Islana de Oliveira Silva
Graduação em Pedagogia (FACED/UFBA). Mestrado e Doutorado em Educação (FACED/UFBA). Atua como coordenadora pedagógica na Gerência Regional Liberdade / Cidade Baixa da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Membro do grupo de estudos sobre Formação em exercício de professores - FEP (FACED/UFBA). Áreas de atuação: Coordenação pedagógica; Formação de professores; Educação online; Pesquisa e práticas pedagógicas; Projetos educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2020 - 2024
Universidade Federal da Bahia
Título: Cartagrafias docentes em tempos de pandemia da COVID -19
Profa. Dra. Maria Roseli Gomes Brito de Sá. Coorientador: Profa. Dra. Daniele Farias Freire Raic. Palavras-chave: Docência; Professoralidades; Formação de professores; Pandemia COVID-19.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2005 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: Cultura escolar em Santiago do Iguape: ressonâncias, tensões e possibilidades
, Ano de Obtenção: 2008.Dinéa Maria Sobral Muniz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cultura escolar; escola única; Escola Rural de Santiago do Iguape.
Especialização em Especialização em Gestão e Planejamento Educacional
2016 - 2018
Universidade Cândido Mendes - Instituto Pró Saber
Título: A Formação Continuada de Professores e suas Relações com a Gestão Pedagógica no Espaço Escolar
Graduação em Pedagogia
1998 - 2004
Universidade Federal da Bahia
Título: Paradigmas Educacionais: escola única e a diversidade humana
Formação complementar
2019 - 2019
Curso de Extensão em Gestão e Coordenação da Educação Integral. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Currículo e Formação de Professores (Aluna Especial PPGE). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2016
Formação do Educador (Aluna Especial PPGEduC). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública / EAD FIOCRUZ, ENSP EAD FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação de professores em Vídeo Streaming. , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
2004 - 2004
Epistemologia do Educar (Aluna Especial PPGE). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2004
Extensão universitária em Projeto Paraguaçu: Convivência Univers./Comunidade. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 28h). , Fundação Clemente Mariani, FCM/BA, Brasil.
2003 - 2003
Universidade, Nação e solidariedade. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2002
Formação do Professor e a Questão da Leitura. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
As implicações do gênero e da sexualidade na Educação.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Rumos e perspectivas da pedagogia. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação online.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e práticas pedagógicas.
Organização de eventos
SILVA, Islana de Oliveira . VII Seminário de Formação em Exercício de Professores - VII SEMFEP "Hospitalidade em Currículo e Gestos Estrangeiros na Formação de Professores". 2024. (Outro).
SILVA, Islana de Oliveira . VI Seminário de Formação em Exercício de Professores - VI SEMFEP. 2021. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Regional - Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade da Educação Infantil. 2025. (Seminário).
VII Seminário de Formação em Exercício de Professores (SEMFEP) - "Hospitalidade em Currículo e Gestos Estrangeiros na Formação de Professores"es",.NAS TRAMAS DA DOCÊNCIA: CARTAGRAFANDO PROFESSORALIDADES. 2024. (Seminário).
41a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd,. PROFESSORALIDADES EM MOVIMENTOS: ATUALIZAÇÕES DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2023. (Congresso).
Congresso UFBA 2023. Composições docentes em tempos da pandemia da covid-19: cartagrafando professoralidades. 2023. (Congresso).
40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd,. 2021. (Encontro).
II Congresso Virtual UFBA 2021. Repercussões da reserva de jornada de trabalho para o exercício da docência na rede municipal de educação de Salvador/BA. 2021. (Congresso).
IV Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: Profissão docente em questão. 2021. (Outra).
V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.Jornada de trabalho docente e a composição da professoralidade. 2021. (Outra).
VI Seminário Sobre Formação em Exercício de Professores - VI SEMFEP,.Nos caminhos da docência: movimentos de professoralização. 2021. (Seminário).
Congresso Virtual UFBA 2020: Universidade em Movimento. Professorxs pesquisadorxs se pensam, pensam a educação e suas pesquisas em cenários de pandemia. 2020. (Congresso).
Escola. Presente? Tempos, espaços e pedagogias possíveis na pandemia. 2020. (Outra).
XX Encontro de didática e prática de ensino - XX ENDIPE.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR/BA. 2020. (Encontro).
I Seminário Regional de Neurociência e Educação: tecendo redes pela primeira infância. 2019. (Seminário).
16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).
Seminário Desenvolvimento Qualitativo do Ensino Técnico Profissional. 2008. (Seminário).
Workshop Comunicação Institucional. 2008. (Seminário).
Workshop Projecto para o Ensino Técnico Gestão Pedagógica e Educacional. 2008. (Outra).
18º EPENN - Encontro Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Vivências labrinticas: o educar a partir de si. 2007. (Encontro).
1º Fórum Nacional de debates sobre Formação de professores. 2007. (Seminário).
VIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC Qualidade de Vida e dignidade da pessoa humana..VIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC Qualidade de Vida e dignidade da pessoa humana.. 2005. (Outra).
55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 2003. (Congresso).
VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Projeto Paraguaçu: Construindo a comuniversidade. 2003. (Outra).
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).
54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 2002. (Congresso).
Encontro Nordestino dos Estudantes de Pedagogia.Encontro Nordestino dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).
III Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XXI Seminário Estudantil de Pesquisa.III Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XXI Seminário Estudantil de Pesquisa. 2002. (Seminário).
Seminário Milton Santos e o Brasil: Território, Lugares e Saberes. 2002. (Seminário).
53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 2001. (Congresso).
II Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XX Seminário Estudantil de Pesquisa.II Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XX Seminário Estudantil de Pesquisa. 2001. (Seminário).
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Educação a distância e desenvolvimento do ensino superior brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. A pedagogia de Waldorf e seu papel no desenvolvimento humano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Gestão democrática: o papel do pedagogo na função de gestor na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Brincar é preciso: a importância do lúdico na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, I. O.; LORDELO, S. N. B.. Alfabetização de adultos: desafio na construção do conhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia.
SILVA, I. O.; LORDELO, S. N. B.. Educação de Jovens e Adultos como modalidade de inserção no mercado de trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia.
SILVA, I. O.; LORDELO, S. N. B.. Formação de educadores de Jovens e Adultos: por uma formação de excelência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia.
SILVA, I. O.; ORIENTADORA, A. C. M. -. P.. Cunha.O trabalho com projeto e suas implicações na motivação da professora e de alunos da escola municipal Maria Quitéria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia.
SILVA, I. O.; ORIENTADORA, A. C. M. -. P.. M. dos Anjos.O coordenador pedagógico e sua contribuição para formação continuada de professores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. A importância do lúdico na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Por que a afetividade na escola?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Gestão democrática na escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Grupos de convivência da terceira idade: espaços educativos para o resgate da auto-estima. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. O processo de formação de professores no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. A visualização do profissional que atua na educação infantil no ensino público nas políticas contemporâneas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Agressividade na escola: reflexões da violência doméstica no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Lima.Afetividade no processo educativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. Inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, H. S. B. -. P.;SILVA, I. O.. A fundamental importância do acompanhamento da família no processo de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, A. C. M. -. P.;SILVA, I. O.. A proposta e a construção da cidadania: um estudo reflexivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
ORIENTADORA, A. C. M. -. P.;SILVA, I. O.. A importância do planejamento pedagógico na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
LORDELO, S. N. B.;SILVA, I. O.. Analisar o processo de avaliação da aprendizagem da EJA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
Orientou
O cotidiano na sala de aula: hoje a indisciplina, amanhã a EJA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A violência escolar na escola municipal Pequeno Davi: uma realidade reversível?; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Indisciplina na escola: prevenir para não punir; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Relação família e escola: as influências na formação dos educando da escola municipal do Banco da Vitória; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Gestão escolar e as relações interpessoais no colégio da polícia militar Rômulo Galvão - Ilhéus/ Bahia; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
O papel da família no processo de ensino e aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Professores ausentes: lamparinas que se apagam no turno noturno; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Gestão democrática e absenteísmo docente: caminhos e descaminhos para legitimar os dias letivos no CIOMF; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Projeto político pedagógico: instrumento de autonomia pedagógica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Compreendendo a importância do trabalho pedagógico na reconstrução do PPP; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Família na escola como base integrante na educação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância do brincar para aquisição dos valores sociais e para o processo ensino aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Reconstrução do PPP da escola municipal Basílio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Colegiado forte: escola cidadã; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Gestão democrática e as relações interpessoais; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Integrando família e escola na formação ético-moral dos educandos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Acesso a cursos profissionalizantes do IFBahia Campus Valença pelos alunos com necessidades educacionais especiais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Inclusiva) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Perspectivas e sentimentos dos profissionais da educação do IFBA Campus Valença; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Inclusiva) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Capacidade além das limitações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Inclusiva) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da ludicidade na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A inclusão de deficientes visuais e de baixa visão no ensino regular da escola municipal Sumaúma; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância dos jogos como possibilidades de aprendizagem na educação infantil: mediação de forma lúdica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da música como recurso pedagógico na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Evasão escolar na educação de jovens e adultos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Musicalização na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Família e escola: o impacto da parceria na aprendizagem dos alunos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Dificuldade de leitura e escrita na educação de jovens e adultos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Inclusão escolar de surdos no ensino regular em uma escola estadual do município de Vera Cruz; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da formação dos educadores no ensino de jovens e adultos em uma escola de Simões Filho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Evasão na educação de jovens e adultos em uma escola de Candeias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da música na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da ludicidade na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Formação dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Avaliação da aprendizagem nas classes do 3º ano do ensino fundamental em escolas do município de Simões Filho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Inclusão escolar da pessoa com deficiência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
de Souza; Alfabetização e letramento: uma nova perspectiva no processo da aquisição da leitura e da escrita no primeiro ano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da sala de recurso multifuncional em Simões Filho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
A importância da ludicidade na educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Avaliação da aprendizagem na educação infantil em duas escolas públicas de Simões Filho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Islana de Oliveira Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, I. O. ; BATISTA, H. . Entrelaço de vivências: a comuniversidade. Revista de Educação CEAP , Salvador, n.Set/Nov, 2003.
-
SILVA, Islana de Oliveira . Docência além da sala de aula. Pensar a educação em pauta, 11 jun. 2021.
-
SILVA, Islana de Oliveira . Jornada de trabalho docente e a composição da professoralidade. In: V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2022, Salvador. Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021, 2022.
-
SILVA, I. O. . Formação continuada de professores na escola: práticas formativas no contexto da rede municipal de educação de Salvador/BA. In: XX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação com formação docente Livro 1. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2020. v. 1. p. 408-414.
-
SILVA, I. O. . Vivêncais labirínticas: o educar a partir de si. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Macéio _ Alagoas. Politica de ciência e tecnologia e formação do pesquisador em educação, 2007.
-
SILVA, I. O. ; MESSIAS, M.C ; MUBARACK, R.G . A globalização e suas implicações na educação brasileira. In: Semana de Mobilização Científica - SEMOC, 2005, SALVADOR. VIII Semana de Mobilização Científica - SEMOC Qualidade de Vida e dignidade da pessoa humana. SALVADOR: UCSAL, 2005.
-
SILVA, I. O. . Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão - Sergipe. XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. São Cristovão: UFS, 2003.
-
SILVA, I. O. ; SERPA, L. F. P. . Construindo um entre-lugar: a comuniversidade. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão - Sergipe. XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. São Cristóvão: UFS, 2003.
-
SILVA, I. O. ; BORDAS, M. A. G. . Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos: Discussão de práticas docentes para desenvolvimento de uma consciência reflexiva. In: II Encontro sobre Pesquisa em Educação da UFPI - Formação de Professores, Direitos Humanos e Diversidades Culturais, 2002, Teresina. II Encontro sobre Pesquisa em Educação da UFPI-Formação de Professores, Direitos Humanos e Diversidades Culturais, 2002. p. 202-214.
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. ; RAIC, D. F. F. . Nas tramas da docência: cartagrafando professoralidades. In: VII Seminário de Formação em Exercício de Professores - VII SEMFEP, 2024, Salvador. VII SEMFEP ? Seminário de Formação em Exercício de Professores do FEP, 2024.
-
SILVA, I. O. . Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos: discussão de práticas docentes para desenvolvimento de uma consciência reflexiva.. In: 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Recife: UFPE, 2003.
-
SILVA, I. O. ; SERPA, L. F. P. . Projeto Paraguaçu: construindo a comuniversidade. In: : VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC, 2003, Salvador. : VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC Fome de quê?. Salvador: UCSAL, 2003.
-
SILVA, I. O. ; B, M. A. G. . A questão da leitura e a formação do professor. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. II Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 15-311.
-
SILVA, I. O. . Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos: discussão de práticas docentes para desenvolvimento de uma consciência reflexiva.. In: III Seminário de Pesquisa e Pós-graduação / XXI Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. III Seminário de Pesquisa e Pós-graduação - XXI Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2002.
-
SILVA, I. O. . As formas de processamento da informação e a formação do professor: um estudo sobre as estruturas textuais com professores de escolas comunitárias de Salvador / BA. In: 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2001, Salvador. 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2001.
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. ; RAIC, D. F. F. . Nas tramas da docência: cartagrafando professoralidades. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. . Professoralidades em movimentos: atualizações docentes em tempos de pandemia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. ; RAIC, D. F. F. . Composições docentes em tempos da pandemia da covid-19: cartagrafando professoralidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Islana de Oliveira . Jornada de trabalho docente e a composição da professoralidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. . Repercussões da reserva de jornada de trabalho para o exercício da docência na rede municipal de educação de Salvador/BA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Islana de Oliveira ; SA, M. R. G. B. ; RAIC, D. F. F. . Nos caminhos da docência: movimentos de professoralização. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SA, M. R. G. B. ; RAIC, D. F. F. ; SILVA, Islana de Oliveira ; TEIXEIRA, D. B. ; SILVA, E. ; BISPO, J. G. ; TELES, L. A. ; SILVA, S. B. S. ; FRANCO, S. . Professorxs pesquisadorxs se pensam, pensam a educação e suas pesquisas em cenários de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2001 - 2002
Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos: discussão de práticas docentes para desenvolvimento de uma consciência reflexiva., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Islana de Oliveira Silva - Integrante / Miguel Angel Garcia Bordas - Prof. Orientador - Coordenador / Aline Oliveira Moura - Integrante.
-
2000 - 2001
As formas de processamento da informação e a formação do professor: um estudo sobre as estruturas textuais com professores de escolas comunitária de Salvador/BA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Islana de Oliveira Silva - Integrante / Miguel Angel Garcia Bordas - Prof. Orientador - Coordenador / Aline Oliveira Moura - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Educação de Salvador, Gerência Regional de Educação Liberdade / Cidade Baixa. , Rua do Queimado, 17, Lapinha, 40375430 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 36114155
Experiência profissional
2011 - Atual
Secretaria Municipal de Educação / SalvadorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
2014 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente EAD
Outras informações:
Docente EAD no curso de Pedagogia (Disciplinas ministradas: Seminário Integrador 6 e 7 / TCC)
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Atividades
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , Pró-reitoria de extensão /UNEB.Serviço realizado, Coordenadora Polo Universidade Para Todos.
2009 - 2011
Instituto Anísio TeixeiraVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Educação à Distância, Carga horária: 40
Outras informações:
Planejamento, elaboração, execução, monitoramento e avaliação de cursos de formação continuada voltados para professores da rede estadual de ensino, ofertados na modalidade EAD. Implementação de programas nacionais de formação inicial e continuada no âmbito estadual ofertados na modalidade EAD(UAB; Escola de Gestores/MEC)
Atividades
-
02/2009
Direção e administração, DIRED - Diretoria de Educação à Distância e Tecnologia Educacional.Cargo ou função, Coordenação de Educação a Distância.
2009 - 2009
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação a DistânciaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente EAD
Outras informações:
Professora Orientadora de TCC no Curso de Especialização em Educação Inclusiva
2006 - 2008
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação a DistânciaVínculo: Docente Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Docente Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente EAD no curso de Pedagogia (Disciplina ministrada: Pesquisa e Prática Pedagógica)
2008 - 2009
Grupo Aldeia GlobalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Gestão Educacional, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Consultoria em Gestão Educacional em Institutos Médios Politécnicos em Províncias de Angola.
Atividades
-
08/2008 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institutos Médios Politécnico/Agrário em Províncias de Angola.Cargo ou função, Consultora em Gestão Educacional e Pedagógica.
2018 - 2018
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente EAD
Outras informações:
Disciplina ministrada: Orientação do Trabalho de Conclusão no Curso deEspecialização em Produção de Mídias para Educação Online
2012 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente EAD
Outras informações:
Docente EAD na Especialização em Gestão Escolar (Disciplina: Projeto Vivencial / Orientação monográfica)
Programa Escola de Gestores / MEC
2002 - 2003
Universidade Federal da BahiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Título do projeto: Projeto Paraguaçu - construindo a comuniversidade
Programa UFBA em Campo - Pró-reitoria de extensão
Orientador: Prof. Luiz Felippe Perret Serpa.
Agência Financiadora: FAPESB
2002 - 2002
Universidade Federal da BahiaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Título do Projeto: Projeto Paraguaçu - convivência comunidade / universidade.
Programa UFBA em Campo - Pró-reitoria de extensão UFBA
Orientador: Prof. Luiz Felippe Perret Serpa
Agência financiadora: FAPESB
2001 - 2002
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista iniciação cientifíca, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Título da pesquisa: Atividades partilhadas de leitura e dinâmicas de constituição de identidade e moralidade em contextos intersubjetivos: discussão de práticas docentes para desenvolvimento de uma consciência reflexiva.
Orientador: Prof. Dr. Miguel Angel Garcia Bordas
Agência financiadora: CNPq
2000 - 2001
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista iniciação cientifíca, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Título da pesquisa: As formas de prcessamento da informação e a formação do professor: um estudo sobre as estruturas textuais com professores de escolas comunitária de Salvador/BA.
Orientador: Prof. Dr. Miguel Angel Garcia Bordas
Agência financiadora: CADCT
1999 - 2000
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de campo
Outras informações:
PEQ - Plano Estadual de Qualificação Profissional do Estado da Bahia - Acompanhamento de Egressos e comissões municipais de emprego.
Atividades
-
01/1999
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, Extensionista no Projeto Paraguaçu: construindo a comuniversidade.
-
01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de extensão UFBA, Pró-reitoria de extensão UFBA.Atividade realizada, Educação de Jovens e Adultos.
-
01/2002
Estágios , Faculdade de Educação.Estágio realizado, Projeto Paraguaçu: construindo a comuniversidade.
-
08/2001 - 08/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Departamento de Educação I.Linhas de pesquisa
-
01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.Atividade realizada, Projeto Paraguaçu: convivência comunidade / universidade.
2003 - 2003
Fundação Anisio TeixeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de campo
Outras informações:
Projeto de Revitalização do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Convênio SEC/BA - Fundação Anísio Teixeira.
2020 - Atual
Faculdade de Educação / Universidade Federal da BahiaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação em Exercício de Professores - FEP com pesquisa em andamento na linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, sob orientação da Professora Doutora Maria Roseli Gomes Brito de Sá.
Atividades
-
03/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação / Universidade Federal da Bahia.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Islana de Oliveira Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?