Mara Lucia Madrid Sartoretto

Pedagoga, especialista em Educação Pré Escolar com capacitação em Alfabetização e Tecnologia Assisitiva. Atualmente Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação. Atuação no Atendimento Educacional Especializado tanto no atendimento direto aos alunos com deficiências como na formação do profissionais que atuam nesta área.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em pedagogia

1970 - 1973

Universidade do Vale do Jacuí

Formação complementar

1978 - 1979

estimulação precoçe. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1975 - 1976

especialização em educação pré-escolar. (Carga horária: 290h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ciencias humanas.

Participação em eventos

International Technology&Persons With Disabilities. 2011. (Congresso).

III Seminário Regional de Educadores -Educação Inclusiva Direito à Diversidade.Recursos pedagógicos Acessíveis e sua importância para o sucesso da Inclusão. 2009. (Seminário).

I Jornada nacional de Educação Inclusiva.Avaliação do Evento. 2008. (Encontro).

Iª Jornada de Educaçã Inclusiva.O Papel da Família na/pela Inclusão. 2008. (Encontro).

5ª Jornada Pedagógica.Inclusão Escolar :o direito de ser , estar , e participar. 2007. (Encontro).

Educação Infantil com enfoque na INclusão e na Educação Precoce-II.Atendimento Educacional Especiallizado na Educação Infantil. 2007. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Educação. Florianópolis,Porto Alegre,Maceió, João Pessoa, Recife. 2007. (Congresso).

2 º Cogresso Internacional sobre Formação de aprofessores e Práticas Pedagógicas. Formação em Educação Especial:Saber, Possibilidades e Desafios. 2006. (Congresso).

Educação Especial.Educação Especial:aspectos legais, pedagógicos e administrativos. 2006. (Encontro).

Formação de aprofessores da educação infanti com enfoque na inclusão e na estimulação precoce.O Atendimento Educacional Especializados-AEE e sua função na Educação Infantil. 2006. (Encontro).

II Seminário Nacional de Gestores e Educadores.Práticas Educcionais Inclusivas na Educção Infantil. 2006. (Seminário).

TECNOLOGIA ASSISTIVA COM ENFASE NA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. 2006. (Encontro).

Capacitação de Recursos Humanos em Deficiência Mental:acessibilidade é qualidade de vida..O Direito de ser, sendo diferente na escola. 2004. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. O Papel da escola profissionalizante na formação do cidadão trabalhador. 2004. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down. Inclusão : o que eu tenho com isso?. 2004. (Congresso).

Program Naconal de Educação Inclusiva Direito à Diversidade.Concepção, Principios e Diretrizes num Sistema Inclusivo. 2004. (Seminário).

1º Seminário de Educação, Trabalho, Saude e Arte inclusiva.Escola Inclusiva :possiblidades e desafios. 2003. (Seminário).

2º COGRESSO iNTERNACIONAL DOS EXPOENTES NA eDUCAÇÃO. Inclusão Escolar um Direito de Alunos com e sem Dediciências. 2002. (Congresso).

2º Congesso Brasileiro de Educadores Vicentinos. Inclusão Escolar. 2002. (Congresso).

6º Simpósio Nacional sobre Disturbios de Aprendizagem.Capacitação dos Profissionais Na Educaçã Inclusivae o Currículo Inclusivo. 2002. (Simpósio).

6º Simpósio sobre Disturbios de Aprendizsagem.A inclusão como Processo Natural e a Exclusão como processo Social. 2002. (Simpósio).

Seminário de Lançamento do IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de DOwn.Posssibilidades de Inclusão Familiar e Escolar. 2002. (Seminário).

2ª Jornada de Educação do Interior Paulista.Inclusão Escolar e a Prática para a Contrlução de um Escola Inclusiva. 2001. (Encontro).

Conferência:Pedagogia Diferenciada e Transdisciplinaridade.Educação:Novos Tempos,Novos Rumos. 2001. (Outra).

I Encontro Aprendendo Down.Inclusão:Da concepção à Ação. 2001. (Encontro).

Relato de Experiências em Educação Inclusiva.Experiências bem sucedidas em Educaçã Inclusiva. 2001. (Seminário).

Seminário:Relato de Experiências Brasileiras em Educação Inclusiva.Relato de Experiências Brasileiras em Educação Inclusiva. 2001. (Seminário).

Capacitação de Recursos Humanos em síndrome de Down.Inclusão Escolar de Pessoas com Síndrome de Down. 1999. (Encontro).

III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. Atuação de uma equipe multidisciplinar em Educação Especial. 1999. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Escola Aberta às DSiferenças : uma questão de organização dos Sitemas de Ensino. 1999. (Congresso).

3º Congresso Nacioanal das APAES. Inclusão na Prática:Ganhhos e Desafios. 1998. (Congresso).

Inclusão-Aperfeiçoamento das condições de ensino no Brasil.Inclusão Escolar. 1998. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SARTORETTO, M. L. M. . INCLUSÃO: UMA CONQUISTA DE PAIS PROFESSORES E ALUNOS. In: MARIA TERESA MANTOAN. (Org.). CAMINHOS PEDAGÓGICOS DA INCLUSÃO. 1ed.SÃO PAULO: MENNON, 2001, v. 1, p. 96-112.

  • SARTORETTO, M. L. M. ; Rita Berch . XXII Congresso Brasileiro e Congresso Internacional da ABENEPPI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SARTORETTO, M. L. M. ; Mara Sartorett . Dsenvolvimento da Educação Especial:Um compromisso com a Escola Inclusiva. 2009.

SARTORETTO, M. L. M. . O desafio das diferenças na escola. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SARTORETTO, M. L. M. ; SARTORETTO, M. M. . Tecnologia Assistiva. 2006. .

Prêmios

2004

Educador Emérito do Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor pesquisador

2001 - Atual

SEAC-Escola de Educação Profissional

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Supervisora

1994 - Atual

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOSSIAÇÕES DE SINDROME DE DOWN

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTORA

1993 - Atual

Associação dos Familiares e Amigos do Down

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIREÇÃO, Carga horária: 20

1983 - 1987

Fundação Educacional do Vale do Jacuí

Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: regime de CLT

Outras informações:
Além da função de professora desempenhei também a função de chefe do Departamento de Educação.

1983 - 1987

Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras e Cachoeira do Sul

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
No ano de 1986 e 1987 foi coordenadora do departamento de Educação