Haroldo da Silva Santana
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1989), especialização em medicina de família e comunidade (2005) pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), mestrado em Saúde da Comunidade (2009) e doutorado em Clínica Médica (2017) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente e coordenador do Internato em Atenção Básica e do Internato em Saúde Coletiva da Universidade de Franca (UNIFRAN). É docente do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). É Médico de Família e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família, além de Coordenador da Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Ipuã. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde da Família e Saúde Mental.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde
2014 - 2017
Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP
Título: Estado nutricional, estresse oxidativo e inflamatório de pacientes com neoplasia maligna da confluência biliopancreática antes da ressecção tumoral e após quimioterapia
Selma Freire Carvalho da Cunha. Palavras-chave: Câncer pancreático; Câncer da ampola de Vater; Quimioterapia; Citocinas inflamatórias; Estresse oxidativo.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Nutrologia.
Mestrado em Ciências Médicas
2009 - 2009
Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USP
Título: Avaliação da Prática Médica sob a Perspectiva da População Adscrita ao PSF Rural de Sacramento/MG, Ano de Obtenção: 2009
Antônio Ruffino Netto.
Especialização em andamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência
2019 - Atual
Especialização em Gestão de Programas de Residências em Saúde no SUS
2017 - 2017
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: Avaliando o Programa de Residência Médica de Franca/SP
Especialização em Nutrologia
2010 - 2010
Associação Brasileira de Nutrologia
Título: Perfil Nutricional de Idosos adscritos ao PSF II de Itirapuã
Especialização em Medicina de Família e Comunidade
2005 - 2005
Graduação em Medicina
1982 - 1989
Universidade Federal do Pará
Título: Esquistossomose em Belém do Pará
Orientador: Heitor Vieira Dourado
Formação complementar
2019 - 2019
Procedimentos em Atenção Primária. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM. (Carga horária: 10h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em Preceptoria de Residência Médica. (Carga horária: 100h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2016 - 2016
EURACT Nível 1. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, SBMFC, Brasil.
2016 - 2016
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA TRATAMENTO DO TABAGISMO NO SUS -. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, SES-SP, Brasil.
2010 - 2010
III Curso de Atual. em Psicopatologia para Equipes. (Carga horária: 14h). , Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HCFMUSP, Brasil.
2001 - 2001
Formação Multiplicadores na Atenção à Hipertensão. (Carga horária: 8h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES, Brasil.
1998 - 1998
Gestão pela Qualidade Total na Saúde. (Carga horária: 42h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES, Brasil.
1997 - 1997
Planejamento e Administração de Ações em DST/AIDS. (Carga horária: 40h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES, Brasil.
1996 - 1996
Animais Peçonhentos. (Carga horária: 8h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES, Brasil.
1996 - 1996
Planejamento Familiar. (Carga horária: 40h). , Fundação Pró-Natureza, FUNATURA, Brasil.
1993 - 1993
Poliquimioterapia em Hanseníase. (Carga horária: 52h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Social/Especialidade: Saúde da Familia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina Social/Especialidade: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Gestão e Planejamento.
Organização de eventos
SANTANA, Haroldo da Silva . I Seminário de Tuberculose. 1998. (Outro).
Participação em eventos
XIV Congresso de Iniciação Científica. O acesso e acolhimento na UBS Santa Terezinha em Franca. 2020. (Congresso).
14 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2017. (Congresso).
IV Jornada em Saúde da Família de Ribeirão Preto. 2017. (Seminário).
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2011. (Congresso).
Simpósio de Atenção Primária e Saúde da Família. 2007. (Simpósio).
8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. 2006. (Congresso).
III Seminário O Trabalho em Debate: Retratos do Trabalho no Brasil.III Seminário O Trabalho em Debate: Retratos do Trabalho no Brasil. 2006. (Seminário).
30 Congresso Interamericano de Psicologia. 30 Congresso Interamericano de Psicologia. 2005. (Congresso).
III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. 2005. (Congresso).
VI Congresso Nacional da Rede UNIDA. 2005. (Congresso).
6 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 6 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 6 Congresso Medicina Familiar, Região Conesul. 2004. (Congresso).
Seminário Nacional HumanizaSUS. 2004. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2004. (Congresso).
3o. Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 3o. Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2003. (Congresso).
Seminário de Saneamento e Saúde de Sacramento. 2003. (Seminário).
V Seminário Regional de Saúde da Família. 2003. (Seminário).
II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública - II COMESP. II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública - II COMESP. 2002. (Congresso).
IV Seminário de Avaliação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.IV Seminário de Avaliação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 2002. (Seminário).
XXVII Encontro Mineiro de Ginecologistas e Obstetras.XXVII Encontro Mineiro de Ginecologistas e Obstetras. 2002. (Encontro).
Oficina de Prevenção da Mortalidade Materna.Prevenção da Mortalidade Materna. 2001. (Oficina).
I Congresso Mineiro de Epidemiologia. I Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública - COMESP. 2000. (Congresso).
I Congresssso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública - COMESP.Epidemiologia da Mortalidade Infantil. 2000. (Oficina).
I Seminário de Epidemiolgia.I Seminário de Epidemiologia. 1999. (Seminário).
Oficina Diagnóstico e Manejo das Doenças relacionadas ao Trabalho..Diagnóstico e Manejo das Doenças relacionadas ao Trabalho: Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde.. 1999. (Oficina).
I Congresso Mineiro de Saúde da Família. I Congresso Mineiro de Saúde da Família. 1998. (Congresso).
I Seminário de Tuberculose.I Seminário de Tuberculose. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
SANTANA, Haroldo da Silva. III Mostra de Práticas do PIESF. 2017. Universidade de Franca.
Orientou
Avaliação da mortalidade de idosos em Ipuã SP de 2004 a 2014 usando o DATASUS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade de Franca; (Orientador);
Morbidade hospitalar de idosos de 2002 a 2012 em Ipuã/ SP a partir do DATASUS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade de Franca; (Orientador);
Perfil clínico-metabólico de diabéticos de Restinga SP; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade de Franca; (Orientador);
O acesso e acolhimento numa UBS Franca; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Franca, Centro Universitário de Franca; Orientador: Haroldo da Silva Santana;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; SANTANA, Haroldo da Silva ; ROCHA, I. H. ; MAGNABOSCO, P. ; FIGUEIREDO, M. A. C. . Determinantes sócio-históricos do cuidado na Estratégia Saúde da Família: a perspectiva de usuários da área rural. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 24, p. 901-913, 2015.
-
ALBUQUERQUE, Walter Alvim de ; MENEZES, Simone dos Santos ; SANTANA, Haroldo da Silva . Análise do perfil das mães dos nascidos vivos em Carbonita, Minas, Gerais no ano de 1999, pelo estudo dos dados do 'SINASC'. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , Recife, v. 1, n.2, p. 137-144, 2001.
-
Carvalho, TL ; SANTANA, Haroldo da Silva . O acesso e acolhimento numa UBS Franca. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2020, Franca. Investigações Clínicas para a saúde. Franca: Uni-FACEF, 2020. v. 10.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; FELIPE, E.A. ; OLIVEIRA, E.M. ; REIS, S.A. . Vivência Rural. In: 30° Congreso Interamericano de Psicología, 2005, Buenos Aires. Abstracts of the 30° Congreso Interamericano de Psicología, 2005. v. 1.
-
Moreti, MP ; SANTANA, Haroldo da Silva ; Ravagnani, BB ; Santos, VCC . O papel dos estudantes de medicina na promoção de discussão de assuntos políticos e sociais.. In: 55o. Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2017, Porto Alegre. 55o Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2017.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; Andrade, Laiz Rodrigues ; Faria, Marcos J. ; Gontijo, Filipe S. ; Silveira, Naina L. ; Dutra, Laura F. . PREVALENCE OF PERIPHERAL NEUROPATHY IN DIABETIC IN PRIMARY HEALTH CARE. In: 21st Wonca World Congress, 2016, Rio de Janeiro. 21st World Conference of Family Doctors, 2016. v. 1. p. 53677.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; Gontijo, Filipe S. ; Faleiros, Kelly C. ; Andrade, Laiz Rodrigues ; Dutra, Laura F. ; Paula, Lívia M. ; Faria, Marcos J. ; Silveira, Naina L. ; Ares, Vinícius C. . ASSESSMENT OF CLINICAL-METABOLIC CONDITIONS OF TYPE-2 DIABETES PATIENTS IN RESTINGA-SP. In: 21st Wonca Congress, 2016, Rio de janiero. 21st World Congress of Family Doctors, 2016. p. 53677.
-
Andrade, Laiz Rodrigues ; Gontijo, Filipe S. ; Faria, Marcos J. ; SANTANA, Haroldo da Silva . Avaliação do estado clínico dos pacientes diabéticos do Programa de Saúde da Família (PSF) City Petrópolis. In: III Jornada de Medicina, 2016, Franca, São Paulo, Brasil. III Jornada de Medicina, 2016.
-
NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa ; SANTANA, Haroldo da Silva . Compreensão da prática médica na perspectiva dos usuários do PSF Sacramento/MG. In: 11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2011, Brasília, DF. Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca, 2011.
-
NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa ; SANTANA, Haroldo da Silva . Perfil nutricional dos idosos da Estratégia Saúde da Família II de Itirapuã/SP. In: 11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2011, Brasília, DF. Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca, 2011.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa . Perfil dos pacientes acompanhados pelo HIPERDIA em Itirapuã/SP. In: 11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2011, Brasília, DF. Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca., 2011.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa . A Estratégia Saúde da Família como facilitadora do Controle Social. In: 11 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2011, Brasília, DF. Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca, 2011.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa . Avaliação nutricional, capacidade funcional e polifarmácia segundo status socioeconômico em idoso de Itirapuã/SP. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo, SP. Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde, 2011.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa . Acne e transtorno psiquiátrico menor em escolares em Itirapuã/SP. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo, SP. Epidemiologia e Políticas Publicas de Saúde, 2011.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa ; SILVA, Maria Alice de Souza ; SANTANA, Águida de Castro ; SILVA, Gislene M ; GARCIA, Marco A ; GARCIA, Flávia ; CARVALHO, Érica . Subjetividade e obesidade. In: VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, São Paulo, 2009.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa ; FALEIROS, Fernanda Bego ; SILVA, Maria Alice de Souza . A construção coletiva da vigilância nutricional em Itirapuã/SP. In: IX Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2008, Fortaleza, 2008.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; NASCIMENTO, Marilia Augusta Sousa ; SILVA, Maria Alice de Souza ; FALEIROS, Fernanda Bego . Vigilância nutricional e Saúde da Família em Itirapuã/SP. In: IV Simpósio de Atenção Primária e Saúde da Família de Ribeirão Preto/SP, 2007, Ribeirão Preto, 2007.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; LEMES, Ana Cláudia ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Trabalhadores da Cana: trabalho e saúde no contexto da migração. In: 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2006, São Paulo, 2006.
-
OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; SANTANA, Haroldo da Silva ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Caracterização das famílias pela equipe do PSF. In: 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2006, São Paulo. 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2006. v. Único. p. 3-355.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Novas Tecnologias no trabalho das equipes de PSF. In: 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2006, São Paulo, 2006.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Vivência Rural: conhecendo as condições de vida e trabalho da população rural. In: 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2006, São Paulo, 2006.
-
FELIPE, Elisangela Aparecida ; SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; REIS, Samira Alessandra . Avaliação da Atenção ao Pré-natal a partir de informações do SINASC. In: 8 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 2 Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária, 2006, São Paulo, 2006.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Agenda da Saúde e Equipe do PSF Rural. In: III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2005, Belo Horizonte, 2005.
-
LIBÓRIO, Paula Pereira ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; SANTANA, Haroldo da Silva ; REIS, Samira Alessandra ; PASSOS, Izabel Christina Friche . Vivência Rural: desconfigurando os lugares do Saber. In: XIII Encontro Nacional da Assoaciação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte, 2005.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; REIS, Samira Alessandra . 30 Congresso Interamericano de Psicologia. In: 30o. Congresso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. Vivência Rural, 2005.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; SALGE, Maíla Freitas . Diagnóstico de Saúde baseado nos Sistemas de Informação e Agenda de Trabalho da Equipe de Saúde da Família. In: III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2005, Belo Horizonte, 2005.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de . SINAN como instrumento de monitorização participativa. In: III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2005, Belo Horizonte, 2005.
-
SANTANA, Haroldo da Silva . Vivência Rural. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte, 2005.
-
OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; SANTANA, Haroldo da Silva . Perfil dos Nascidos Vivos e das Mães de Sacramento através da Análise do SINASC 2000/2003. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de . Perfil do atendimento realizado pelas equipes de PSF de Sacramento. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; SANTANA, Haroldo da Silva ; FELIPE, Elisangela Aparecida . Avaliação dos atendimentos anti-rábicos em Sacramento. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida . Perfil do atendimento de homens na rede básica de saúde de Sacramento. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
FELIPE, Elisangela Aparecida ; SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de . Perfil do atendimento de mulheres pela rede básica de saúde de Sacramento. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
SANTANA, Haroldo da Silva . Perfil de saúde baseado no sistema de informação sobre mortalidade: a transição epidemiológica em Sacramento. In: 3 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2003, Santos. 3 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - Perspectivas na prevenção e avanços no tratamento.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção São Paulo, 2003. v. Único. p. 2-67.
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; CARVALHO, Alessandra Oliveira de . Avaliando a atenção à saúde da mulher em Acaiaca/ MG. In: II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002, Belo Horizonte, MG. II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002.
-
CARVALHO, Alessandra Oliveira de ; SANTANA, Haroldo da Silva . Avaliação do serviço de saúde e participação popular em Acaiaca/MG. In: II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2002, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: COOPMED - Editora Médica, 2002. v. 12. p. 1-80.
-
MENEZES, Simone dos Santos ; ALBUQUERQUE, Walter Alvim de ; SANTANA, Haroldo da Silva . Situação nutricional das crianças de 0 - 5 anos de Carbonita/ MG - Alto do Vale do Jequitinhonha. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador - Bahia, 2000.
-
SANTANA, Haroldo da Silva . Avaliação da mortalidade sob jurisdição da DRS-Diamantina/MG de 1986 a 1995. In: I Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública, 2000, Belo Horizonte, MG. I Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. Belo Horizonte, MG: Associação Mineira de Epidemiologia - AMEP, 2000. v. Único. p. 1-86.
-
MENEZES, Simone ; ALBUQUERQUE, Walter Alvim de ; SANTANA, Haroldo da Silva . Avaliação nutricional de crianças de 5 a 9 anos em Carbonita/ MG, Vale do Jequitinhonha, em outubro de 1999. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador - Bahia, 2000.
-
SANTANA, Haroldo da Silva . O Estatuto da criança e do adolescente:direitos e violações numa visão multiprofissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . A importância do processo de Alta Responsável para a continuidade do cuidado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; Gontijo, Filipe S. ; Faria, Marcos J. ; Andrade, Laiz Rodrigues . Avaliação do estado clínico dos pacientes diabéticos do Programa de Saúde da Família (City Petrópolis). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . Atuando como Médico de Família no Brasil: história de uma trajetória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; LEMES, Ana Cláudia . Trabalhadores da Cana: trabalho e saúde no contexto da migração para Conquista/ MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Haroldo da Silva ; OLIVEIRA, Edward Meirelles de ; FELIPE, Elisangela Aparecida ; REIS, Samira Alessandra . Vivência Rural: conhecendo as condições de vida e trabalho da população rural de Sacramento/ MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . A Consolidação da atenção primária - estratégias e perspectivas - formas de avaliação e monitoramento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . Informação local em saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . PSF e Medicina Comunitária e Preventiva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTANA, Haroldo da Silva . I Curso de Formação de Conselheiro da Saúde. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTANA, Haroldo da Silva ; Souza, Pollyana Oliveira ; Peixoto, Edilene ; Machado, Letícia . Fortalecer a Atenção Primária consolidando a Estratégia Saúde da Família. 2015.
SANTANA, Haroldo da Silva . Programa de controle do Tabagismo de Ipuã. 2015.
SANTANA, Haroldo da Silva . Programa de apoio ao paciente obeso na ESF José Florivaldo/ Ipuã. 2015.
SANTANA, Haroldo da Silva . A Consolidação da atenção primária - estratégias e perspectivas - formas de avaliação e monitoramento.. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTANA, Haroldo da Silva . Manual do Internato em Cuidados na Atenção Básica e Gestão I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).
SANTANA, Haroldo da Silva . Oficina 'Diagnóstico e Programação Local'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva ; DAMIAN, P. B. . Programa de Integração do Ensino/Saúde da Família - PIESF. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTANA, Haroldo da Silva ; DAMIAN, P. B. ; PEREIRA, Luis Gustavo . Manual do Internato em Atenção Básica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).
SANTANA, Haroldo da Silva . Saúde na Cohab. 2016. (Editoração/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva ; CARVALHO, Selma Freire Cunha . Avaliação de marcadores nutricionais, do estresse oxidativo e inflamatório em portadores de câncer de pâncreas com icterícia obstrutiva submetidos à cirurgia de derivação biliar prévia à ressecção tumoral.. 2016. (Relatório de pesquisa).
SANTANA, Haroldo da Silva . Diagnóstico e programação local. 2016. (Oficina).
SANTANA, Haroldo da Silva . Oficina 'Atenção programada em Saúde'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva . Oficina 'Abordagem familiar'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva . Oficina 'Classificação por grau de risco familiar'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva ; Souza, Pollyana Oliveira ; Peixoto, Edilene ; Silva, Franciene . Saúde Ipuã. 2015. (Editoração/Outra).
SANTANA, Haroldo da Silva . Classificação por grau de risco familiar. 2015. (Oficina).
SANTANA, Haroldo da Silva . Abordagem familiar. 2015. (Oficina).
SANTANA, Haroldo da Silva . Atenção Programada em Saúde. 2015. (Oficina).
SANTANA, Haroldo da Silva ; MAUAD, Mayra ; PERENTE, Milena ; DUTRA, Danielle . Campanha de Hanseníase. 2017 (Fotografia).
RUFFINO NETO, A. ; SANTANA, Haroldo da Silva . A atuação médica junto a comunidade rural e a participação ativa da comunidade. A experiência de Sacramento, MG. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Epilepsia e fatores biopsicossociais na Atenção Primária à Saúde, Descrição: Objetivos: Descrever perfil dos pacientes portadores de epilepsia na Atenção Primária á Saúde. Casuística: trata-se de estudo observacional, transversal e será conduzido com 250 pessoas portadoras de epilepsia já em tratamento medicamentoso. Métodos: será realizada entrevista clínica, escala de adesão medicamentosa (Morisky), de qualidade de vida (QOLIE-30) e APGAR familiar. Também será realizada revisão de prontuário e solicitado eletroencefalograma. A análise estatística será feita com o software estatístico Epi Info? Versão 7.0 para Microsoft Windows. Análises descritivas serão realizadas para caracterizar a amostra do estudo por meio de freqüências absolutas e relativas, média, desvio padrão, valores mínimos, máximos, e mediana. As relações entre as variáveis respostas serão analisadas por meio de análise bivariada. Diferenças entre as variáveis serão consideradas estatisticamente significativas quando p < 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Coordenador / Aluísio Eugênio Cavasini - Integrante / Mariana de Toledo Silva - Integrante / Sílvio Antônio Gomes dos Santos Filho - Integrante / Eduardo César Silva Araújo - Integrante.
-
2015 - 2017
Estado nutricional, estresse oxidativo e inflamatório de pacientes com neoplasia maligna da confluência biliopancreática antes da ressecção tumoral e após quimioterapia, Descrição: O projeto pretende avaliar marcadores nutricionais, do estresse oxidativo e inflamatório em pacientes portadores de neoplasia maligna da confluência biliopancreática submetidos á cirurgia de ressecção tumoral seguida de quimioterapia. Serão realizadas medidas antes da cirurgia e após término do tratamento oncológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Coordenador / Selma Freire Cunha de Carvalho - Integrante.
-
2009 - 2012
Acne e transtorno psiquiátrico menor em escolares em Itirapuã/SP, Descrição: Introdução: a acne é uma inflamação das unidades pilossebáceas de determinada área do corpo que ocorre mais frequentemente na adolescência se apresentando como comedões, papulopústulas, ou nódulos ou cistos. Num total de 57.343 consultas com dermatologistas, a acne apareceu com 14% das consultas - o diagnóstico mais frequente, sendo também o mais frequente entre os menores de 15 anos e os entre 15 a 39 anos de idade além de ser o mais frequente em todas as regiões do Brasil. Há uma tendência à não valorização de tais agravos pelos responsáveis pela definição de políticas de atenção à saúde, devido a sua baixa letalidade e subestimação da morbidade enquanto problema de saúde. Os indivíduos com doença dermatológica, porém percebem sua saúde atingida, sentem-se limitados na execução de suas tarefas diárias e experimentam perda de vitalidade. As doenças dermatológicas são, portanto, limitantes, provocam absenteísmo escolar e no trabalho, e seus portadores estão mais propensos a apresentar depressão, ansiedade e outras queixas somáticas chamadas de distúrbio psiquiátrico menor. Em Itirapuã/SP, há duas equipes de saúde da família e uma das equipes desenvolveu o presente trabalho no bojo do desenvolvimento do projeto "Saúde na Escola". 2. Objetivo: identificar a prevalência e severidade da acne em escolares e relacionar com os transtornos psiquiátricos menores (TPM). 3. Metodologia: os alunos responderam a um questionário fechado, o Questionário de Saúde Geral (QSG-12) de Goldberg, validado no Brasil e usado para identificação de TPM em outras populações e foi realizado exame clínico para avaliar presença e severidade da acne. A acne foi classificada nos graus de I a V e o QSG-12 classificado em presença ou não de transtorno psiquiátrico menor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Coordenador / Marilia Augusta Sousa Nascimento - Integrante.
-
2009 - 2012
Perfil Nutricional dos Idosos Residentes na Área Adscrita da Estratégia Saúde da Família II de Itirapuã/SP, Descrição: Itirapuã é uma cidade onde a sua população está envelhecida, pois possui 12% de pessoas acima de 60 anos de idade. Este estudo tem como objetivo principal estimar a prevalência do risco nutricional/desnutrição em idosos pertencentes à área da Estratégia Saúde da Família-Unidade II no município de Itirapuã/SP. Trata-se de um estudo transversal de base populacional em um tamanho amostral de 143 idosos. Foi apicado o questionário Mini Avaliação Nutricional - MAN. Para o estudo foi utilizado uma amostra de idosos com idade igual ou maior de 60 anos, residentes na cidade de Itirapuã/SP, cadastrados no banco de dados Epi Info correspondentes especificamente ao programa saúde da família unidade II, preenchido e atualizado mensalmente pelos Agentes Comunitários de Saúde. No total são 523 famílias cadastradas e 290 idosos. Deste total de idosos foram excluídos os idosos asilados, acamados, impossibilitados de responder as questões por alguma deficiência. Para calcular o tamanho amostral foi utilizando a fórmula para estimar a prevalência considerando uma população finita (erro absoluto). Depois de calculado o tamanho amostral foi realizado uma estratificação aleatória simples. Para a realização do cálculo levou-se em consideração: "Estimativa inicial de p como sendo igual a 0,07" Nível de confiança de 95% "Erro absoluto tolerável 0,03" A população com 290 integrantes. Dessa forma, o tamanho amostral encontrado foi de n=143. A primeira fase da pesquisa aplicou-se um questionário, para efeito de triagem, questionário contendo 6 questões acerca de : ingestão alimentar, perda de peso, mobilidade, estresse psicológico, problemas neuropsicológicos e IMC. É a parte inicial da MAN. Em seguida, foi feita a avaliação antropométrica conforme itens contidos na MAN, entre eles: peso, altura, circunferência braquial e da panturrilha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Coordenador / Marilia Augusta Sousa Nascimento - Integrante.
-
2006 - 2009
Contribuição à discussão da formação médica a partir do discurso dos usuários do PSF Rural de Sacramento/MG, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa para avaliar o processo de apropriação da prática em saúde pelas famílias das comunidades rurais adscritas ao PSF Rural de Sacramento e sua relação com a formação médica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Integrante / Antonio Ruffino Neto - Coordenador / Edward Meirelles de Oliveira - Integrante / Elisangela Aparecida Felipe - Integrante / Samira Alessandra Reis - Integrante / Marco Antônio de Castro Figueiredo - Integrante / Dario Henrique Teófilo Schezzi - Integrante / Lícia Barcelos de Souza - Integrante / Maria José Bistafa Pereira - Integrante / Sérgio Arthur de Oliveira Campos - Integrante.
-
2004 - 2009
Avaliação de processos de apropriação da prática na ação comunitária, subsidiária à concepção de formação de Agentes de Saúde junto à comunidade., Descrição: Esse projeto vem complementar estudos realizados junto a um Programa voltado a pessoas que vivem com HIV/Aids e busca integrar pesquisa e extensão de serviços à comunidade, inspirado em abordagens psicossociais para a inclusão da perspectiva do usuário no processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Integrante / Edward Meirelles de Oliveira - Integrante / Elisangela Aparecida Felipe - Integrante / Marco Antônio de Castro Figueiredo - Coordenador / Dario Henrique Teófilo Schezzi - Integrante / Lícia Barcelos de Souza - Integrante / Sérgio Arthur de Oliveira Campos - Integrante / Consuelo Ferreira - Integrante / Iara de Moura Engrácia Guiraldi - Integrante / Luciana Nogueira Fioroni - Integrante / Lupércio Luiz de Oliveira - Integrante / Marina Simões Florio Ferreira - Integrante / Rosana Carvalho M. Ferreira - Integrante / Sinval Avelino dos Santos - Integrante / Viviane Milan Pupin - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2005
Vivência Rural, Descrição: Trata-se de um conjunto de trabalhos relacionados à experiência da equipe rural de saúde da família de Sacramento/MG. A experiência da equipe baseia-se na prática de saúde orientada pela defesa da vida, da construção conjunta da saúde entre equipe de PSF e população usuária, de relações horizontalizadas entre trabalhadores de saúde e entre estes e população, a democratização de espaço público e resgate da cidadania. A Vivência Rural propriamente dita é o período em que a equipe permanece na comunidade de 3 a 7 dias, alimentando-se e pernoitando nas casas dos moradores e visitando a pé todas as casas da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Haroldo da Silva Santana - Coordenador / Edward Meirelles de Oliveira - Integrante / Elisangela Aparecida Felipe - Integrante / Samira Alessandra Reis - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Sacramento - Remuneração.
Prêmios
2004
Moção de Louvor, Câmara Municipal de Sacramento.
2004
Humaniza SUS - Prêmio David Capistrano, Ministério da Saúde.
2003
Qualidade em Atenção Báisica, Universidade Federal de Minas Gerais.
1998
Reconhecimento Público, Ministério da Saúde.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Franca, Curso de Medicina. , Avenida Doutor Armando de Salles Oliveira, Parque Universitário, 14404600 - Franca, SP - Brasil, Telefone: (16) 37118919, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
1. Coordenador do Internato do quinto ano em Atenção Básica
2. Coordenador do Internato do sexto ano em gestão e Planejamento em Saúde.
2015 - 2016
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5
Atividades
-
02/2015
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PIESF - Programa Integração Ensino Saúde Família
2015 - Atual
Prefeitura Municipal de IpuãVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Atenção Básica, Carga horária: 20
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de IpuãVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Programa de Saúde da Família
Atividades
-
10/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Negócios da Saúde.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
Centro Universitário de FrancaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Atividades
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Medicina.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
Prefeitura Municipal de FrancaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 20
2013 - 2016
Prefeitura Municipal de RestingaVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
*Participação em Projeto - Intervenção multidisciplinar em grupo de obesos no PSF
*Atendimento Médico em Nutrologia
2007 - 2012
Prefeitura Municipal de ItirapuãVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico
Outras informações:
*Secretário Municipal de Saúde
*Médico da Equipe do Programa de Saúde da Família
2006 - 2009
Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto - USPVínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando
2005 - 2006
Prefeitura Municipal de ConquistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2005 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Prevenção de Mortalidade Infantil e Materna.,Cargo ou função, Presidente Comitê de Prevenção de Mortalidade Infantil e Materna.
2004 - 2009
Faculdade de Filosofía, Ciências e Letras de Ribeirão PretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2002 - 2005
Prefeitura Municipal de SacramentoVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde da Família Rural.,Serviço realizado, Atendimento ambulatorial.
-
02/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde da Família Rural.,Serviço realizado, Atendimento Comunitário.
-
03/2003 - 09/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde da Família Rural.,Cargo ou função, Médico da equipe rural do Programa de Saúde da Família.
1997 - 2001
Prefeitura Municipal de CarbonitaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Programa de Saúde da Família, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Haroldo da Silva Santana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?