Cristiane Durigon Testa

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2007). Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Analise e Desenvolvimento de Software para Automação de Testes. Atualmente trabalho como Analista de Testes II na ADP Labs a mais de 4 anos na área de desenvolvimento de software para automação de testes. Também, tenho experiência em analise de requisitos, e planejamento do desenvolvimento dos casos de testes.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2010 em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação

2009 - interrompida

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 2010

Graduação em Ciência da Computação

2002 - 2007

Universidade de Passo Fundo
Orientador: Ana Carolina Bertoletti De Marchi

Formação complementar

2013 - 2013

Orientação à Objetos. (Carga horária: 20h). , Target Informática LTDA.

2013 - 2013

Gerenciamento ágil de projetos com Scrum. (Carga horária: 20h). , Ionatec Serviços Interativos.

2008 - 2008

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 60h). , PMTech.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Participação em eventos

I Seminário de Educação a Distância.I Seminário de Educação a Distância. 2006. (Seminário).

XVI Mostra de Iniciação Científica.XVI Mostra de Iniciação Científica. 2006. (Outra).

Simpósio de Informática.X Simpósio de Informática e V Mostra do Software Acadêmico. 2005. (Simpósio).

Ciclo de Palestras do Curso de Computação.O que o mercado de trabalho espera de você. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras do Curso de Ciência da Computação. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras do Curso de Ciência da Computação. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.IV Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. 2005. (Outra).

XV Mostra de Inciação Científica.Iniciação Científica: semente para o desenvolvimento social. 2005. (Outra).

Workshop de Lançamento do Polo de Exportação de Software do Planalto Médio. 2005. (Outra).

Simpósio de Informática.V Simpósio de Informática do Planalto Médio. 2004. (Simpósio).

Ciclo de Palestras do Curso de Ciência da Computação.CITYZOOM - Ambiente de Suporte à Decisão em Planejamento Urbano - Aplicação de Computação Gráfica. 2004. (Outra).

Ciclo de Palestras do Curso de Ciência da Computação.Java e XML. 2004. (Outra).

XIV Mostra de Inciação Científica.A Iniciação Científica e Formação Profissional. 2004. (Outra).

Simpósio de Informática.IV Simpósio de Informática do Planalto Médio. 2003. (Simpósio).

Simpósio de Informática.III Simpósio de Informática do Planalto Médio. 2002. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • TESTA, Cristiane. D. ; MANDELLI, Daniel Vigne ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . INTER/CV-Muzar: Ferramenta de Mapeamento de Interações para a Comunidade Virtual do Muzar. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 5, p. 1-2, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; SILVA, Flávia Biondo da . Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CV-Muzar. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 4º, p. 1-2, 2006.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; COSTA, Antônio Carlos . Um ambiente de comunidade virtual baseado em objetos de aprendizagem para apoiar a aprendizagem em museus. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre, 2005.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; COSTA, Antônio Carlos . Desenvolvimento e Funcionamento de uma Comunidade Virtual para Museus com acesso a Repositório de Objetos de Aprendizagem. SIMS - SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA - Hífen, Uruguaiana, 2005.

  • MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; SILVA, Flávia Biondo da ; TESTA, Cristiane. D. . Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem que aproxima os museus de ciências naturais das escolas. In: Workshop de Informática na Escola, 2007, Rio de Janeiro. Anais SBC, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . Formando Sub-Comunidades na CV-Muzar com o Uso de Sistemas Multiagentes. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2007, Porto. Proceedings, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; MORAES, M. C. . Construindo Sub-Comunidades através de um Sistema Multiagente que Utiliza o Modelo de Coalisões Baseadas em Dependência. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; MORAES, M. C. . Desenvolvimento de um Sistema Multiagente para auxiliar a formação de Sub-Comunidades na CV-Muzar. In: WedMidia, 2007, Gramado-RS. XIII Brasilian Symposium on Multimedia and the web, 2007.

  • SILVA, Flávia Biondo da ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; BENETIMORAES, Andréia ; TESTA, Cristiane. D. ; TIBOLA, C. ; PASIN, A. A. ; CHAIS, C. ; PAZINATO, A. ; CHINI, S. O. ; SANA, D. . Participação em uma comunidade virtual educativa. In: V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2006, Joinville - SC. V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2006.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; MORAES, M. C. . O uso de agentes inteligentes para a criação de sub-comunidades na CV-Muzar. In: Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos, 2007, Pelotas-RS. Anais do WESAAC, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA MULTIAGENTE ORGANIZADO NO MODELO DE COALISÕES BASEADAS EM DEPENDÊNCIA PARA AUXILIAR A FORMAÇÃO DE SUB-COMUNIDADES NA CV-MUZAR. In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2007, Passo Fundo. XVII Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2007.

  • PIETROWSKI, L. A. ; TESTA, Cristiane. D. ; MANDELLI, Daniel Vigne ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . INTER/CV-MUZAR: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Monitoramento em Comunidades Virtuais. In: Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2007, Passo Fundo. XVII Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . Sub-Comunidades: Formação de Grupos na CV-Muzar auxiliado por um Sistema Multiagente Organizado no Modelo de Coalisões Baseadas em Dependência. In: CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E VII FEIRA DE PROTÓTIPOS, 2007, Passo Fundo. CRICTE 2007 - XXII CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA E VII FEIRA DE PROTÓTIPOS, 2007.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de . Uso de Agentes Inteligentes na CV-Muzar: Uma Proposta de Criação de Sub-Comunidades por Afinidade e Competência. In: XVI Mostra da Iniciação Científica, 2006, Passo Fundo-RS. XVI Mostra da Iniciação Científica, 2006.

  • TESTA, Cristiane. D. . Uma Comunidade Virtual com Acesso a Repositório de Objetos de Aprendizagem para Apoiar a Aprendizagem Informal em Museus. In: XV Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2005, Passo Fundo. Iniciação Científica: Semente para o Desenvolvimento Social, 2005.

  • TESTA, Cristiane. D. ; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti de ; BEMFICA . O Processo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi. In: XV Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo, 2005, Passo Fundo. Iniciação Científica: semente para o desenvolvimento social, 2005.

  • TESTA, Cristiane. D. . E-Case - Uma Proposta de Ferramenta Case Educacional para Modelagem Relacional. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. A Iniciação Científica e a Formação Profissional, 2004.

  • TESTA, Cristiane. D. . Criando um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Museus através da Integração do Padrão M-LOM ao Groa. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo. A Iniciação Científica e a Formação Profissional. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2004.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Automatizando tarefas na CV-Muzar com o uso de Agentes Inteligentes, Descrição: A temática deste projeto de pesquisa tem como suporte a linha de pesquisa em Ambientes Informatizados de Ensino-Aprendizagem, do grupo de pesquisa em Informática em Educação do Curso de Ciência da Computação da UPF. Nosso foco específico é estudar Agentes Inteligentes para automatizar tarefas na CV-Muzar, uma Comunidade Virtual que visa incentivar a aprendizagem informal em museus. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo definir arquiteturas de Agentes Inteligentes na CV-Muzar para auxiliar, principalmente, a criação de sub-comunidades. As sub-comunidades são grupos menores formados por participantes com afinidades uns com os outros. Por sua vez, o uso da tecnologia de agentes passa a ser uma estratégia para auxiliar o formador durante a criação das sub-comunidades, indicando possíveis participantes com perfil, afinidade e competência para integrar as discussões relacionadas à temática do grupo e filtrando os recursos (objetos de aprendizagem, produções, fóruns, etc.) que estejam dentro do domínio do tema escolhido. Com mais essa ferramenta acoplada a CV-Muzar, a comunidade virtual terá condições de ser utilizada como ambiente de apoio ao projeto Coletivo Educador, apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Durigon Testa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2007

    Informática auxiliando aprendizagem em museus de ciências e tecnologia., Descrição: Atualmente, existem muitos padrões sendo utilizados para gerenciar informações de coleções científicas e didáticas de museus. Esses padrões, que variam de padrões técnicos precisos a diretrizes gerais, permitem que os dados dos museus sejam eficiente e consistentemente indexados, armazenados, recuperados e compartilhados por diversos sistemas. Com um padrão de metadados definido, as coleções podem, além de compartilhar dados com outros museus, constituírem uma grande biblioteca virtual de informações para fins educacionais com a possibilidade de realizar a busca semântica de informações. A preocupação deste projeto é promover a aprendizagem através das informações disponíveis nos museus, sendo assim, o padrão de metadados aqui definido será utilizado para descrever os objetos de aprendizagem dos museus. No contexto de museus e centros de ciências e tecnologia, um objeto de aprendizagem pode ser uma multimídia, publicação, experimento interativo em exposição (digitais ou não-digitais), etc.. Neste sentido, o grande objetivo deste projeto de pesquisa, é criar um padrão nos moldes dos museus e centros de ciências e tecnologia nacionais; desenvolver um ambiente para o gerenciamento dos objetos de aprendizagem utilizando o padrão definido para permitir a busca semântica de tais objetos e implantar o ambiente no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). Com a implantação deste projeto estaremos propiciando a instalação e o fortalecimento institucional do Muzar, promovendo sua expansão a nível mundial, através da Internet, bem como auxiliando na melhoria da qualidade do ensino das ciências através da implementação e implantação de um ambiente de aprendizagem virtual que irá difundir e popularizar a cultura científico-tecnológica à toda sociedade brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiane Durigon Testa - Integrante / Ana Carolina Bertoletti De Marchi - Coordenador / Antônio Carlos da Rocha Costa - Integrante / Ricardo Bemfica - Integrante / Flávia Biondo da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

Prêmios

2007

Aluno Destaque, Sociedade Brasileira de Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Uni5 SA, Uni5 SA. , Rua Mariante, 288/1111, Rio Branco, 90430-180 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 21111111, Ramal: 149, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2008

Uni5 SA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de Sistemas Analise e Desenvolvimento de software para web com ênfase em Nota Fiscal Eletrõnica.

2003 - 2007

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Aluno pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , ICEG - Instituto de Ciências Extas e Geociências, .,Linhas de pesquisa

2010 - Atual

ADP Labs

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Teste II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como Analista de Teste II com enfase em desenvolvimento de software para automação de teste.