Dilson Roque Zanette
possui graduação em Licenciatura de Primeiro Grau Em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: glicose, voltametria, eletrodo de filme de mercúrio, eletrodos seletivos a íons.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital]
1985 - 1992
Universidade de São Paulo
Título: OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OXIDAÇÃO ANÓDICA DE ALDOSES EM DIFERENTES ELETRÓLITOS DE SUPORTE
Orientador: Eduardo Fausto de Almeida Neves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hidrólise de açucares; Oxidação anódica de glicose; Recuperção de frutose; Mediadores; Corrente constante; Gliconato de cálcio. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Eletroanalítica.
Mestrado em Química
1979 - 1983
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Faruk José Nome Aguilera
Palavras-chave: Pesticidas clorados; Índice de retenção; Análise cromatográfica; Cromatografia gasosa.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Separação.
Graduação em Licenciatura de Primeiro Grau Em Ciências
1973 - 1974
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Eletroanalítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Participação em eventos
14o SBQ SUL.Estudo do efeito salino na interação SDS-PEO aplicando técnicas potenciométricas e de fluorescência.. 2006. (Encontro).
14o SBQ SUL.Estudo preliminar sobre a qualidade de água e o efeito da carcinicultura sobre algumas lagoas da região de Laguna.. 2006. (Encontro).
28ª RASBQ.Estudos preliminares sobre o comportamento eletroquímico do ácido ascórbico presente no suco de laranja natural. 2005. (Encontro).
28ª RASBQ.Análise de sulfeto em amostras de tanque de camarão, utilizando eletrodo de membrana sólida desenvolvido em laboratório,. 2005. (Encontro).
28ª RASBQ.Construção e avaliação de eletrodo de membrana para cromo e monitoramento de soluções CCA para tratamento de madeiras. 2005. (Encontro).
28ª RASBQ.Construção e avaliação de eletrodo seletivo a arsênio para monitoramento em soluções de tratamento de madeira por CCA. 2005. (Encontro).
28ª RASBQ.Construção e avaliação de eletrodo de membrana seletiva para cobre para monitoramento em soluções de tratamento de madeira por CCA. 2005. (Encontro).
13º ENQA/1º CIAQA.Desenvolvimento de um eletrodo de pasta de carbono modificado com poli(4-vinilpiridina) para determinação de Cu(II) em meio aquoso. 2005. (Encontro).
13º ENQA / 1ºCIAQA.Determinação da cmc do surfactante catiônico DTAB por potenciometria, condutimetria e fluorescência. 2005. (Encontro).
13º ENQA/1º CIAQA.Proposta de um sistema de automação para tratamento de madeiras pela administração de arseniato de cobre cromado com aquisição potenciométrica de dados. 2005. (Encontro).
13º ENQA/1º CIAQA.Comparação das respostas analíticas obtidas por potenciometria e absorção atômica em chama para análise de uma solução de arseniato de cobre cromado. 2005. (Encontro).
XIII SBQ-Sul.Comportamento eletroquímico do ácido ascórbico em suco de laranja natural. 2005. (Encontro).
XIV SIBEE.- Construção de eletrodo de membrana para sulfeto, avaliação e utilização para análise de amostras de águas naturais. 2004. (Simpósio).
XIV SIBEE.Construção de eletrodo de membrana sólida seletiva a cobre, avaliação e utilização para análise em fluxo de soluções de tratamento de madeira por CCA. 2004. (Simpósio).
27ª RASBQ/XXVI CLAQ.Estudo da interação DTAB-PEO, utilizando eletrodo seletivo para surfactante construído em laboratório. 2004. (Encontro).
27ª RASBQ/XXVI CLAQ.Investigação potenciométrica da interação BSA-SDS, utilizando eletrodo de membrana seletiva desenvolvido em laboratório. 2004. (Encontro).
XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Químico.- Aplicação de eletrodos de membrana para surfactante construídos em laboratório no ensino de graduação em Química,. 2004. (Encontro).
XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Químico.Proposta de uma metodologia para a determinação potenciométrica de brometo nas aulas de laboratório do ensino de Química Analítica,. 2004. (Encontro).
XII SBQ-Sul.Estudo da interação DTAB-PEO, utilizando eletrodo seletivo para surfactante construído em laboratório. 2004. (Encontro).
XII SBQ-Sul.Investigação potenciométrica da interação BSA-SDS, utilizando eletrodo de membrana seletiva desenvolvido em laboratório,. 2004. (Encontro).
12º ENQA - 12º Encontro Nacional de Química Analítica.Determinação de íons dos metais cobre, chumbo e zinco, por técnicas voltamétricas de redissolução, em águas costeiras da ilha de Santa Catarina. 2003. (Encontro).
12º ENQA - 12º Encontro Nacional de Química Analítica.Estudo potenciométrico do efeito salino nas interações polímero-surfactante. 2003. (Encontro).
12º ENQA - 12º Encontro Nacional de Química Analítica.Estudo da interação proteína-surfactante por potenciometria. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
Rocha, E.C; MICKE, G. A.;ZANETTE, D. R.; JUNKES, B. S.. Aplicação de planejamento fatorial fracionário e Box-Behnken para otmização de extrato com microgota para determinação de tricloroanisol e tribromonisol em amostras de vinho por cromatografia de gás.. 2007. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Fávere, V.T.; LARANJEIRA, M.C.M.; PROBST, S.M.H.; SOUZA, T. C. R.;ZANETTE, D. R.. Regeneração de óleo mineral isolante usado em transformadores com compósito quitosana/ACP. 2005. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BRIGHENTE, I. M. C.; REBELO, R. A.;ZANETTE, D. R.; Pizzolatti , M.G; SOUZA, T. C. R.. Estudos dos óleos essenciais de piperáceas do vale do Itajaí em Santa Catarina. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Queiroz ,R.R.U; Silva ,M.R.; SPINELLI, A.;ZANETTE, D. R.; Frescura ,V.L.A.. Determinação de metais traço em sedimentos. Caso da Bacia do Baixo Rio Itajaí-Açu. 2001. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Rocha, E.C; CURTIUS, A.J.; CAMPOS, R.C.; VEIGA, M.A.M.S.;ZANETTE, D. R.; BASCUÑAN, V.L.A.F.; SOUZA, I.G.. Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de traço em amostras ambientais por espectrometrias de massa em plasma indutivamente acoplado e absorção atômica. 2007. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Fávere, V.T.; SIGNINI ,R.; MACHADO, C.; FIEDLES, M.D.L.;ZANETTE, D. R.; LARANJEIRA, M.C.M.. Preparação e caracterização de sal de amônio quaternário de quitosana: cinética e equilíbrio de adsorção dos íons metálicos, cromo(IV), molibdênio(VI) e selênio(VI). 2005. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ZANETTE, D. R.; FRANCO, C.V.. Estudos do equilibrio químico do ácidos naftênicos através das técnicas de potenciometria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MADUREIRA, L.A.S.;ZANETTE, D. R.. Industrialização e controle de qualidade do hipoclorito de sódio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ZANETTE, D. R.. Comportamento dos íons Pb(II) e Cd(II) na interface óxido-solução aquosa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Determinação de poluentes em águas naturais da região de Laguna; Início: 2005; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Sistema de automação para tratamento de madeiras pela administração de CCA com aquisição potenciométrica de dados; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Determinações de íons de metais traço ( Cu(II), Pb(II), Zn(II) ) por voltametria de redissolução em água do mar da Baía Norte da Grande Florianópolis; 2003; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Construção de eletrodos de membrana seletiva para surfactantes eletrodos para brometo para aplicação em estudo potenciométrico de interações entre dodecilsulfato de sódio e polióxido etileno; 2003; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Estudo eletroquímico da oxidação da glicose, eletrossíntese e análise de gliconato de zinco; 1998; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Construção de eletrodos de membrana sólida seletiva para sulfeto, aplicados a determinação potenciométrica de sulfeto em tanques de cultivo de camarão; 2007; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Otimização de técnicas voltamétricas de redissolução para determinação de metais traço em amostras de águas de ambientes costeiros de Santa Catarina; ; 2003; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Construção de eletrodos seletivos a íons e aplicação em análises de água residuais; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Dilson Roque Zanette;
Produções bibliográficas
-
MELLO, L. C. ; CLAUDINO, A. ; RIZZATTI, I. M. ; BORTOLUZZI, R. ; ZANETTE, D. R. . Analysis of Trace Metals Cu2+, Pb2+ and Zn2+ in Coastal Marine Water Samples from Florianópolis, Santa Catarina State, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 16, p. 309-315, 2005.
-
RIZZATTI, I. M. ; Zanette, D. ; ZANETTE, D. R. . Construction of surfactant-membrane electrodes selective for sodium dodecyl sulfate in poly(ethylene oxide)-surfactant mixtures. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 15, p. 491/0103-494, 2004.
-
ZANETTE, D. R. ; MELLO, L. C. ; CAMPOS, M. L. A. M. ; SIERRA, M. M. S. ; BENDO, A. . Construção e otimizaçao um de reator de baixo custo para a fotodegradação da matéria orgânica em águas naturais e sua aplicação no estudoda especiação do cobre por voltametria. Química Nova , SÃO PAULO, v. 24, n.2, p. 257-261, 2001.
-
ZANETTE, D. R. ; PAMEDI, P. V. A. ; WANG, J. . Self-assembled silica gel networks. Journal of the American Chemical Society , Estados Unidos, v. 120, n.23, p. 5852-5853, 1998.
-
ZANETTE, D. R. ; CASSIANO, N. M. ; NEVES, E. A. . Estudo das condições para a oxidação anódica da glicose e preparação de gliconato de cálcio. Anais da Associação Brasileira de Química , v. 47, n.1, p. 10-16, 1998.
-
ZANETTE, D. R. ; CASSIANO, N. M. ; NEVES, E. F. A. . Oxidação eletroquímica da glicose e preparação do gliconato de cálcio. In: XIII CONGRESO DE LA SOCIEDAD IBEROAMERICANA DE ELECTROQUIMICA, 1998, Viña del Mar. XIII CONGRESO DE LA SOCIEDAD IBEROAMERICANA DE ELECTROQUIMICA, 1998. p. G 18.
-
ZANETTE, D. R. ; NEVES, E. F. A. . Comportamento Anódico da glicose e frutose, em tampão de bicarbonato de sódio, sobre eletrodo de grafite. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ELETROQUÍMICA E ELETROANALÍTICA, 1988, São Paulo. VI SIBEE, 1988. p. 611-617.
-
ZANETTE, D. R. ; RIZZATTI, I. M. ; MELLO, L. C. ; CLAUDINO, A. . Construção de eletrodos de membrana líquida e eletrodos para brometo, estudo e aplicação dos mesmos em sistemas surfactantes. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a Reuniâo Anual, 2002. p. QA197-QA197.
-
ZANETTE, D. R. ; MELLO, L. C. ; CLAUDINO, A. . Análise de Pb(II) em águas costeiras da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, com eletrodo de filme de mercúrio. In: IX Encontro de química da Região Sul, 2001, Londrina. Livro de resumos, 2001. p. QA-34-QA-34.
-
ZANETTE, D. R. ; MELLO, L. C. ; FERNANDES, M. S. ; RIZZATTI, I. M. . Determinação voltamétrica demetais pesados em amostras da Baía de Babitonga. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2000. v. 3. p. AB045-AB045.
-
ZANETTE, D. R. ; BENDO, A. ; CAMPOS, M. L. A. M. ; SPINELLI, A. ; SIERRA, E. S. ; SIMONASSI, J. C. . Avaliação de cobre dissolvido e caracterização físico-química das águas da Lagoa da Conceição. In: 22A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1999. v. 3. p. AB054-AB054.
-
ZANETTE, D. R. ; MELLO, L. C. ; CAMPOS, M. L. A. M. . Construção de um digestor de ultra violeta para destruição da matétia orgânica presentes em águas naturais. In: 22A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1999. v. 3. p. AB077-AB077.
-
ZANETTE, D. R. ; GALATO, D. . Estudo eletroquímico da oxidação da glicose em eletrodo de grafite espectroscópico na presença de brometo. In: 21A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1998, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1998. v. 3. p. EQ55-EQ55.
-
ZANETTE, D. R. ; GALATO, D. . Análise de zinco em gliconatos utilizando técnica voltamétrica de redissolução anódica. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1997, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1997. v. 3. p. EQ-46-EQ-46.
-
ZANETTE, D. R. ; GALATO, D. ; GERSONSCHRÖDER ; BONELLI, R. R. ; BEM, A. F. . Eletrossíntese em meio heterogêneo de hidrolisados da sacarose comercial e recuperação dosprodutos. In: 19A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1996, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1996. p. EQ-90-EQ-90.
-
ZANETTE, D. R. . Eletrólise seletiva da glicose em misturas de glicose/frutose e em hidrolisados de sacarose. In: 18A REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1995, Caxambu. livro den resumos, 1995. p. EQ130-EQ130.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Departamento de Química. , Campus Universitário, Trindade, 88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 37216844, Ramal: 204, Fax: (48) 6852254
Experiência profissional
1977 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/1977
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, QMC3443 TEQA: Eletroanalítica
-
07/1995 - 12/1995
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, QMC3443 TEQA: Eletroanalitica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Dilson Roque Zanette e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?