rio Negro, Novo Airão ? AM; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Ana Cristina Bertalot

Os quintais agroflorestais e a demanda por recursos florestais do Assentamento Monte Alegre, Araraquara (S; P; ); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Ana Paula Capello Rezende

Avaliação do Projeto Pisca Mambembe; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Campus ?Luiz de; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Juliana Hernandes Antunes

estágio supervisionado; 2006; Orientação de outra natureza; (engenharia agronomica) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Campus ?Luiz de; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Thiago Hector Kanashiro Uehara

estágiosupervisionado; 2006; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Mariah Izar Franceschini

Projeto "Há um Rio em Minha Vida"; 2006; Orientação de outra natureza; (ciências biológicas) - Universidade de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Campus ?Luiz de; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Paula Lopes de Araujo

estágio supervisionado; 2006; Orientação de outra natureza; (Gestão Ambiental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Joyce Brandao

estágio supervisionado; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

João Portella Sobral

estágio supervisionado; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Caroline de Oliveira Silva

estágio supervisionado; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Carmem Lúcia Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Robert Moraes

Limites do Consenso: Territórios Polissêmicos na Mata Atlântica e a Gestão Ambiental Participativa; 2001; Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Carlos Robert Moraes;

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

Fandango e Cultura Popular no Litoral Sul de São Paulo; 2013; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Rodrigues Brandão;

Lúcia da Costa Ferreira

2008; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Lúcia da Costa Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, C.L. . ONGs Ambientalistas em Busca de uma Sociedade Sustentável no Brasil - Limites e Possibilidades. Geousp , São paulo, p. 56-65, 1997.

  • RODRIGUES, C.L. . Entre o canal de Arapiraca e as águas do mar aberto: representações sociais da territorialidade caiçara na Ilha do Cardoso. In: Carlos Rodrigues Brandão;Angela Fagna Gomes de Souza. (Org.). O viver em Ilhas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 47-64.

  • RODRIGUES, C.L. ; QUEDA, O. ; MARTINS, R. B. . ?Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica?. In: Ferrante, V.L; Lorenzo, H.C.; Ribeiro, M.L.. (Org.). Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional, Ed. Uniara, 2008. (ISBN 978-85-7650-122-0). 1a.ed.Rio de Janeiro: Uniara, 2008, v. 1, p. -356.

  • RODRIGUES, C.L. ; Meira, M.L.R. ; Souza, A.M. ; Oliveira, R.E. . Desafios e Estratégias para Promover a Participação Social na Recuperação Florestal. In: São Paulo (Estado) - Secretaria do Meio Ambiente - Fundação Florestal. (Org.). Recuperação Florestal: um olhar social. 21ed.São Paulo: CETESB, 2008, v. 1, p. 5-127.

  • RODRIGUES, C.L. . Desafios em Torno da Participação de Populações Tradicionais na Conservação da Mata Atlântica. In: Oliveira, Ariovaldo Umbelino; Marques, Marta Inez Medeiros. (Org.). O Campo no Século XXI: territórios de vida, de luta e de construção da justiça social. 1ed.São Paulo: Paz e Terra /Casa Amarela, 2004, v. 1, p. 181-2002.

  • RODRIGUES, C.L. . Na safra do Turismo. In: Adyr A. B. Rodrigues. (Org.). Ecoturismo no Brasil:Possibilidades e Limites. 1ed.São Paulo: Contexto, 2003, v. 1, p. 89-99.

  • RODRIGUES, C.L. . Conflitos territoriais e Gestão Participativa. In: Rojas J.R.. (Org.). Diez experiências de cogestiónentre Municipalidades, Áreas Protegidas y Sociedad Civil em América Latina. 1ed.Granada: UIM, 2002, v. 1, p. 149-163.

  • RODRIGUES, C.L. . A Cultura Caiçara e Turismo no Bairro do Marujá, Ilha do Cardoso. In: Antonio Carlos Diegues; Virgílio Viana. (Org.). Comunidades Tradicionais e Manejo dos Recursos Tradicionais na Mata Atlântica. São Paulo: NUPAUB, 2000, v. , p. -.

  • RODRIGUES, C.L. ; VIEZZER, M. ; MOREIRA, T. . Somos todos sujeitos e não objetos - Enfoque de Educação Popular e Gênero. In: Rachel Trabjer; Manzochi. (Org.). Avaliando a Educação Ambiental no Brasil:Materiais Impressos. São paulo: Gaia, 1996, v. , p. 121-152.

  • RODRIGUES, C.L. . A lei dos outros e a fala do direito no Vale do Ribeira (SP). In: 29a Reunião Brasileira de Antropologia. Natal: ABA/UFRN, 2014, Natal RN. Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia. Natal: ABA/UFRN, 2014. v. 1. p. 1-18.

  • RODRIGUES, C.L. . Rituais populares, conflitos territoriais e processos de reconhecimento. In: III ENADIR - III Encontro Nacional de Antropologia do Direito, 2013, São Paulo. III ENADIR - III Encontro Nacional de Antropologia do Direito, 2013.

  • RODRIGUES, C.L. . O lugar do fandango: patrimônio cultural e travessia ritual ao território caiçara. In: 28a. Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), 2012, São Paulo capital. Desafios Antropológicos contemporâneos, 2012.

  • RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Processos de territorialização e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul, 'Culturas, Encontros e Desigualdades', 2011, Curitiba / PR. IX Reunião de Antropologia do Mercosul, "Culturas, Encontros e Desigualdades", 2011.

  • RODRIGUES, C.L. . A educação ambiental como perspectiva para a formação crítico-reflexiva de gestores ambientais: contribuições (teórico-metodológicas) para o debate. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ENANPPAS), 2010, Florianópolis. V ENANPPAS, 2010.

  • RODRIGUES, C.L. . Abordagem Participativa e Arranjos Institucionais Voltados à Conservação na Mata Atlântica. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2008, Brasília. IV Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2008.

  • RODRIGUES, C.L. . Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica. In: Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Economia e Extensão Rural (SOBER), 2005, Ribeirão Preto. Rodrigues, Carmem Lúcia; Queda, Oriovaldo; Martins, Roberto Bretzel. Participação dos proprietários rurais na restauração da mata ciliar: uma proposta metodológica. Ribeirão Preto, Sociedade Brasileira de Economia e Extensão Rural (SOBER), 2005. 1 CD-Rom., 2005. v. 1.

  • RODRIGUES, C.L. ; SANSON, F. . Populações tradicionais e os planos de Manejo Participativos em Unidades de Conservação na Mata Atlântica. In: Encontro Brasileiro dos Geógrafos, 1998, Vitória da Conquista. Anais do Encontro Brasileiro dos Geógrafos. Vitória da Conquista, 1998.

  • RODRIGUES, C.L. . Participação de populações tradicionais no ordenamento territorial de áreas protegidas: três estudos de caso na Mata Atlântica. In: 33o. Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu. 33o. Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

  • RODRIGUES, C.L. . Participação social na gestão territorial de unidades de conservação na Mata Atlântica do Brasil: o caso exemplar do Conselho Gestor do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP, Brasil). In: II Congresso Latinoamericano de Parques nacionales y outras areas protegidas, 2007, Bariloche. II Congresso Latinoamericano de Parques Nacionales y otras áreas protegidas, 2007.

  • RODRIGUES, C.L. . Direitos Humanos: história e desafios contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, C.L. ; DANIEL, C. . Participação, Organização Política e Comunidades Tradicionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Processos de territorialização e articulação identitária em comunidades caiçaras na Mata Atlântica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, C.L. . Participação de populações tradicionais no ordenamento territorial de áreas protegidas: três estudos de caso na Mata Atlântica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RODRIGUES, C.L. ; FERREIRA DA SILVA, A.L. . Planos de Utilização das RESEX e RDS no mosaico de Jacupiranga, SP. 2010.

RODRIGUES, C.L. ; Oliveira, R.E. . Estratégias Participativas de Extensão florestal e alternativas de uso sustentável de florestas.. 2008.

RODRIGUES, C.L. . Projeto Verde Avecuia. 2002.

RODRIGUES, C.L. . Avaliação de resultados e Impactos do trabalho de intervenção de duas ONGs que desenvolvem projetos voltados à agricultura familiar no Nordeste. 1996.

RODRIGUES, C.L. . Avaliando a Educação Ambiental no Brasil: materiais impressos. 1995.

RODRIGUES, C.L. . Programa de Educação Ambiental PROCAV em áreas de canalização de córregos na periferia da cidade de São Paulo. 1996.

RODRIGUES, C.L. . Programa de Educação Ambiental para a empresa Eucatex Florestal. 1996.

RODRIGUES, C.L. . Analyses of the dinamics and factores of the people's participation in the Wasteland Developmen t Programme. 1992.

RODRIGUES, C.L. . Participação Social e Negociação em projetos de Educação Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RODRIGUES, C.L. ; SORRENTINO, Marcos . Metodologias Participativas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, C.L. ; QUEDA, O. ; MARTINS, R. B. . Projeto Verde-Avecuia. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2012

    O lugar do fandango caiçara, Descrição: Projeto de doutorado concluído no DA do IFCH-Unicamp.Ao propor uma discussão teórica inspirada em estudos sobre rituais, este trabalho apresenta uma Etnografia do Fandango Caiçara em que foram analisados dados de uma pesquisa de campo realizada no Vale do Ribeira (SP). Interessou-me discutir o presente significado de manifestações populares que haviam sido consideradas extintas, mas que, paradoxalmente, ressurgem com vitalidade surpreendente nos últimos anos em vários lugares do Brasil e do mundo. Este é também o caso do Fandango Caiçara, que além de animar festas familiares e encontros comunitários, tem sido celebrado em espetáculos de cultura popular em importantes centros urbanos. O Fandango evocar, na atualidade, um possível movimento de passagem de uma situação para outra, de uma condição a outra, que além do reviver das coisas boas do "tempo dos antigos", possibilita a criação ou a travessia para um mundo melhor, de acordo com a perspectiva daquelas pessoas. Faz alusão, de tal modo, à reelaboração constante dessa expressão cultural, bem como à subjacente rearticulação da identidade coletiva caiçara.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2008

    Participação Social na proteção de áreas protegidas na Mata Atlântica, Descrição: Pesquisa desenvolvida no estágio de pós-doutoramento no NEPAM da UNICAMP. Propos uma reflexão acerca da abordagem participativa em experiências de criação, planejamento e gestão ambiental de áreas protegidas em curso no Brasil, e procura realizar uma análise dos arranjos institucionais envolvidos em tais processos coletivos. Analisa, em especial, a atuação dos Conselhos Gestores em três unidades de conservação de proteção integral na Mata Atlântica, na região litorânea do Estado deSão Paulo - o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, o Núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una (no Mosaico da Juréia). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Carmem Lúcia Rodrigues - Coordenador / Ferreira, Lúcia da Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1998 - 2001

    Limites do Consenso: territórios polissêmicos na Mata Atlântica e gestão ambiental participativa, Descrição: Pesquisa de doutorado em Geografia Humana desenvolvida no departamento de Geografia Humana na FFLCH-USP. Síntese: A crescente ampliação da participação cidadã no gerenciamento ambiental e no ordenamento territorial instigou a reflexão sobre quais seriam os principais atores e onde se deveria iniciar o planejamento das intervenções. O ?lugar? (Tuan, 1983) seria uma dimensão privilegiada, por representar a esfera da convivência cotidiana dos principais sujeitos atingidos pela crise ambiental. Neste estudo se discutiu o porquê de se considerar o lugar um espaço prioritário de debate e de gestação de propostas alternativas ao modelo convencional de conservação de áreas protegidas no Brasil ? modelo este que ainda vê a presença de povos tradicionais nas áreas como uma ameaça à sustentabilidade ecológica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carmem Lúcia Rodrigues - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Humanas e Letras. , Rua Gabriel Monteiro da Silva - de 640/641 a 1098/1099, Centro, 37130001 - Alfenas, MG - Brasil, Telefone: (35) 32991286

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2016

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, .,Cargo ou função, Presidente do NDE de Ciências Sociais - Bacharelado.

    • 08/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e Natureza, Multiculturalismos, reconhecimento e direito à diferença

    • 08/2016

      Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

    • 08/2016

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Habilidades, Comunicação e Humanidades em Medicina: Ciências sociais aplicadas à saúde, Habilidades, comunicação e humanidades em Medicina I: Tópicos em Antropologia

    • 06/2016

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Letras, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do grupo de estudos "Cultura Popular no Sul de Minas".

  • 2010 - 2016

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor-adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Três Rios, .,Cargo ou função, membro suplente da Coordenação do Curso de Gestão Ambiental.

    • 03/2012

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica, Cultura, Identidade e Direito, Diversidade Humana e Novos Direito no Brasil

    • 05/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Três Rios, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental, Sociedade e Natureza

    • 02/2013 - 12/2014

      Extensão universitária , Instituto Três Rios, .,Atividade de extensão realizada, Consumo Responsável no município de Três Rios (RJ): análise comparativa entre dois bairros.

  • 2014 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: pesquisadora associada ao NADIR - FFLCH, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Pesquisadora-associada ao Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) do Departamento de Antropologia da FFLCH. Participa das reuniões periódicas e está em vias de elaboração de uma proposta de estágio de pós-doutoramento sob supervisão da profa. Dra. Ana Lúcia Pastore Schrizmeyer.

  • 2004 - 2008

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora-doutora (susbstituta), Carga horária: 24

    Atividades

    • 08/2004 - 07/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2004 - 07/2008

      Extensão universitária , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Atividade de extensão realizada, Orientação do Projeto ?Há um Rio Em Minha Vida?.

    • 08/2004 - 07/2008

      Extensão universitária , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Atividade de extensão realizada, Orientação do Projeto Rede CEAS (Centros de Educação Ambiental).

    • 08/2004 - 07/2008

      Extensão universitária , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Laboratório de Educação e Política Ambiental.

    • 02/2004 - 07/2008

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LCF-0662 Projetos de Educação Ambiental, LCF 0622 Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental, LCF 0270 Educação Ambiental

    • 04/2006 - 04/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro titular do Conselho do Curso de Engenharia Florestal (CoC)-i.

    • 02/2007 - 02/2008

      Extensão universitária , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Atividade de extensão realizada, Membro titular da Câmara Técnica de EA Comitê de Bacias Hidrográficas PCJ.

    • 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Gestor do Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus ?Luiz de Queiroz?.

  • 2010 - 2013

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Membro do LATA (Lab.Territoria, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 8

  • 2009 - 2013

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: doutoranda/pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Desenvole a pesquisa de doutorado sob orientação do professor Carlos Rodrigues Brandão. Linha de Pesquisa " Territorialidades e Processos Sociais" do DA.

  • 2004 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: pesquisadora

    Outras informações:
    Membro da linha de pesquisa "Mudanças Sociais, Conflitos e Biodiversidade" do CNPq coordenada por Lúcia da Costa Ferreira (NEPAM/UNICAMP).

    Atividades

    • 03/2009 - 07/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 2002 - 2005

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor-adjunto, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Contratada como professora efetiva no Centro Universitário SENAC no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no Campus de Águas de São Pedro, responsável pelas seguintes disciplinas: - Educação Ambiental I (80 horas): 7 turmas semestrais, sendo que em 2 semestres como professora convidada e 5 semestres como Prof. Adjunto; - Educação Ambiental II (40 horas): 5 turmas semestrais como Prof. Adjunto; - Prática Profissional II (metodologias participativas de gestão ambiental)(80 horas): 2 turmas semestrais como prof. Adjunto. No SENAC orientou 7 alunos em trabalhos de conclusão de curso (TCCs).

  • 2007 - 2009

    Associação Ecoar Florestal

    Vínculo: assessora de projeto, Enquadramento Funcional: assessora

    Outras informações:
    Orientação e assessoria ao Projeto "Muda Avecuia" (FNMA/MMA), que deu continuidade o Projeto "Verde Avecuia" no município de Porto Feliz (SP). Em função da crise hídrica, já anunciada no início de 2001, o Projeto promoveu articulações de pessoas e instituições locais em torno de responsabilidades e compromissos para melhoria da qualidade ambiental da microbacia do ribeirão Avecuia que abastece o município. Houve apoio à formação do Conselho Gestor da APA do Avecuia, grupo de formado por produtores e proprietários rurais, técnicos do poder público, professores e cidadãos que se uniram em torno do Projeto "Verde Avecuia" (2002-2004) para compartilhar idéias e propor atividades práticas para a melhoria do manancial.

  • 2002 - 2004

    Associação Ecoar Florestal

    Vínculo: consultora e assessora técnica, Enquadramento Funcional: coordenadora de campo em projeto, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Coordenadora de campo do "Projeto Verde-Avecuia" pela Associação Ecoar Florestal no município de Porto Feliz (SP), financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). Em função da crise hídrica já anunciada no início de 2000, o Projeto promoveu articulações de pessoas e instituições locais em torno de responsabilidades e compromissos para melhoria da qualidade ambiental da microbacia do ribeirão Avecuia que abastece o município.

  • 2005 - 2010

    Instituto Ecoar Para a Cidadania

    Vínculo: colaboradora eventual, Enquadramento Funcional: membro do conselho

  • 1996 - 1997

    Instituto Ecoar Para a Cidadania

    Vínculo: membro da equipe de educadores, Enquadramento Funcional: coordenadora de equipe, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Coordenadora da equipe-piloto dos bairros localizados na periferia de São Paulo, na zona Leste e Norte da cidade, no âmbito do Programa de Educação Ambiental inserido no "Programa de Canalização de Córregos, Implantação de Vias e Recuperação Ambiental e Social de Fundos de Vale" (PROCAV).

  • 1995 - 1996

    Instituto Ecoar Para a Cidadania

    Vínculo: membro de equipe de consultore, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Integrante da equipe de consultores do "Projeto Avaliando a Educação Ambiental: materiais impressos" coordenado pelo Instituto Ecoar para a Cidadania com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

  • 2008 - 2010

    Instituto Casa da Floresta

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: coordenadora de projeto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenadora Técnica do Plano de Utilização das seguintes unidades de conservação de uso sustentável do Mosaico de Jacupiranga no Vale do Ribeira administradas pela Fundação Florestal (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP): RESEX Ilha do Tumba, RESEX Taquari, RDS Itapanhapima, RDS Lavras, RDS Quilombos de barra do Turvo, RDS Pinheirinhos e RDS Barreiro-Anhemas.

  • 1988 - 1990

    Centro de Pesquisa e Assessoria

    Vínculo: engenheira-agrônoma, Enquadramento Funcional: técnica do Centro de Tecnologias Alternativas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Integrante da equipe técnica do Centro de Tecnologias Alternativas, situado no município de Quixeramobim, no sertão-central cearense. Desenvolveu atividades voltadas a promover a sustentabilidade da agricultura familiar e conduziu pesquisas e experimentações a respeito de sistemas de produção agroecológica adaptados à realidade de comunidades no semi-árido brasileiro onde se buscava integrar o saber tradicional/etnoecológico ao conhecimento técnico-científico na solução de problemas ecológicos causados pela agricultura convencional. Também participou como ministrante em vários módulos do Programa de Formação em agroecologia destinados a agricultores familiares do estado do Ceará.