BÁRBARA BRUNO NORÕES

Engenheira Civil em HUB ENGENHARIA - Crea n 061910230-6 -, com atuação predominante nos setores de planejamento, orçamento e construção virtual de obras. Graduação-sanduíche pela Unichristus e pela Universidade da Beira Interior (UBI), em 2019. Pós-Graduanda em Building Information Modeling (BIM), pela UNIFOR. Capacitação no curso de modelagem interdisciplinar pelo REVIT pela nD Educação. Foi, na Unichristus, monitora bolsista da cadeira Cálculo Vetorial (2017), além de ter sido pesquisadora bolsista no Programa de Iniciação Científica entre 2015, 2016 e 2018. Participou do Grupo de Estudos Aplicação e Otimização do REVIT e o BIM nas Instalações Hidrossanitárias (2021), também na Unichristus. Contato: barbarabruno_n@hotmail.com.

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduanda em Building Information Modelling (BIM)

2021 - Atual

Universidade de Fortaleza

Graduação em Engenharia Civil

2014 - 2019

Centro Universitário Christus
Título: ESTUDO DOS PARÂMETROS DA NBR 13.969/1997 APLICADOS AO EFLUENTE DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS PARA REUSO EM BACIAS SANITÁRIAS
Orientador: José Willington Gondim Oliveira
com

Formação complementar

2021 -

Revit Avançado. (Carga horária: 15h). , nD Educação, ND, Brasil.

2021 -

Quantificação, planejamento e canteiro da obra em BIM. (Carga horária: 15h). , nD Educação, ND, Brasil.

2021 - 2021

Revit Básico. (Carga horária: 30h). , nD Educação, ND, Brasil.

2014 - 2020

Inglês. (Carga horária: 280h). , Pense Idiomas, PI, Brasil.

2017 - 2017

Revit Básico. (Carga horária: 20h). , Sião Informática, SI, Brasil.

2016 - 2016

Planejamento de Obras com MS Project. (Carga horária: 32h). , Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.

2014 - 2014

Autocad Básico 2D. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.

2014 - 2014

Excel Básico. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Orçamento.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Planejamento de obras.

Produções bibliográficas

  • NORÕES, B. B. ; MILITAO, G. O. ; NASCIMENTO, J. W. P. ; MONTEIRO, T. A. . Partenon: o templo perfeitamente imperfeito. REVISTA INTERAGIR , v. 1, p. 74-76, 2018.

  • NORÕES, B. B. ; FERREIRA, S. M. A. ; OLIVEIRA, J. W. G. . Aplicação e otimização do REVIT e o BIM nas Instalações Hidrossanitárias. In: Congresso Integrado Unichristus, 2021, Fortaleza. Congresso Integrado Unichristus. Fortaleza, 2021.

  • NORÕES, B. B. ; MILITAO, G. O. . Cálculo de flechas de vigas isostáticas de concreto armado utilizando a rigidez equivalente e equações da elástica desenvolvidas através das funções singulares. In: III Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência - Unichristus, 2018, Fortaleza. III Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência. Fortaleza, 2018.

  • NORÕES, B. B. . Multiplicador de Lagrange e suas aplicações em sala de aula. In: XII Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência - Unichristus, 2016, Fortaleza. XII Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência. Fortaleza, 2016.

  • NORÕES, B. B. . A inovação tecnológica na reforma do estádio Plácido Castelo (Castelão). In: XI Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência - Unichristus, 2015, Fortaleza. XI Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência. Fortaleza, 2015.

  • NORÕES, B. B. ; FERREIRA, S. M. A. . Aplicação e otimização do REVIT e o BIM nas Instalações Hidrossanitárias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MILITAO, G. O. ; NORÕES, B. B. . Cálculo de flechas de vigas isostáticas de concreto armado utilizando a rigidez equivalente e equações da elástica desenvolvidas através de funções singulares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NORÕES, B. B. . Multiplicador de Lagrange e suas aplicações em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NORÕES, B. B. . A inovação tecnológica na reforma do estádio Plácido Castelo (Castelão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NORÕES, B. B. . Estudo dos parâmetros da nbr 13.969/1997 aplicados ao efluente da máquina de lavar roupas para reuso em bacias sanitárias 2019 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hub Engenharia. , Rua João Carvalho, 800, sala 706, Aldeota, 60140140 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 997348800, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - 2021

Silvana Fialho Construcoes

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão da sala técnica com elaboração e análise de orçamentos e cronogramas, acompanhamento do andamento e dos gastos de obras de alto padrão. Atividades desenvolvidas: - Leitura de projetos de arquitetura e complementares; - Elaboração de orçamentos; - Planejamento de obras com auxílio do MS Project; - Acompanhamento dos custos das obras conforme orçamento; - Visitas em obras; - Realização medições de contrato e tratamento direto com o cliente. Área de atuação: construção e reformas de condomínios, apartamentos, residências e lojas de alto padrão. Maiores desafios: resistência em aplicar inovações tecnológicas, ausência de um sistema de informação de gestão, pequenos prazos para entrega de orçamentos, excesso de demanda, trabalho sob pressão, liderança a equipe e acompanhamento de gastos das obras.

2019 - 2021

Modesto Engenharia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de obras e atuação no setor de orçamento e planejamento. Obras responsável: - Bradesco Grendene - Fortaleza/CE - Bradesco Lavras da Mangabeira/CE - Bradesco São João do Rio do Peixe/PB - Centauro Shopping Rio Poty - Teresina/PI - Centauro Shopping Flamboyant - Goiânia/GO Atividades desenvolvidas: - Planejar e acompanhar as obras com auxílio do MS Project; - Organizar a mobilização da obra, isto é, selecionar a mão de obra, o transporte, ofornecedor de refeições e definir a hospedagem dos funcionários, visando à redução decustos e o bem estar da equipe; - Terceirizar serviços e, consequentemente, acompanhar o cumprimento do acordado; - Organizar o canteiro de obras, assim como o almoxarifado; - Delegar e acompanhar a execução dos serviços conforme o projeto, os padrões do clientee as boas práticas da construção civil; - Gerenciar materiais, equipamentos e ferramentas na obra; - Fazer cumprir o cronograma; - Conhecer a planilha de custos, bem como atingir a meta de lucro prevista; Maiores desafios: trabalhar sob pressão, com poucos recursos e prazos curtos; otimização de serviços, liderança de equipe, conhecimento dos projetos, acompanhamento de cronogramas, domínio da planilha de custos, gerenciamento de materiais e obtenção de lucros.

2018 - 2019

Modesto Engenharia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Execução de orçamentos, principais clientes: McDonald's, Centauro, Bradesco, Riachuelo e C&A. Elaboração, em média, de 2 orçamentos por semana. Atividades desenvolvidas: - Atualização da CPU (composição de preços unitários) por meio da negociação com fornecedores e prestadores de serviço; - Levantamento de projetos de arquitetura, estrutura, complementares, instalações elétricas, hidrossanitária, SPDA, combate a incêndio; - Visita ao local e elaboração de memoriais descritivos; - Dimensionamento de equipe e previsão de custos de mobilização; - Desenvolvimento da proposta orçamentária e entrega ao cliente. Maiores aprendizados: trabalhar em equipe, focar em resultados, ter alta demanda de trabalho, ler e quantificar projetos diversos

2021 - Atual

Hub Engenharia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de obras, elaboração e análise de orçamentos e cronogramas, construção virtural interdisciplinar de edificações. - Leitura de projetos de arquitetura e complementares; - Elaboração de orçamentos; - Planejamento de obras com auxílio do MS Project; - Acompanhamento dos custos das obras conforme orçamento; - Gestão de obras; - Controle financeiro de obras; - Construção virtual interdisciplinar em Revit. Maiores desafios: liderança de equipe, adaptação e aplicação de novas tecnologias, captação de clientes dispostos a pagar por serviços mais especializados.

2017 - 2018

Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
- Desenvolvimento planilhas de custos e planejamentos; - Acompanhamento de reformas; - Elaboração de memoriais descritivos e plantas de Usucapião