Carlos Roberto Monteiro de Andrade

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado junto ao Politécnico de Milão (set/2008 - fev/2009). Desde 1988 é docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, transformado a partir de dezembro de 2010 em Instituto de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo moderno, cidade nova planejada, cidade-jardim e bairro-jardim, historiografia da cidade e do urbanismo e urbanismo sanitarismo, trajetórias profissionais de engenheiros, arquitetos e urbanistas, a Internacional Situacionista: arte, nomadismo e anti-urbanismo.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

1992 - 1998

Universidade de São Paulo
Título: Barry Parker: um arquiteto inglês na cidade de São Paulo
Murillo Marx. Palavras-chave: Cidade-jardim Bairro-jardim.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

1987 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: A Peste e o Plano: o urbanismo sanitarista do Eng. Saturnino de Brito,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Philip Oliver Gunn
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Urbanismo Sanitarismo.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1970 - 1974

Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais

1970 - 1974

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , Politecnico di Milano, POLIMI, Itália. , Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

, Lê Pouco.

Catalão

, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: História do Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: História Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRADE, C. R. M. . Colóquio "Luiz Saia: memória e política". 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congresso Inteernacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado: a Dimensão Cotidiana do Patrimônio e Desafios para a sua Preservação. Membro de Comissão Científica. Subtema Patrimônio do lazer: parques, praças, espaço público, cinemas, teatros, etc.. 2014. (Congresso).

XIII SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Tempos e escalas da cidade e do Urbanismo..Mesa de Interlocução de Grupos de Pesquisa. 2014. (Seminário).

XIII SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Tempos e escalas da cidade e do Urbanismo..Membro de Comissão Científica. 2014. (Seminário).

I Seminário Trajetórias (Biografias?) Profissionais Urbanistas e Urbanismo no Brasil. Documentação e Narrativas Históricas.Membro de Comitê Científico. 2013. (Seminário).

I Seminário Trajetórias (Biografias?) Profissionais Urbanistas e Urbanismo no Brasil. Documentação e Narrativas Históricas.Coordenação de Sessão II. 2013. (Seminário).

I Seminário Trajetórias (Biografias?) Profissionais Urbanistas e Urbanismo no Brasil. Documentação e Narrativas Históricas.xx. 2013. (Simpósio).

XV ENANPUR - Desenvolvimento, Planejamento e Governança.Sessão Livre - Os muitos urbanismos modernos. 2013. (Encontro).

15th IPHS CONFERENCE.Membro de Comissão de Avaliação. 2012. (Outra).

64.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2012. (Outra).

Seminário Internacional Espaços Narrados - A construção dos múltiplos territórios da Língua Portuguesa.Membro de Comitê Científico. 2012. (Seminário).

XII SHCU - A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla.Membro de Comissão Científica. 2012. (Seminário).

XII SHCU - A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla.Coordenação da Sessão Temática - A circulação das ideias na evolução da prática urbanística. 2012. (Seminário).

2.º Congresso Internacional de História Urbana: da construção do território ao planejamento das cidades: competências técnicas e saberes profissionais na Europa e nas Américas (1850-1930). A circulação transatlântica da ideia de cidade jardim: as referências teóricas dos urbanistas brasileiros na primeira metade do século XX. 2009. (Congresso).

Desafios do Urbanismo na França e no Brasil.O público sem lugar. 2009. (Seminário).

59.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2007. (Outra).

58.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2006. (Outra).

57.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2005. (Outra).

III Seminário Docomomo Estado de São Paulo - Permanência e Transitoriedade do Mmodernismo Paulista.Membro de Comissão Científica. 2005. (Seminário).

56.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão Científica. 2004. (Outra).

8.º SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Membro de Comissão Científica. 2004. (Seminário).

I Congresso Internacional de História Urbana - Camillo Sitte e a circulação de idéias em estética urbana: Europa e América Latina (1880-1930). Membro de Comitê Científico. 2004. (Congresso).

I Congresso Internacional de História Urbana - Camillo Sitte e a circulação de idéias em estética urbana: Europa e América Latina (1880-1930). Debatedor. 2004. (Congresso).

I Congresso Internacional de História Urbana - Camillo Sitte e a circulação de idéias em estética urbana: Europa e América Latina (1880-1930). Ressonâncias sitteanas no urbanismo brasileiro. 2004. (Congresso).

55.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2003. (Outra).

III Congresso Estadual de Arquitetos. Debatedor no bloco Ideologia e Cultura. 2003. (Congresso).

V Seminário Nacional DOCOMOMO.Sessão Temática Setores Urbanos do Tema Cidade e Cultura.. 2003. (Seminário).

V Seminário Nacional DOCOMOMO.Membro de Comitê Científico. 2003. (Seminário).

X ENANPUR - Encruzilhadas do Planejamento. Repensando teorias e práticas.Coordenação de Sessão Livre - O urbanismo sanitarista no Brasil Republicano. 2003. (Encontro).

X ENANPUR - Encruzilhadas do Planejamento. Repensando teorias e práticas.Coordenação de Sessão Livre - Planos para cidades novas planejadas: estâncias balneárias e cidades de relocação. 2003. (Encontro).

54.ª Reunião Anual da SBPC.Membro de Comissão de Avaliação. 2002. (Outra).

VII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Participante em Mesa Redonda. 2002. (Seminário).

VII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Desenhando uma nova morfologia: o urbanismo do Engenheiro Jorge de Macedo Vieira. 2002. (Seminário).

Workshop de Avaliação do }Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais.Sessão de Trabalho. 2002. (Oficina).

IX ENANPUR.Expositor em Sessão Livre. 2001. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional da ANPUH - Assoc. Nac. de História.Coordenação da Comunicação coordenada: Urbanismo de cidades novas planejadas no Brasil dos anos 30/50: entre o traçado pinturesco e o desenho racionalista.. 2001. (Simpósio).

6.º SHCU - Cinco séculos de cidade no Brasil.Ressonância do tipo cidade-jardim no urbanismo de cidades novas no Brasil. 2000. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar da ANPUR - Cidade e produção do cotidiano.Apresentação. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Lúcia Cerávolo

ANDRADE, C. R. M.. Paulo de Camargo e Almeida: Arquitetura Total na trajetória profissional de um arquaiteto brasileiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elaine Rodrigues de Oliveira

ANDRADE, C. R. M.. A contribuição de Oswaldo Correa Gonçalves para a Arquitetura Moderna Brasileira. 2000. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Claudia de Oliveira

BONDUKI, N. G.;ANDRADE, C. R. M.. A valorização da Arquitetura Projetos de Habitação - A Experiência da Prefeitura de São Paulo (1989-1992). 1999. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joel Pereira Felipe

BONDUKI, N. G.;ANDRADE, C. R. M.. Mutirão e Autogestão no Jardim São Francisco (1989-1992): Movimento de moradia, lugar do arquiteto. 1997. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Tereza Martha de Pinho Meca

BORTOLOCCI, M. A. P.;ANDRADE, C. R. M.. As áreas residuais das ferrovias: o caso de Bauru - Estudo de aproveitamento para um sistema de áreas verdes. 1997. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

ANDRADE, C. R. M.. Concurso para provimento de uma vaga para professor de História da Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFBa. 2002. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rebeca Scherer

SCHERER, Rebeca. Barry Parker: um arquiteto inglês na cidade de São Paulo. Exame de Qualificação de Mestrado. 1991. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Murillo Marx

OTTONI, D. A. B.;MARX, Murillo; LEME, M. C. S.; BRESCIANI, Maria Stella Martins; PEREIRA, Margareth Aparecida Campos da Silva. Barry Parker um Arquiteto Inglês na Cidade de São Paulo. 1998. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Celso Monteiro Lamparelli

LAMPARELLI, C. M.; GUNN, P. O. M.; BRESCIANI, M. S. M.. A peste e o plano: o urbanismo sanitarista do engenheiro Saturnino de Brito. 1992. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Dacio Araujo Benedicto Ottoni

ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de;OTTONI, Dácio Araújo Benedicto. Barry Parker um arquiteto na cidade de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira

PEREIRA, M. A. C. S.. barry Parker: um arquiteto inglês na cidade de São Paulo. 1998. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina da Silva Leme

LEME, M. C. S.. Arquitetura e Urbanismo. 1998. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina da Silva Leme

LEME, M. C. S.. Arquitetura e Urbanismo. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Regina Maria Prosperi Meyer

MARX, Murillo;MEYER, Regina Maria Prosperi. Barry Parker: um arquiteto inglês na cidade de São Paulo. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

RODRIGO NOGUEIRA LIMA

A situação construída; 2012; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Lorenza Pavesi

Ian Nairn e Subtopia: o movimento contra a expansão suburbana na Inglaterra; 2011; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Lucas R

Cestaro; Urbanismo e Humanismo: a SAGMACS e o estudo da "Estrutura Urbana da Aglomeração Paulistana"; 2009; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Maristela da Silva Janjulio

Arquitetura residencial paulistana dos anos 1920: ressonâncias do "Arts and Crafts " ?; 2009; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Thais Fátima dos Santos Cruz

A arquitetura e o urbanismo da Vila de Paranapiacaba; 2007; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Amanda Cristina Franco

Cidades de Cura, Cidades de Ócio; 2005; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Daniele Resende Porto

O Barreiro do Araxá; 2005; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Marcelina Gorni

Flávio Império: arquiteto e professor; 2004; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Jeferson C

Tavares; Projetos para Brasília e a cultura urbanística nacional; 2004; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Fabiano Lemes de Oliveira

Projetos para o Parque do Ibirapuera; 2003; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

George Alexandre Ferreira Dantas

Linhas convulsas e tortuosas retificações; Transformações urbanas em Natal nos anos 1920; 2003; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Rosana Steinke

O urbanismo do Eng; Jorge de Macedo Vieira; 2002; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Ana Lúcia Cerávolo

A Arquitetura e o Urbanismo do Arq; Paulo de Camargo Almeida; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Elaine Rodrigues de Oliveira

A Contribuição do Arq; Osvaldo Corrêa Gonçalves; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

RODRIGO NOGUEIRA LIMA

O Romantismo Revolucionário através das afinidades eletivas entre o Movimento Surrealista, Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista; 2019; Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Ana Carolina Froes Ribeiro Lopes

A Cidade sob a poética do andar: as deambulações de Hélio Oiticica; 2013; Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Fabíola Castelo de Souza Cordovil

A aventura planejada: engenharia, arquitetura e urbanismo na construção de Maringá, PR, 1947-1992; 2010; Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Maria Cecilia Lucchese

Em defesa do planejamento urbano: ressonâncias britânicas e a trajetória de Harry James Cole; 2009; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

George Alexandre Ferreira Dantas

A formação das representações sobre a cidade colonial no Brasil; 2009; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Luisa Videsott

Narrativas de Brasília; 2009; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Gabriela Campagnol

Usinas de Açucar: habitaçao e patrimonio industrial; 2008; Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Luciana Bongiovanni Martins Schenk

Arquitetura da Paisagem: entre o pinturesco, Olmsted e o moderno; 2008; Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Alessandra Pavesi

2011; Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Simone Borges Urzedo

O urbanismo de Luís Saia; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Mariana Franzolin Valera

A trajetória profissional da paisagista Rosa Kliass; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Ana Roberta Lopes Freire Ferreira

O campus da USP em São Carlos: projetos arquitetônicos e urbanísticos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Renata Castilho Gili

Projetos para a cidade universitária da USP em São Paulo; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Taciana Pongeluppi

O urbanismo de Monlevade e Ipatinga; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pós-Graduaçãoem Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Jeferson Cristiano Tavares

O Concurso para o Plano de Brasília: levantamento e análise dos projetos urbanísticos; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Amanda Cristina Franco

Urbanismo e Arquitetura residencial da Estância Hidro-mineral de Águas de São Pedro; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Roberto Monteiro de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Murillo Marx

Barry Parker Um Arquiteto Inglês na Cidade de São Paulo; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Murillo Marx;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, C. R. M. . Resenha do livro "De Nova Lisboa a Brasília. A invenção de uma capital (séculos XIX e XX), de Laurent Vidal. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. 12, p. 143-145, 2010.

  • ANDRADE, C. R. M. ; CORDOVIL, Fabiola Castelo de Souza . A Cidade de Maringa, PR. O plano inicial e as "requalificaçoes urbanas". Scripta Nova (Barcelona) , v. XII, p. 53, 2008.

  • ANDRADE, C. R. M. . Seminário "Por uma cidade sã e bela: o urbanismo dos engenheiros sanitaristas no Brasil republicano. Risco (São Carlos) , v. 4, p. 162-163, 2006.

  • ANDRADE, C. R. M. . Ferrovias, nômades e exilados. Risco (São Carlos) , São Carlos, v. 1, n.1, p. 17-22, 2003.

  • ANDRADE, C. R. M. . Projetos e obras do Eng. Saturnino de Brito para Campinas em fins do século XIX. Oculum Ensaios (PUCCAMP) , Campinas - SP, v. 02, p. 10-23, 2002.

  • ANDRADE, C. R. M. . Jardim América: a arquitetura do primeiro bairro-jardim de São Paulo. Espaço & Debates , São Paulo, v. 42, p. 113-118, 2001.

  • ANDRADE, C. R. M. . "Putrid Miasmata": higienismo e engenharia sanitária no século XIX. Cadernos de arquitetura , Bauru - SP, v. 2, p. 37-52, 2000.

  • ANDRADE, C. R. M. . Le pittoresque et le sanitaire. Sitte, Martin, Brito, traductions et métamorphosers de savoirs professionnels (1889-1929). Revista Genèses, v. 22, p. 64-86, 1996.

  • ANDRADE, C. R. M. . O plano de Saturnino de Brito para Santos e a construção da cidade moderna no Brasil. Espaço & Debates , v. 34, p. 55-63, 1991.

  • ANDRADE, C. R. M. . Entre o público e o privado. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 3, p. 56-57, 1990.

  • ANDRADE, C. R. M. . A Construção de cidades segundo princípios artísticos. Revista Projeto, v. 128, p. 107-109, 1989.

  • ANDRADE, C. R. M. . Pelos espaços do ensino. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 5, p. 54-55, 1986.

  • ANDRADE, C. R. M. ; DANTAS, G. A. F. (Org.) ; TRAJANO FILHO, F. S. (Org.) . Por uma cidade sã e bela. São Carlos: EESC-USP, 2006. 61p .

  • ANDRADE, C. R. M. ; SIMOES JUNIOR, J. G. (Org.) ; FERRARINI, L. (Org.) ; EDUARDO, A. R. B. (Org.) ; DANTAS, A. C. C. L. (Org.) . O urbanismo sanitarista no Brasil republicano. São Carlos: Grupo de Pesquisa em Habitação e Urbanismo - Depto. de Arquitetura e Urbanismo - EESC-USP, 2003. v. 1. 39p .

  • ANDRADE, C. R. M. . Planos para Cidades Novas Planejadas: estâncias balneárias e cidades de relocação. 1. ed. São Carlos: , 2003. v. 1.

  • ANDRADE, C. R. M. ; BODUKI, N. ; ROSSETTO, R. . Arquitetura & Habitação Social em São Paulo 1989-1992. , 1993.

  • SITTE, C. (Org.) ; Adshead (Org.) ; ANDRADE, C. R. M. (Org.) . A Construção das Cidades segundo seus princípios artísticos. 1. ed. São Paulo: Ática S.A., 1992. v. 1. 239p .

  • ANDRADE, C. R. M. ; Zaiat, Marcelo . Engenharia, Natureza e Recursos Naturais. In: Maria do Carmo Calijuri, Davi Gasparini Fernandes Cunha. (Org.). Engenharia Ambiental - Conceitos, Tecnologia e Gestão. 1ªed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, v. 1, p. 3-14.

  • CABRAL, Renata Campello ; ANDRADE, C. R. M. . O "Velhas Cidades" de Gustavo Giovannoni. In: Beatriz Mugayar KÜhl. (Org.). Gustavo Giovannoni. Textos Escolhidos. 1ed.São Paulo - SP: Ateliê Editorial, 2013, v. , p. 53-61.

  • ANDRADE, C. R. M. . A circulação transatlântica da idéia de cidade jardim: as referências teóricas dos urbanistas brasileiros na primeira metade do século XX. In: SALGADO, Ivone; BERTONI, Ângelo. (Org.). Da Construção do Território ao Planejamento das Cidades: competências técnicas e saberes profissionais na Europa e nas Américas (1850-1930). São Carlos: RiMa; FAPESP, 2010, v. , p. 27-33.

  • ANDRADE, C. R. M. . A construção historiográfica da cidade e do urbanismo modernos. In: Eloísa Petti Pinheiro; Marco Aurélio de Filgueiras Gomes. (Org.). A Cidade como História. Os arquitetos e a historiografia da cidade e do urbanismo. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005, v. , p. 73-90.

  • ANDRADE, C. R. M. . "Novo Arrabalde": o desenho de um novo modo de vida. In: LEME, M.C. da S.. (Org.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. 2ed.Salvador: EDUFBA e PPGAU/FAUFBA, 2005, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. . "Rus in Urbe": alguns aspectos da cidade-jardim de Ebenezer Howard. In: Sidney Barbosa. (Org.). Tempo, Espaço e Utopia nas Cidades. -ed.Araraquara: Cultura Acadêmica, 2004, v. -, p. 19-36.

  • ANDRADE, C. R. M. ; LEME, M. C. S. . Novo Arrabalde: o desenho de um novo modo de vida. In: Maria Cristina da Silva Leme. (Org.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. 1ed.São Paulo: FUPAM e Studio Nobel, 1999, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. ; SOUZA, C. F. ; PESAVENTO, S. J. . Confinamento e deriva: sobre o eclipse do lugar público na cidade moderna. In: Sandra Jatahy Pesavento. (Org.). Imagens Urbanas. Os diversos olhares na formação do imaginário urbano. : Editora da universidade - UFRGS, 1997, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. ; RIBEIRO, L. C. Q. ; TOPALOV, C. . Camillo Sitte, Camille Martin e Saturnino Brito: traduções e transferências de idéias urbanísticas. In: Christian Topalov. (Org.). A cidade, o povo, a nação. Gênese do urbanismo moderno no brasil, 1890-1950. : , 1996, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. . Saturnino de Brito (verbete). Architettura e Societá. L'America Latina nel XX secolo. : , 1996, v. , p. 488-488.

  • ANDRADE, C. R. M. ; GONÇALVES, M. F. . Dar forma ao Informe: o urbanismo e a crise da cidade moderna. In: Maria Flora Gonçalves. (Org.). O novo Brasil Urbano. Impasses, dilemas, perspectivas. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1995, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. ; MONTEIRO, C. . A morte do lugar público. In: Circe Monteiro. (Org.). Cidade e Produção do Cotidiano. : , 1995, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. . De Viena a Santos: Camillo Sitte e Saturnino de Brito. In: C.R.M. de Andrade. (Org.). A Construção das Cidades Segundo seus Princípios Artísticos. São Paulo: Editora Ática, 1992, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. ; FERNANDES, A. ; GOMES, M. A. F. . A Cidade como um corpo são e belo: o pensamento urbanístico do Eng. Saturnino de Brito. In: Ana Fernandes; Marco A. F. Gomes. (Org.). Cidade & História. Modernização das cidades brasileiras nos séculos XIX e XX. : , 1992, v. , p. -.

  • ANDRADE, C. R. M. . Um passeio pela Atenas do século V a.C (resenha do livro de Jonas Malaco,. Vitruvius (revista eletrônica), São Paulo, 31 out. 2004.

  • ANDRADE, C. R. M. . Jardim América: a arquitetura do primeiro bairro-jardim de São Paulo (Resenha do livro de Sílvia Wolff, "Jardim América". Vitruvius (revista eletrônica), São Paulo, 30 jun. 2002.

  • ANDRADE, C. R. M. ; URZEDO, S. B. . Luís Saia: um certo urbanismo moderno. In: XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010, Vitória - ES. Anais do XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Vitória: ANPUR, 2010.

  • ANDRADE, C. R. M. . O ideário cidade jardim na cultura urbanística paulistana e carioca. In: Encontro Nacional da ANPUR, 2009, Florianópolis. Anais do XIII ENANPUR. Florianópolis: ANPUR - UFSC, 2009.

  • ANDRADE, C. R. M. . A circulação transatlântica da ideia de cidade jardim. In: Segundo Congresso Internacional de História Urbana, 2009, Campinas. Anais do Segundo Congresso Internacional de História Urbana. Campinas, 2009.

  • ANDRADE, C. R. M. ; CORDOVIL, Fabiola Castelo de Souza . O projeto moderno e a transformaçao da paisagem: a cidade de Maringa no noroeste paranaense. In: XIII Seminario de la Associacion de Investigadores y Estudiantes Brasilenos en Cataluna, 2008, Barcelona. Actas del XII Seminario APEC. Barcelona: APEC, 2008. v. 01. p. 47-56.

  • ANDRADE, C. R. M. ; CORDOVIL, Fabiola Castelo de Souza . A Cidade de Maringa, PR. O plano inicial e as "requalificaçoes urbanas". In: X Coloquio Internacional de Geocritica, 2008, Barcelona. Actas del X Coloquio Internacional de Geocritica. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2008.

  • ANDRADE, C. R. M. . Uma Hygeia Tropical em fins do século XIX. In: X Seminario de Historia das Cidades e do Urbanismo, 2008, Recife. Anais do X Seminario de Historia das Cidades e do Urbanismo. Recife: ANPUR, 2008.

  • ANDRADE, C. R. M. . O belo e o salubre: primeiras ressonâncias sitteanas no urbanismo brasileiro. In: I Congresso Internacional de História Urbana, 2004, Agudos - SP. Anais do I Congresso Internacional de História Urbana. Bauru - SP: FAAC-UNESP, 2004.

  • ANDRADE, C. R. M. . Desenhando uma nova morfologia: o urbanismo do Eng. Jorge de Macedo Vieira. In: 7 Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2002, Salvador - BA. Anais do 7 Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: FAU-UFBa, 2002.

  • ANDRADE, C. R. M. . Ressonâncias do tipo cidade-jardim no urbanismo de cidades novas no Brasil. In: 6o. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2000, Natal - RN. Anais do 6o. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Natal - RN: UFRN - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2000.

  • ANDRADE, C. R. M. . Barry Parker em São Paulo: ressonâncias da idéia de cidade-jardim. In: IV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 1996, Rio de Janeiro. IV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo foi "Heranças, Identidade e Perspectivas na Cidade Latino-Americana". Rio de Janeiro/RJ: PROURB-FAU-UFRJ, 1996.

  • ANDRADE, C. R. M. . Projetos e Estudos Urbanísticos do Eng. Saturnino de Brito para Cidades Fluminenses na Virada do Século: a emergência de um novo saber sobre a cidade1994. In: 3o. Seminário de História das Cidades e do Urbanismo, 1994, São Carlos, 1994.

  • ANDRADE, C. R. M. . Dar Forma ao Informe: o urbanismo e a crise da cidade moderna. In: Seminário Nacional O Estudo da História na Formação do Arquiteto, 1994, São Paulo, 1994.

  • ANDRADE, C. R. M. . Levantamento Documental sobre Urbanismo e Planejamento Urbano no Brasil 1900-1950. In: Seminário Levantamento Documental sobre Urbanismo e Planejamento Urbano no Brasil 1900-1950, 1993, São Paulo, 1993.

  • ANDRADE, C. R. M. . A morte do lugar público. In: Seminário Cidade e Produção do Cotidiano, 1993, Recife, 1993.

  • ANDRADE, C. R. M. . O Plano do Eng. Saturnino de Brito para Vitória / Barry Parker e o Primeiro Bairro-jardim no Brasil. In: 2o. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 1992, Salvador. Anais do 2o. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 1992.

  • ANDRADE, C. R. M. ; LEME, M. C. S. . O Rio Tietê: dos meandros às avenidas marginais. In: II Seminário Metrópoles Latino-americanas, 1992. Anais II Seminário Metrópoles Latino-americanas. São Paulo/SP. p. 101-115.

  • ANDRADE, C. R. M. . A cidade dos Blocos Isolados. In: 4o. Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil, 1991, Brasília, 1991.

  • ANDRADE, C. R. M. . Teoria Mesológica vs Teoria Microbiana: repercussões sobre a questão sanitária no Brasil. In: I Simpósio Internacional de História da Ciência e da Epistemologia, 1991, Piracicaba, 1991.

  • ANDRADE, C. R. M. . O plano de Saturnino de Brito para Santos e a Construção da Cidade Moderna no Brasil. In: IV Encontro Nacional da ANPUR, 1991, Salvador. Novas e velhas legitimidades na reestruturação do território. Salvador/;BA, 1991.

  • ANDRADE, C. R. M. . Context and Modernity: notes about the urbanism of Camillo Sitte. In: Seminário Internacional Context and Modernity, 1990, Delft, 1990.

  • ANDRADE, C. R. M. . A Cidade como um Corpo São e Belo: o pendamento urbanístico do Eng. Saturnino de Brito. In: 1o. Seminário de História Urbana, 1990, Salvador, 1990.

  • ANDRADE, C. R. M. . Transformações Urbanas Recentes em Assentamentos de Posseiros no Estado de São Paulo. In: 10o. Encontro da Bartiett International Summer School, 1988, México, 1988.

  • ANDRADE, C. R. M. . Jardim Oratório: uma experiência de assessoria técnica. In: Encontro das Assessorias aos Movimentos Populares que lutam por Habitação, 1988, São Paulo. não publicado, 1988.

  • ANDRADE, C. R. M. . O Urbanismo Sanitarista no Brasil: os trabalhos do Eng. Saturnino de Brito. In: I Encontro Nacional da Comissão Técnica no. 5, 1988, São Carlos, 1988.

  • ANDRADE, C. R. M. . Laboratórios de habitação em Escolas de Arquitetura. In: XII Conferencia Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Arquitectura, 1987, México, 1987.

  • ANDRADE, C. R. M. ; GITAHY, M. L. C. . Prefácio. São Paulo - SP, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CABRAL, Renata Campello ; ANDRADE, C. R. M. . Velhas Cidades e Nova Construção Urbana. São Paulo - SP: Ateliè Editorial, 2013. (Tradução/Livro).

  • ANDRADE, C. R. M. . Revista Risco. São Carlos - SP: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - EESC-USP, 2010 (Organização, em conjunto com outros docentes, do número 11, especial sobre Brasília da revista Risco).

  • ANDRADE, C. R. M. . Prefácio. São Carlos, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ANDRADE, C. R. M. ; GROSSMAN, Vanessa . Situações e Derivas. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ANDRADE, C. R. M. . A janela. São Carlos: Publicado na revista Risco 3, 2006. (Tradução/Outra).

  • ANDRADE, C. R. M. . Arquitetura. Ensaio sobre a Arte. São Carlos: Revista RISCO, 2005. (Tradução/Artigo).

  • ANDRADE, C. R. M. ; Jacques, Paola Berenstein . Prefácio. Rio de Janeiro, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ANDRADE, C. R. M. . BABEL. São Carlos 2002 (site na web).

  • ANDRADE, C. R. M. . O urbanismo de Goiânia. Goiânia, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, C. R. M. . Consultoria dada à Prefeitura Municipal de Brotas para elaboração de seu Plano Diretor. 2005.

ANDRADE, C. R. M. . Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação dos programas de aplicação dos recursos do FGTS. 1999.

ANDRADE, C. R. M. . Desenvolvimento de projetos. 1986.

ANDRADE, C. R. M. . Desenvolvimento de Projetos. 1984.

ANDRADE, C. R. M. . Crise Habitacional e Assentamentos Informais em Metrópoles Brasileiras. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, C. R. M. . Nomadismo e Desurbanização. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, C. R. M. ; ANDRADE, Carlos Roberto M. de ; MASSERAN, P. ; TRAJANO FILHO, F. S. ; Trindade, Jaelson Bitran . Luís Saia: memória e política. 2012 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. . O Urbanismo do Engenheiro Jorge de Macedo Vieira. 2000 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. . Barry Parker: residências no Jardim América em São Paulo, 1917-1919. 1997 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. ; BONDUKI, N. ; FELDMAN, S. . Assentamentos Urbanos Modernos no Brasil: habitação econômica e cidades novas. 1997 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. ; MENDONÇA, E. M. ; FREITAS, J. F. B. . Saturnino de Brito - Novo Arrabalde. 1996 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. ; BODUKI, N. ; ROSSETTO, R. . Arquitetura e Habitação Social em São Paulo: 1989-1992. 1993 (Exposição).

ANDRADE, C. R. M. . Planejamento do Campus 2 da USP em São Carlos. 2002 (coordenadoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2003

    Ressonâncias européias e dos EUA no urbanismo sdas cidades novas brasileiras: de Goiânia a Brasília, Descrição: Pesquisa sobre o urbanismo implantado em diversos tipos de cidades novas planejadas no Brasil entre 1930 e 1960, analisando casos diversos de cidades de colonização, cidades balneárias, cidades empresariais e capitais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Carlos Roberto Monteiro de Andrade - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1970

Vencedor do Concurso para escolha do Troféu de Esportes da USP, COSEAS-USP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Planejamento. , Av. Trabalhador Sancarlense, 400, Centro, 13566-590 - Sao Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33739800, Fax: (16) 33739310, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1988 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Congregação.

  • 02/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Documentação - CEDOC - do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, EESC.

  • 06/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Suplente da Comissão Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

  • 04/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Administrativo da Revista Engenharia & Arquitetura.

  • 03/2003 - 03/2005

    Direção e administração, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2004 - 12/2004

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/2004 - 06/2004

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, ambiente e desenvolvimento

  • 03/2003 - 12/2003

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, ambiente e desenvolvimento

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/1996 - 12/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 611-Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cidade-jardim: teorias e realizações

  • 03/2001 - 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenador da Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, EESC.

  • 03/2001 - 05/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Coordenador do programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cidade-jardim: teorias e realizações

  • 03/2000 - 12/2000

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Modernos

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 5852-Cidade Jardim-Teorias e Realizações

  • 10/1994 - 06/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca da EESC.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 641-Trabalho de Graduação Integrado I, SAP 642-Trabalho de Graduação Integrado II

  • 03/1991 - 12/1999

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 500-Introdução à Engenharia Civil

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 641-Trabalho de Graduação Integrado I, SAP 642-Trabalho de Graduação Integrado II

  • 03/1995 - 11/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 03/1996 - 12/1997

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 641-Trabalho de Graduação Integrado I, SAP 642-Trabalho de Graduação Integrado II

  • 03/1993 - 02/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

  • 03/1996 - 12/1996

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 126-Humanidades e Ciências Sociais

  • 12/1993 - 03/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Cultura e Extensão Univeresitária da EESC.

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 126-Humanidades e Ciências Sociais

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 605-Urbanização no Brasil, SAP 643-Estética I

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 349-Ética e Legislação Profissional, SAP 126-Humanidades e Ciências Sociais, SAP 606-Teoria da Urbanização I

  • 10/1993 - 06/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 606-Teoria da Urbanização I

  • 08/1992 - 09/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação da EESC.

  • 12/1989 - 09/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III, SAP 357-Teoria e História da Arquitetura III

  • 12/1989 - 07/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EESC.

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 346-Teoria da Urbanização II, SAP 389-Trabalho de Graduação Integrado I, SAP 401-Introdução à Filosofia da Ciência

  • 03/1992 - 07/1992

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III, SAP 126-Humanidades e Ciências Sociais, SAP 605-Urbanização no Brasil

  • 03/1990 - 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 08/1991 - 12/1991

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 346-Teoria da Urbanização II, SAP 601-Teoria e História da Arquitetura I

  • 03/1991 - 07/1991

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III, SAP 349-Ética e Legislação Profissional

  • 08/1990 - 12/1990

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 346-Teoria da Urbanização II

  • 03/1990 - 07/1990

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III

  • 08/1989 - 12/1989

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 346-Teoria da Urbanização II

  • 03/1989 - 07/1989

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III

  • 08/1988 - 12/1988

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 346-Teoria da Urbanização II

  • 05/1988 - 07/1988

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SAP 347-Teoria da Urbanização III

1982 - 1986

Faculdade de Belas Artes de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

1980 - 1983

Universidade Católica de Santos

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

1978 - 1988

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

1976 - 1982

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Faria Brito

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

1975 - 1976

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Fundação Valeparaibana de Ensino

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0