Renato Otto Diniz

Profissional com sólidos conhecimentos nas áreas de engenharia da mobilidade, tecnologia dos materiais e processos de fabricação. Possui grande experiência em liderança de times multidisciplinares e gerenciamento de projetos. Trabalha atualmente como gestor de programas da ACS Advanced Composites Solutions, uma pequena empresa do ramo aeronáutico da qual é sócio diretor. Anteriormente, trabalhou por 10 anos na EMBRAER, tendo deixado a empresa como Supervisor de Engenharia Aeronáutica do Programa Legacy, onde realizava gestão de projeto e de pessoas, num time multidisciplinar de 17 pessoas. Participou de vários cursos na Embraer, de liderança, gestão, e tecnologia, tendo sido escolhido para o Programa de Formação de Líderes em 2007, concluído em 2008. Foi RCE (representante credenciado de engenharia) da ANAC desde 2004. É membro da SAE Brasil com as seguintes atuações: Membro da mesa diretora da Seção São José dos Campos desde março de 2008; Vice Diretor Geral do Comitê Baja da SAE Brasil desde março de 2007; Diretor Técnico do Comitê Baja da SAE Brasil de março de 2006 a março de 2007; Diretor de Segurança do Comitê Mini-baja da SAE Brasil de janeiro de 2003 a março de 2006. Juiz de Operação nas Competições SAE Brasil de Mini-Baja de 2001 e 2002. É Mestre (2000) e Bacharel (2000) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecânica

1998 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais
Haroldo Béria Campos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: aço livre de intersticiais; conformabilidade; conformação mecânica; embutimento.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Conformação Mecânica. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Fabricação de Produtos Siderúrgicos em Geral; Fabricação e Montagem de Veículos Automotores Para Transporte de Carga e Passageiros.

Graduação em Engenharia Mecanica

1992 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Instrumentação e Controle

1987 - 1990

Colégio Técnico da UFMG

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

Construção de Carroceria de Automóvel. (Carga horária: 18h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

1999 - 1999

Suspensão e Direção de Automóvel. (Carga horária: 12h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

53 Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais. Produção de Barras Metálicas Com Alta Resistência Mecânica Superficial de Núcleo Dúctil. 1998. (Congresso).

VII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Projeto Mini-Baja da UFMG. 1998. (Seminário).

VI Expociência e 50 Reunião anual da SBPC.Projeto Mini-Baja da UFMG. 1998. (Seminário).

VI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Obtenção da Tensão de escoamento Durante Processamento de Cobre por Trefilação. 1997. (Congresso).

V Expociência e 49 Reunião anual da SBPC.Projeto Mini-Baja da UFMG. 1997. (Seminário).

4 Simpósio de Iniciação Científica da USP Exatas, XV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia e IV Simpósio de Iniciação Científica em Ciências Matemáticas e da Computação. do Coeficiente de Atrito no Processamento de Cobre Comercialmente Puro por Trefilação. 1996. (Congresso).

I Seminário Tendência de Materiais para Construção Automobilística.Palestra. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Haroldo Béria Campos

CAMPOS, H.B.; VILELA, J. J.; ANDRADE, R. F. M.. Estudo da conformabilidade de aço livre de intersticiais no processamento por ironing. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Haroldo Béria Campos

CAMPOS, H.B.. Avaliação experimental da carepa formada durante a laminação de fio-máquina da Usina Engenheiro José Mendes Júnior. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

JEFFERSON JOSE VILELA

CAMPOS, H. B.VILELA, Jefferson J.ANDRADE, R. F. M.. Estudo da Conformabilidade de Chapas de Aço Livre de Intersticiais no Processamento por. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Franklin Mendes de Andrade

CAMPOS, H. B.; VILELA, J. J.;ANDRADE, R. F. M.. Estudo da Conformabilidade de Chapas de Aço Livre de Intersticiais no processamento por "Ironing". 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Eustáquio de Melo Pertence

CAMPOS, Haroldo BériaPERTENCE, A. E. M.; FERREIRA, S. A.. Avaliação Experimental da Carepa formada Durante a Laminação de Fio-Máquina da Usina Engenheiro José Mendes Junior. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Haroldo Béria Campos

Estudo da conformabilidade de chapas de aço livre de intersticiais no processamento por ironing; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Haroldo Beria Campos;

Haroldo Béria Campos

Avaliação experimental da carepa formada durante a laminação de fio-máquina da Usina Engenheiro José Mendes Júnior; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Haroldo Beria Campos;

Haroldo Béria Campos

Obtenção da tensão de escoamento durante processamento de alumínio por trefilação; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Haroldo Beria Campos;

Haroldo Béria Campos

Obtenção da tensão de escoamento durante processamento de alumínio por trefilação; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Haroldo Beria Campos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, H. B. ; MAGALÃES, F. C. ; ROSA, R. H. L. ; DINIZ, R. O. ; CETLIN, P. R. . Análise experimental e numérica, utilizando os critérios de escoamento de Von Mises, Hill 48 e Barlat, da evolução da força no embutimento de um copo de aço L.I.. In: Corte e Conformação de Metais, 2005, São Paulo. Anais do Congresso Corte e Conformação de Metais. São Paulo: Aranda, 2005.

  • CAMPOS, H. B. ; MAGALÃES, F. C. ; ROSA, R. H. L. ; DINIZ, R. O. ; CETLIN, P. R. . Experimental, numerical and analytical analysis of the force during IF steel cup deep drawing. In: 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto. Proceedings of the 18th International Congress of Mechanical Engineering. São Paulo: ABCM, 2005.

  • DINIZ, R. O. ; CAMPOS, H. B. ; PEREIRA, F. R. V. ; PERTENCE, A. E. M. ; CETLIN, P. R. . Avaliação do encruamento de copos de aço IF embutidos e processados por ironing. In: 58 Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 58 Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais, 2003. p. 1052-1061.

  • CAMPOS, H. B. ; DINIZ, R. O. ; CETLIN, P. R. ; ALMEIDA, C. P. . Produção de barras metálicas com alta resistência mecânica superficial de núcleo dúctil. In: 53 Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais, 1998, Belo Horizonte. Anais do 53 Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais, 1998.

  • DINIZ, R. O. . da Tensão de escoamento Durante Processamento de Cobre por Trefilação. In: VI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1997, Belo Horizonte. Anais da VI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

  • DINIZ, R. O. . Estudo do Coeficiente de Atrito no Processamento de Cobre Comercialmente Puro por Trefilação. In: IV Simpósio de Iniciação Científica e XV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo, 1996, São Carlos. Anais do IV Simpósio de Iniciação Científica e XV Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. São Carlos: USP-SC, 1996.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1998

Vice Campeão do Mini-Baja da SAE Brasil, SAE Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Advanced Composites Solutions. , Rod. Tamoios; km 6,5; Aeroclube - hangar 4, Putim, 12228-001 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 39447270, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Advanced Composites Solutions

    Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Programas

    Outras informações:
    Atuando no planejamento estratégico; comunicação; contato com órgãos homologadores, como ANAC e FAA e como consultor de desenvolvimento de produto e ensaios em vôo

  • 1999 - 2001

    Empresa Brasileira de Aeronáutica

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Engenheiro de Cargas Estáticas: cálculo de cargas estáticas nas Empenagens, cálculo de cargas aerodinâmicas em superfícies diversas, desenvolvimento das ferramentas de análise, confecção, verificação e aprovação de relatórios técnicos.

  • 2001 - 2003

    Society of Automotive Engineers

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Juiz de Operação do Mini-BAJA

  • 1994 - 1995

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    Projeto: Instrumentação da Máquina de Ensaios Losenhausen , Orientadora: Prof. M. Sc. Maria da Penha de Campos Vieira, órgão financiador: CNPq.

  • 1996 - 1996

    Centro Integrado de Preparação de Mão de Obra Industrial - EEUFMG

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de Processos de Soldagem do curso de soldador, oferecido pelo Centro Integrado de Preparação de Mão de Obra Industrial CIPMOI , na UFMG.