Gustavo Garcia da Palma

GUSTAVO GARCIA DA PALMA Nome Artístico: GUSTAVO SOL DRT: 22360/SP Pesquisa a relação entre computação, neurociência, performatividade utilizando as técnicas de Eletroencefalografia (EEG) e Eletrocardiografia (ECG) para coletar dados neurais e estados neurofisiológicos durante a performance como interface cérebro máquina em ambientes poéticos multimídia. Além disso, utiliza-se da técnica Near Infrared Spectroscopy (NIRS) para estudar ativações neurais relacionadas à estados subjetivos e autoimagem durante situações performativas. Pós Doutorando na Universidade Federal do ABC - Pesquisador colaborador no Curso de Neurociência e Cognição, no Núcleo de Neurciência Aplicada, do Centro de Matemática e Estatística, sob a supervisão do Prof. Dr. João Ricardo Sato. Doutor bolsista CAPES (2014, ECA/USP 2013 - 2017), sob orientação do Dr. Luiz Fernando Ramos. Doutorado Sanduíche na Universidade Paul-Valery Montpellier III, em 2016, com curso em Berlim (Alemanha) sobre Dramaturgia Digital com a equipe criadora do software Isadora (Troika Tronix). Além disso fez estágio no Centro de Epilepsia de Zurique (EPI Klinik, Zurich, Suíça, 2016). Ainda em 2016, elaborou residência artística junto com Daniel Romero, artista multimídia e diretor do Laboratório de Artes e Tecnologia no hTh - CND, Montpellier, França. Seu trabalho performático "Objeto Descontínuo" (2013) utiliza um equipamento de EEG como interface cérebro computador para interagir com os elementos multimídia (sons e vídeos) através do sensoriamento neuronal ao vivo. Assuntos que tangem seu processo criativo são as narrativas e memórias autobiográficas e ficcionais associadas à situações de alteração de consciência como procedimentos para uma dramaturgia digital (DDL). Mestre pela PUC/SP, (Orient. Helena Katz, 2008), sua dissertação leva o título de Estados Alterados de Consciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator. Fez Bacharelado em Artes Cênicas na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2000), foi orientado por Eusébio Lobo e Luiz Monteiro Jr. Ator e Performer, atuando também como pesquisador, professor de teatro, diretor e preparador de atores para cinema, teatro e dança. Também ministra as disciplinas de Metodologia Científica e Didática do Ensino Superior em cursos de Pós-Graduação. Atualmente é também Pesquisador Colaborador do Laboratório de Pesquisas em Robótica e Reabilitação Humana (LABORE), do Instituto Federal com parcerias com a Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com a Faculdade de engenharia de São Carlos, USP, com a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) e com a Imperial College London, Londres, UK. Possui trabalhos em Cinema, destacando-se como ator em Instruções Para Matar Maíra (2011), :dose única, (2007), O Pracinha de Odessa (2013 - gravado em Russo) e Popókas (2009 - ganhador do prêmio de melhor ator no Aruanda Fest e também gravado em Russo). Entre outros prêmios de destaque estão o Edital Co Patrocínio em Primeiras Obras, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Secretaria de Cultura de São Paulo, SP, e o Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos - FUNARTE/DF ambos em 2010, pela performance solo "CLAUSURA".

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Alteração de Consciência e o Trabalho do Ator: poéticas do corpo e da voz mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e uma proposta de criação cênica através do sensoriamento cognitivo do ator
Dr. Luiz Fernando Ramos. Coorientador: Dr. Laurent Berger e Dr. Gabriele Sofia: Paul-Valery III, Fr. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: estados de presenças performativas; interface cérebro/máquina EEG; presença cênica, interpretação e trabalho do ator; alteração de consciência e tecnologia; artemídia; narrativas linares e não lineares. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: interface homem/máquina.

Doutorado em Artes Cênicas

2016 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo.
Orientador: Dr. Luiz Fernando Ramos (ECA/USP)
com Coorientador: Dr. Laurent Berger e Dr. Gabriele Sofia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: interface cérebro/máquina EEG; estados de presenças performativas; pesquisa de movimento e linguagem; presença cênica, interpretação e trabalho do ator; alteração de consciência e tecnologia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: interface homem/máquina. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

Mestrado em comunicação e semiótica

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica
Título: Estados Alterados de Consciência em Atemídia: o papel do corpo no trabalho do ator,Ano de Obtenção: 2008
Profa. Dra. Helena Tania Katz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: transe; corpo; Jerzy Grotowski; performance; alteração de consciência e tecnologia; presença cênica, interpretação e trabalho do ator. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas

1996 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Versus Uno
Orientador: Eusébio Lobo da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

AT 3 e AT4. (Carga horária: 150h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

2014 - 2014

Curso sobre o software Pure Data, com Caio Kenji. (Carga horária: 12h). , Oficina Oswald de Andrade, OC, Brasil.

2013 - 2013

Residência Artística - DRIFT - com o grupo Zecora. (Carga horária: 50h). , British Council, Inglaterra.

1998 - 1999

Extensão universitária em univarsidade solidária. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1998 - 1998

Estágio de Adaptação Amazônico - Uni. Solid./98. (Carga horária: 40h). , Exército Brasileiro - Centro de Instrução eGuerra na Selva, CIGS, Brasil.

1998 - 1998

"Coreodramaturgia". (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1998 - 1998

Workshop "Ator, Bailarinoe Intérprete". (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1984 - 1998

Curso Livre de Artes. (Carga horária: 700h). , Escola de Artes Arthur Moreira Chaves, EMC, Brasil.

1994 - 1994

"Interpretação Teatral". (Carga horária: 20h). , Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos Campos de Tatui, CDM/TATUI, Brasil.

1992 - 1992

Metodologia. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos Metodológicos, CEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Cinematográfica, Corporal, Teatral e Performativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Professor.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Preparador de Intérpretes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PALMA, G. G. . Estados Alterados de Consciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalhodo ator. 2010. (Exposição).

PALMA, G. G. . Ciclo de Palestras. 2010. (Outro).

PALMA, G. G. ; RIO VERDE, Centro cultural ; EXPOSTO, CIA. de Teatro Antro . Só Pra Repetentes. 2008. (Outro).

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . Articulações Ocultas. 2004. (Outro).

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. . Projeto Arte Ciência. 2002. (Outro).

PALMA, G. G. ; FREITAS, Cassio Pires. ; Filho, R. S. S. ; FERRO, Ricardo Porto. ; SILVA, Ricardo Saraiva. ; GARRIDO, Eduardo. . 120 Horas de Arte Experimental. 1995. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11 Mostra SENAC de Artes Cenicas.11 Mostra SENAC de Artes Cenicas. 2014. (Outra).

Act Like You Mean It.Act Like You Mean It. 2014. (Outra).

Conferência Fronteiras e Convergências entre Neurociências e Comportamento: Desafios Metodológicos e Teóricos na Geração de Conhecimento. 2014. (Congresso).

Encontros Sobre Performances.Objeto Descontínuo. 2014. (Seminário).

Inovações em Laboratórios com Profa. Leliane Nunes de Barros, Instituto de Matemática e Estatística - ROBOTECA ? Laboratório de ensino de programação e fundamentos de inteligência artificial utilizando kits robóticos educacionais. 2014. (Congresso).

MIT - Mostra Internacional de Teatro 2014. 2014. (Outra).

We Are What We Lost: Catástrofe e Heritage.Objeto Descontínuo. 2014. (Outra).

Arranjos Experimentais Cultura Numérica Audiovisual. 2013. (Seminário).

IV Semana de Estudos Tatrais.Ânima - Desvio Coletivo. 2012. (Outra).

EL LEGADO ARTÍSTICO DE JOSÉ LIMÓN CONMEMORACIÓN POR EL CENTENARIO DE SU NATALICIO Y 25 ANIVERSARIO DEL CENIDI-DANZA JOSÉ LIMÓN. La investigación para la creación coregráfica y el uso de las nuevas tecnologías I. 2008. (Congresso).

Semana do Áudio Visual.O Trabalho do Ator em Narrativas Contemporâneas. 2007. (Oficina).

SUA.A Conversa no Telefone - Performance Interativa seguida de Palestra. 2005. (Outra).

A Arte na Condição Contemporânea. 1997. (Seminário).

IV Simpósio de Literatura de Ribeirão Preto. 1997. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mayra Citali Rojo

ROJO, M. C.;PALMA, G. G.. Itinerário de Carne: una aproximación al cuerpo-imagen. 2008 - Centro Nacional de Investigación, Doc. e Info. de la Danza José Limón.

Aluno: Rafael de Alencar Bougleaux

BOURGLEAUX, R. A.;PALMA, G. G.. O Teatro e a Imagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Centro Universitário Barão de Mauá.

Aluno: Graduandos de Artes cênicas 2006

PALMA, G. G.. O Gato e Uns Quebrados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Centro Universitário Barão de Mauá.

Aluno: Alunos do primeiro ano de graduação - interpretação teatral

PALMA, G. G.. Os Males do Tabaco e Outras Histórias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Centro Universitário Barão de Mauá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lucia Levy Candeias

Candeias, Maria Lucia Levy; Bonfitto, Matteo; Cohen, Renato; Brito, Rubens J S; Fabrini, Verônica. Versus Uno. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Lucia Levy Candeias

Candeias, Maria Lucia Levy; Bonfitto, Matteo; Cohen, Renato; Brito, Rubens J S; Fabrini, Verônica. Versus Uno. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

ELISABETH SILVA LOPES

LOPES, Elisabeth Silva; RAMOS, L. F.. Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Altay Alves Lino de Souza

Lino de Souza, A.A.; LOPES, E. S.; RAMOS, L. F.. Alteração da Consciência e o Trabalho do Ator: poéticas do corpo e da voz mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e uma proposta de criação cênica atráves do sensoriamento cognitivo do ator. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Luiz Fernando Ramos

RAMOS, L. F.; LOPES, E.. Alteração de Cosnciência e o trabalho do ator: poéticas do corpo e da voz mapeadas pela técnica eletroencefalografia (EEG). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

José Simões de Almeida junior

KATZ, H. T.;ALMEIDA JUNIOR, J. S.; Gardin,C.. Estados Alterados de Cosciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator. 2008 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Carlos Gardin

GARDIN, C.; ALMEIDA JUNIOR, J. S.; KATZ, H. T.. Estados Alterados de Consciência em Artemídia: O papel do Corpo no Trabalho do Ator. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosa Maria Hercoles

HERCOLES, Rosa; KATZ, Helena; Gardin, Carlos. Estados Alterados de Consciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo U

Santos; ANÁLISE DE ESTADOS EMOCIONAIS COM APLICAÇÃO À REABILITAÇÃO HUMANA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafael de Alencar Bougleaux

O Teatro e a Imagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Centro Universitário Barão de Mauá; Orientador: Gustavo Garcia da Palma;

Alunos SP Escola de Teatro

Módulo Verde; 2014; Orientação de outra natureza - SP Escola de Teatro; Orientador: Gustavo Garcia da Palma;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Tania Katz

Estados alterados de conciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Comunicação e Semióti) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Tania Katz;

Luiz Fernando Ramos

Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica da Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo; 2017; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Fernando Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PALMA, G. G. . A alteração de consciência e a voz. In: Gustavo Garcia da Palma (Gustavo Sol), Juliana Moraes, Anna Terra, Antônio Januzeli, Laércio Resende, Marcelo Moreschi, Carollina Callegaro, Flávia Scheye, Érica Tessarolo, Isabel Monteiro. (Org.). Sensorimemórias: um processo criativo da Cia. Perdida. 1ed.: , 2012, v. , p. 84-91.

  • SOL, G. ; PALMA, G. G. . Anotações sobre as devidas e sobre os afetos. NOTÍCIAS, http://www.spescoladeteatro.or, 18 mar. 2014.

  • PALMA, G. G. . O Mito da Forte Mulher - Puro Pensamento Grego. Jornal do COC, Ribeirão Preto, p. 12 - 12, 01 ago. 1995.

  • PALMA, G. G. . Movimento Inicial. Jornal do COC, Ribeirão Preto, p. 12 - 12, 01 ago. 1995.

  • PALMA, G. G. . Chopp Looko Veste Brasil. Jornal do COC, Ribeirão Preto, p. 12 - 12, 01 ago. 1995.

  • PALMA, G. G. ; SOL, G. . Estados Alterados de consciência e o trabalho do ator: poéticas do corpo e da voz mapeadas pela técnica de eletroencefalografia e uma proposta de criação cênica através do sensoreamento cognitivo do ator. In: 3º SPA USP PPGAC - Seminário de Pesquisas em Andamento, 2013, SP. Anais do 3º SPA Seminário de Pesquisas em Andamento USP/PPGAC. SP: USP, 2013. p. 83-87.

  • PALMA, G. G. . Estados alterados de conciencia en el trabajo del performer. In: Encuentro Internacional Sobre Investigación de La Danza 2008, 2009, Cidade do México. Encuentro Internacional Sobre Investigación de La Danza 2008, 2008.

  • Gustavo Sol . Objeto Discontinuo - artigo/palestra por video conferência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, P. U. ; AGUIAR, P. M. ; PALMA, G. G. . ?ANÁLISE DE ESTADOS EMOCIONAIS COM APLICAÇÃO À REABILITAÇÃO HUMANA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gustavo Sol . Objeto Descontínuo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gustavo Sol . Teatro e Neurocomputação: aproximações metodológicas e poéticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOL, G. ; PALMA, G. G. . Teatro e Neurocomputação: aproximações metodológicas e poéticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALMA, G. G. ; SOL, G. . Alteração de Consciência e o Trabalho do Ator: poéticas do corpo e da voz mapeadas pela técnica de eletroencefalografia (EEG) e uma proposta de criação cênica através do sensoreamento cognitivo do ator. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALMA, G. G. . Estados Alterados de Consciência em Atemídia: o papel do corpo no trabalho do ator. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALMA, G. G. . Corposintético: uma recusa à consciência como mídia transparente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALMA, G. G. . Estados Alterados de Consciência para o Trabalho do Performer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PALMA, G. G. . O Corpo como Estado de Leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. . A Conversa no Telefone. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALMA, G. G. ; Luis Monteiro Jr. ; Eusébio Lobo ; CARRANCA, G. . Teia Tribo Karutana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALMA, G. G. ; Eusébio Lobo ; Luis Monteiro Jr. ; CARRANCA, G. . Teia Tribo Karutana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PALMA, G. G. ; Luis Monteiro Jr. ; CARRANCA, G. ; Eusébio Lobo . Teia Tribo Karutana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PALMA, G. G. ; MORAES, J. M. R. ; TERRA, A. ; JANUZELLI, A. ; PERDIDA, C. . Alteração de Consciência e a Voz. São Paulo: Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo e Cia. Perdida, 2012 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Gustavo Sol . Interface para Gravação e Reconhecimento de Estados de Presenças Poéticas. 2017.

Gustavo Sol . Ator Virtual. 2015.

PALMA, G. G. ; CABRAL, I. ; VASQUEZ, R. G. ; GAMA, J. ; SALOMAO, M. ; AQUILES, M. . Planejamento Pedagógico - primeiro semestre 2015 - SP Escola de Teatro. 2014.

Gustavo Sol . ETATS DE PRÉSENCE POÉTIQUE : PERFORMANCE, ÉMOTION ET NEUROCOGNITION. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALMA, G. G. . Estrelas sobre o céu do meu berço. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Político Pedagógico).

PALMA, G. G. . Relateorio de Qualificação. 2015. (Relatório de pesquisa).

PALMA, G. G. . Objeto Descontínuo. 2014. (Manutenção de obra artística/Outro).

PALMA, G. G. . Relatório de Atividades de Pesquisa e Bolsa de Doutorado - Capes 2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

PALMA, G. G. . Estados Alterados de Consciência para o Ator. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PALMA, G. G. ; RUIZ, E. . CLAUSURA. 2010. (Manutenção de obra artística/Outro).

PALMA, G. G. . CLAUSURA/CCJ. 2010. (Relatório de pesquisa).

PALMA, G. G. . CLAUSURA/FUNARTE-DF. 2010. (Relatório de pesquisa).

PALMA, G. G. . Alteração de Consciência para o Trabalho do Ator. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. . Chorávamos Terra Ontem A Noite. 2009. (Manutenção de obra artística/Outro).

PALMA, G. G. . Estado Alterados de Consciência para o Trabalho do Intérprete. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. . Estados Alterados de Consciência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. . O Trabalho do Ator em Narrativas Contemporâneas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. . O Trabalho do Ator em Narrativas Contemporâneas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. . O Corpo como Estado de Leitura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PALMA, G. G. . NanoAventura. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. . Oficinas Teia Tribo Karutana. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PALMA, G. G. ; SOL, G. ; MORAES, J. M. R. . Sombrio. 2018. Performática.

PALMA, G. G. ; MORAES, J. M. R. . Claro Escuro. 2015. Performática.

MORAES, J. M. R. ; Gustavo Sol . Desmonte. 2014. Coreográfica.

PALMA, G. G. . Objeto Descontínuo. 2013. Performática.

Gustavo Sol ; MORAES, J. M. R. . DPI - Solo com Juliana Moraes. 2013. Coreográfica.

PERDIDA, C. ; MORAES, J. M. R. ; Gustavo Sol ; SOL, G. . Cia. Perdida: obra sem nome. 2013. Performática.

PALMA, G. G. ; MORAES, J. M. R. ; PERDIDA, C. . Peças Curtas Para Desesquecer. 2012. Coreográfica.

PALMA, G. G. ; GATO, E. ; Cornucópia, Cia. Teatro . InFausto no Meio do Redmoínho. 2012. Teatral.

PALMA, G. G. ; BULHOES, M. ; DENNI, M. ; COLETIVO, D. . Ânima. 2012. Performática.

PALMA, G. G. . Alguém Para Conversar Contigo Quando Anoitecer. 2012. Audiovisual.

PALMA, G. G. ; MORAES, J. M. R. ; JANUZELLI, A. ; TERRA, A. ; PERDIDA, C. . Sensorimemórias. 2011. Coreográfica.

PALMA, G. G. . Foi Assim que Internei Meu Irmão, Meu Amigo, Minha Avó e Meu Tio. 2011. Performática.

PALMA, G. G. . Chorávamos Terra Ontem A Noite. 2010. Teatral.

PALMA, G. G. ; RUIZ, E. . CLAUSURA/CCJ. 2010. Teatral.

PALMA, G. G. ; RUIZ, E. . CLAUSURA/FUNARTE-DF. 2010. Teatral.

PALMA, G. G. ; YONASHIRO, A. F. . O Leite Derramado. 2009. Coreográfica.

PALMA, G. G. . Chorávamos Terra Ontem A Noite. 2009. Teatral.

PALMA, G. G. . Chorávamos Terra Ontem A Noite. 2009. Teatral.

PALMA, G. G. . Carne Moída. 2009. Teatral.

PALMA, G. G. . Chorávamos Terra Ontem A Noite. 2009. Teatral.

Filho, R. S. S. ; NICOLIELO, Priscila. ; PALMA, G. G. ; EXPOSTO, CIA. de Teatro Antro ; GORSKI, G. . Entulho. 2008. Teatral.

PALMA, G. G. ; WERTENBAKER, T. ; MENDES, O. . After Darwin. 2007. Teatral.

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. . Ciau - Grupo Teatro de Janela. 2007. Teatral.

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. ; FREITAS, Cassio Pires. ; YASBECK, S. ; BORTOLOTTO, M. . O Gato e Uns Quebrados. 2006. Teatral.

TCHEKOV, A. ; PALMA, G. G. . Os Males do Fumo e Outras Histórias. 2005. Teatral.

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. . O Quarto do Tempo. 2004. Teatral.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . A Semente. 2004. Teatral.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . Um Grito Parado no Ar. 2004. Teatral.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . O Rinoceronte. 2003. Teatral.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . Vestido de Noiva. 2003. Teatral.

Filho, R. S. S. ; PALMA, G. G. . Sistomas. 2002. Teatral.

PALMA, G. G. ; ZANANDRÉ, Paulo. . Ainda Jovem. 2002. Coreográfica.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . comer@oswald.com. 2002. Teatral.

PALMA, G. G. ; COC. Grupo de Teatro. . Ubirajara - o Senhor da Lança de Duas Pontas. 2001. Teatral.

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. ; Eusébio Lobo . Para Acabar com o Julgamentode Deus. 2001. Teatral.

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. ; Eusébio Lobo ; Luis Monteiro Jr. . Versus Uno. 1999. Teatral.

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. . Karutana. 1999. Teatral.

PALMA, G. G. . Si quinzé é Ansim, Si Num Quinzé, é Ansim Tumém. 1997. Radialística.

PALMA, G. G. ; CARRANCA, G. ; Luis Monteiro Jr. . CORcontemPOS. 1997. Performática.

BUENO, Helena. ; PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. ; BUENO, Élcio. ; COC. Grupo de Teatro. . O Boi Fubá. 1996. Teatral.

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. ; CARRANCA, G. . Karutana - O Ritmo Indígena. 1996. Teatral.

PALMA, G. G. ; FREITAS, Cassio Pires. ; GARRIDO, Eduardo. ; Filho, R. S. S. ; FERRO, Ricardo Porto. ; SILVA, Ricardo Saraiva. . O Anúncio. 1995. Teatral.

PALMA, G. G. ; Filho, R. S. S. ; FERRO, Ricardo Porto. ; CARRANCA, G. . Pretexto pra Catarse. 1995. Teatral.

PALMA, G. G. ; BUENO, Helena. ; BUENO, Élcio. ; COC. Grupo de Teatro. . Gota D'Água. 1994. Teatral.

PALMA, G. G. ; BUENO, Élcio. ; BUENO, Helena. ; COC. Grupo de Teatro. . Auto da Compadecida. 1993. Teatral.

PALMA, G. G. ; BUENO, Élcio. ; BUENO, Helena. ; COC. Grupo de Teatro. . Açúcar Amargo. 1992. Teatral.

PALMA, G. G. ; BUENO, Élcio. ; BUENO, Helena. ; COC. Grupo de Teatro. . Açúcar Amargo. 1992. Composição (estréia).

PALMA, G. G. . A Morte. 1987. Composição (estréia).

PALMA, G. G. ; SOL, G. . O Negócio - Minisérie TV - Canal HBO. 2014 (TV Minisérie).

SOL, G. ; Gustavo Sol . Agora Sim - Minisérie de Comédia - Canal GNT. 2013 (TV).

PALMA, G. G. . Alguém para Conversar Contigo Quando Anoitecer - cinema. 2012 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. ; CARVALHO, P. . Metragem Janelas Abertas - cinema. 2011 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . O Pracinha de Odessa - cinema. 2011 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . Instruções para Matar Maíra - cinema. 2009 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . A Mala - cinema. 2009 (- cinema).

PALMA, G. G. ; STOCKLER, A. . Linha de Fuga - cinema. 2009 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . Vende-se Um Véu de Noiva - novela SBT. 2009 (Telenovela).

PALMA, G. G. ; FERRONATO, D. . Tertúlia - web cinema. 2009 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. ; CARVALHO, P. . Popókas - cinema. 2008 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . Signature - cinema. 2008 (Cinematográfica).

PALMA, G. G. . Nano Aventura - vídeo educativo/institucional. 2008 (Vídeo Institucional).

PALMA, G. G. . A La Carte - cinema. 2007 (cinematográfica).

PALMA, G. G. . : Dose Única - cinema. 2007 (cinematográfica).

PALMA, G. G. . Então - cinema. 1994 (Cinematográfica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Grupo de Estudos - GIDE - Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular, Descrição: Grupo de estudos coordenado por LD Luiz Fernando Ramos, UECA, USP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gustavo Garcia da Palma - Coordenador / Luiz Fernando Ramos - Integrante / Alice nogueira - Integrante / Sofia Boito - Integrante / Nicole Oliveira - Integrante / Anita Bertelli - Integrante / Lígia Souza Oliveira - Integrante / Thiago Luz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Edital de Co Patrocínio em Primeiras Obras - Performance CLAUSURA, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

2010

Edital de Ocupação - Teatro Plínio Marcos, FUNARTE/DF.

2009

Melhor Ator - pelo Filme "Popókas", Aruanda Fest.

2008

"Turma Gustavo Garcia da Palma" Homenagem da turma de formandos 2008 da Faculdade de Artes Cênicas, Centro Universitário Barão de Mauá.

2004

Melhor direção - Categoria Iniciante - "Um Gito Parado no Ar", XI Festevi - Festival de Teatro de Vinhedo/SP.

2004

Melhor Espetáculo - Categoria Iniciante - "Um Gito Parado no Ar", XI Festevi - Festival de Teatro de Vinhedo/SP.

2004

Produção Executiva - Prêmio Especial do Juri - "Um Gito Parado no Ar", XI Festevi - Festival de Teatro de Vinhedo/SP.

2004

Melhor Cenário - "Um Gito Parado no Ar", XI Festevi - Festivel de Teatro de Vinhedo, SP..

1998

Prêmio Kodak para Melhor Relatório de Campo - Universidade Solidária, FAPESP/Kodak.

1996

Melhor Trabalho Geral - Feciarte 1996, Sistema COC de Ensino/Ribeirão Preto/SP.

1996

Melhor Trabalho da Área Humanas, Sistema COC de Ensino/Ribeirão Preto/SP.

1995

Melhor Espetáculo Juri Popular - Assistência de Direção - "O Boi Fubá", XI Festival de Teatro Estudantil de Tatuí, SP..

1995

Melhor Comunicação - Assistência de Direção - "O Boi Fubá"., XI Festival de Teatro Estudantil de Tatuí, SP..

1995

2 Lugar Melhor Espetáculo no Júri Técnico - Assistência de Direção - "O Boi Fubá"., XI Festival de Teatro Estudantil de Tatuí, SP..

1994

Melhor Ator - Espetáculo Adulto, Festival de Teatro Estudantil de Tatuí/SP.

1993

Ator Revelação - Espetáculo Adulto, Festival de Teatro Estudantil de Tatuí/SP.

1993

Identificação Popular - Prêmio Especial do Juri, Festival de Teatro Estudantil de Tatuí/SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    MEI

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: MEI

    Outras informações:
    MEI: 15.149.379/0001-73

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado II, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor da disciplina Poéticas do Corpo e da Voz I, Escola de Comunicação e Artes - Departamento de Artes Cênicas - Nível Graduação.

    Atividades

    • 01/2013

      Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poéticas do Corpo e da Voz I

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: ator, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ator do Projeto NanoAvetura, do Museu de Ciências do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas

    Atividades

    • 02/2005 - 10/2005

      Direção e administração, Instituto de Física Gleb Wataghin, .,Cargo ou função, Coordenação Técnica do Projeto NanoAventura.

    • 02/2005 - 10/2005

      Direção e administração, Instituto de Física Gleb Wataghin, .,Cargo ou função, Coordenação Artísica do Projeto NanoAventura.

  • 2005 - 2006

    Centro Universitário Barão de Mauá

    Vínculo: Professor de Iterpretaçao, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

    Atividades

    • 06/2006 - 12/2006

      Treinamentos ministrados , Centro universitário Brão de Mauá, .,Treinamentos ministrados, Coordenação do Grupo de Estudos Avançados G.E.A. e realização da Performance - RISO 9002

    • 01/2005 - 12/2006

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretaçao

  • 2011 - 2012

    4Act Performing Arts

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de interpretação

  • 2011 - 2012

    4Act Performing Arts

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônimo, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor de história do teatro

    Atividades

    • 08/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Análise de Texto, Interpretação Teatral, Montagem Teatral

    • 08/2011

      Serviços técnicos especializados , Área Pedagógica, .,Serviço realizado, Liderança da Área de Interpretação.

  • 2006 - Atual

    Recriarte

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor Colaborador de Metodologia Científica para Pós Graduação e Direito da Escola Paulista de Direito - EPD.

  • 2006 - Atual

    Recriarte

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor Colaborador da disciplina de Didática do Ensino Superior para Pós Graduação e Direito da Escola Paulista de Direito - EPD.

  • 2010 - 2012

    Recriarte

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 90

    Outras informações:
    Professor de da disciplina "Consciência Corporal", no curso Técnico Profissionalizante da Escola Recriarte. Carga horária 90min, semanal.

    Atividades

    • 03/2010

      Ensino, Técnico em Interpretação Teatral, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Consciência Corporal

  • 2007 - Atual

    Escola Paulista de Direito

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor de Didática para o Ensino Superior e Metodologia Científica

    Atividades

    • 04/2007

      Ensino, Especialização em Direito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

    • 04/2007

      Ensino, Especialização em Direito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 2007 - 2007

    FMB

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor

    Outras informações:
    Professor de Metodologia Científica para a Pós-Graduação do Curso de Direito

    Atividades

    • 03/2007 - 04/2007

      Ensino, Didática do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 2000 - 2004

    COC - Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4

  • 2003 - 2004

    COC - Valinhos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4

  • 2004 - 2004

    COC - Vinhedo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4

  • 2018 - Atual

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Teatro-Educação na Graduação em Artes Cênicas. Disciplina de Teatro - Educação - 1º Semestre de 2018 Disciplina de Filosofia e Teatro - 1º Semestre de 2018

  • 2018 - Atual

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

    Outras informações:
    DRAMATURGIA E PERSONAGEM ­ LEITURA E CRIAÇÃO Turma: AC.M2.M.A Subturma: Prédio: 01 Sala: 01.212 Tipo: Presencial ARTES DO CORPO Turma: AM5BAV Subturma: Prédio: 01 Sala: 01.212 Tipo: Presencial Data inicial: 01/08/2018 Data final: 06/12/2018 POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: LINGUAGEM DA PERFORMANCE Turma: AM7BAV Subturma: Prédio: 01 Sala: 01.301 Tipo: Presencial DICÇÃO E INTERPRETAÇÃO ORAL Turma: AC.M2.M.A Subturma: Prédio: 02 Sala: 02.303 Tipo: Presencial EXPRESSÃO CORPO E VOZ Turma: AM4RTV Subturma: Prédio: 01 Sala: 01.212 Tipo: Presencial

  • 2018 - Atual

    SP Escola de Teatro

    Vínculo: Professor Artista, Enquadramento Funcional: MEI, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Aulas de teatro e tecnologia - Dramaturgia Digital

  • 2015 - 2015

    SP Escola de Teatro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Artista Formador no projeto SP-Etec, formação de professores das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo.

  • 2014 - 2015

    SP Escola de Teatro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Artista e consultor em pedagogia (Artista Formador) - consultoria pedagógica e artística para a estruturação do primeiro semestre de 2015.

  • 2014 - 2014

    SP Escola de Teatro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Colaborador e Orientador Artístico (Artista Formador)

  • 2018 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

    Outras informações:
    Pesquisador colaborador no Labore (Laboratório de Reabilitação e Robótica), do IF/SP.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Pós-doutor, Enquadramento Funcional: Pós doutorado em andamento - em análise

    Outras informações:
    Pós doutorado em andamento no Núcleo de Neurociências Aplicadas, sob a supervisão do Prof. Dr. João Ricardo Sato. Processo em andamento.