Gabriel de Paula
Licenciatura em História (PUC - Goiás), Mestrado em História (Universidade Federal de Goiás-UFG) e Doutorado em História pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Professor Efetivo EBTT do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Atualmente está cedido ao Governo do Estado de Goiás no cargo de Gerente de Parcerias Internacionais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Atua na docência e pesquisa nas áreas de História do Brasil, História Regional, História Agrária e Sociologia Rural.
Informações coletadas do Lattes em 30/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em HISTÓRIA
2019 - 2023
Fundação Getúlio Vargas - Matriz
Título: Elites agrárias, associativismo e representações do rural em Goiás (1930-1964)
João Marcelo Ehlert Maia. Coorientador: Não informado. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Mestrado em História
2012 - 2014
Universidade Federal de Goiás
Título: Bernardo Élis: de Corumbá de Goiás ao mar
, Ano de Obtenção: 2014.Maria Amélia Garcia de Alencar.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em HISTÓRIA
2006 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A poeira dos (des)caminhos: os conceitos de sertão e fronteira na obra de Bernardo Élis
Orientador: Ms Paulo Rodrigues Ribeiro
Formação complementar
2023 - 2023
Programa de Compliance Público: Eixo 4 - Gestão de Riscos. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de Goiás, GOVERNO/GO, Brasil.
2023 - 2023
Ouvidoria Pública - o que você tem a ver com isso?. (Carga horária: 25h). , Governo do Estado de Goiás, GOVERNO/GO, Brasil.
2023 - 2023
Programa de Compliance Público: Eixo 2 - Governo Aberto e Participação Cida. (Carga horária: 28h). , Governo do Estado de Goiás, GOVERNO/GO, Brasil.
2023 - 2023
O que é Ciência Aberta?. (Carga horária: 10h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Introdução ao R para Cientistas Sociais. (Carga horária: 3h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Organização de eventos
PAULA, G. . Workshop de Internacionalização da Pesquisa. 2023. (Outro).
Participação em eventos
14º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-graduação do IF Goiano."Internacionalização e a experiência estudantil do técnico à Pós-Graduação: experiência de sucesso". 2024. (Seminário).
1º Congreso de la Asociación Latinoamericana de História Rural. Ruralismo e Conservadorismo: os casos mexicano e brasileiro nos anos 1960. 2024. (Congresso).
21 st International Conference on Hands-on Science Education and Sustainabilty.Diálogo internacionais: conexões para além do Atlântico. 2024. (Seminário).
I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Administração. 2024. (Simpósio).
Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP. 2023. (Outra).
II Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Ceres.. Ações da FAPEG e oportunidade de pesquisa e inovação no Estado de Goiás.. 2023. (Congresso).
Diálogos Conif: Brasil-França. 2021. (Outra).
II Jornada de História Agrária - As cores e o sangue: memória e resistência no Brasil rural..Do coronel ao fazendeiro: uma reflexão sobre as elites agrárias goianas (1930-1964).. 2020. (Simpósio).
I Semana de Integração FGV CPDOC.Interdisciplinaridade. 2020. (Outra).
I Seminário Internacional de Formação de Professores.CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1961-1964): A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A MODERNIZAÇÃO REGIONAL.. 2019. (Seminário).
IV Integra: O Currículo Integrado em Debate no IFG. 2019. (Simpósio).
VIII Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em História , Política e Bens Culturais.O pasto, o curral e a política: uma história das elites agrárias em Goiás (1930-1964).. 2019. (Outra).
VII Semana da Licenciatura em História do IFG.A MEMÓRIA DO CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1962-1964): ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER. 2018. (Seminário).
VI Ateliê do Pensamento Social CPDOC/FGV/RJ.Centro de Estudos Brasileiros (CEB-1962-1964): o campo intelectual em Goiás. 2016. (Seminário).
5º ateliê do pensamento social CPDOC-FGV.Bernardo Élis: o imortal e o campo intelectual em Goiás (1940-1980). 2015. (Outra).
Seminário 100 anos de Bernardo Élis.Bernardo Élis: intérprete de Goiás. 2015. (Seminário).
Palestra para o curso de História da Faculdade Projeção.Literatura e cinema no Ensino de História. 2013. (Outra).
VI Seminário de Pesquisas da Pós- Graduação em História PUC-GO/UFG.Para além do regionalismo: as fronteiras amplas da literatura de Bernardo Élis. 2013. (Seminário).
XII Semana de História: "Tempo, História e Mundo da Vida"..Um intelectual de fronteira.. 2013. (Seminário).
II Semana da Licenciatura em História do IFG: História, Educação e Sociedade: demandas e tendências.Uma "Idade Mídia": as relações e a recepção no espaço escolar das visões sobre a Idade Média. 2012. (Seminário).
X Encontro Estadual de História - Didática da História: Pesquisar, Explicar , Ensinar. 2012. (Simpósio).
XI Semana de História & Seminário Nacional Marxismo e História."A enxada, o rifle e a terra: as representações de poder no conto " A enxada" de Bernardo Élis.. 2012. (Simpósio).
III colóquio de pesquisas da História. 2010. (Simpósio).
O Profissional Economista na Sociedade. 2008. (Encontro).
Seminário Internacional Participação Política, Democracia e Eleições:o ponto de vista dos brasileiros. 2008. (Seminário).
III Simpósio internacional Cultura e Identidades. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
NOLL, M.; SOUSA, M. M.; RODRIGUES, R. R.; VITTA, A.; MOREIRA, J. C.;DE PAULA, GABRIEL. Fatores associados à atuação dos pesquisadores na Iniciação Científica e Tecnológica: um estudo sobre da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica=,. 2023.
PAULA, G.; REINATO, E.J.; SOUZA, A.L.. As manifestações culturais de Jorge Mautner: da contracultura ao pluralismo cultural.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PAULA, G.. Rap e hibridismo: entre as mazelas do gueto e o mercado nacional.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PAULA, G.. Vita Tempestosa: historiografia e autobiografia em Giuseppe Garilbaldi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PAULA, G.. O mundo no Brasil: o movimento Tropicália. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília.
PAULA, G.. Política Externa Portuguesa: do Lusotropicalismo à Independência de Angola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília.
PAULA, G.. Planejamento estatal e prática política: o DERGO e a administração de resultados no Governo Mauro Borges. Goiás,1961-1964.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
PAULA, G.. Entre os olhares da Águia Bicéfala: Fiódor Dostoiévski e a intelligentsia russa.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Produções bibliográficas
-
ASSUMPÇÃO, ALBERTINA VICENTINI ; DE PAULA, GABRIEL . Apontamentos sobre Bernardo Élis biógrafo (1973-1980). INTELLÈCTUS (UERJ. ONLINE) , v. 17, p. 169-190, 2018.
-
DE PAULA, GABRIEL . O homem e o sertão. In: Rogério Lustosa Victor; Paola Marcellos.. (Org.). Humanidades em debate: história, cultura e educação no mundo contemporâneo.. 1eded.Goiânia: Editora Alta Performance., 2021, v. , p. 50-.
-
DE PAULA, GABRIEL . O sertão e a ideologia.. In: Rogério Lustosa Victor; Paola Marcellos.. (Org.). Humanidades em debate: história, cultura e educação no mundo contemporâneo.. 1eded.Goiânia: Editora Alta Performance., 2021, v. , p. 58-.
-
DE PAULA, GABRIEL . O extremo-ocidente.. Humanidades em debate: história, cultura e educação no mundo contemporâneo.. 1eded.Goiânia: Editora Alta Performance., 2021, v. , p. 230-.
-
PAULA, G. . Bernardo Élis intérprete de Goiás. In: FLORES JUNIOR, W. J. (Org.) ; BRITO, T. C. (Org.). (Org.). 100 anos de Bernardo Élis. 1ºed.Goiâia: Editora da Imprensa Universitária, 2017, v. , p. 296-.
-
PAULA, G. . Os intelectuais goianos e o Centro de Estudos Brasileiros (1962-1964). In: VI Semana de Licenciatura em História: História e memória: entre o regional e o nacional, 2016. VI Semana de Licenciatura em História: História e memória: entre o regional e o nacional.
-
PAULA, G. . Um intelectual de fronteira. In: XII Semana de História, 2013, Goiânia. Tempo, História e mundo da vida, 2013.
-
PAULA, G. . Para além do regionalismo: as fronteiras amplas da literatura de Bernardo Élis. In: VI Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História PUC-GO/UFG, 2013, Goiânia. VI Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História PUC-GO/UFG, 2013.
-
PAULA, G. . UMA IDADE ?MÍDIA?: AS RELAÇÕES E A RECEPÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR DAS VISÕES SOBRE A IDADE MÉDIA.. In: II Semana da Licenciatura em História do IFG, 2012, Goiânia. Anais II Semana de História (ISSN:2236-6431), 2012.
-
PAULA, G. . A enxada, o rifle e a terra: representações de poder na obra de Bernardo Élis. In: X encontro Estadual de História da ANPUH-GO, 2012, Goiânia. Didática de História: pesquisar, explicar e ensinar, 2012.
-
PAULA, G. . A enxada, o rifle e a terra: as representações de poder no conto 'A enxada' de Bernardo Élis. In: XI Semana de História e Seminário Nacional Marxismo e História, 2012. XI Semana de História e Seminário Nacional Marxismo e História.
-
PAULA, G. . Centro de Estudos Brasileiros (1961-1964): a formação de professores e a modernização regional. In: I Seminário Internacional de Formação de Professores, 2019, Rio Verde - Goiás. I Seminário Internacional de Formação de Professores, 2019.
-
PAULA, G. . Ruralismo e conservadorismo: os casos mexicano e brasileiro nos anos 1960.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, G. . A FAPEG, a interiorização e a internacionalização da Pesquisa em Goiás. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, G. . Bernardo Élis: um intérprete de Goiás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULA, G. . Bernardo Élis: o imortal e o campo intelectual em Goiás (1940-1980). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAULA, G. . 'A enxada, o rifle e a terra: as representações de poder no conto ' A enxada' de Bernardo Élis.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULA, G. . Uma 'Idade Mídia': as relações e a recepção no espaço escolar das visões sobre a Idade Média. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
DE PAULA, GABRIEL . Proclamação da República. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DE PAULA, GABRIEL . TBC MEMÓRIA | GABRIEL DE PAULA FALA SOBRE O PECUARISTA, MÉDICO E ESCRITOR ALTAMIRO DE MOURA PACHECO. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2023
Instituto Federal Goiano, IF GoianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT
Outras informações:
Atualmente em cessão
2017 - 2020
Instituto Federal de Goiás - Câmpus FormosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Colégio WRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História em Pré-Vestibular, Carga horária: 12
2014 - 2017
Colégio VisãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12
2013 - 2015
Colégio Olimpo- BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História em Pré-Vestibular., Carga horária: 8
2012 - 2016
Olimpo Pré-vestibularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 8
2009 - 2015
Colégio PrevestVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2023 - Atual
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Parcerias Internacionais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?