MARAT TROINA MENEZES

Marat Troina é Doutor em Urbanismo pelo PROURB, UFRJ. Pesquisador membro do Laboratório Habitação e Forma Urbana, foi Vice-Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil ? IAB/RJ 2014-2016 e 2017-2019, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo-RJ (2015-2017) do CONEMA-Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2016. Áreas de atuação: projeto urbano, socioeconomia, base de pirâmide, licenciamento ambiental, sustentabilidade, ESG, Finanças Sustentáveius e Financiamento Urbano.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado Científico em Urbanismo

2019 - 2020

Programa de Pós Graduação em Urbanismo - UFRJ
Título: Projeto Urbano como instrumento de transformação da cidade: limitações e possibilidades.
Orientador: Sergio Ferraz Magalhães
Palavras-chave: Projeto Urbano; Urbanismo; Rio de Janeiro; Cidade Nova; Zona Portuária.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional / Especialidade: História Urbana.

Doutorado interrompido em 2018 em Doutorado Científico em Urbanismo

2013 - Atual

Programa de Pós Graduação em Urbanismo - UFRJ
Título: Projetos urbanos como instrumento de transformação da cidade: Dimensões de Análises Operativas a partir da Cidade Nova e Área Portuária do Rio de Janeiro,
Orientador: Sérgio Magalhães
Ano de interrupção: 2018

Mestrado em Mestrado em Urbanismo

2008 - 2010

Programa de Pós Graduação em Urbanismo - UFRJ
Título: Utopias e Realidades em Projeto Urbano: O bairro da Cidade Nova no RIo de Janeiro,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Sergio Ferraz Magalhães
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Urbanismo; Reconstrução Crítica; Projeto Urbano; Favela; Rio de Janeiro.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades imobiliárias; Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

2001 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pra Botafogo - Uma reflexão sobre habitação.
Orientador: Luiz Fernando Janot

Formação complementar

2005 - 2005

3D studio Max. (Carga horária: 40h). , Part Number, PN, Brasil.

2005 - 2005

Adobe Photoshop. (Carga horária: 40h). , Part Number, PN, Brasil.

2002 - 2002

AUTOCAD. (Carga horária: 40h). , Oberg cursos de desenho, OBERG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Participação em eventos

Workshop"Centralidade e Sustentabilidade na Cidade: questões em Arquitetura e Urbanismo" Projeto Alpha.Cultura e Patrimônio. 2007. (Oficina).

Workshop "Rio de Janeiro: As estruturas urbanas formais e informais".Estudos para a comunidade "Tancredo Neves", Rio de Janeiro. 2006. (Oficina).

Semana da FAU - Deconstrutivismo. 2004. (Seminário).

5° Bienal Internacional de Arquitetura e desing - Metrópolis. 2003. (Outra).

Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2003. (Congresso).

1° Colóquio Resgate da Identidade Brasileira. 2002. (Outra).

Expo FAU.Casa Conceito - Multiplicidade. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Thayana Falcão Ramos

FONSECA, A. P.;TROINA, M.; REGO, A. Q.; MAGALHAES, R. A.. O Lado do Meio do Meier. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

Aluno: MARIANA DE SOUZA ASSUMPÇÃO

TROINA, M.; COLIN, S.; MARTINEZ, A.; PACHECO, A.. Passarela em Del Castilho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Facukldade de Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Aluno: MARIANA DE SOUZA ASSUMPÇÃO

COLIN, S.; PACHECO, A.; MARTINEZ, A.;TROINA, M.. Del Castilho conectado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

Aluno: Thayana Falcão Ramos

FONSECA, A. P.; REGO, A. Q.; MAGALHAES, R. A.;TROINA, M.. o LADO DO MEIO DO MEIER. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

Aluno: Adriano Bruno Romano

MENEZES, M. T.. Midiateca Pública de Botafogo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Facukldade de Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Orientou

Adriano Bruno Romano

Midiateca Pública de Botafogo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Facukldade de Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ; Orientador: Marat Troina Menezes;

Outras produções

TROINA, M. . Relatoria de evento de avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida. 2013.

TROINA, M. . Diagnóstico Institucional da Rocinha. 2012.

MENEZES, M. T. . Escola Alfa - Expansão. 2008.

MENEZES, M. T. . Edifício Theatro. 2008.

MENEZES, M. T. . Manual para Plano de Negócio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Empreendedores).

MENEZES, M. T. . O Bairro da Rocinha. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Inserção na cidade e a importância dodesenho urbano como instrumento de vitalidade e promoção de espaços urbanos de qualidade nos assentamentos HIS (Habitação de Interesse Social) do PMCMV., Descrição: ?Quais os parâmetros do desenho urbano podem ser considerados potencializadores da vitalidade urbana, e consequentemente da geração de espaços urbanos de qualidade no PMCMV no âmbito da Habitação de Interesse Social (HIS)?? O presente projeto visa avaliar propostas do PMCMV sob o ponto de vista da sua contribuição na construção da cidade, três níveis de análise serão acionados para tentar elucidar esta questão:Em primeiro lugar a localização na cidade, identificando a relação entre localização e potencialidades de desenvolvimento econômico - social das famílias contempladas, em segundo lugar a inserção no bairro , verificando a contribuição do empreendimento para a melhoria da qualidade urbana do entorno, bem como as contribuições do entorno urbano na realização das potencialidades locais . Em terceiro lugar a qualidade dos espaços intermediários dentro de cada conjunto habitacional, destacando a análise da vitalidade de espaços intermediários e de transição entre o espaço público, semi-público e privado. Na análise destes dois últimos níveis serão utilizados conceitos de desenho urbano vital que consideram a relação entre morfologia, diversidade de usos e apropiação do espaço. Enfrentar essa questão de tratar a habitação social como construção de cidade, procurando definir esses parâmetros de projeto como pré-requisitos de um Desenho Urbano Vital (DUV)é que se apresenta como maior desafio de nossa pesquisa. Para estudar estes três níveis deverão ser escolhidas pelo menos duas localizações do MCMV na cidade do Rio de Janeiro onde o IDH e IDS mostrem diferenças significativas. Para estudar os outros dois níveis, serão escolhidas tipologias de ocupação e escalas de ocupação diversas de forma tal, que possam ser tiradas recomendações para futuros projetos. O objetivo desse trabalho é identificar o grau de vitalidade dos espaços públicos do PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida) no contexto da HIS atual.O produto desta pesquisa será em formato de manual com recomendações projetuais a serem eventualmente incorporadas como exigências na aprovação de projetos pelas prefeituras e Caixa Econômica que visem elevar a qualidade da HIS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marat Troina Menezes - Coordenador / Pablo Cesar Benetti - Integrante / Maria Lucia Pecly - Integrante.

Prêmios

2006

Concurso Público Nacional de Ideias para a Urbanização do Complexo da Rocinha, IAB RJ., Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor IC, Carga horária: 20

2013 - 2014

Programa de Pós Graduação em Urbanismo - UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa vinculada ao Laboratório Habitação e Forma Urbana, liderado pelos professores Dr. Pablo Benetti e Dra. Maria Lucia Pecly

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório Habitação e Forma Urbana, .,Linhas de pesquisa

2014 - 2017

Dialog Consultoria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor e Responsável Técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em projetos de desenvolvimento territorial, gestão de impactos socioeconômicos de grandes empreendimentos, diálogo social, governança regional e pesquisas sobre territórios.

2012 - 2013

Dialog Consultoria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de Contrato, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerento do Contrato para realização dos serviços de cadastramento e negociação para o reassentamento involuntário de 1000 famílias no monicípio de Belford Roxo - RJ

Atividades

  • 02/2012 - 02/2013

    Direção e administração, Trabalho Social, .,Cargo ou função, Gerente.

2010 - 2012

INSTITUTO DIALOG educação, tecnologia e desenvolvimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Outras informações:
(2010) Atuação junto ao Trabalho Social do PAC no Complexo do Alemão. Coordenação das atividades de Gestão de Impactos da Obra e dos Projetos voltados ao Desenvolvimento Sócioeconômico da região, incluindo o Programa de Empreendedorismo. (2011) Gerente do Projeto "Rede de Negócios Inclusivos" no Complexo do Alemão. Projeto de formação e fortalecimento dos empreendedores locais.

Atividades

  • 02/2011 - 02/2012

    Direção e administração, Rede de Negócios Inclusivos, .,Cargo ou função, Gerente.

2005 - 2007

Meyerhofer & Toledo Arquitetura, Planejamento e Consultoria ltda.

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Participação> Projeto de Urbanização da Rocinha (2007-); Projeto do Hospital Geral em Queimados, RJ (2006)

2008 - 2008

Davis Brody Bond Aedas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40

2008 - 2010

Agência 21 Meio Ambiente e Cultura

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação à frente do Trabalho Social do PAC na Favela da Rocinha. REsponsável pelas ações de gestão de impactos da obra e coordenação do processo participativo que acompanhou a implantação das obras de urbanização.

2005 - 2005

Heitor Derbli Arquitetos Associados

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Equipe de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudos de viabilidade para construturas do mercado imobiliário

2004 - 2004

Grupo de Arquitetos Associados

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Projetos de arquitetura e interiores para fins comerciais