ISADORA DE FATIMA SANTOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras (2022), possui pós graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2023), capacitação em Análise do comportamento aplicada (ABA) pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (2023), formação em andamento em Técnica em Química pelo Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes CECON (2023). Atuou por dois anos em um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão ofertado pela Universidade Federal de Lavras, intitulado como: Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação Docente Comprometida com os brincares (2020), foi Membro da Comissão Organizadora: Brincadiquê? Resinificando os tempos e espaços para o brincar: O lugar do protagonismo infantil promovido pelo Grupo de Pesquisa sobre formação docente e práticas pedagógicas FORPEDI (2022), foi membro da Comissão Organizadora na Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia da UFLA: Um ano de encontros brincantes, promovido pela Brinquedoteca Universitária e pelo grupo de pesquisa FORPEDI, foi membro da Comissão Organizadora do 1 Ciclo de Debates com a Educação Básica: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Avaliação na Educação Infantil promovido pelo FORPEDI/UFLA, LABFOR/UFLA, EINARODA/UFRGS. Participou do curso de inverno em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado pelo programa de Pós-graduação em Neurociências (PPG-Neuro) da UFMG. Faz parte de um grupo de estudos cujo foco principio é estudar os Princípios Básicos da Análise do Comportamento e o estudo da Intervenção ABA infantil, adolescente e adulto, bem como, atualização contínua em Perícia Psicológica ABA. Atualmente trabalha na área interdisciplinar entre saúde e educação em uma Cínica de atendimento à crianças Neurodivergentes, Universos como Assistente Terapêutico.

Informações coletadas do Lattes em 06/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2018 - 2022

Universidade Federal de Lavras
Título: PENSAR A DESNORMALIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA: estratégias lúdicas para a singularidade infantil
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvallho

Formação complementar

2023 -

Neuropsicopedagogia Clínica. (Carga horária: 760h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.

2022 -

TÉCNICO EM QUÍMICA. , Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes, CECON, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Neurociencias. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SANTOS, I. F. . BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES. 2020. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, I. F. . BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. F. . Pluralidade Crítica na Diversidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE COMPROMETIDA COM OS BRINCARES, Descrição: O Projeto Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: Formação docente Comprometida com os Brincares tem como objetivo oportunizar uma formação inicial e continuada de professores/as comprometida com os brincares e com o desenvolvimento da criança, da infância e da cultura infantil. Busca potencializar a articulação entre teoria e prática no percurso de formação docente, privilegiando as práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo infantil e os processos de ensino e aprendizagem mais qualitativos. O projeto conta com atendimento no espaço da brinquedoteca do curso de Pedagogia à grupos escolares envolvendo crianças de 2 a 6 anos. O atendimento é realizado por estudantes e docentes do curso por meio da organização e desenvolvimento de atividades brincantes, tendo como principio a articulação entre a teoria e a prática da atuação do pedagogo. O projeto conta ainda com momentos de formação destinados à docentes das redes públicas e particulares do Município de Lavras/Mg e região, numa perspectiva de aproximação entre Universidade e escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isadora De Fátima Santos - Coordenador / Francine de Paulo Martins Lima - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Clínica Jennifer Picon

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Acompanhante Terapeutico