Mara Cristina Moscoso
Geógrafa, com especialização em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, com experiência na elaboração e análise de políticas públicas referentes à conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável nos Biomas Cerrado e Pantanal.
Coordenei projetos nas áreas de gestão e planejamento ambiental, criação de unidades de conservação, desenvolvimento ambiental e territorial sustentável, governança, mediação de conflitos e mobilização social. Alguns produtos: Plano de Combate ao Desmatamento do Cerrado ? PPCerrado, Estudos para criação de unidades de conservação no estado de Goiás, Projeto de conservação da biodiversidade visando à realização de estudos preliminares para subsidiar a criação de unidades de conservação nos biomas Cerrado e Pantanal e o Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.
Possuo experiência profissional em áreas protegidas, na elaboração e execução de planos socioambientais e econômicos; estudos para criação, processos participativos (consultas públicas) e na implementação (planos de manejo e capacitações) de unidades de conservação, públicas e privadas; elaboração e execução de projetos de desenvolvimento socioeconômico no entorno das UCs; e na criação e implementação de instrumentos de gestão, como Mosaico de Áreas Protegidas, Reserva da Biosfera e Corredores Ecológicos.
Em relação aos estudos socioeconômicos, municipais e regionais, coordenei projetos no Distrito Federal e em todos os estados abrangidos pelos Biomas Cerrado e Pantanal, fazendo interlocução com várias prefeituras inseridas nesses territórios e articulando atores sociais locais.
Recentemente trabalhei no Programa Corredor Azul, visando o fortalecimento das unidades de conservação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Coordenei o planejamento metodológico, a execução e a moderação, com metodologias participativas, de seis Oficinas de Capacitação para Gestores e Conselheiros de UC e a elaboração de um Plano Político-Pedagógico de Capacitação Continuada para Gestores e Conselheiros (2019-2021).
Sou proprietária da empresa Flor do Cerrado Consultoria Socioambiental e atualmente presto consultoria para o Banco Mundial para realizar estudos socioambientais para o Projeto Vertentes (MMA/MAPA/SENAR) e sou consultora da GIZ para a realização de consultas e pesquisas sobre a implementação do Plano ABC 2010-2020 e levantamento de sugestões para elaboração da próxima fase do Plano ABC 2021-2030.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
2004 - 2005
Centro de Desenvolvimento Sustentável
Título: A Eficácia da Zona de Amortecimento em Unidades de Conservação: o caso do Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Orientador: Suzi Theodoro
Graduação em Geografia
1992 - 1996
Universidade de Brasília, UnB
Título: O Uso de Sistemas de Informações Geográficas e Processamento Digital - IDRISI na Confecção de Mapa de Aptidão para Irrigação - estudo de caso de Silvânia - GO
Orientador: Osmar Abílio de Carvalho Júnior
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia do Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Produções bibliográficas
-
MOSCOSO, M. C. . Conflito em Zonas de Amortecimento - O caso do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. In: Suzi Huff Theodoro; Isabel Zanneti. (Org.). Direito Ambiental e Meio Ambiente. Brasília: Lumines, 2008, v. 348, p. -.
-
MOSCOSO, M. C. ; INACIO, R. C. ; ROSA, M. S. ; DIAS, S. M. ; NICOLA, A. . A Mobilização Social no Projeto COM+ÁGUA. In: 39 Assembléia Nacional da ASSEMAE - XIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, 2009, Gramado. XIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, 2009.
Outras produções
MOSCOSO, M. C. ; SANTO, C. V. E. ; LIMA, F. A. R. . Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionais. 2008. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Relatório dos Componentes Socioeconômicos dos Municípios do Vale do Rio Urucuia. 2006. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. ; SANTO, C. V. E. ; LIMA, F. A. R. . Plano de Aproveitamento Sustentável dos Produtos do Cerrado. 2006. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. ; KESSELRING, A. L. B. . Plano de Manejo do Santuário de Vida Silvestre e RPPN Flor das Águas. 2006. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Plano de Manejo da RPPN Arara Vermelha. 2005. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Plano de Manejo da RPPN Cachoeira das Pedras Bonitas. 2005. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Plano de Manejo da RPPN Varanda da Serra. 2005. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Plano de Manejo da RPPN Veredas do Pacari. 2005. (Relatório de pesquisa).
MOSCOSO, M. C. . Plano de Manejo da RPPN Vale das Araras. 2005. (Relatório de pesquisa).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Flor do Cerrado Socioambiental, Empresa. , Condomínio do Residencial Fraternidade, Setor Habitacional Contagem (Sobradinho), 73092912 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 999087158
Experiência profissional
2020 - Atual
Instituto Internacional de Educação do BrasilVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora especialista em políticas públicas, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Criação Áreas Protegidas no Cerrado - MATOPIBA.
Instituição: Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).
Função: Consultora especialista em políticas públicas para criação de áreas protegidas.
Local: Brasília, Bahia e Tocantins.
Produtos:
1. Análise das normas e das políticas públicas de cada município, relativas ao ordenamento territorial e ambiental, com foco na criação e na gestão das áreas protegidas, com interface com a legislação estadual e federal;
2. Proposição de minutas de criação, revisão ou regulamentação de instrumentos legais e/ou atos administrativos, quando couber, visando o enquadramento das áreas protegidas a serem criadas;
3. Orientação, acompanhamento e sistematização das informações da pesquisa socioeconômica municipal a ser realizada pelas prefeituras municipais - para esta atividade está prevista uma viagem para interação e orientação às equipes dos parceiros locais, envolvendo a apresentação e encaminhamentos relativos aos diagnósticos consolidados da legislação em cada município.
4. Participação na elaboração de documentos com a sistematização dos dados socioeconômicos, ambientais e físicos, consolidando informações e justificativas para a criação de cada área protegida para subsidiar as consultas públicas e, posteriormente, na preparação dos termos de referência para elaboração dos planos de manejo;
5. Participação e apoio à Coordenação do Projeto nas etapas do processo participativo para a criação das áreas protegidas (consultas públicas: documentos de apresentação, programação, convites, registro, mobilização social, encaminhamentos, relatórios finais).
2012 - 2013
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Especialista em Socieconimia, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de elaboração de estudos para criação de unidades de conservação no estado de Goiás
Instituição: Fundação Pró-Natureza e Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás - Projeto GEF Cerrado.
Função: Coordenadora Executiva e Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do projeto: - Brasília-DF e Goiás-GO em Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma. Alvorada do Norte, Flores de Goiás, Iaciara, Niquelândia, Mimoso de Goiás.
Produtos:
1. Relatório Consolidado de Cenários de Conservação: análise de 15 polígonos, por meio de cartas-imagens e sobrevoos; seleção de cinco polígonos potenciais para os Cenários de Conservação, com as justificativas.
2. Relatório de Socioeconomia para cada município inserido nos territórios dos cinco Cenários de Conservação.
3. Coordenação-executiva do Projeto, coordenação das pesquisas de campo e consolidação dos relatórios de socioeconomia, meio físico, fauna e flona, e sistema de informações geográficas.
4. Relatório Consolidado das pesquisas, com dados primários e secundários, dos cinco Cenários de Conservação, e elaboração de proposta de criação de cinco unidades de conservação; indicação de três cenários para consulta pública.
5. Relatório do Levantamento Fundiário das áreas dos cinco Cenários de Conservação.
6. Coordenação do planejamento e execução de consultas públicas para apresentar os estudos e justificativas para criação de unidades de conservação em três cenários de conservação ? mobilização social, elaboração de material técnico das consultas públicas, publicação de edital e peças de comunicação, logística para a realização das reuniões, relatório da realização de cada reunião.
7. Consolidação dos estudos técnicos inserindo as colaborações das consultas púbicas, elaboração de cartografia final e organização do banco de dados em SIG.
2011 - 2012
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Especialista em Socioeconomia, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de viabilização da Estrada-Parque Guimarães Rosa: facilitando o turismo ecocultural e o deslocamento no território do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu
Instituição: Fundação Pró-Natureza, Instituto Sociedade População e Natureza e União Europeia Projetos Ecossociais entre as Florestas Brasileiras.
Função: Coordenadora e Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do Projeto: - Brasília-DF; Minas Gerais nos municípios: Arinos, Chapada Gaúcha, Formoso, Itacarambi, Cônego Marinho, Manga e Januária em Minas Gerais, na Bahia no município de Cocos.
Unidades de Conservação: Parques Nacionais Grande Sertão Veredas e Cavernas do Peruaçu, Parques Estaduais Veredas do Peruaçu, Serra das Araras e Mata Seca, Áreas de Proteção Ambiental federal do Peruaçu e estaduais de Pandeiros Cochá e Gibão, Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Acari, Refúgio de Vida Silvestre de Pandeiros, Reservas Particulares do Patrimônio Natural Arara Vermelha, Veredas do Pacari e da Fazenda Ressaca. Terra Indígena: Reserva Indígena Xakriabá.
Produtos:
1. Diagnóstico Social, Econômico, Ambiental e Cultural dos 11 municípios do Mosaico SVP.
2. Mobilização social por meio de oficinas e reuniões participativas com as prefeituras municipais, conselho consultivo do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, associações da sociedade civil e comunidades locais dos 11 municípios.
3. Elaboração da base cartográfica do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, das áreas protegidas e da Estrada-Parque Guimarães Rosa.
4. Elaboração do anteprojeto de lei, apresentação e discussão: Elaboração da proposta (escrita e em mapa) da Estrada-Parque Guimarães Rosa, apresentação e discussão junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e à Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais, com vistas a obter o seu reconhecimento oficial.
5. Publicação do Relatório completo e de Revista da Estrada-Parque Guimarães Rosa (Resumo Executivo).
2010 - 2011
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coord Executiva e da Socioeconomia, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de conservação da biodiversidade visando à realização de estudos preliminares para subsidiar a criação de unidades de conservação no bioma Cerrado ? Projeto BRA/MMA/Tal Ambiental
Instituição: Fundação Pró-Natureza ? Funatura.
Função: Coordenadora-executiva e Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF; Goiás - Campos Belos, São Domingos e Divinópolis de Goiás; Tocantins - Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Natividade, Almas, Novo Jardim, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado e Novo Alegre; Piauí - Manuel Emídio, Alvorada do Gurgueia, Sebastião Leal, Uruçuí, Bertolínia, Palmeira do Piauí, Canavieira, Pavussu, Itaueira, Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia do Gurgueia.
Território ? Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade (Probio, 2007): polígono Uruçuí (508.329ha), polígono Jerumenha (397.086ha), polígono Natividade (477.775ha) e polígono Aurora do Tocantins (322.500ha).
Produtos:
1. Relatório com as principais características regionais dos quatro polígonos potenciais para criação de unidades de conservação descritos em três capítulos relativos aos meios físico, biótico e socioeconômico.
2. Quatro relatórios, um para cada polígono: Diagnósticos do Meio Físico e Meio Biótico.
3. Quatro relatórios, um para cada polígono: Diagnóstico da Socioeconomia de 25 municípios.
4. Quatro relatórios de análise integrada, um para cada polígono, compreendendo os estudos integrados referentes ao meio físico, biótico e socioeconômico;
5. Proposta das unidades de conservação com indicação, justificativas e cartografia para criação de grupos e categorias em cada polígono.
2010 - 2010
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora Executiva e da Socioeconomia, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de conservação da biodiversidade visando à realização de estudos preliminares para subsidiar a criação de unidades de conservação nos biomas Cerrado e Pantanal; Projeto BRA 05/043 MMA/Tal Ambiental
Função: Coordenadora executiva e Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF; Mato Grosso região do Alto Paraguai - municípios de Cáceres, Poconé, Diamantino, Nobres, Nortelândia e Rosário Oeste, Mato Grosso do Sul - Planície Pantaneira ? Aquidauana e Corumbá.
Território ? Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade (Probio, 2007): polígono Paraguaizinho (157.000ha), polígono Província Serrana (208.391ha) e polígono Nhecolândia (711.200ha).
Produtos:
1. Relatório com as principais características regionais dos três polígonos potenciais para criação de unidades de conservação descritos em três capítulos relativos aos meios físico, biótico e socioeconômico.
2. Três relatórios, um para cada polígono: Diagnósticos do Meio Físico e Meio Biótico.
3. Três relatórios, um para cada polígono: Diagnóstico da Socioeconomia de 8 municípios.
4. Três relatórios de análise integrada, um para cada polígono, compreendendo os estudos integrados referentes ao meio físico, biótico e socioeconômico; desenvolvidos e organizados em banco de dados do sistema de informações geográficas; análise integrada e espacializada dos dados.
5. Proposta das unidades de conservação com indicação, justificativas e cartografia para criação de grupos e categorias em cada polígono.
2007 - 2007
Fundação Pró-NaturezaVínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora em Planejamento, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto: Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas Peruaçu
Instituição: Fundação Pró-Natureza, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente Convênio 106/2005
Função: Consultora em Planejamento.
Locais de desenvolvimento do projeto: Norte e Noroeste do estado de Minas Gerais - municípios: Arinos, Chapada Gaúcha, Formoso, Itacarambi, Cônego Marinho, Manga e Januária, e na Bahia no município de Cocos.
Áreas protegidas: Parques Nacionais Grande Sertão Veredas e Cavernas do Peruaçu, Parques Estaduais Veredas do Peruaçu, Serra das Araras e Mata Seca, Áreas de Proteção Ambiental federal do Peruaçu e estaduais de Pandeiros e Cochá Gibão, Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Acari, Refúgio de Vida Silvestre de Pandeiros, Reservas Particulares do Patrimônio Natural Arara Vermelha, Veredas do Pacari e da Fazenda Ressaca. Terra Indígena: Reserva Indígena Xakriabá.
Produtos:
- Realização de oficinas com metodologias participativas para apresentação a versão preliminar e consolidação do Plano.
- Sistematização das colaborações dos grupos de trabalho da oficina e produtos dos consultores.
- Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista para o Turismo Ecocultural, o Extrativismo e a Gestão Integrada das Unidades de Conservação do Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas-Peruaçu e Resumo Executivo.
2007 - 2007
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto: Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Campo Alegre
Função: Coordenadora das pesquisas Socioeconômicas, de avifauna e dos fatores abióticos;
Local de desenvolvimento do Projeto: Alto Paraíso de Goiás, GO
- Principais Produtos e Experiência Adquirida:
(1) Determinação de pontos de amostragem e adequação dos relatórios de pesquisa
(2) Apoio à sistematização das pesquisas (fatores bióticos e abióticos).
(3) Relatório integrado.
2006 - 2006
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Conservação da Biodiversidade com Turismo Ecológico (BRA/05/28) Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPPECOS) GEF/Pnud
Instituição: Fundação Pró-Natureza
Função: Coordenadora da revisão do plano de manejo da reserva particular do patrimônio natural e Santuário de Vida Silvestre Flor das Águas. Local de desenvolvimento do projeto: Pirenópolis, GO.
2006 - 2006
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Mosaico de Áreas Protegidas Sertão Veredas Peruaçu
Instituição: Fundação Pró-Natureza, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente.
Função: Assistente de Coordenação
Local de desenvolvimento do projeto: Norte e Noroeste do estado de Minas Gerais - municípios: Arinos, Chapada Gaúcha, Formoso, Itacarambi, Cônego marinho, Manga e Januária, e na Bahia no município de Cocos.
Unidades de conservação: Parques Nacionais Grande Sertão Veredas e Cavernas do Peruaçu, Parques Estaduais Veredas do Peruaçu, Serra das Araras e Mata Seca, Áreas de Proteção Ambiental federal do Peruaçu e estaduais de Pandeiros e Cochá e Gibão, Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Acari, Refúgio de Vida Silvestre de Pandeiros, Reservas Particulares do Patrimônio Natural Arara Vermelha, Veredas do Pacari e da Fazenda Ressaca.
Terra Indígena: Reserva Indígena Xakriabá.
Produtos:
1. Mobilização social das comunidades, lideranças comunitárias, gestores de unidades de conservação e prefeituras nos 11 municípios.
2. Diagnóstico das potencialidades turísticas e de extrativismo de produtos do Cerrado.
3. Constituição do conselho consultivo do Mosaico.
4. Elaboração cartográfica e organização dos dados em ambiente SIG.
5. Elaboração de diagnóstico para consolidação do Plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista e do Resumo Executivo.
2005 - 2006
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Esp em Socioeconomia e Mobilização Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Exploração Sustentável de Frutos do Cerrado e da Apicultura
Instituição: Fundação Pró-Natureza e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae de Minas Gerais.
Função: Especialista em Socioeconomia e Mobilização Social.
Local de desenvolvimento do projeto: Vale do Rio Urucuia - Municípios de Buritis, Arinos, Riachinho, Urucuia, Uruana de Minas, Chapada Gaúcha, Formoso, Bonfinópolis, Pintópolis e São Romão, Norte e Noroeste em de Minas Gerais.
Produtos:
1. Diagnóstico socioeconômico dos 10 municípios do Vale do Rio Urucuia.
2. Mobilização social das comunidades envolvidas.
3. Realização de Seminário sobre a Exploração Sustentável de Produtos do Cerrado.
4. Elaboração de um Plano de Exploração Sustentável de Produtos do Cerrado.
5. Diagnóstico dos aspectos socioeconômicos da população envolvida com apicultura.
6. Realização de Seminário sobre Apicultura no Vale do Urucuia.
Elaboração de um Plano de Comercialização para Apicultura.
2002 - 2005
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora PNUD (BRA/00/G35), Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Estabelecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural no Cerrado Brasileiro
Instituição: Fundação Pró-Natureza e PNUD.
Função: Coordenadora de Gestão e Proteção Ambiental e Coordenadora da Elaboração dos Planos de Manejo de sete (7) RPPNs.
Local de desenvolvimento do projeto: Entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), municípios de São João dAliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante; e entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (MG), municípios de Arinos, Chapada Gaúcha e Formoso.
Produtos:
1. Mobilização social e educação ambiental - Sensibilização e mobilização por meio da realização dos eventos denominados ?I, II, III, e IV Encontro dos Povos da Chapada dos Veadeiros em Goiás, I Encontro de Arte e Cultura de Formoso em Minas Gerais e I, II, III e IV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas? em Minas Gerais ? encontro e feiras (artesanato, produtos do cerrado, culinária regional e debates, palestras e oficinas sobre meio ambiente).
2. Estabelecimento de RPPN
Acompanhamento técnico para criação de sete RPPNs: cinco na Chapada dos Veadeiros (GO): RPPN Parque Capetinga, Cachoeira das Pedras Bonitas, Soluar, Varanda da Serra e Vale das Araras e duas no Grande Sertão Veredas (MG): RPPN Arara Vermelha e Veredas do Pacari.
Coordenação de pesquisas por meio da metodologia de Avaliação Ecológica Rápida nos componentes abiótico (geologia, geomorfologia, clima, solos e hidrografia) e biótico (flora e fauna ? mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes); levantamentos socioeconômicos nos municípios e região.
Elaboração dos planos de manejo das sete RPPN, de forma participativa, com realização de oficinas de planejamento.
3. Implantação das RPPNs - Uso público com implementação de trilhas (sinalização, equipamentos de apoio ? pontes, escadas, mirantes), construção de Centro de Visitantes equipados, ca
2001 - 2002
Fundação Pró-NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Articulação das Organizações Não Governamentais Ambientalistas do Distrito Federal e Entorno. Programa de Pequenos Projetos PPP/GEF/Pnud
Instituição: Fundação Pró-Natureza/ Fórum de Organizações Não Governamentais Ambientalistas do DF
Função: Coordenadora para articulação em rede de 48 ONGs ambientalistas.
Principais produtos:
1. Apoio à constituição de ONGs ambientalistas.
2. Mobilização e realização de reuniões itinerantes nas regiões administrativas do Distrito Federal;
3. Realização de duas Conferências Ambientais do Distrito Federal.
2019 - 2020
Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a NaturezaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria em Mobilização Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Programa Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.
Instituição: WWF- Brasil
Função: Consultora especialista em mobilização social e facilitação de eventos.
Local: Mato Grosso.
Produtos: Mobilização e facilitação de quatro oficinas para constituição do grupo gestor e construção de Carta de Princípios; Realização de duas oficinas de Comunicação; Realização de Capacitação do Sistema Bússola e Elaboração de Relatório de Resultados do Programa Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.
2018 - 2019
Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, MupanVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora Especialista em Planejamento, Carga horária: 20
Outras informações:
Programa Corredor Azul
Instituição: Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN) e WWF- Brasil
Função: Consultora especialista em planejamento e processos participativos.
Local: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Produtos:
- Planejamento metodológico, execução e moderação, com metodologias participativas, de seis (6) oficinas de capacitação para gestores e conselheiros de conselhos gestores de unidades de conservação; com produção de relatório para cada uma e análise de resultados.
- Elaboração de proposta pedagógica e de conteúdo técnico para o planejamento de Curso de Educação à Distância (EaD) para os gestores e conselheiros de UCs, a ser executado nos anos (2020 a 2021).
- Elaboração de um Plano Político-Pedagógico de Capacitação Continuada de Gestores e Conselheiros de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para os anos 2019-2021.
2013 - 2014
Fundo Brasileiro para a BiodiversidadeVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora Especialista em Socioeconomia, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável
Instituições: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.
Função: Consultora Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF e Minas Gerais ? municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. Objetivo: Elaboração de diagnóstico socioeconômico visando criação e/ou ampliação de unidades de conservação localizadas na Serra do Espinhaço, em áreas limítrofes ao Parque Estadual Serra do Intendente.
Produtos:
1. Relatórios Socioeconômicos e mapas de uso do solo dos municípios abrangidos pela proposta de ampliação do Parque e do Monumento Natural.
2. Relatório de identificação dos atrativos turísticos que são explorados economicamente, ou potenciais, identificar proprietários ou arrendatários, a propriedade rural em que se insere e descrever e avaliar a gestão das áreas quanto à conservação do ambiente e à qualidade da prestação de serviços, ou seu potencial para o turismo.
3. Avaliação, no âmbito das regiões estudadas, a existência de áreas onde seja mais adequada a criação de outras UCs bem como, neste caso, a definição de categoria e esfera de gestão mais indicadas para essas novas UCs.
2009 - 2010
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia LegalVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora PNUD (BRA/05/043), Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Elaboração do Plano de Combate ao Desmatamento do Cerrado - PPCerrado
Instituição: Ministério do Meio Ambiente/Tal Ambiental, Assistência Técnica para a Agenda da Sustentabilidade/Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento.
Função: Consultora - coordenação da elaboração do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Bioma Cerrado PPCerrado.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília, DF e Estados do Bioma Cerrado: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
Produtos:
1. Diagnóstico: Aspectos físicos e bióticos e abrangência do bioma Cerrado, áreas protegidas, instrumentos de gestão territorial, histórico da ocupação e uso do solo, aspectos socioculturais, populações tradicionais, uso sustentável dos recursos naturais, instâncias participativas, caracterização da gestão florestal, legislação ambiental, histórico do desmatamento, principais causas e vetores, histórico do combate ao desmatamento e o Cerrado no contexto das mudanças do clima.
2. Plano operativo: Organização das ações, produtos, metas de responsabilidade do MMA, Ibama, ICMBio, ANA, SFB, Estados e Distrito Federal a serem executadas com recursos do PPA e recursos extras no período de 2009 a 2011.
3. Oficinas técnicas para validação do modelo lógico do PPCerrado - sistematização do Plano Operativo, envolvendo as secretarias, departamentos e gerências do MMA, Agência Nacional de Água, Ibama, ICMBio, Serviço Florestal, Estados e Distrito Federal, instituições de pesquisa e sociedade civil.
4. Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Bioma Cerrado PPCERRADO: Plano elaborado, aprovado e publicado.
2008 - 2008
Ministério das CidadesVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora PNUD (BRA/99/030), Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Com+Água Projetos Demonstrativos Técnicos Institucionais Visando Gerenciamento Integrado das Perdas de Água e do Uso de Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento (Pnud BRA/99/030).
Instituição: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental/Programa de Modernização do Setor Saneamento/Unidade de Gerenciamento do Programa.
Função: Consultora Especialista em Mobilização Social e Educação Ambiental.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília, DF e nos 10 prestadores de serviços de abastecimento de água em Santo André, Guaratinguetá, Sorocaba SP, Ituiutaba, Montes Claros e Viçosa MG, Santa Maria e Caxias do Sul RS, São Bento do Sul SC e Ilhéus BA.
Produtos:
1. Desenvolvimento de ações de mobilização social e educação ambiental, com monitoramento e avaliação.
2. Coordenação do planejamento e execução de 30 capacitações com metodologias participativas: 10 Oficinas de Balanço e Planejamento, 10 Oficinas de Mobilização e 10 Oficinas de Comunicação;
3. Elaboração de 10 Estudos de Caso.
4. Elaboração da Coletânea de Técnicas de Mobilização Social e do Compêndio de Metodologias do Projeto.
5. Assistência técnica para constituição e funcionamento do Comitê Gestor de cada operadora.
6. Apoio na realização de Seminário Nacional de Resultados do Projeto; na elaboração de uma edição da Revista Saneamento para Todos e duas edições do Boletim Eletrônico e no relatório final para cada prestador de serviço.
2006 - 2007
Ministério das CidadesVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora PNUD (BRA/99/030), Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Com+Água Projetos Demonstrativos Técnicos Institucionais Visando Gerenciamento Integrado das Perdas de Água e do Uso de Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento (Pnud BRA/99/030)
Instituição: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental
Função: Especialista em Mobilização Social e Educação Ambiental
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília, DF e nos prestadores de serviço de abastecimento de água - Santo André SP, Ituiutaba-MG e Santa Maria RS.
Produtos:
1. Desenvolvimento de ações de mobilização social e educação ambiental.
2. Elaboração de um Plano de Gestão Integrada, para cada operadora e de um Plano de Mobilização Interna e Externa, para cada operadora.
3. Planejamento e execução das capacitações - nacional, setorial e em processos.
4. Organização e moderação de oficinas com a diretoria, chefes e funcionários.
5. Assistência técnica para criação do comitê gestor, para cada operadora.
2014 - 2015
Ministério da Pesca e AquiculturaVínculo: Consultora FAO, Enquadramento Funcional: Consultora em mediação de conflitos sociais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto Desenvolvimento Sustentável na Aquicultura
Instituição: Ministério da Pesca e Aquicultura e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) Brasília, DF.
Função: Consultora especialista em diagnóstico e mediação de conflitos socioambientais para aquicultura, marinha e continental.
Produtos:
- Relatório contendo identificação de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais relacionados com a aquicultura e o mapeamento de possíveis conflitos socioambientais.
- Relatório contendo a identificação da sobreposição de políticas públicas do governo federal com vistas à integração de ações de consolidação; levantamento da política nacional de povos e comunidades tradicionais; das políticas territoriais; do mapa de conflitos socioambientais e da nova cartografia social.
- Realização e elaboração de relatórios das audiências públicas com as Colônias de Pescadores Artesanais, para apresentação dos estudos para instalação de parques aquícolas marinhos no Pará, Maranhão, Sergipe e Paraná.
- Realização de reuniões com pescadores para formação dos Comitês de Parques Aquícolas Continentais em Minaçu, Uruaçu e Niquelândia, municípios abrangidos pelo Lago da Hidrelétrica de Serra da Mesa, no estado de Goiás.
2015 - 2018
Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito FederalVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe de Unidade Estratégica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal
Função: Coordenadora de Direitos Animais.
Local: Brasília-DF
Principais ações:
- Organização da Pasta de Direito Animal no Governo do Distrito Federal
- Elaboração de políticas públicas para os animais: fauna silvestre nativa, animais domésticos (cães, gatos e cavalos) e animais do plantel do Jardim Zoológico.
- Constituição e coordenação do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais CIPDA.
- Apoio à coordenação do Programa de Manejo Populacional para Animais Domésticos no DF.
- Desenvolvimento de pesquisas e sistematização de informações sobre a proteção e defesa animal.
- Interlocução com a sociedade civil.
- Proposta de criação e alteração de leis e decretos; e regulamentação de leis existentes.
- Coordenação do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado.
- Representação da Sema nos diversos coletivos relativos ao tema.
2008 - 2009
Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato GrossoVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora PNUD (BRA/00/G31), Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto Promoção da Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste do Mato Grosso Pnud BRA/00/G31.
Instituição: Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema/MT)
Função: Consultora para elaboração do plano estratégico para implementação e consolidação do Corredor Ecológico Noroeste do Mato Grosso.
Locais de desenvolvimento do projeto: municípios do Mato Grosso: Juruena, Juina, Cuiabá, Cotriguaçu, Aripuanã, Colniza e Rondolândia.
Unidades de conservação: PE Tucumã, ESEC do Rio Madeirinha, ESEC do Rio Roosevelt, ESEC Flor do Prado, Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt e Parque Estadual Igarapés do Juruena. Terras Indígenas: Kawahiva do Rio Pardo, Arara do Rio Branco, Sete de Setembro, Zoró, Roosevelt, Aripuanã, Serra Morena e Escondido.
Atividades:
1. Levantamento de dados secundários de natureza biológica, física e socioeconômica da região do corredor;
2. Identificação e avaliação econômica dos habitats críticos;
3. Avaliação de políticas públicas no planejamento do Corredor, considerando as questões legais.
4. Análise dos incentivos que resultem em ameaças à biodiversidade e buscar/criar mecanismos que favoreçam a conservação da biodiversidade;
5. Caracterização da área do Corredor, do estado atual da paisagem.
6. Levantamento das instituições públicas, privadas, ONGs, lideranças que atuam na área do corredor.
Produtos:
7. Plano estratégico para implementação e consolidação do Corredor Ecológico Noroeste do Mato Grosso.
8. Relatório com planejamento para implementação do Corredor Ecológico.
9. Produção de material para subsidiar a comunicação e divulgação do Corredor Ecológico e os processos, etapas e fases para sua implementação.
2012 - 2012
Associação Positiva de BrasíliaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30
Outras informações:
Projeto de Pesquisa para os estudos sócio-histórico-antropológicos de comunidades negras rurais quilombolas
Instituição: Associação Positiva de Brasília (APB) e Incra Regional Tocantins.
Função: Consultora para elaboração de Relatórios de Meio Ambiente para subsidiar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), com enfoque na sobreposição do Parque Estadual do Jalapão.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF e Tocantins Região do Jalapão Município de Mateiros.
Comunidades: 1.Mumbuca e 2. Carrapato, Ambrósio e Formiga.
Produtos:
1. Realização de duas (2) oficinas com metodologias participativas.
2. Elaboração de dois (2) relatórios de meio ambiente com registro fotográfico e georreferenciamento, descrição do meio físico e biótico, com destaque ao uso dos recursos naturais, áreas destinadas à preservação ambiental e sugestão de demarcação do território.
2011 - 2012
ECOMEK Consultoria Empresarial e Meio Ambiente S/S LTDAVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Supervisora Técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza e Ecomek Consultoria Empresarial e Meio Ambiente S/S Ltda.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF, Tocantins-TO: municípios de Almas, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição e Mateiros, e Bahia-BA: Formosa do Rio Preto.
Território: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins com 716 mil hectares e municípios abrangidos.
2011 - 2012
ECOMEK Consultoria Empresarial e Meio Ambiente S/S LTDAVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Superviso Técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional do Itatiaia
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza e Ecomek Consultoria Empresarial e Meio Ambiente S/S Ltda.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF, Minas Gerais-MG: municípios de Itamonte, Alagoas e Bocaina de Minas, e Rio de Janeiro-RJ: Itatiaia e Resende.
Território: Parque Nacional do Itatiaia com 30.000 hectares e municípios abrangidos.
Produtos: Sistematização dos relatórios socioeconômico, biótico e abiótico.
2010 - 2010
Vitalle Eventos e ConsultoriaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora Especialista em Socioeconomia, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica Chapada de Nova Roma
Instituição: Vitalle Consultoria e Eventos e Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás.
Função: Coordenadora técnica de planejamento e Especialista em Socioeconomia.
Locais de desenvolvimento do projeto: Brasília-DF, Goiânia-GO e Nova Roma-GO.
Produtos:
1. Relatório de Socioeconomia do município de Nova Roma.
2. Encartes I, II e III do Plano de Manejo.
2006 - 2006
Instituto do Cerrado - RPPN Linda Serra dos TopáziosVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenadora Centro-Oeste, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de Criação da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais
Instituição: Instituto do Cerrado e Instituto Vitae Civilis - Convênio MMA/FNMA/IVC e TC no 001/2006 IC/Funatura.
Função: Coordenadora do Elo Centro-Oeste
Local de desenvolvimento do projeto: Região Centro-Oeste DF, GO, MT e MS.
Produtos:
1. Diagnóstico das iniciativas de processos de Agendas 21 Locais no Centro-Oeste.
2. Realização de um Seminário Regional no Mato Grosso.
Realização de um Encontro Nacional para criação da Rede Nacional de Agendas 21 Locais
1998 - 2000
Instituto do Cerrado - RPPN Linda Serra dos TopáziosVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gerente da RPPN, Carga horária: 40
Outras informações:
Projetos da Reserva Particular do Patrimônio Natural Linda Serra dos Topázios
Instituição: Instituto do Cerrado.
Função: Gerente da RPPN
Local: Cristalina, GO
Atividades
1. Gerenciamento da RPPN Coordenação de capacitações em ecoturismo e apoio à pesquisa.
2. Coordenação do II Curso de Ecologia Humana e Meio Ambiente em parceria com a UnB.
3. Coordenação do projeto ?Aprendendo com o Cerrado?.
4. Coordenação do Projeto Ecoastronomia ? curso de extensão da UnB ? 40 horas.
2000 - 2006
Instituto para o Desenvolvimento AmbientalVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora de Ed. Ambiental e Mobilização Soc, Carga horária: 20
Outras informações:
Projetos de Educação Ambiental e Mobilização Social
Instituição: Instituto para o Desenvolvimento Ambiental
Função: Palestrante nas atividades de educação ambiental e mobilização social.
Projetos desenvolvidos:
1. Projeto de Desenvolvimento de Composto a partir de Resíduos Plásticos (IDA/LPF/Ibama) ano 2000;
2. Projeto Remediação de Sítios:
a) Poluição por chumbo - em Santo Amaro da Purificação, Bahia:
b) poluição por derivados de petróleo - Brasília, DF; e
c) poluição por derivados de biossódio - Companhia de Água e Esgoto de Brasília Caesb
(anos 2001 e 2002);
3. Plano de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos do Distrito Federal e Entorno (2005);
Projeto Mobilização Social para a Implantação do Zoneamento Ecológico da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico - Ride (IDA/Fórum de ONGs Ambientalistas do DF/SDS/MMA) anos 2005/2006.
1998 - 1999
Instituto de Ecologia de Meio AmbienteVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessora da Gerência de Exploração Mineral, Carga horária: 40
Outras informações:
Instituição: Instituto de Ecologia e Meio Ambiente (Iema)/Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF (Sematec) do Governo do Distrito Federal.
Função: Assessora da Gerência de Exploração Mineral e Parcelamento do Solo.
Local: Brasília, DF.
Atividades:
1. Análise de Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais - EIA/RIMA de condomínios.
2. Instrutora de Cursos Formadores de Agentes Ambientais (Projeto Saber).
Coordenação dos Cursos de Gestão Ambiental em Parques Ecológicos e de Uso Múltiplo do Distrito Federal.
1996 - 1998
Instituto de Ecologia de Meio AmbienteVínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe do Núcleo de Parques, Carga horária: 40
Outras informações:
Instituição: Instituto de Ecologia e Meio Ambiente e Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF do Governo do Distrito Federal.
Função: Chefe do Núcleo de Supervisão de Parques Ecológicos - Local: Brasília, DF.
Principais atividades:
1. Coordenação implantação de vinte e oito parques ecológicos do Distrito Federal.
2. Desenvolvimento de ações mobilização social e educação ambiental relativas aos parques ecológicos.
3. Levantamento dos monumentos naturais do Distrito Federal.
4. Elaboração de cartilhas educativas e folheteria de informativos referentes aos parques ecológicos.
5. Emissão de pareceres técnicos, laudos de exame em local e relatórios técnicos.
6. Coordenação do Curso Básico de Conservação e Manejo em Parques Ecológicos - Módulo I.
2000 - 2002
Via Ecológica Consultores AssociadosVínculo: Sócia-gerente, Enquadramento Funcional: Sócia-gerente, Carga horária: 40
Outras informações:
Empresa: Via Ecológica Consultores Associados
Período: outubro de 2000 a maio de 2002
Função: Fundadora e sócia-gerente. Local: Brasília, DF
Principais atividades:
Gerenciamento empresarial; coordenação das atividades de meio ambiente e turismo.
1993 - 1995
Colégio e Faculdade AlvoradaVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Instituição: Colégio e Faculdade Alvorada
Função: Professora de Geografia
Local: Brasília, DF
Principal atividade: Professora de Geografia para alunos de 1 grau ? 5ª e 6ª séries.
2020 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DFVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Especialista Social e Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
1. Projeto Vertentes ? Sustainable Multiple Use Landscape Consortia in Brazil (P172497) - Food Systems, Land-Use and Restoration (FOLUR)
Instituições: MMA/MAPA/SENAR
Período: 03 de agosto a 03 de novembro de 2020.
Função: Consultora especialista em caracterização socioambiental.
Local: Brasília-DF e todos os estados de abrangência do Bioma Cerrado.
Produtos:
1. Caracterização do Bioma Cerrado, tratados e acordos internacionais, marcos legais e institucionais e instrumentos de gestão ambiental e territorial;
2. Caracterização social, econômica, física e biótica dos nove núcleos de intervenção do Projeto;
3. Análise e definição de critérios para o pacote de intervenções em cada núcleo;
4. Elaboração de Diagnóstico Socioambiental do Projeto Vertentes.
2020 - Atual
Deutsche Gesellschaft für Internationale ZusammenarbeitVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto para levantamento, análise e compilação de ações na implantação do Projeto ABC.
Instituições: GIZ/MAPA/Banco Mundial
Função: Consultora Especialista
Local: Brasília-DF e abrangência nacional
Produtos:
- Matriz de dados obtidos nas consultas realizadas a órgãos parceiros e ao MAPA referentes à execução e proposição de ações.
- Minuta de documento para apresentação da execução das metas do Plano Operacional do Plano ABC e propostas para o novo ciclo de implementação do Plano ABC 20-30, conforme responsabilidades e perspectivas de instituições parceiras e pelo MAPA em âmbito nacional.
Você é Mara Cristina Moscoso?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mara Cristina Moscoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?