ADINAN SOARES DE ASSUNÇÃO
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2009), Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Centro Universitário Internacional (2018), Especialista em Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental (2018) e em Crimes Contra o Meio Ambiente (2019) pela Universidade Corporativa Unieducar. Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Está lotado na Superintendência do IBAMA no Estado do Paraná, onde atua no Núcleo de Emergências Ambientais e Incêndios Florestais. É membro da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Foi chefe de Fiscalização do IBAMA no Estado do Paraná (2012 a 2015) onde também exerceu a função de chefe da Divisão Técnico-Ambiental (2015 a 2020). Tem experiência em Análise Geoespacial com o uso de ferramentas de geoprocessamento, em Fiscalização ambiental com ênfase em crimes contra a flora, a fauna e poluição ambiental, em Coordenação de equipes de fiscalização, em Gestão Ambiental Pública e em Gerenciamento de áreas contaminadas.
Informações coletadas do Lattes em 05/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Geografia
2004 - 2009
Universidade Federal do Paraná
Título: Migração Rural-Urbana: os momentos do processo migratório entre o distrito de Água Azul e o município de Curitiba no período de 1960 a 2008
Orientador: Dra. Gislene Aparecida dos Santos
Formação complementar
2022 - 2022
Curso HAZMAT - Nível Operações. (Carga horária: 40h). , Ambipar response, AMBIPAR, Brasil.
2021 - 2021
Análise de Plano de Emergência Individual e estudos correlatos. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Introdução ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas. (Carga horária: 40h). , Associação Bras das Emp de Diagn e Remediação de Solos e Águas Subterrâneas, AESAS, Brasil.
2020 - 2020
Geoinformação na SPU - conceitos, fundamentos e tecnologias. (Carga horária: 80h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Crimes contra o Meio Ambiente. (Carga horária: 300h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental. (Carga horária: 120h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Perícia e Auditoria Ambiental. (Carga horária: 420h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2013 - 2013
Fiscalização da atividade de Comércio Exterior. (Carga horária: 120h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2011 - 2011
Identificação Macroscópica de Madeira. (Carga horária: 80h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2010 - 2010
Geoprocessamento (Introdução ao ArcGIS). (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2010 - 2010
Coordenação de Operação. (Carga horária: 80h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Legislação Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geocartografia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Organização de eventos
ASSUNÇÃO, A. S. . Seminário Fiscalização Ambiental da Superintendência do Ibama no Paraná. 2018. (Outro).
Participação em eventos
II Conferência sobre Gerenciamento de Áreas Contaminadas. 2022. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).RESPONSABILIDADE AMBIENTAL ADMINISTRATIVA SUBJETIVA - Incidentes Ambientais. 2022. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Projeto ARIEL - Robô autônomo: Sistema de Estabilização para Detecção de derramamento de Petróleo em Ambientes dinâmicos. 2022. (Seminário).
Simpósio sobre lições aprendidas - Derramamento de Óleo.Simpósio sobre lições aprendidas - Derramamento de Óleo. 2021. (Simpósio).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Fiscalização do Transporte de Produtos Perigosos no Modal Aquaviário. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Radioatividade e Meio ambiente - aspectos esclarecedores de suporte ao trabalho do Ibama na prevenção e atendimento às situações de emergência nuclear e radiológica. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Conscientização e Segurança sobre Nitrato de Amônio. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudo de caso - Encalhe do NM Stellar Banner no Litoral do Maranhão. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Acidente na Ferrovia Norte-Sul, Porto Nacional/TO. Da Ocorrência à Fase de Remediação. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Identificação de Riscos Operacionais. 2021. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudo de caso da Operação Reliqua em Terminais portuários de São Paulo.. 2021. (Outra).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Análise de Plano de Emergência Individual - PEI. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).O monitoramento aéreo dos campos de exploração de petróleo - Operação Gavião Olhar (avião Poseidon). 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Uso do SCI no derramamento de óleo ocorrido em 2019. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Conceitos sobre gestão de riscos. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudos de casos: vazamento em oleodutos. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Atuação do Ibama na Antártica. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Operação RELÍQUIA Produtos Perigosos no Porto de Santos e Polo Industrial de Cubatão. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Processo de remediação na Antártica. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudo de Caso: vistoria em empresas de resposta no Porto de Rio Grande. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Experiência do Ibama na coordenação e condução do simulado do Plano de Área da Baía de Aratu. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Plano de Área. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Inovações da Resolução ANTT 5232/2016. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Atendimento a fauna no derramamento de óleo ocorrido em 2019. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudo de caso: Acidente portuário. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Tópicos em Vistoria de Barragens. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Exercícios e Simulados na Área Nuclear. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Organização de Simulados. 2020. (Seminário).
WEBNARIO - Seminários da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA).Estudo de caso: Acidente ferroviário. 2020. (Seminário).
Seminário Campos Sulinos.Fiscalização ambiental: Operação Campereada. 2018. (Seminário).
Conferência Municipal de Meio Ambiente de Curitiba - Resíduos Sólidos. 2013. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ASSUNÇÃO, A. S. . O uso de dados estatísticos e ferramentas de geoprocessamento na prevenção de acidentes ambientais (Estudo de Caso - BR 376 no Estado do Paraná). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. S. . Emergências Ambientais: Um olhar geográfico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. S. . O uso de dados estatísticos e ferramentas de geoprocessamento na prevenção de acidentes ambientais (Estudo de Caso - BR 376 no Estado do Paraná). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, A. S. . Pneus inservíveis: o cenário paranaense da destinação final e os desafios do Poder Público para a proteção ambiental. 2018 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Artigo)) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. , Rua General Carneiro 481, Centro, 80060150 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33606100, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenováveisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental
2005 - 2009
Companhia Paranaense de EnergiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suporte de Tecnologia da Informação e geoprocessamento para funcionários da Companhia.
2001 - 2005
PROCOMP INDUSTRIA ELETRONICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Eletrônico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2001
TecnocoopVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 1999
CompufixVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 1997
Exceed InformaticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ADINAN SOARES DE ASSUNÇÃO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?