Cristiano Perius
professor do Departamento de Filosofia da UEM, Cristiano Perius possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), estágio de pesquisa na França e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2007) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência nas áreas de Estética e Fenomenologia Francesa Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ontologia, linguagem e modernismo brasileiro.
Informações coletadas do Lattes em 13/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2002 - 2005
Universidade Federal de São Carlos
Título: O Sentimento do Mundo - o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade
Prof Dr Bento Prado de Almeida Ferraz Junior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: metáfora; corpo; ironia.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Filosofia
1999 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: Retinas Fatigadas : Merleau-Ponty / Drummond, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Prof Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Junior
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: olho; espírito; ironia.Grande área: Ciências Humanas
Aperfeiçoamento em Filosofia
2004 - 2004
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Título: Relatório de pesquisa. Ano de finalização: 2004
Orientador: Prof Dr. Renaud Barbaras
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação em Filosofia
1995 - 1997
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Fazer da obra
Orientador: Prof Dr. Alfredo Antonio Fernandes
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Fenomenologia.
2007 - 2008
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
, Lê Razoavelmente.
Grego
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Filosofia e Literatura, Descrição: É objeto deste grupo de pesquisa a relação entre filosofia e literatura a partir de dois eixos temáticos principais. O primeiro visa acompanhar a representação, a formação e a expressão do artista na literatura brasileira, especialmente a partir do modernismo. Os contextos da poesia e da prosa literária, evocados a partir da crítica social dos escritores e poetas através do uso da ironia e, aliado a ela, a preocupação com aspectos morais e metafísicos da cultura, são analisados a partir dos próprios escritores e de estudos críticos renomados. A exemplo de Antonio Cândido, Vagner Camilo, Roberto Schwarz, José Guilherme Merquior, Alfredo Bosi, Benedito Nunes, entre outros, trata-se de examinar as formas de presença do artista e do intelectual na literatura brasileira, levando em conta as implicações decorrentes da relação entre literatura e sociedade. O segundo eixo temático visa acompanhar as formulações filosóficas da fenomenologia e da Escola de Frankfurt, sobretudo, que tomam por objeto as questões estéticas e sociais da literatura. A responsabilidade social do artista, o engajamento da obra de arte, as relações entre arte e mídia são analisadas a partir de obras filosóficas que visam o debate não apenas metafísico, mas, sobretudo, histórico e crítico da literatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Perius - Coordenador.
-
2011 - Atual
Estética e Filosofia Social, Descrição: Esta linha de pesquisa aborda e problematiza as relações multilaterais, estabelecidas pela filosofia, entre arte e sociedade. O conceito de mimesis, na antiguidade grega, desde Platão, está vinculado à paidéia e a um ideal de sociedade, extensivo a Aristóteles, que apesar de valorizar o caráter mimético da arte, não a desvincula completamente de pretensões morais, políticas e cognitivas. Compreendida como produção racional do espírito, mas também como manifestação irracional, os conceitos fundamentais da estética (mimesis, intuição material, expressão, produção racional do espírito,) refletem valores sociais e políticos. A dissolução do triunvirato clássico, pulchrum, verum et bonum, na estética moderna, que deu autonomia ao juízo de gosto, não dispensou a filosofia do papel de rediscutir, nas fenomenologias de Sartre e Merleau-Ponty, a questão da obra de arte engajada e a responsabilidade social do artista, e as correntes filosóficas hegeliano-marxistas de reencontrar, a exemplo da Escola de Frankfurt, o lugar eminentemente político da arte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Cristiano Perius - Coordenador / Wagner Dalla Costa Felix - Integrante.
Prêmios
2005
Doutorado com Louvor e Distinção, UFSCar.
2002
Mestrado com Louvor e Distinção, USP.
1997
Melhor Índice Estudantil, UFSC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , Av. Colombo, 5790. Bloco H 35 - sala 1, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 32618925, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2018
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Filosofia.
-
07/2013
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
-
03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Coordenador do Pibid-Filosofia.
-
03/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, Filosofia Contemporânea, Tópicos Especiais de Hermenêutica
-
03/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Estética, Tópicos Especiais de Hermenêutica
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
07/2010 - 06/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Chefe Adjunto do Departamento de Filosofia.
2006 - 2006
Faculdade São LuizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
2006 - 2006
Faculdade São LuizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/2006 - 11/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Moderna
2006 - 2006
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor Substituto da disciplina de Estética
Atividades
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
2006 - 2006
UNIFEBEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Moderna
2001 - 2001
Fundação Educacional de BrusqueVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Atividades
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Curso de Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiano Perius e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?