Ademir Quintilio Lazarini

possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, história, pedagogia e Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos
Paulo Sergio Tumolo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Escola; Capitalismo; Revolução.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1996 - 1998

Universidade Estadual de Maringá
Título: A Singularidade do Projeto Educacional de Rousseau, Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Zélia Leonel
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Sociedade; Pedagogia; Rousseau; História.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História

1988 - 1991

Universidade Estadual de Maringá

Formação complementar

2004 - 2004

Introdução à Crítica da Economia Política de Marx. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

Organização de eventos

LAZARINI, A. Q. . Leitura de O Capital: parte 1. 2012. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Educação Física para emancipação humana. 2012. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Mais-valia relativa e Educação: fundamentos teóricos e atualidade histórica (segunda parte). 2012. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . A relação entre Capital e Educação escolar na obra de Dermeval Saviani. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Cinema e história do movimento operário: passado e presente. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Cinema e guerra. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Ciência e alienação na sociedade contemporânea. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Ontologia materialista da história e revolução social. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Mais-valia relativa e Educação: fundamentos teóricos e atualidade histórica. 2011. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Evento de Extensão: Paulo Freire e a Educação Popular nos Anos 60: Fundamentos e Objetivos. 2005. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Pedagogia Histórico-Crítica: Discussão Introdutória. 2005. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Evento de Extensão Educação Física Escolar: Fundamentos e Prática Pedagógica. 2005. (Outro).

LAZARINI, A. Q. ; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza . Evento de Extensão Cinema e Revolução. 2005. (Outro).

LAZARINI, A. Q. ; COSTA, Maurício Pedro Luciano da . Evento de Extensão Cinema e Revolução II. 2005. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Evento de Extensão: Ciclo de Cinema Infanto-Juvenil: uma Perspectiva Crítico-Pedagógica. 2004. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . Evento de Extensão IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. 2004. (Outro).

LAZARINI, A. Q. . I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).

LAZARINI, A. Q. . Seminário Internacional de Educação. 2001. (Congresso).

Participação em eventos

Primeira jornada Palestina livre. 2012. (Outra).

6 Seminário de pesquisa em artes da Faculdade de Artes do Paraná.6 Seminário de pesquisa em artes da Faculdade de Artes do Paraná. 2011. (Seminário).

A relação entre Capital e Educação escolar na obra de Dermeval Saviani.A relação entre Capital e Educação escolar na obra de Dermeval Saviani. 2011. (Outra).

Introdução ao Materialismo histórico. 2011. (Outra).

V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2011. (Encontro).

I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo "Marxismo, Ciência e Educação: a práxis trasnformadora como mediação da produção do conhecimento.Participação em evento (I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo). 2005. (Encontro).

Seminário Científico Teoria Política do Socialismo.Participação em evento (Seminário Científico Teoria Política do Socialismo). 2005. (Seminário).

IV Jornada do HITEDBR - História e Historigrafia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas.Participação em evento (IV Jornada do HITEDBR - História e Historigrafia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas). 2004. (Outra).

I Seminário: Marxismo e Educação: Atualidade de uma Perspectiva Teóriico-Metodológica e Política.Participação em evento (I Seminário: Marxismo e Educação: Atualidade de uma Perspectiva Teórico-Metodológica e Política). 2003. (Seminário).

XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A Formação de Professores para o Século XXI: Dilemas e Perspectivas.Participação em evento (XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A Formação de Professores para o Século XXI: Dilemas e Perspectivas ). 2003. (Outra).

A produção em História da Educação na Região Sul do Brasil.II Jornada do HISTEDBR 'História, sociedade e Educação no Brasil'. 2002. (Outra).

II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e memória da educação brasileira. II Congresso Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).

I Seminário Internaciona de Educação.Participação em evento (I Seminário Internacional de Educação). 2001. (Seminário).

Seminário Estadual do Meio Ambiente, Reforma Agrária e Direitos Humanos - A História da Terra no Brasil.Participação em evento (Seminário Estadual do Meio Ambiente, Reforma Agrária e Direitos Humanos - A História da Terra no Brasil). 2001. (Seminário).

Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação.Participação em evento (V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil). 2001. (Seminário).

II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia-UEM.Participação em evento (II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia-UEM). 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Maria Fernanda da Silva

LAZARINI, A. Q.; TONET, I.; BERTOLDO, M. E.. Política de qualificação para o setor sucroalcooleiro: uma crítica aos limites do Estado Moderno. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adriene Santana

PERIOTTO, M. R.;LAZARINI, A. Q.; TOLEDO, Cesar de Alencar Arnaut de. A educação no pensamento de Miguel de Sacramento Lopes Gama: o caráter educativo do jornal O Carapuceiro (1832-1842). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Nágela TErezinha de Souza

LAZARINI, A. Q.; BARROCO, Sônia Mari Shima; PIROLO, Alda Lucia. Organização da Educação Especial Brasileira na Década de 1990: da Prática Societária Excludente e da Legislação Inclusiva. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial em Contexto de Inclusão) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Paula Salvador Werri

LAZARINI, A. Q.; CECÍLIO, Maria Aparecida; PRIORI, Angelo. Educação Libertária: um Estudo sobre a Categoria Conscientização na Obra de Paulo Freire. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Sociedade) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lucélia Mendes dos Santos

LAZARINI, A. Q.; TULLIO, Guaraciaba Parecida; SCHAAFFRATH, M. A. S.. A Defesa do Progresso e da Educação na Ordenação da República no Brasil: O Pensamento de José Veríssimo (1857-1916).. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pública no Brasil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Josie Agatha Parrilha da Silva

LAZARINI, A. Q.; SCHELBAUER, Analete Regina;MACHADO, Maria Cristina Gomes. Carneiro Leão e o Debate sobre a Educação Popular no Brasil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pública no Brasil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Sérgio das Graças Corrêa

LAZARINI, A. Q.; SCHAFFRATH, M. A.; MURASSE, Celina Midori. Educação Inclusiva e Sociedade Excludente? uma abordagem sobre a realidade da educação básica brasileira na década de 1990. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pública no Brasil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marli Maria Silva Quintanilha

LAZARINI, A. Q.; PERIOTTO, M. R.; MURASSE, Celina Midori. A Escola da Vida e a Formação Intelectual do Visconde de Mauá. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pública no Brasil) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Karen Cristiane dos Santos

LAZARINI, A. Q.; PERIOTTO, M. R.; MELLO, R. A.. Émile Durkhein e a educação: reflexões iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Patrícia Teixeira Mafra

LAZARINI, A. Q.; SIMILI, I. G.; PERIOTTO, M. R.. Louis Legér Vauther, ideias e educação: franceses no Brasil no século XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Saulo Testa

LAZARINI, A. Q.; MELLO, R. A.; OLIVEIRA, R. M.. Formação em Educação Física e mercado de trabalho: realidade do município de Maringá-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Matheus Frota

LAZARINI, A. Q.; CHAVES, M.; MELLO, R. A.. Brinquedo artesanal e mobilizações sociais em agricultores do Movimento Sem Terra de Mirandópolis-SP: possibilidades pedagógicas revolucionárias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Aline Fabiane Barbieri

MELLO, R. A.;LAZARINI, A. Q.; PIROLO, Alda Lucia. A saúde como objeto da Educação física na escola: uma abordagem crítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jeferson Diogo de Andrade Garcia

LAZARINI, A. Q.; MELLO, R. A.; PIROLO, Alda Lucia. A necessidade da escola pública no século XIX sob o processo de produção de capital: elementos históricos para compreender o surgimento da educação física na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Amanda Koerner

NOMA, Amélia Kimiko; MELLO, R. A.;LAZARINI, A. Q.. A formação humana sob a lógica alienante do capital: apontamentos sobre as controvérsias e limites das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Nágela TErezinha de Souza

LAZARINI, A. Q.. O Projeto de Inclusão do Sujeito com Necessidades Educacionais Especiais e o Caso da Educação Física: primeiras aproximações. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.

LAZARINI, A. Q.; TOLEDO, Cesar de Alencar Arnaut de; SILVA, Ana Cristica Teodoro da. Membro da Comissão de Seleção para Professor Colaborador da Disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa (Cianorte). 2004. Universidade Estadual de Maringá.

LAZARINI, A. Q.; MIRANDA, Maria de Jesus Cano; PADILHA, Augugsta. Membro da comissão referente a Ascensão de Nível de Assistente TIDE A para Assistente TIDE B da Professora Regina de Jesus Chicarelle. 2004. Universidade Estadual de Maringá.

LAZARINI, A. Q.; SETOGUTI, Ruth Izume; OLIVEIRA, Terezinha. Membro da Comissão para Revisão de Avaliação da Acadêmica Franciele Maniero. 2003. Universidade Estadual de Maringá.

Orientou

Evanete Batista

Os Conceitos Educacionais Fundamentais de Rousseau; Início: 2005; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Pesquisa Educacional) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Márcia Cristina Amaral da Silva

Educação no Brasil Holandês (1630-1654): as Influências da religião Cristã Reformada; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Pesquisa Educacional) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Nágela TErezinha de Souza

Organização da Educação Especial Brasileira na Década de 1960; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial em Contexto de Inclusão) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Sérgio Correa das Graças

Educação Inclusiva e Sociedade Excludente: uma abordagem sobre a realidade da educação básica brasileira na década de 1990; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Pública no Brasil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Karen Cristiane dos Santes

Émile Durkhein e a educação: reflexões iniciais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Erika Ramos Januário

Presença da teoria marxista no curso de agroecologia na Escola Milton Santos: uma análise preliminar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Jeferson Diogo de Andrade Garcia

A necessidade da escola pública no século XIX sob o processo de produção de capital: elementos históricos para compreender o surgimento da educação física na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Amanda Koerner

A formação humana sob a lógica alienante do Capital: apontamentos sobre as controvérsias e limites das políticas educacionais no Brasil contemporâneo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Najela Terezinha de Souza

O Projeto de Inclusão do Sujeito com Necessidades Educacionais Especiais e o Caso da Educação Física: primeiras aproximações; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Thiago Barbosa da Silva

O fenômeno esportivo e o objetivo central do capitalismo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Elaine Albanes de Mello

Pedagogia Revolucionária no Limmiar do Século XIX: Frei Caneca; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Léia de Souza Moraes

A Educação Brasileira na Primeira Metade do Século XIX: o Pensamento de Bernardo Pereira Vascolncelos (1795-1850); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Silvia Mara da Silva

A Educação Brasileira na Primeira Metade do Século XIX: o Pensamento de Bernardo Pereira Vascolncelos (1795-1850); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Cristiane Murakami

Revolucionário Método de Pesquisa e Ensino de Galileu Galilei (1564-1642); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Magali Silvia S de Lacerda

Remanescência e Ruptura do Pensamento em Obras de Erasmo de Rotterdam; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Soraia Nunes Marques

Remanescência e Ruptura do Pensamento em Obras de Erasmo de Rotterdam; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Ruth Aparecida Pepa Penasso

Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke (1632-1704); 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Thiago Barbosa da Silva

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Jeferson Diogo de Andrade Garcia

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Matheus Frota

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Rogério Paes de Andrade

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Augusto Frota

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Robson de Campus

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Erika Ramos Januário

Educação e educação física: aproximações de análise à luz da crítica marxiana da economia política; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Dhenis Rosina

A corporeidade na Idade Média Ocidental: Do Cristianismo Primitivo à Constituição da Patrística; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ademir Quintilio Lazarini;

Produções bibliográficas

  • QUINTILIO LAZARINI, ADEMIR ; MELLO, Rosângela Aparecida . 'O Direito à Preguiça' de Paulo Lafargue: uma crítica marxista. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA , v. 13, p. 1, 2020.

  • QUINTILIO LAZARINI, ADEMIR ; MELLO, Rosângela Aparecida . A Atualidade Histórica do Capital e da Classe Trabalhadora Mundial: Trabalho, Tempo de Trabalho e Contradições e Revolução Social. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA , v. 14, p. 22-62, 2020.

  • DE ANDRADE GARCIA, JEFERSON DIOGO ; QUINTILIO LAZARINI, ADEMIR ; BARBIERI, ALINE FABIANE ; MELLO, ROSANGELA APARECIDA . A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital?. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 10, p. 177-190, 2017.

  • LAZARINI, A. Q. . Capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos críticos. 1. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015. v. 1. 480p .

  • LAZARINI, A. Q. . Já que é pouco, melhor que acabe! - o Cinturão Verde em questão. Folha de Cianorte, Cianorte-Pr, p. 4, 14 maio 2000.

  • LAZARINI, A. Q. . Imigração ilegal: reflexo da crise globalizada. Folha de Cianorte, Cianorte-Pr-Br, , v. 1.

  • LAZARINI, A. Q. . De volta às Aulas: toda criança na escola (a escola pública em questão. Folha de Cianorte, Cianorte-Pr-Br, , v. 1.

  • LAZARINI, A. Q. . A perfeita imperfeição: a crise real.. Folha de Cianorte, Cianorte-Pr-Br.

  • LAZARINI, A. Q. ; TULLIO, G. A. ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Trabalho, Direito Natural e Educação na Obra de John Locke. In: IV Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2004, Maringá-Pr. História e Historiografia da Educação: abordagens e Práticas Educativas, 2004. p. 215-216.

  • LAZARINI, A. Q. ; MURAKAMI, Cristiane . O Revolucionário Método de Pesquisa e Ensino de Galileu Galilei (1564-1642). In: IV Jornada do HISTEDBR:História, sociedade e Educação no Brasil, 2004, Maringá-Pr. História e Historiografia da Educação: abordagens e Práticas Educativas, 2004.

  • LAZARINI, A. Q. ; MURASSE, Celina Midori ; MELLO, Elaine Albanes de . A Pedagogia Revolucionária no Limiar do Século XIX: Frei Caneca (1779-1825). In: IV Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2004, Maringá-Pr. Anais História e Historiografia da Educação : Abordagens e Práticas Educativas. Ponta Grossa: Anais eem CD-ROOM, 2004.

  • LAZARINI, A. Q. ; MURASSE, Celina Midori ; MELLO, Elaine Albanes de . A Pedagogia Revolucionária de Frei Caneca (1779-1825). In: VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2003, Campinas-SP. A História da Escola Pública no Brasil. Campinas: Editado em CD-ROOM, 2003.

  • LAZARINI, A. Q. ; MURASSE, Celina Midori . Concepções Educacionais na Construção do Estado Imperial: As idéias de Bernardo Pereira de Vasconcelos e Zacarias Góis e Vasconcelos.. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal-RN. História e memória da educação brasileira, 2002.

  • LAZARINI, A. Q. . Algumas considerações sobre as perspectivas sociais e educacioais de Rousseau. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte-Pr-Br. CD-ROOM I Seminário Internacional de Educação. Cianorte-Pr: Anais em CD-ROOM, 2001. v. 1. p. 648-653.

  • LAZARINI, A. Q. . Algumas Considerações Sobre as Perspectivas Sociais e Educacionais de Rousseau. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, Campinas-SP. Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação. Campinas-SP: HISTEDBR, 2001. v. 1.

  • LAZARINI, A. Q. ; NOMA, Amélia Kimiko ; SCHELBAUER, Analete Regina ; TULLIO, G. A. ; GUHUR, Jean Vincent Marie ; SHEEN, Maria Rosemary Coimbra Campos ; LEONEL, Zélia ; MACHADO, Maria Cristina Gomes . Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE-UEM. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, Campinas - SP. Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação. Campinas - SP: HISTEDBR, 2001. v. 1.

  • LAZARINI, A. Q. ; GARCIA, J. D. A. ; MELLO, R. A. ; SILVA, T. B. ; BARBIERI, A. F. . A ATUALIDADE DA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DE MARX (1818-1883) SOBRE A REALIDADE DA CLASSE TRABALHADORA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA: LIÇÕES DO LIVRO PRIMEIRO DE O`CAPITAL. In: 10 Fórum de Extensão e Cultura da UEM: a extensão e o desenvolvimento regional, 2012, Maringá. Anais do 10 Fórum de Extensão e Cultura da UEM: a extensão e o desenvolvimento regional, 2012.

  • LAZARINI, A. Q. ; WERRI, Ana Paula Salvador . Educação Libertária: um Estudo sobre a Categoria Conscientização na Obra de Paulo Freire. In: Seminário Científico Teoria Política do Socialismo, 2005, Marília. Anais, 2005.

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke 1632-17044. In: 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. Anais, 2003.

  • LAZARINI, A. Q. ; MURAKAME, Cristiane . A Matemática Enquanto Metodologia. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá. Anais, 2003.

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá Pr - Cianorte Pr. Anais, 2003.

  • LAZARINI, A. Q. . A Pedagogia Revolucionária no Limiar do Século XIX: Frei Caneca (1779-1825). In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte, 2003, Maringá Pr - Cianorte Pr. Anais, 2003.

  • LAZARINI, A. Q. . A Construção do Estado e da Educação na Perspectiva de Zacarias Góis e Vasconcelos. In: II Jornada do HISTEDBR 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 2002, Ponta Grossa-Pr e Curitiba-Pr. A produção em História da Educação na Região Sul do Brasil, 2002. p. 113.

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke. In: Visita à UEM: Divuldar para Integrar, Integrar para Conhecer, 2002, Maringá. Anais, 2002.

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa ; NOMA, Amélia Kimiko ; SCHELBAUER, Analete Regina ; TULLIO, Guaraciaba Parecida ; GUHUR, Jean Vincent Marie ; SHEEN, Maria Rosemary Coimbra Campos ; LEONEL, Zélia ; MACHADO, Maria Cristina Gomes . Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE - UEM. In: Visita à UEM: Divuldar para Integrar, Integrar para Conhecer, 2002, Maringá. Anais, 2002.

  • LAZARINI, A. Q. . A Singularidade do Projeto Educacional de Rousseau. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, Campinas-SP-Br. V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, sociedade e Educação. Campinas-SP: Editora: UNICAMP, 2001. v. 1. p. 38-39.

  • LAZARINI, A. Q. . Algumas Considerações Sobre as Perspectivas Sociais e Educacionais de Rousseau. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte - PR. I Seminário Internacional de Educação. Cianorte - Pr: Anais em CD-ROOM, 2001.

  • LAZARINI, A. Q. . Educação para a Cidadania: a Contradição entre o Dever Ser e a Realidade. In: II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia-UEM, 2000, Maringá. Anais, 2000.

  • LAZARINI, A. Q. . óociedade Pos-capitalista de Peter Drucker. In: III Encontro de História do Mato Grosso do Sul, 1996, Corumbá. III Encontro de História do Mato Grosso do Sul. Corumbá: UFMS, 1996. v. 1.

  • LAZARINI, A. Q. ; MELLO, R. A. ; BARBIERI, A. F. ; GARCIA, J. D. A. ; SILVA, T. B. . A ATUALIDADE DA CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA DE MARX (1818-1883) SOBRE A REALIDADE DA CLASSE TRABALHADORA MUNDIAL CONTEMPORÂNEA: LIÇÕES DO LIVRO PRIMEIRO DE O`CAPITAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, A. Q. . A atuação profissional do cientista social e os dilemas da pesquisa na universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . O entendimento da política em Marx. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . Educação Libertária: um Estudo sobre a Categoria Conscientização na Obra de Paulo Freire. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Debate: Apresentação e Discussão das Determinações Sociais Fundamentais do Contexto Histórico no Qual Paul Freire Desenvolveu seu Projeto de Educação Popular e eos Pressupostos Teóricos que o Embasaram. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, A. Q. . Exposição e Debate sobre o Surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica, Tendo como Referência a Obra Escola e Democracia de Dermeval Saviani, onde o Autor Realiza um Debate Crítico com Algumas das Principais Teorias Educacionais Contemporâneas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . Revolução ou Barbárie?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . A Economia Capitalista Clássica: Defensores e Críticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . Exposição e Debate sobre as Possibilidade e Limites da Atuação Educacional Crítica, Através da Discussão da Obra Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. ; MURASSE, Celina Midori . A Pedagogia Revolucionária no Limiar do Século XIX: Frei Caneca (1779-1825). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. ; MURAKAMI, Cristiane . O Revolucionário Método de Pesquisa e Ensino de Galileu Galilei (1564-1642). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Trabalho, Direito Natural e Educação na Obra de John Locke. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . O que Representou o 11 de Setembro para o Mundo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. ; MURAKAME, Cristiane . A Matemática enquanto Metodologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . A Pedagogia Revolucionária no Limiar do Século XIX: Frei Caneca (1779-1825). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na obra de John Locke - 1632-1704. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . A Moral Burguesa na Filosofia Política e na Filosofia da Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAZARINI, A. Q. . Concepções Educacionais na Construção do Estado Imperial: as idéias de Bernardo Pereira de Vasconcelos e Zacarias Gois de Vasconcelos.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . A Construção do Estado e da Educação na Perspectiva de Zacarias Góis e Vasconcelo.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Galileu por Brecht: a retomada crítica do nascimento da ciência moderna no século XX. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAZARINI, A. Q. ; TÚLIO, Guaraciaba Aparecida ; PENASSO, Ruth Aparecida Pepa . Grupo de Pesquisa em Educação Pública. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, A. Q. . Direito Natural, Trabalho e Educação do Homem Empreendedor na Obra de John Locke. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, A. Q. . Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE - UEM. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, A. Q. . A Singularidade do Projeto Educacional de Rousseau. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Evantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE-UEM. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . Algumas Considerações Sobre as Perspectivas Sociais e Educacionais de Rousseau. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . O Estado e a Organização da Sociedade Burguesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAZARINI, A. Q. . Educação para a Cidadania: a Contradição entre o Dever Ser e a Realidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, A. Q. . A pedagogia em Rousseau. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LAZARINI, A. Q. . Consultor da Revista FANP - Faculdade do Noroeste Paranaense. 2005.

LAZARINI, A. Q. . Consultor ad hoc do evento de extensão I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004.

LAZARINI, A. Q. . Membro do quadro de Assessoria Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá para a revista Acta Scientiarum. 2004.

LAZARINI, A. Q. . IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. 2004.

LAZARINI, A. Q. . IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas. 2004.

LAZARINI, A. Q. . Parecerista no evento de extensão XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte - A formação de Professores para o Século XXI. 2003.

LAZARINI, A. Q. . Cinema e Revolução IV. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAZARINI, A. Q. . Cinema e Revolução IV. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAZARINI, A. Q. . Cinema e Revolução III. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TOLEDO, Cesar de Alencar Arnaut de ; LAZARINI, A. Q. . Ética e subjetividade no pensamento de Emanuel Lévinas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAZARINI, A. Q. . Minicurso: Fenomenologia: uma Introdução. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LAZARINI, A. Q. . As Conseqüências da Carta de Punta Del Leste (1961) para a Educação Brasileira. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAZARINI, A. Q. . Reflexões sobre Alguns Momentos Decisivos na Construção da Educação Brasileira no Século XX. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAZARINI, A. Q. . Educação Escolar: Limites e Possibilidades para a Contribuição da Transformação Social. 2005 (Participação em Mesa Redonda) .

LAZARINI, A. Q. ; SANTOS, Adriana Cristina dos ; SOUZA, Márcia Regina de . Debatedor do Filme A Era do Gelo. 2004 (Debatedor de Filme) .

LAZARINI, A. Q. ; TORRES, Sulância ; MOREIRA, Pedro Luiz . Debatedor do Filme Fuga das Galinhas. 2004 (Debatedor de Filme) .

LAZARINI, A. Q. ; MOREIRA, Pedro Luiz . Debatedor do Filme Formiguinhas. 2004 (debatedor de Filme) .

LAZARINI, A. Q. ; SANTOS, Adriana Cristina dos ; SOUZA, Márcia Regina de ; MOREIRA, Pedro Luiz ; SERRA, Vanusa Lopes . Debatedor do Filme Vida de Inseto. 2004 (debatedor de Filme) .

LAZARINI, A. Q. . Orientador da acadêmica Rita de Cássia Marques Miriano em monitoria da disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2002 (Orientador de Monitoria) .

LAZARINI, A. Q. . O Estado e a Organização da Sociedade Burguesa. 2001 (Palestra) .

LAZARINI, A. Q. . A Escola Pública. 2001 (Participação em Mesa Redonda) .

LAZARINI, A. Q. . Orientador da Acadêmica Roseli Barbosa da Silva Balassa em monitoria da disciplina História da Educação I. 2001 (Orientador de Monitoria) .

LAZARINI, A. Q. . A Pedagogia em Rousseau. 2000 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2020

    Tempo Livre e Capitalismo: Uma Articulação Possível? (Um Estudo sobre a concepção de Tempo Livre embasado na compreensão de Karl Marx em O Capital), Descrição: A pesquisa investigou e apresentou a atualidade de algumas das categorias econômicas fundamentais expressas por Karl Marx (1818-1883), em "O Capital". Essa atualidade possibilitou a compreensão das relações de produção fundamentais da contemporaneidade e, por conseguinte, entender as relações entre Tempo de Trabalho e tempo fora dele.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ademir Quintilio Lazarini - Coordenador / Rosângela Aparecida Mello - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação. , Av. Colombo Nº, Jardim Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 32614339, Fax: (44) 2621024, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2005

    Ensino, Pesquisa Educacional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação III

  • 03/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de Pesquisa

  • 07/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação.,Cargo ou função, Membro Representante do Departamento de Fundamentos da Educação junto ao Colegiado do Curso de Educação Física.

  • 05/2004

    Ensino, Sociologia da Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

  • 08/2002 - 02/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de Pesquisa

  • 08/2002 - 06/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação.,Cargo ou função, Membro Representante do Departamento de Fundamentos da Educação junto ao Colegiado do Curso de Música.

  • 08/2002 - 04/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 03/2001 - 08/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

  • 04/2000 - 08/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I

  • 04/2002 - 05/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Fundamentos da Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para Chefe e Vice-Chefe do DFE.

  • 03/2001 - 12/2001

    Ensino, Educação Pública no Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de Pesquisa

  • 04/2000 - 12/2000

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de Pesquisa

  • 04/2000 - 12/2000

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de Pesquisa

2011 - 2011

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Foi ministrada a disciplina de 'Fundamentos da Economia Política', no curso de Especialização intitulado 'Educação do Campo e desenvolvimento territorial do semi-árido Brasileiro', com carga horária total de 24 horas.