Andrea Moraes Alves
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, velhice, sexualidade, gerações e antropologia.
Informações coletadas do Lattes em 14/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia Social
1999 - 2002
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre gênero, envelhecimento e sociabilidade
Orientador: Gilberto Velho
Palavras-chave: velhice; cidade; gênero; sociabilidade.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Sociologia
1992 - 1994
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: Temas e Problemas da Sociologia: uma análise de conteúdo da Revista Sociologia (1939-1941), Ano de Obtenção: 1994
Edmundo Campos Coelho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sociologia; conhecimento; Escola de Chicago.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Pós-doutorado
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, PPGAS, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2008
Pós-Doutorado. , Instituto de Medicina Social da UERJ, IMS/UERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
Organização de eventos
ALVES, A. M. . IV REA/XIII ABANNE. 2013. (Congresso).
ALVES, A. M. . Cidade: Conflitos e Trajétórias. 2010. (Congresso).
ALVES, A. M. . Religião e sexualidade na contemporaneidade. 2008. (Congresso).
ALVES, A. M. ; Uziel, A. P. . Ciclo de Debates: Interlocuções: Serviço Social e Cultura. 2007. (Outro).
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes ; Machado, Maria das Dores Campos . Workshop Mudança Social, genero, classe e geração. 2007. (Outro).
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes . Curso de Extensão em Antropologia e Serviço Social. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Encounters and Engagements: creating new agendas for medical anthropology. Female sterilization practices in Brazil (1970/1980). 2013. (Congresso).
27 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Genero, reprodução e conjugalidade. 2010. (Congresso).
Ciclo Identidade e Referências - novas definições.As Fronteiras da relação: novos e velhos discursos sobre a fidelidade. 2010. (Seminário).
Cidade: Conflitos e Trajetórias."Dentro e fora" da relação: os sentidos da fidelidade nas relações conjugais - uma mudança geracional. 2010. (Seminário).
Corpo, Envelhecimento e Felicidade.Envelhecimento, trajetorias e homossexualidade feminina no Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).
VIII Reunion de Antropologia del Mercosur. Avaliações dos trabalhos apresentados no GT sobre envelhecimento e travestilidade. 2009. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia.Gera'coes e negociacoes entre parceiros: os limites da fidelidade. 2009. (Seminário).
107TH Annual Meeting American Anthropological Association. The Anthropological research on urban middle class in Brazil. 2008. (Congresso).
Religião e sexualidade na contemporaneidade.Experiências e trajetórias afetivo-sexuais e religiosas LGBT. 2008. (Seminário).
VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas. A perspectiva geracional e o estudo da sexualidade. 2008. (Congresso).
VIII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH.Antropologia e serviço social: diálogos e fronteiras. 2008. (Encontro).
Seminário Roberto Cardoso de Oliveira.Subjetividade, gênero e geração. 2007. (Seminário).
Workshop Mudança Social, gênero, geração e classe.Geração, mulheres e sexualidade. 2007. (Oficina).
XIII COngresso Brasileiro de Sociologia. Gerações, mulheres e sexualidade. 2007. (Congresso).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Algumas Reflexões sobre sexo, idade e cor. 2006. (Seminário).
29 Encontro Anual da Anpocs.Mulheres, sexualidade e velhice. 2005. (Encontro).
VI Reunion de Antropologia del Mercosur. Sexo e afeto como elementos da identidade feminina. 2005. (Congresso).
Curso de especialização em envelhecimento e saúde do idoso.Velhice e sociedade. 2004. (Outra).
Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFRJ.A Dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade. 2004. (Seminário).
Relações familiares, sexualidade e religião.Família, mulheres e velhice. 2004. (Seminário).
Curso de Especialização em envelhecimento e saúde do idoso.Velhice e sociedade. 2003. (Outra).
Curso de Extensão CIdades: velhas e novas questões.Velhice e sociabilidade. 2003. (Outra).
Curso de extensão Envelhecimento e Gerações.Velhice e sociabilidade. 2003. (Outra).
23 Reuniao da Associação Brasileira de Antropologia. A Dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre bailes de dança de salão e seus dançarinos. 2002. (Congresso).
Seminário Pesquisa em meio urbano.Fazendo antropologia no baile. 2002. (Seminário).
Pesquisa em debate.A Velhice hoje: violência e redes de sociabilidade. 2001. (Seminário).
Seminaire International Prisma IV.Vieillesse et perception du risque. 2001. (Seminário).
Debate em dia.Violência e envelhecimento. 2000. (Encontro).
Mediação e cidadania na sociedade brasileira.Velhice, mudança social e percepção do risco. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
ALVES, A. M.. Amar demais: um estudo qualitativo sobre gênero e medicalização do amor. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde coletiva) - Instituto de Medicina Social da UERJ.
ALVES, A. M.. Pressupostos em demandas de abrigamento de idosos apresentadas ao MP do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de pós-graduação em serviço social da UFRJ.
ALVES, A. M.. O Processo de reordenação da cidade do Rio de Janeiro e a pacificação dos espaços e das pessoas. 2013. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de pós-graduação em serviço social da UFRJ.
ALVES, A. M.. "Agora nós crescemos: a construção social da adolescência nos quadrinhos Turma da Monica Jovem". 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo.
ALVES, A. M.. A Mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Arte/UFF) - Programa de Pós Graduação em Ciência da Arte.
ALVES, A. M.; VIANNA, A.; VELHO, G. A.. "So há solidão porque vivemos com os outros...": um estudo sobre as vivências da solidão e sociabilidade entre mulheres que vivem sós no Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; Machado, Maria das Dores Campos. "Somos o presente da Igreja": a subjetividade de jovens da pastoral da juventude. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; DIAS, C. C.. Corpos queers ou corpos polimorfos? Uma observação dos usos e significados do corpo na cena gay carioca. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; VELHO, G. A.; VIANNA, A.. Em Busca das namoradas de fé. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; Nicácio, E. M.. A Identidade do trabalhador Off-shore. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; GOLDMAN, S. N.; ALMEIDA, M. H. T.. Os Caminhos e os descaminhos do trabalho na terceira idade: um espaço para pensar a dialética entre a necessidade e a liberdade. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; Lopes, Zuleika. Novas cenas da velhice em arranjos familiares brasileiros. 2003. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; Machado, Maria das Dores Campos;Lins de Barros, Myriam Moraes. Religião, política e direitos reprodutivos: a atuação dos grupos religiosos nos projetos de lei sobre o aborto e o direito à vida no Parlamento brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Discursos e investimentos de poder em materiais de educação, prevenção e promoção de saúde voktados ao público idoso". 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Nucleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.
ALVES, A. M.. Senhoras do rebolado: carreiras artísticas e sensibilidades femininas no mundo televisivo. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional.
Lins de Barros, Myriam MoraesALVES, A. M.. Mudanças e permanências nas relações de sociabilidade em famílias de idosos. 2011. Tese (Doutorado em Serviço SOcial) - Programa de Pós-Graduação em Serviço SOcial da Universidade Federal do RJ.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; Machado, Maria das Dores Campos. Homossexualidades masculinas e a experiência de envelhecer. 2011. Tese (Doutorado em Serviço SOcial) - Programa de Pós-Graduação em Serviço SOcial da Universidade Federal do RJ.
ALVES, A. M.; MALUF, S. W.; ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C.; CASTELLS, A. N. G.; HARTUNG, M. F.; RIFIOTIS, T.. Arrasando Horrores! Uma etnografia das memórias, formas de sociabilidades e itinerários urbanos de travestis das antigas. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes. O Legado das avós e os bens do cuidado: estudo sobre família, gerações e redes sociais em bairro popular de Belem/PA. 2008. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; GOMES, R.; Cavalcanti, L.. Sobre o tempo no corpo e na alma: um estudo sobre o envelhecimento feminino na contemporaneidade. 2007. Tese (Doutorado em pósgraduação em saúde da mulher e da criança) - Instituto Fernandes Figueira.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; LANDIM, L.. Compromisso de papel passado: um estudo sobre conjugalidade e direito. 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; Strozenberg,Ilana; Fry, Peter. Estudar no Brasil: Imigração temporária de estudantes moçambicanos no Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Alves, A. M.;ALVES, A. M.. A Velhice na mídia brasileira: análise de representação social. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Mulheres evangélicas e práticas religiosas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Programa de pós-graduação em serviço social da UFRJ.
ALVES, A. M.. Materiais educativos de saúde voltados para o público idoso: discursos e processos de subjetivação nos campos da velhice, educação e saúde. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Saúde) - Nucleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.
ALVES, A. M.; Machado, Maria das Dores Campos. As relações secularização/dessecularização e as não-fronteiras entre religião e política na sociedade brasileira. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; Machado, Maria das Dores Campos. Familia, pobreza e redes sociais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; Machado, Maria das Dores Campos. homossexualidade e trajetorias individuais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes. Defesa de projeto de tese de doutorado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; Machado, Maria das Dores Campos. Relações Familiares e configuração de redes sociais em segmentos sociais em situação de pobreza. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes. Defesa de projeto de tese. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes. Partilhas geracionais: o lugar das avós e os bens do cuidado em domicílios populares de Belem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; PEIXOTO, C.; LANDIM, L.. Direitos, gerações e envelhecimento. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; PEIXOTO, C.; JAMOUR, M. H.. Pós-modernidade e envelhecimento: trajetórias femininas e deslocamento de padrões dominantes. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; FONTOURA, H. A.; GOMES, R.. A Auto-imagem e a representação de envelhecimento feminino. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em pósgraduação em saúde da mulher e da criança) - Instituto Fernandes Figueira.
ALVES, A. M.; Fry, Peter; Strozenberg,Ilana. A Presença de Estudantes moçambicanos em universidades do Estado do Rio de Janeiro: imigração temporária. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Uma reflexão antropológica sobre as festas de casamento contemporâneas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, A. M.. Uma sociedade para todas as idades: um estudo sobre o centro dia e centro de convivência para idosos do Hospital Estadual Alves Rabelo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. A Homossexualidade e o olhar de alguns estudantes do servi'co social na UFRJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; P, Poncioni. Analise da politica de seguran'ca publica do governo Sergio Cbral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; P, Poncioni. De Souza.As representa'coes sociais da Guarda Municipal do RJ e as suas potencialidades na preven'cao. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; Machado, Maria das Dores Campos; Simões, José Pedro. Identidade Feminina e Religião a partir de mulheres jovens do Rio de Janeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; PELEGRINO, A. I.; P, Poncioni. Violência contra a mulher e o atendimento do serviço social: um estudo exploratório. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; MENEGAT, M.; Machado, Maria das Dores Campos. Teatro Político: o papel da arte na luta pela transformação social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; PELEGRINO, A. I.; MORGADO, R.. A Atuação do Serviço Social na Cidade de Deus: análise da experiência do programa educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; INOUE, M.; GOLDMAN, S. N.. As Representações sociais da velhice dos empregados em fase de pré-aposentadoria de Furnas Centrais Elétricas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.Lins de Barros, Myriam Moraes; GOLDMAN, S. N.. Família e geração: um estudo sobre as redes sociais dos jovens universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; DOMINGUES JUNIOR, P. L.; MOREIRA, V. M. L.; CASTRO, J. P. M. E.. Banca Examinadora do Concurso para professor adjunto de Antropologia. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; P, Poncioni; Pastorini, A; GUERRA, Y.; Maia, R; Santos, C. Comissão de seleção de mestrado. 2010. Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; MONTANO, C.; POUGY, L. G.; MENEGAT, M.; GUERRA, Y.. Comissão de seleção de mestrado. 2005. Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Jornada de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.; ZUcco, Luciana Patrícia; Fátima Valéria. Análise das solicitações de transferência, isenção de vestibular e mudança de curso. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Seleção pública para professor substituto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Prêmio Carioca de Pesquisa. 2004. Secretaria Municipal das Culturas- Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Jornada de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Seleção Pública para professor substituto. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Seleção pública para professor substituto. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Jornada de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Seleção Pública para professor substituto. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES, A. M.. Jornada de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
O Programa Minha Casa Minha Vida e a luta das mulheres pelo direito à cidade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Reforma Urbana e mega eventos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Movimentos sociais no campo e a questão das identidades sexuais dissidentes; Início: 2019; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Conjugalidade, gênero e sexualidade: famílias de mulheres lésbicas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
O Movimento Estudantil de ocupação em escolas públicas do RJ (2016): memórias e trajetórias de jovens ocupantes; Início: 2018; Tese (Doutorado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Ativismos e novos discursos sobre sexualidade de pessoas com diversidade funcional; 2020; Dissertação (Mestrado em mestrado em políticas públicas e direitos humanos) - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos- UFRJ,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
A Experi~encia das mães no contexto do Zika Vírus; 2019; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
O que é ser pai? As paternidades sob a ótica masculina; 2019; Dissertação (Mestrado em programa de pós graduação em políticas públicas em direitos humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Migração e Políticas de assistência social; 2019; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de pós-graduação em serviço social da UFRJ,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Políticas para a juventude do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Benefício de Prestação Continuada: uma análise dos impactos da política de assistência social destinada ao idoso no município do Rio de Janeiro; 2005; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Conservadorismo e o projeto ético político do serviço social (2006-2016); 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós Graduação em Serviço Social _UFRJ,; Orientador: Andrea Moraes Alves;
As "mães da sala": um estudo sobre estigma; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Moraes Alves;
A Divisão das Tarefas Domésticas entre casais de idosos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Juventudes, sexualidade e afeto; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Velhice e Família; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Velhice e sociabilidade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Moraes Alves;
As representações sociais sobre a gravidez; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Entrar para a Universidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Entrar Para a Universidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Planejamento Familiar na imprensa carioca (1970-1980); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
A Pratica da Esterilização Feminina no Brasil (anos 1970-1980); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
A Prática da Esterilização Feminina no Brasoil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Moraes Alves;
A Prática da Esterilização Feminina no Brasil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
P; Bordenave; Pesquisa Mulheres, gerações e sexualidade; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Mulheres, Sexualidade e Velhice; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Mulheres, sexualidade e velhice; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço SOcial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Andrea Moraes Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, A. M. . Ensinando Gènero na Universidade. Anuário Antropológico , v. 46, p. 11-20, 2021.
-
ALVES, ANDREA MORAES . O -feliz casamento- entre o marxismo e a consubstancialidade. ARGUMENTUM (VITÓRIA) , v. 13, p. 21-29, 2021.
-
ALVES, A. M. . Pensar o gênero: diálogos com o serviço social. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 132, p. 268-286, 2018.
-
ALVES, A. M. . Memória da esterilização feminina: um estudo geracional. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA , v. 07, p. 187-207, 2017.
-
ALVES, A. M. . Helio Aguinaga, a Imprensa e a regulação da fecundidade no Brasil. REVISTA FEMINISMOS , v. 5, p. 13-24, 2017.
-
MORAES-ALVES, ANDREA . Vejez y Género en la Antropología Brasilea. Research on Ageing and Social Policy , v. 4, p. 46-68, 2016.
-
ALVES, A. M. . A Trajetória do Centro de Pesquisa e Atenção Integrada à Mulher e à Criança. Século XXI - Revista de Ciências Sociais , v. 04, p. 180-216, 2014.
-
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes . Aprender com as Velhices. Comunicações do ISER , v. 66, p. 31-38, 2012.
-
ALVES, A. M. . Identity, judaism and homosexuality: two stories about belonging. Vibrant (Florianópolis) , v. 7, p. 78-102, 2010.
-
ALVES, A. M. . Envelhecimento, trajetórias e homossexualidade feminina. Horizontes Antropológicos (Online) , v. 16, p. 213/34-233, 2010.
-
ALVES, A. M. . Fronteiras da relação: gênero, geração e a construção de relações afetivas e sexuais. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) , v. 03, p. 10-32, 2009.
-
ALVES, A. M. . Mulheres, sexualidade e velhice. Interseções (UERJ) , v. 11, p. 353-369, 2009.
-
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes . Interlocuções: Antropologia e Serviço Social. O Social em Questão , v. 19, p. 45-55, 2008.
-
ALVES, A. M. . Genero, amor e sexo. Gênero , v. 09, p. 271-292, 2008.
-
ALVES, A. M. . Algumas Reflexões sobre Sexo, Idade e Cor. Cadernos CRH , Ufba, v. 17, n.42, p. 357-364, 2004.
-
ALVES, A. M. . A Construção social da violência contra os idosos. Textos sobre Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. ano 03, n.06, 2001.
-
MORAES-ALVES, ANDREA ; Rodrigues, Mavi (Org.) ; CAVALCANTE, R. (Org.) . Panorama da Produção Discente do PPGSS-UFRJ. 01. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 01. 315p .
-
ALVES, A. M. ; Pastorini, A (Org.) ; GALIZIA, S. (Org.) . Estado e Cidadania: Reflexões sobre as políticas públicas no Brasil contemporâneo. 01. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2012. v. 01. 284p .
-
ALVES, A. M. . A Dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004. v. 01. 152p .
-
ALVES, ANDREA MORAES . Um Encontro adiado: sexualidade, envelhecimento e Direitos Sexuais. In: Marco José Duarte;Bruna Irineu; Guilherme de Almeida; Valdenízia Peixoto; Sabrina Paiva. (Org.). Sexualidades e Serviço Social: perspectivas críticas, interseccionais e profissionais. 01ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2023, v. 01, p. 05-319.
-
ALVES, A. M. . A Velhice (ainda) é somente uma palavra: covid19 e o envelhecimento no Brasil. In: Moreira, Elaine ; Gouvea, Rachel. (Org.). Em tempos de Pandemia:propostas para a defesa da vida e dos direitos sociais. 01ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2020, v. 01, p. 126-130.
-
MORAES-ALVES, ANDREA ; Lins de Barros, Myriam Moraes . Os Velhos na cidade do Rio de Janeiro. In: Maia, Rosemere; Cruz, Veronica. (Org.). Saberes plurais: produção acadêmica em sociedade, cultural e serviço social. 01ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 01, p. 23-38.
-
ALVES, A. M. ; FARIAS, P. S. . Na Academia. In: Hollanda, Heloisa Buarque de. (Org.). Explosão Feminista. 01ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2018, v. 01, p. 205-238.
-
ALVES, A. M. . Alguns temas e problemas da sociologia no Brasil: uma análise de conteúdo da Revista Sociologia (1939-1941). In: Isabela Oliveira Pereira da Silva, Rodrigo Estramanho de Almeida. (Org.). As Ciências Sociais em revista: temas e debates na Revista Sociologia (1939-1966). 01ed.São Paulo: Sociologia e Política, 2015, v. 01, p. 179-225.
-
ALVES, A. M. . Family, sexuality and female aging. In: CLAM. (Org.). Sexuality, culture and politics: a South American reader. 01ed.Rio de Janeiro: CLAM, 2013, v. 01, p. 545-560.
-
ALVES, A. M. . Ciclo de vida, conjugalidade e reprodução: notas para uma pesquisa. In: Eliseu Risacaroli. (Org.). Pluralidades de Gênero, Sexualidades e Educação. 01ed.Palmas: EDUFT, 2012, v. 01, p. 83-94.
-
ALVES, A. M. . Diferenças geracionais, gênero e sexualidade. In: Strey, Marlene N et alli. (Org.). Gênero e ciclos vitais: desafios, problematizações e perspectivas.. 01ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2012, v. 01, p. 267-285.
-
ALVES, A. M. . O Corpo no tempo: velhos e envelhecimento. In: Mary del Priore;Marcia Amantino. (Org.). História do corpo no Brasil. 01ed.Sáo Paulo: UNESP, 2011, v. 01, p. 427-452.
-
ALVES, A. M. . Gerações em perspectiva: os sentidos da sexualidade feminina na velhice e na vida adulta. In: Mirian Goldenberg. (Org.). Corpo,envelhecimento e felicidade. 01ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, v. 01, p. 159-180.
-
ALVES, A. M. ; Machado, Maria das Dores Campos ; Simões, José Pedro ; ZUcco, Luciana Patrícia . As lideranças mediúnicas e o debate sobre as homossexualidades. In: Machado, Maria das Dores Campos;Piccolo, Fernanda Delvalhas. (Org.). Religiões e homossexualidades. 01ed.Rio de Janeiro: FGV, 2010, v. 01, p. 81-110.
-
ALVES, A. M. . Entrelaçando religião e sexualidade: análise das histórias de gays e lésbicas. In: Machado, Maria das Dores Campos;Piccolo, Fernanda Delvalhas. (Org.). Religiões e homossexualidades. 01ed.Rio de Janeiro: FGV, 2010, v. 01, p. 169-190.
-
ALVES, A. M. . Os Idosos, as redes de relações sociais e as relações familiares. In: Anita Liberalesso Neri. (Org.). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. 01ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007, v. 01, p. 125-139.
-
ALVES, A. M. . Mulheres, corpo e performance: a construção de novos sentidos para o envelhecimento entre mulheres de camadas médias urbanas. In: Myriam Lins de Barros. (Org.). Família e Gerações. 01ed.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006, v. 01, p. 67-90.
-
ALVES, A. M. . Família, sexualidade e velhice feminina. In: Maria Luiza Heilborn;Luis Fernando Dias Duarte; Clarice Peixoto; Myriam Lins de Barros. (Org.). Sexualidade, família e ethos religioso. 01ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2005, v. 01, p. 19-38.
-
ALVES, A. M. . Fazendo antropologia no baile. In: Velho, Gilberto;Kuschnir,Karina. (Org.). Pesquisas Urbanas: desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, v. , p. -.
-
ALVES, A. M. . Velhice, Mudança social e percepção do risco. In: Velho, Gilberto; Kuschnir, Karina. (Org.). Mediação, cultura e política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001, v. , p. -.
-
ALVES, A. M. . Trajetórias de vida e experiências de envelhecimento. In: Goldman, Sara Nigri; Paz, Serafim Fortes. (Org.). Cabelos de Neon. Niteroi: Talento, 2001, v. , p. -.
-
ALVES, A. M. . Individualismo e Sociedade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 04 - 04, 01 jul. 2010.
-
ALVES, A. M. . Um país que não sabe envelhecer. Folha Dirigida- Caderno de Educação, Rio de Janeiro, p. 18 - 18, 24 fev. 2005.
-
ALVES, A. M. . A Tragédia de um homem comum. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 mar. 2003.
-
ALVES, A. M. . Gerações, mulheres e sexualidade. In: XIII COngresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.
-
ALVES, A. M. . Sexo e afeto como elementos da construção da identidade feminina. In: VI Reunion de Antropologia del Mercosur, 2005, Montevideo. VI RAM - Identidad, fragmentacion y diversidad, 2005.
-
ALVES, A. M. . Mulheres, sexualidade e velhice. In: 29 Encontro Anual da ANpocs, 2005, Caxambu. 29 Encontro Anual da ANpocs, 2005.
-
ALVES, A. M. . Vieillesse et perception de risque. In: Programme Prisma, 2001, Toulouse. Programme Prisma, 2001.
-
ALVES, A. M. . gerações e negociações entre parceiros. In: xiv congresso brasileiro de sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV COngresso Brasileiro de Sociologia, 2009.
-
ALVES, A. M. . A Perspectiva geracional e o estudo da sexualidade. In: Enfoques feministas e os desafios contemporaneos, 2008, Belo Horizonte. Enfoques feminstas e os desafios contemporaneos, 2008.
-
ALVES, A. M. . Algumas Reflexões sobre sexo, idade e cor. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, 2006.
-
ALVES, A. M. . Mulheres, corpo e performance: a construção de novos sentidos para o envelhecimento entre mulheres de camadas médias urbanas. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. Anais do XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004.
-
ALVES, A. M. . Mulheres, sexualidade e velhice. In: Encontro Internacional Fazendo Gênero 6, 2004, Florianópolis. Anais do ENcontro Internacional Fazendo Gênero 6: Fazeres locais, saberes globais, fazeres globais, saberes locais, 2004.
-
ALVES, A. M. . A Dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre bailes de dança de salão e seus dançarinos. In: 23 Reuniao da Associação Brasileira de Antropologia, 2002, Gramado - RS. Resumos dos trabalhos da 23 Reuniao da Associação Brasileira de Antropologia, 2002.
-
ALVES, A. M. . Genero, configurações familiares, arranjos domésticos e afetivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, A. M. . Geracoes e negociacoes entre parceiros: os limites da fidelidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALVES, A. M. . A perspectiva geracional e o estudo da sexualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, A. M. . The Anthropological research on urban middle class in Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, A. M. . Experiências e trajetórias afetivo-sexuais e religiosas LGBT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes . Antropologia e serviço social: diálogos e fronteiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Lins de Barros, Myriam Moraes ; PEIXOTO, C. E. ; MORAES-ALVES, ANDREA . Presentation Ageing and anthropology. Florianópolis, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
Alves, A. M. ; ALVES, A. M. . Ao Sair do armário, entrei na velhice. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
ALVES, A. M. ; Lins de Barros, Myriam Moraes ; Machado, Maria das Dores Campos . Apresentação do Dossiê Mudança Social, classe e gerações. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ALVES, A. M. . O Casal grávido: dsposições e dilemas da parceria igualitária. São Paulo: Abrapso, 2008 (Resenha crítica).
-
Marques Gomes, Maria de Fátima Cabral ; ALVES, A. M. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
ALVES, A. M. . Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Rio de Janeiro: Revista Mana, 2002 (Resenha crítica).
-
ALVES, A. M. . Islands in the streets. Rio de Janeiro: Revista Praia Vermelha, 2000 (Resenha crítica).
Outras produções
MORAES-ALVES, ANDREA . Um Ministério para uma família: distopia e 'familismo 2.0'. 2021. (Site).
ALVES, A. M. . Revista Katalysis. 2010. (Parecer editorial).
ALVES, A. M. . artigo revista Historia, Ciencias e Saude. 2009. (Parecer editorial).
ALVES, A. M. . Perspectivas sobre a Família contemporânea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, A. M. . O Campo dos estudos de Gênero. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
A Produção do Serviço Social nos anos 2000 no âmbito da diversidade sexual e de gênero, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador / Mably trindade - Integrante / Guilherme Silva de Almeida - Integrante.
-
2016 - 2019
Entrar para a Universidade: os sentidos dos apoios na construção de trajetórias educacionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador / carolina castellitti - Integrante / Claudia Barboza de Souza Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
A trajetoria do CPAIMC: a introdução da esterilização feminina no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador.
-
2010 - 2012
A Prática da esterilização feminina no Brasil: anos 1970/1980, Descrição: A introdução de métodos contraceptivos no Brasil vista a partir do relato de mulheres de camadas médias que hoje estão na faixa etária de 60 a 70 anos de idade. A pesquisa também aborda material de divulgação médica das décadas de 1960, 1970 e 1980. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Homofobia e violência: um estudo sobre os discursos e as ações das tradições religiosas brasileiras em relação aos GLBT, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Integrante / Luciana ZUcco - Integrante / Myriam Moraes Lins de Barros - Integrante / Maria das Dores Campos Machado - Coordenador / José Pedro Simões - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
gerações, sexualidade e camadas médias, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
2006 - 2008
Mudança social, gênero, geração e classe: um estudo comparativo de mulheres no Rio de Janeiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Integrante / Myriam Moraes Lins de Barros - Coordenador / Maria das Dores Campos Machado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Mulheres, Sexualidade e Velhice, Descrição: A pesquisa aborda, através de entrevistas abertas, a experiência afetiva e sexual de mulheres idosas na cidade do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Andrea Moraes Alves - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Prêmios
2010
Paraninfo, Escola de Serviço Social/UFRJ.
2006
Inovação no Ensino da Antropologia, Aba/Fundação Ford.
1999
Paraninfo, Escola de Serviço Social - UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. , Avenida Pasteur - de 215/216 a 349/350, Urca, 22290250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38735389, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2017
Ensino, programa de pós graduação em políticas públicas em direitos humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, orientação de dissertação
-
01/2005
Ensino, Serviço SOcial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia das gerações, relações de gênero, Pensamento social, Identidade e Serviço SOcial, Política Social, Política Social Urbana, Seminário de TCC, teoria política
-
01/2004
Direção e administração, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
01/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Serviço Social, Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado.,Linhas de pesquisa
-
01/1995
Ensino, Serviço SOcial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Social, Questão de Gênero no Brasil, sociologia, teoria política, Identidades Culturais
-
05/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Membro da equipe executora do curso Cultura, Identidade e Território: uma perspectiva histórica.
-
03/2017 - 03/2017
Extensão universitária , Escola de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, palestra no curso de extensão Direitos Sexuais e Reprodutivos.
-
02/2004 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Comissão de isenção de Vestibular, transferencia Externa.
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Escola de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Envelehcimento e Gerações.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andrea Moraes Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?