Carlos Norberto Vetorazzi Junior

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(1990) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(1994). Atualmente é Professor Universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecânica

1991 - 1994

Universidade Estadual de Campinas
Geraldo Nonato Telles.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Robotização.

Graduação em Engenharia Mecânica

1986 - 1990

Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2005 - 2005

Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2004 - 2004

Desenvolvimento Departamental. (Carga horária: 8h). , Centro De Educação E Aperferçoamento Profissional Dancoski Ltda.

1997 - 1997

Programando com C++ Builder. (Carga horária: 40h). , MAS Training Center.

1996 - 1996

Seminário de Sensibilização para Gestão pela Quali. (Carga horária: 8h). , MCG Qualidade em Sistemas.

1996 - 1996

Curso de Capacitação Didática para Docentes. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento em Emergências da Região Sul.

1990 - 1990

Extensão universitária em Processos de Fabricação. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

IV Semana da Computação - UDESC/Joinville.Sistemas Holônicos de Manufatura:visão Geral. 2002. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica - COBEM 2001. The Holonic Systems Aproach and Its Adoption to Machine Tools. 2001. (Congresso).

2nd IFIP/MASSYVE Working Conference os Infraestructures for Virtual Enterprises PRO-VE'2000. 2000. (Simpósio).

3ª Feira e Congresso Internacionais de Informática do Cone Sul CONINFO´95. 1995. (Congresso).

Congresso Internacional de Computação Gráfica CICOMGRAF 94. EMMI - Uma Proposta de Célula Flexível em Ambiente Acadêmico. 1994. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica - COBEM 93. Geração Automática de Coordenadas para programas de Robô em Tarefas de Inserção de Componentes em Placas de Circuito Impresso - PCB (Printed CIrcuit Board). 1993. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Claudio Luiz das Silveira

ROSSO JR, R. S. U.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; ABREU, W. M. B.. Metodologias para Identificação e Aplicação de Features em CAD/CAM/CAPP. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elizabete Birckholz

ABREU, W. M. B.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; DIAS, J. S.. Acesso a Banco de Dados via Internet. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BARBOSA, A.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; ABREU, W. M. B.. Integração das Tecnologias CAD/CAM/CAE com aplicação em Ferramentarias. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Suzuki Jr

Hounsell, M S;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; ROSSO JR, R. S. U.; FELIPUSSI, S. C.. Raciocínios Geométricos para Avaliar a Preensão (pega) de um Robô Virtual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Estevão Rudi Arntz

SELNER, C.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; ROSSI, L. L.. Teoria das Restrições. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Sergio Raiser

ZEPLIN, S. R.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.; MARTINS, R. F.. Estudo das Redes Industriais para Coleta de Dados de Produção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Cleuza Zanluca

SELNER, C.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.. A importância do modelo SEI-CMM como dispositivo para a garantia da qualidade de produtos de software. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Krüger

SELNER, C.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Implantação do CMM nas empresas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: GILMAR RIBEIRO DE SOUZA

MENEGAZZO, C. T.;VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Estudo e implementação de rede provada virtual (VPN). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Concurso Publico 03/05 - Fundamentos de Linguagens. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Concurso Publico 03/05 - Linguagens para engenharia. 2003. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Concurso Publico 97/02 - Ciência da Computação. 1997. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Concurso Publico 97/02 - Ciência da Computação. 1997. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 06/08 - Estrutura de Dados I e Linguagem de Programação I. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 06/08 - Processamento de Dados e Int. a Ciencia da Computação. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 06/06 - Informática Industrial. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 06/02 - Linguagem de Programação II. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/01- Organização e Métodos; Linguagem de Programação II. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Álgebra de Boole;Laboratório de Circuitos Lógicos. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Processamento de Dados. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Projeto de Sistemas. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Linguagem de Programação I. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Linguagem de Programação II. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 98/03 - Qualidade em Software;Introdução à Análise;Análise e Projeto de Sistemas. 1998. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 97/06 - Linguagens de Programação I e II. 1997. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 97/02 - Linguagem de Programação II. 1997. Universidade do Estado de Santa Catarina.

VETORAZZI JUNIOR, C. N.. Processo Seletivo 97/02 - Computação Gráfica para Móveis. 1997. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

EDMUNDO JOSÉ WENCK JÚNIOR

Os Novos Rumos da Engenharia da Informação; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Gilsinei Valcir Hansen

Aplicação da tecnologia Internet nos processos de gestão empresarial; ; 1997; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Gislane KOSENHOSKI

Aplicação de algoritmos genéticos no problema de intensificação de atividades no método do caminho crítico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Yuri Kaszubowski Lopes

Aplicação de um modelo híbrido de algoritmos genéticos e colônia de formigas para o problema de Picking em almoxarifado; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

André Felipe Fraga

Uma Abordagem Metaheurística Para O Problema Do Empacotamento De Contêiner Considerando Restrição De Carregamento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Fábio Bays Figueiredo

Problema De Alocação De Horários De Um Curso: Análise De Técnicas E Implementação De Um Modelo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Carlos Diego de Miranda

Métodos para otimização da roterização na separação dos itens em um WMS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Fábio Zager

Desenvolver processo de teste de software para os projetos utilizando a ferramenta Solution Manager - SAP; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Fábio Ricardo Roman

Desenvolvimento de websites com o Framework; net; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Vitor Mendes

Manutenção e desenvolvimento de sistemas de soluções fiscais; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

ANDRÉ LUIZ NUNES

Suporte técnico, desenvolvimento de rotinas para atualização de banco de dados e desenvolvimento de relatórios para a superintendência regional norte de Santa Catarina da Caixa Econômica Federal; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Meycla Cristina Caye

Desenvolvimento do módulo FEA do sistema de gestão Unimed - SGU 2; 0; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Eduardo Bianco Godoy

Desenvolvimento web; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Gian Carlo Schroeder

Manutenção e desenvolvimento do módulo controle de acesso; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Thiago Fernando GREGOLON

Relatório do estágio curricular; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Gabriel Vieira Fernandez

Relatório do estágio curricular; 2006; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Ilton Ancelmo Pereira Junior

SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS; 2005; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

PETER ALEXANDER DECKER

GERENCIADOR PARA ESCOLAS DE MÚSICA; 2005; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

RAFAEL REIMER

SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO; 2004; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Queli Terezinha Schmitz

MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ERP PARA WEB; 2004; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Ana Paula Aguiar

SUPORTE E MANUTENÇÃO EM AMBIENTE DE EXPEDIÇÃO; 2004; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Carlos Norberto Vetorazzi Junior;

Produções bibliográficas

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . Geração de Programas para Robôs Industriais em Ambiente CAD. Revista do Instituto de Informática da PUCCAMP, Campinas/SP, p. 39 - 43, 01 jul. 1994.

  • REDEL, R. ; Hounsell, M S ; VETORAZZI JUNIOR, C. N. . Criteria Determination and Prioritization for a Good Robot s Off-Line Programming Language. In: VI Conferência Internacional de Aplicações Industriais, 2004, Joinville/SC. Anais do VI Induscon, 2004.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . Holonic Architecture for a Legacy Robot Assembly Cell. In: Portland International Conference on Management of Engineering & Technology, 2003, Portland. PICMET 2003 Conference Bulletin, 2003.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . The Holonic System Paradigm. In: Portland International Conference on Management of Engineering & Technology, 2001, Portland USA. PICMET 2001Conference Bulletin, 2001. v. 1. p. 88-90.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . The Holonic Systems Aproach and Its Adoption to Machine Tools. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica - COBEM 2001, 2001, Uberlândia/MG. Anais do COBEM 2001, 2001.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . A CAD/CAM System Applied to Robot Programing. In: 30th International Symposyum on Automotive Technology & Automation, 1997, Floreça. Proceedings of the 30th International Symposyum on Automotive Technology & Automation. Croydon - England: Automotive Automation Limited, 1997. v. Roboti. p. 379-384.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . Robot Program Generation for PCB Component Insertion Via CAD System. In: IEEE International Symposium on Industrial Electronics - ISIE'94, 1994, Santiago - Chile. Symposium Proceedings of IEEE International Symposium on Industrial Electronics - ISIE'94, 1994. p. 339-344.

  • Batocchio, A ; TELLES, G. N. ; DURAN, O. M. A. ; VETORAZZI JUNIOR, C. N. . EMMI - Uma Proposta de Célula Flexível em Ambiente Acadêmico. In: Congresso Internacional de Computação Gráfica CICOMGRAF 94, 1994, São Paulo/SP. Anais do CICOMGRAF, 1994.

  • VETORAZZI JUNIOR, C. N. ; TELLES, G. N. . Geração Automática de Coordenadas para programas de Robô em Tarefas de Inserção de Componentes em Placas de Circuito Impresso - PCB (Printed CIrcuit Board). In: Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica - COBEM 93, 1993, Brasilia/DF. Anais do COBEM 93, 1993. v. 1. p. 405-408.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas. , Campus Universitário Prof Avelino Marcante S/N, Bom Retiro, 89219-710 - Joinville, SC - Brasil, Telefone: (47) 40097993

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2010

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Engenharia II

  • 01/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Redes.

  • 03/2009

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular

  • 03/2008

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesqisa Operacional

  • 05/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, .,Cargo ou função, Conselho de centro - Representante docente eleito.

  • 04/2008 - 04/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Tecnologia em Sistemas de Informação / Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

  • 02/2008 - 12/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Sistemas de Dados.

  • 03/2008 - 12/2008

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Automação e Controle

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular

  • 08/2005 - 07/2007

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2003 - 07/2007

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento de Dados

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 09/2003 - 08/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Bacharelado em Ciência da Computação.

  • 08/2003 - 07/2004

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I

  • 08/1998 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algebra de Boole e Circuitos Lógicos

  • 03/1998 - 07/1999

    Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I

  • 03/1996 - 07/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Tecnólogo em Processamento de Dados.

  • 09/1994 - 07/1999

    Ensino, Tecnólogo em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional

  • 03/1995 - 12/1997

    Ensino, Tecnólogo em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação I

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Especialização em Engenharia de Produção, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional

  • 10/1994 - 10/1996

    Direção e administração, Centro de Ciências Tecnológicas, .,Cargo ou função, Coordenador de Laboratório Internet e Administração da rede UNIX.

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Tecnólogo em Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SQL & SGBD

1990 - 1990

International Business Machines

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20