RAFA LUTTERBACH VEIGA GONCALVES

Graduado em Licenciatura em Geografia (2022) e Graduando Bacharel em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF- Niterói/RJ). Pesquisa atualmente no Projeto de Iniciação Científica da FAPERJ intitulado: "Espaço, escola e meio ambiente: proposta de educação ambiental para a comunidade de Itambi, Itaboraí/RJ", na área de Educação na qualidade de bolsista. É membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), cadastrado no CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Giordani e vice-líder Prof. Dr. Diego Carlos Pereira. Possui interesse na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, na área de Geografia Urbana e na área de Educação.

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia (Bacharel)

2022 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Geografia (Licenciatura)

2019 - 2022

Universidade Federal Fluminense

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Voltaire Colégio e Vestibulares

Formação complementar

2022 - 2022

Curso de Programação em Linguagem R Aplicada ao Geoprocessamento. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2022 - 2022

Curso - Introdução ao Uso de Sensores Remotos para Mapeamento de Território. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.

2022 - 2022

Curso de verão: utilização de ferramentas de divulgação científica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2020 - 2020

Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2020 - 2020

Curso G Suite: Ferramentas Google para o ensino remoto. (Carga horária: 40h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Produções bibliográficas

  • Gonçalves R. L. V. ; SILVA, J. R. ; ROCHA, D. O. ; PEREIRA, D. C. . UM RELATO DA DOCÊNCIA (Desafios e experiências no estágio supervisionado em Geografia). Ensaios de Geografia , v. 9, p. 133-154, 2023.

  • Gonçalves R. L. V. ; SILVA, J. F. C. F. ; PEREIRA, D. C. . INVESTIGANDO A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: O MANUAL ESCOLAR DE MIGUEL MILANO PARA O CURSO SECUNDÁRIO (1932). 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Gonçalves R. L. V. ; PEREIRA, D. C. . INVESTIGANDO A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: O MANUAL ESCOLAR DE MIGUEL MILANO PARA O CURSO SECUNDÁRIO (1932). 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense. , Avenida General Milton Tavares de Souza, Gragoatá, 24210346 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 971696834

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O projeto intitulado "Espaço, escola e meio ambiente: proposta de educação ambiental para a comunidade de Itambi, Itaboraí/RJ" desenvolve atividades na área de educação ambiental com participação de alunas do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) vinculada à Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira em Itaboraí/RJ, orientado pelo professor Dr. Diego Carlos Pereira e financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

2022 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
AGE - Artesanias Geográficas e Educacionais

2022 - 2023

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto INVESTIGANDO A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: O MANUAL ESCOLAR DE MIGUEL MILANO PARA O CURSO SECUNDÁRIO (1932) Orientador: Prof. Dr. Diego Carlos Pereira