Tatiane da Silva Passos

Possui graduação em Ciencias biologicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009).

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciencias biologicas

2006 - 2009

Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador: Silvia Tamie Matsumoto
Bolsista do(a): Fundação de apoio a pesquisa do Espiito Santo.

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Centro Educacional Linus Pauling

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2000

Centro Educacional de Laranjeiras

Ensino Fundamental (1º grau)

1996 - 1998

Aristóbulo Barbosa Leão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V EREBIO. 2010. (Congresso).

I Jornada capixaba de botânica I encontro de herbarios do Espirito Santo. 2009. (Congresso).

54º Congresso Brasileiro de Genética. Avaliação mutagênica e genotóxica das amostras de água do rio Jucu/ES, por meio dos sistemas-teste de Allium cepa e Oreochromis niloticus. 2008. (Congresso).

XI Seminario Capixaba de Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).

II Simposio de Biomonitoramento Ambiental: Ecotoxicologia. 2008. (Simpósio).

I Simposio de Geneteica e Biologia Molecular do Espirito Santo. 2008. (Simpósio).

I Simpósio de Biomonitoramento: ECOTOXICOLOGIA. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio de meio ambiente - Biomoniotamento Ambiental. 2006. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flavia de Paula

Paula, Flavia; MATSUMOTO, S. T.;BATITUCCI, M. C. P.. Efeitos quimioprotetivos do Flavonoide Hesperidina contra mutagenicidade induzida por cisplastina em medula óssea de camundongo. 2013. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvia Tamie Matsumoto

Estudo da qualidade da água (Rio Jucu/ES) utilizada no abastecimento de alguns municípios do Estado do Espírito Santo, por meio da avaliação celular no sistema de Allium cepa; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Silvia Tamie Matsumoto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Malini, Maressa ; Marin-Morales, Maria Aparecida ; Mantovani, Mário Sérgio ; Jamal, Claudia Masrouah ; Nati, Natália ; PASSOS, T. S. ; Matsumoto, Silvia Tamie . Determination of the antimutagenicity of an aqueous extract of Rhizophora mangle L. (Rhizophoraceae), using in vivo and in vitro test systems. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 33, p. 176-181, 2010.

  • PASSOS, T. S. ; Matsumoto, S.T. . Avaliação mutagênica e genotóxica das amostras de água do rio Jucu/ES, por meio dos sistemas-teste de Allium cepa e Oreochromis niloticus. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Resumos do 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Estudo de antimutagenicidade do extrato da Rhizophora mangle L., utilizado na confecção de panelas de barro no Município de Vitória/ES, pelo ensaio in vitro, Descrição: As panelas de barro produzidas na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Vitória/ES são amplamente utilizadas na culinária do Estado do Espírito Santo. Em uma das etapas de sua fabricação é utilizado o extrato da casca de Rhizophora mangle para a sua impermeabilização e curtimento. Esse extrato é rico em taninos, substâncias polifenólicas com atividade antioxidante, antiinflamatória, antitumoral dentre outras inúmeras atividades farmacológicas. Ensaios in vitro são largamente utilizados devido a sua rapidez, economia e padronização de condições experimentais. O presente trabalho terá como objetivo investigar o possível efeito antimutagênico do extrato da casca da Rhizophora mangle utilizando células hepáticas de rato (HTC) que serão submetidas ao extrato. Possibilitando assim a avaliação dos benefícios na utilização da panela de barro na culinária local... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tatiane da Silva Passos - Integrante / Maressa Cristiane Malini - Integrante / Natalia Nati - Integrante / Silvia Tamie Matsumoto - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Avaliação mutagênica e genotóxica das amostras de água do rio Jucu/ES, por meio dos sistemas-teste de Allium cepa e Oreochromis niloticus, Descrição: A degradação de recursos hídricos, como rios, é uma das maiores preocupações atualmente, visto que pode causar danos diretos ou indiretos à saúde e à sobrevivência dos organismos expostos. Um dos fatores que contribui para a alteração da qualidade das águas é o despejo de efluentes industriais e domésticos nos mananciais. O Rio Jucu constitui uma importante Bacia hidrográfica para o Estado do Espírito Santo (Brasil), pois abastece a maior parte da região da Grande Vitória. Por meio de testes citogenéticos, utilizando os mais diversificados organismos-teste, é possível biomonitorar a extensão da poluição e avaliar os efeitos dessas substâncias presentes no ambiente natural. Com esse intuito, o presente trabalho objetivou avaliar a possível potencial genotóxico e mutagênico das águas do Rio Jucu, por meio dos testes de aberrações cromossômicas e micronúcleos, em células de meristemáticas de Allium cepa (cebola), e pelo teste do micronúcleo aplicado em eritrócitos de Oreochromis niloticus (tilápia). C. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tatiane da Silva Passos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2006

      Estágios , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, .,Estágio realizado, Estagiaria do Laboratorio de Mutagese Ambiental - GEMUT-( Grupo de Estudos de Mutagenese e Toxicologia) Sob a orientaçao da Prof. Dra. Silvia Tamie Matsumoto..