Moacyr Amaral Domingues Figueiredo

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1983), graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Petrópolis. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, do Laboratório de Aplicação da Abordagem Project Based Learning no Ensino de Engenharia de Produção (PBLEngPro), do Centro de Inovação de Operações de Desastres em Regiões Serranas (CIOpSerra), do Laboratório de Estratégia, Excelência, Inovação e Avaliação de Desempenho de Sistemas de Gestão de Produção e Operações (SIGPro) e do Laboratório de Sistemas de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase nas subáreas: Engenharia Organizacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia de Operações e Processos da Produção; e Logística. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sistemas de medição de desempenho organizacional e indicadores de desempenho; avaliação de sistemas de gestão da qualidade; implantação de sistemas de gestão da estratégia e operações; gestão de sistemas de produção virtual; gestão de processos de produção e operações; empreendedorismo e inovação; arranjos produtivos locais e sistemas regionais de inovação; suply chain management; gestão de projetos e sistemas de gestão de operações em desastres. Atuou como coordenador ou colaborador em diversos projetos: GIFRJ (2019), INSS Digital (2018), ANCINE (2016), IPHAN (2015), ANVISA (2009 a 2012) e PETROBRAS (2008 a 2009), entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1997 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sistemas de Medição de Desempenho Organizacional: Um Modelo para Auxiliar a sua Auto-avaliação
Orientador: Teresia Diana Lewe van Aduard de Macedo-Soares e Saul Fuks
Palavras-chave: Avaliação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Setores de atividade: Qualidade e Produtividade.

Mestrado em Sistemas e Computação

1994 - 1996

Instituto Militar de Engenharia
Título: Metodologia para o Desenvolvimento de Indicadores Estratégicos e Operacionais,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Luis Eduardo Gouvea Alves
Palavras-chave: indicadores.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Qualidade e Produtividade.

Graduação em Engenharia Mecân Ica

1989 - 1991

Instituto Militar de Engenharia

Graduação em Bacharel em Ciências Militares

1980 - 1983

Academia Militar das Agulhas Negras (Aman)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Auto-avaliação continuada em Gestao Pública. (Carga horária: 16h). , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, MPOG, Brasil.

2003 - 2003

Curso "Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade". (Carga horária: 16h). , Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.

1999 - 1999

Facilitadores do PQSP. (Carga horária: 28h). , Ministério do Planejamento, MP, Brasil.

1999 - 1999

Avaliação da Gestão - adequação metodológica. (Carga horária: 16h). , Ministério do Planejamento, MP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Tamella, Iara ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . II Encontro de Engenharia de Produção. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Felipe Gabriel kuhn Soares

Portugal, R.; Pereira, J. C.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; Gavião, L. O.. Modelo de manutenção baseada na condição para os trocadores de calor de um sistema de compressão de ar. 2018. Dissertação (Mestrado em Centro de Engenharia e Computação Programa de Pós-Graduação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Ricardo Tocantins Modugno Nunes

Pereira, J. C.; PIZZOLATO, N.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Aplicação de AHP para escolha de empresas a se instalar em cidades como parte da gestão territorial urbana. 2018. Dissertação (Mestrado em Centro de Engenharia e Computação Programa de Pós-Graduação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Talita Hansen Guerra Frinzi

Portugal, R.; Pereira, J. C.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; Gandolpho, A. A.. Método DIMAIC para melhoria da confiabilidade de resultados em projetos com abordagem seis sigma. 2018. Dissertação (Mestrado em Centro de Engenharia e Computação Programa de Pós-Graduação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Francis Edgar Stathi

Pereira, J. C.; PIZZOLATO, N.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Priorização de elementos críticos da Norma ISO 9001:2015 para a implementação de um sistema de gestão da qualidade em microempresas prestadoras de serviços utilizando a ferramenta AHP. 2018. Dissertação (Mestrado em Centro de Engenharia e Computação Programa de Pós-Graduação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Aluno: Jorge Ferreira do Rego Barros

LIMA, Gilson B. A.; GUTIERREZ, R.H.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; SILVA NETO, R.. Roadmap para uma Abordagem Estratégica pela Função Manutenção. 2009. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcio Rocha Rangel

LIMA, Gilson B. A.FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; MAINIER, F. B.; SILVA NETO, R.. Sistemática para Gestão do Processo de Controle de Emergência: Uma Aplicação em Terminal Terrestre de Distribuição de Petróleo e Derivados. 2009. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodolfo Cardoso

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; SANTOS, J. A. N.; FARIAS FILHO, J. R.; MATTOS, N. M. C.; MELO, M. A. C.. Metodologia de Avaliação das Relações de Causa e Efeito entre as Práticas-chave de Melhoria de Gestão. 2001. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Sergio Luis Dutra De Lamare

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Avaliação da Implemantação das Práticas-Chave e Melhoria da Qualidade em Organizações Públicas: Aplicações ao Instituto Militar de Engenharia. 2001. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Patrícia C

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Alcântara. Uma Metodologia para o desenvolvimento de indicadores estratégicos da Logística. 1997. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

Aluno: Lúcia Mathias Rabelo

FARIAS FILHO, J. R.; SANTANNA, A. P.; PIZZOLATO, N.; BARROS NETO, J. P.; BATALHA, M. O.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Quadro Referencial da Gestão Estratégica: uma pesquisa quali-quanti das atividades e dos fatores envolvidos. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminence.

Aluno: Lúcia Mathias Rabelo

FARIAS FILHO, J. R; SANTANNA, A. P.; PIZZOLATO, N.;FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Modelo de apoio à tomada de decisão para a promoção da integridade e alinhamento estratégico e incremento do aprendizado organizacional. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminence.

Aluno: Débora Athayde Herkenhoff

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.LIMA, Gilson B. A.; BERGIANTE, N. C. R.; CARVALHO, Nelson, C.. Análise Comparativa dos Modelos de Maturidade de Projetos: OPM3, CMMI, KERZNER E MMGP-PRADO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Projetos) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Seabra Nogueira

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Identificação de Espaços Confinados e Respectivos Riscos: uma aplicação na área da embarcação de um FPSO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Luis Carvalhaes Pinheiro

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Proposta de Gestão Proativa para Engenharia de Segurança: o caso do Programa Vida. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Henrique Poley Victer

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Perfil dos Acidentes de Trabalho Graves e Fatais na Construção Civil no Norte e Noroeste Fluminense. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Larissa de Moraes Martins

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Análise dos Riscos de Manutenção Aeronautica de Helicópteros. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Cesar Cipriano Estefan

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Análise da Eficiência da Sinalização de Tráfego em Rodovias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Lessa Rabello

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Auditoria e Certificação em Responsabilidade Social: uma proposta de modelo sistemático. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julio Branco Neto

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Avaliação de Ruído em Ambiente Offshore: uma abordagem sob a ótica da NR 15. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Santos Larangeira

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Avaliação de Ruído em Anbiente Offshore: uma abordagem sob a ótica da NR 17. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Penha Regina Gonsalves

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Estudo para Estruturação de uma Empresa de Consultoria em QSMS: uma análise para ambiente naval e offshore. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Glauciery Aparecida de Carvalho Cristelli Lugarinho

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Ergonomia: abordagem do posto de trabalho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Domingos Ferreira

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Ergonomia: acessibilidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristina Fioratti

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. A Cultura de Segurança e sua atuação em Sistemas QSMRS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joaquim Luis Chimbui

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; Tamella, Iara. Avaliação de Desempenho de Processos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Diego Cesar Cavalcanti de Andrade

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.; Tamella, Iara. Análise da Maturidade de Processos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Luiz Alvez

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Planejamento Estratégico em Instituições de Ensino. 2006 - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Aluno: Ramón Prado Pedrosa

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. A relação entre o Terceiro Setor e o Empreendedorismo. 2006 - Centro Universitário Serra dos Órgãos.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Concurso Público para Professor Adjunto: área de conhecimento ?Engenharia de Petróleo. 2012. Universidade Federal Fluminence.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto 40h/DE - Àrea Estratégia e Organização. 2009.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto 40h/DE - Àrea Engenharia do Trabalho. 2009.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Concurso Público para Professor Adjunto: área de conhecimento - Estratégia e Organização. 2009. Universidade Federal Fluminence.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Concurso para Professor Adjunto-Área Pesquisa Operacional. 2008. Universidade Federal Fluminence.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D.. Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira de magistério superior na classe de professor adjunto 40 DE. 2004. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mauro Guedes Ferreira Mosqueira Gomes

GOMES, Mauro G. F. M.. Metodologia para a Determinação de Indicadores Estratégicos e Operacionais. 1996. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

João Alberto Neves dos Santos

NEVES S., J. A.. Metodologia para o Desenvolvimento de Indicadores Estratégicos e Operacionais. 1996. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edio Pereira Neto

Monitoramento de confiabilidade e disponibilidade de equipamentos de automação industrial: uma aplicação em plataformas marítimas de produção de petróleo; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Eng; Produção e Sist; Comutacionais) - Universidade Federal Fluminence; (Orientador);

Fernando Augusto Ullmann Tobe

Avaliação de maturidade de gestão de processos: uma aplicação na área de usinagem de conexões Premium em petróleo e gás; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Eng; Produção e Sist; Comutacionais) - Universidade Federal Fluminence; (Orientador);

Izabella Mattos Moreira

Avaliação de maturidade de gestão de projetos: uma aplicação em gestão de projetos de sistemas submarinos de produção de petróleo e gás; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Eng; Produção e Sist; Comutacionais) - Universidade Federal Fluminence; (Orientador);

Renan Assef Tavares

Análise e melhoria de processos em uma fábrica de reparos de ferramentas de sistemas de exploração submarina de petróleo; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Jarbas Dellazeri Pixiolini

Análise e melhoria de processos: aplicação de modelos de avaliação de maturidade no processo de usinagem de uma empresa de serviços industriais de petróleo e gás; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminence; (Orientador);

Fernando Augusto Ullmann Tobe

Avaliação da Maturidade de Processos: Uma aplicação em uma fábrica de acess´rios premium da indústria de petróleo e gás; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Computaciona) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Débora Athayde Herkenhoff

[pt] ESTUDO DE DIRETRIZES PARA Avaliação de maturidade de processos: o caso de uma empresa de energia; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminence,; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Edson Allemany dos Santos

Óbices à implementação de modelo de gestão baseado em critérios de excelência: um estudo de caso múltiplo em Organizações Militares do Exército Brasileiro; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado da Escola de Comando e Estado) - Escola de Comando e Estado - Maior do Exército,; Orientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Carlos Roberto da Silva

Definição de Atributos para Sistema de Ensino a Distância; 2003; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas - Informatica) - Instituto Militar de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Luis Roberto

Atributos para Avaliação de Sistemas de Ensino à Distância; 2002; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Sergio Luis Dutra De Lamare

Avaliação da Implemantação das Práticas-Chave e Melhoria da Qualidade em Organizações Públicas: Aplicações ao Instituto Militar de Engenharia; 2001; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia,; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Rodolfo Cardoso

Metodologia de Avaliação das Relações de Causa e Efeito entre as Práticas-chave de Melhoria de Gestão; 2001; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia,; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Patrícia C

Alcântara; Uma Metodologia para o desenvolvimento de indicadores estratégicos da Logística; 1997; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Diego Cesar Cavalcanti de Andrade

Análise da Maturidade de Processos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Joaquim Luis Chimbui

Avaliação de Desempenho de Processos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Eduardo Dias Felix da Silva

Aplicação de gráficos de Controle na Fabricação do Morteiro Pesado 120 M2 raiado; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecân Ica) - Instituto Militar de Engenharia; Orientador: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

VICENTE LUZ

 Metodologia para o Desenvolvimento de Indicadores Estratégicos e Operacionais, Moacyr Amaral Domingues Figueiredo, Mestrado em Sistemas e Computação, IME, 1996 (co-orientação);; 1996; Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia,; Orientador: Vicente Luz;

Carlos Alberto Nunes Cosenza

Sistema de medição de desempenho organizacional: Um modelo para auxiliar a sua auto-avaliação; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Carlos Alberto Nunes Cosenza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; MACEDO-SOARES, T. D. L. V. A. ; FUKS, S. ; FIGUEIREDO, L. C. . Definição de Atributos Desejáveis para Auxiliar a Auto-avaliação de Sistemas de Medição de Desempenho Organizacional.. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online) , v. 12, n.2, p. 305/315-315, 2005.

  • REIS, M. P. ; DE OLIVEIRA, T. R. ; BRAGA, R. M. ; ABREU, M. S. ; OLIVEIRA, E. G. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; MOSSI, P. ; MOSSI, M. . Application of Project Based Learning Approach at process analysis and improvement of a Textile Industry. In: 11th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2019) and 16th Active Learning in Engineering Education (ALE?2019), 2019, Tunes. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education Volume 9 (2019) ISSN 2183-1378. Guimarães, Portugal: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2019. v. 9. p. 621-627.

  • ARAUJO, J. P. S. ; ALVES, J. T. ; YAMAMOTO, F. R. ; BARROS, R. P. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; DAQUINO, F. A. ; DOS SANTOS, G. W. ; GALL, R. L. ; SILVA, D. S. . Application of the Project Based LearningApproach in Solid Waste Management of a Welding Technology Company. In: 11th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2019) and 16th Active Learning in Engineering Education (ALE?2019), 2019, Tunes. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education Volume 9 (2019). Guimarães, Portugal: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2019. v. 9. p. 628-635.

  • Gushiken, S. R. Y. ; Fonseca, M. P. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; Crespo, G. B. ; SANTOS, H. . Application of the Project Based Learning approach in the maintenance of aeronautical turbine accessories of General Eletric Aviation. In: 10th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2018) and 15th Active Learning in Engineering Education (ALE?2018), 2018, Brasília. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. Guimaraes: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2018. v. 8. p. 509-518.

  • HENSOLDT, H. V. ; Figueiredo, L. C. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; Santana, R. ; SANTOS, H. . Application of the Project Based Learning Approach in the Aeronautical Turbine Disassembly J85 maintained by company Avio do Brazil controlled by GE Celma. In: 10th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2018) and 15th Active Learning in Engineering Education (ALE?2018), 2018, Brasília. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. Guimaraes: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2018. v. 8. p. 645-652.

  • Pereira, R. I. ; Andrade, B. M. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistema de Produção da empresa Águas do Imperador. In: 10th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2018) and 15th Active Learning in Engineering Education (ALE?2018), 2018, Brasília. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. Guimaraes: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2018. v. 8. p. 1010-1017.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; LIMA, Gilson B. A. ; SANTOS, H. ; TALON, J. ; VECA, L. . Application of the Project Based Learning approach in the maintenance of General Eletric Aviation's aeronautical turbines. In: 10th Project Approaches in Engineering Education (PAEE?2018) and 15th Active Learning in Engineering Education (ALE?2018), 2018, Brasília. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. Guimarães, Portugal: Department of Production and Systems ? PAEE association, 2018. v. 8. p. 508-518.

  • Pereira, J. C. ; Frinzi, T. H. G. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; LIMA, Gilson B. A. . Risk Assessment in Fluid Penetrant Inspection (FPI) of Critical Parts via Bayesian Belief Networks and Analytic Hierarchy Process. In: XXIV International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2018, Lisboa. XXIV International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2018.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; IGNACIO, Anibal A. V. ; Guimarâes, M. de Sá . The initial modelo of the application of PBL in Industrial Engineering. In: 9th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2017, Brasília. Proceedings of the PAEE?2017, 9th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE): Implementing Problem/Project-Based Learning (PBL) in different contexts of Brazilian Higher Education. Brasília: FT-UnB, 2017. v. 9. p. 82-89.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; LIMA, Gilson B. A. . Avaliação da Imagem Institucional de uma Agência Reguladora perante as empresas reguladas. In: XXXIV Encontro de Engenharia de Produção Engenharia de Produção, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável: a Agenda Brasil+10, 2014, Curitiba. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014.

  • TOBE, F. A. U. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Avaliação Maturidade na Gestão de Processos: indentificação e seleção de modelos para aplicação na área de usinagem de conexões premium em petróleo e gás. In: III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2014, São Paulo. Anais do III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, 2014.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; LIMA, Gilson B. A. ; FARIAS FILHO, J. R ; HERKENHOFF, D. A. ; FIGUEIREDO, L. C. ; FIGUEIREDO, C. C. . Desirable criteria for evaluation of the maturity of business process management: a qualitative evaluation of a company of oil and gas exploration and production.. In: XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012, Guimarães. XVIII ICIEOM, 2012.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; LIMA, Gilson B. A. ; FARIAS FILHO, J. R ; HERKENHOFF, D. A. ; FIGUEIREDO, L. C. ; FIGUEIREDO, C. C. . Evaluation of the business process management practices: an application in the company of oil and gas exploration and production. In: 6th International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management. In: 6th International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management, 2012, Vigo. 6th CIO, 2012.

  • FIGUEIREDO, L. C. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; LIMA, Gilson B. A. . Gestão de Riscos na Movimenta Manual de Carga: uma aplicação da Norma ABNT NBR ISO 31000. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonsalves. Anais do XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012.

  • HERKENHOFF, D. A. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; LIMA, Gilson B. A. . Proposta unificadora de níveis de maturidade em gerenciamento de projetos. In: VII Congresso de Excelência em Gestão, 2011, Rio de Janeiro. VII Congresso de Excelência em Gestão, 2011.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; CARDOSO, R. ; SANTOS, J. A. N. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva . Avaliação da validade e confiabilidade de constructos para medição da satisfação de empresas reguladas com os serviços prestados por uma Agência Reguladora. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. Anais do XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011.

  • CORMACK, A. M. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Modelos para avaliação da maturidade de processos.. In: II Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2010, Rio das Ostras. II Encontro de Engenharia de Produção, 2010.

  • PINTO, R. S ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Como medir a satisfação do cliente de uma Agência Reguladora. In: II Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2010, Rio das Ostras. II Encontro de Engenharia de Produção, 2010.

  • PEREIRA, M. C. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Definição de atributos para mensuração do Clima Organizacional de uma Agência Reguladora.. In: II Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2010, Rio das Ostras. II Encontro de Engenharia de Produção, 2010.

  • Santos, M. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . SANTOS, Miriane; FIGUEIREDO. In: II Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2010, Rio das Ostras. II Encontro de Engenharia de Produção, 2010.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. . Avaliação da Validade e Confiabilidade de Atributos Desejáveis de Sistemas de Medição de Desempenho Organizacional. In: XXVI Encontro de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2006, Fortaleza. Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2006.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; MACEDO-SOARES, T. D. L. V. A. ; FUKS, S. . Atributos Normativos para auxiliar a Auto-avaliação de Sistemas de Medição do Desempenho Organizacional. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2005.

  • CARDOSO, R. ; SANTOS, J. A. N. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . O impacto das práticas de liderança no desempenho da organização: a aplicação prática da metodologia desenvolvida. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002, Florianópolis. XXII Encontro de Engenharia de Producao - ENEGEP, 2002.

  • LAMARE, S. L. D. ; SANTOS, J. A. N. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Avaliação da Implementação das práticas-chave de melhoria da qualidade em organizações públicas. In: XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - VII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2001, Salvador - BA. Anais do XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - VII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2001. v. 1. p. 1-8.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistema Balanceado de Indicadores. In: VII Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade, 1997, Vitória - ES. VAnais do II Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade, 1997. v. 1. p. 32-40.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . O Método da Análise Hierárquica na Identificação e Seleção de Processos-chave. In: XVI Encontro de Engenharia de Produção - II International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 1996. Anais do XVI Encontro de Engenharia de Produção - II International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 1996. v. 1. p. 7-15.

  • FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Seleção de Processos-chave de uma Organização de Saúde. In: XVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - II International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 1996. Anais do XVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - II International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 1996. v. 1. p. 50-58.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Análise e melhoria de processos. 2004.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistema de Medição de Desempenho do Exército. 2004.

FARIAS FILHO, J. R ; LIMA, Gilson B. A. ; GUTIERREZ, R.H. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva . Projeto de Implantação do Centro de Inovação e Produtividade. 2010.

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; CARDOSO, R. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva . Pesquisa de Clima Organizacional e Imagem Institucional da ANVISA. 2010. (Relatório de pesquisa).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FIGUEIREDO, L. C. ; CARDOSO, R. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva ; SANTOS, J. A. N. . Pesquisa de Satisfação e Imagem da ANVISA. 2010. (Relatório de pesquisa).

FILHO< Sergio, J. M. da Silva ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; CARDOSO, R. ; DE LIMA, Aline P. . Panorama Estratégico da Anvisa. 2010. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, R. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; DA SILVA, Carlos, E. L. ; DE LIMA, Aline P. . Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard da Anvisa. 2010. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, R. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva ; DA SILVA, Carlos, E. L. . Ajuste Organizacional. 2010. (Relatório de pesquisa).

FARIAS FILHO, J. R ; LIMA, Gilson B. A. ; FIGUEIREDO, Moacyr A. D. ; FILHO< Sergio, J. M. da Silva ; Veira, F. ; GUTIERREZ, R.H. . Projeto de Implantação do Centro de Inovação e Produtividade.. 2009. (Relatório de pesquisa).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistema de Medição de Desempenho. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Qualidade Total. 2003. .

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistemas da Qualidade e Produtividade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistema de Medição de Desempenho. 2002. .

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Sistemas da Qualidade e Produtividade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Gestão Estratégica da Informação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Avaliação e qualidade dos serviços hospitalares. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Avaliação e qualidade em serviços hospitalares. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Indicadores de desempenho. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Gestão Estratégica da Informação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FIGUEIREDO, Moacyr A. D. . Xxxxxx. 2014. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Diagnóstico dos Macroprocessos das Áreas Administrativo-Financeiras de Órgãos de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Em fevereiro de 2018, foi solicitado ao Governo Federal que decretasse a Intervenção Federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 16 de fevereiro, atendendo ao pedido, a Presidência da República publicou o Decreto nº 9.288, com objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública. A Intervenção Federal permite a realização de ações de gestão e operações coordenadas e integradas no âmbito da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. As operações são lideradas pelo Comando Conjunto, com acompanhamento do Gabinete de Intervenção Federal (GIFRJ). O GIFRJ tem definido como missão ?contribuir com o estabelecido no Decreto de Intervenção Federal na área de Segurança Pública do Estado do RJ, com o objetivo de pôr termo o grave comprometimento da ordem pública no Estado do RJ, planejar, coordenar e executar ações que busquem efetivamente a recuperação da capacidade operativa dos Órgãos de Segurança Pública {OSP) e da SEAP, com a diminuição dos índices de criminalidade, aumentando a sensação de segurança na sociedade fluminense e garantindo um ambiente seguro e estável.? Para que seja possível o atingimento da missão acima destacada, o Gabinete e o Comando Conjunto trabalham de forma alinhada com a Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, além da Secretaria de Administração Penitenciária e da Secretaria de Defesa Civil. O GIFRJ é o órgão de planejamento, coordenação e controle a serviço do Interventor Federal, além do seu Gabinete pessoal e das assessorias de Comunicação Social, Jurídica e de Controle Interno. Esses órgãos proporcionam o assessoramento oportuno e tempestivo no relacionamento e comunicação com a sociedade para os assuntos da Intervenção, no respeito ao ordenamento jurídico nacional e na fiscalização administrativa e financeira do emprego dos recursos disponibilizados pelo governo federal. O GIFRJ está organizado em duas secretarias: a Secretaria de Intervenção Federal (SIF) e a Secretaria de Administração e Finanças (SAF). A primeira é a encarregada de realizar todos os planejamentos e coordenações das ações específicas atinentes à Intervenção Federal, escopo deste Planejamento Estratégico. A segunda tem sua atuação específica na execução orçamentária e na administração financeira, constituindo, para isso, uma Unidade Gestora (UG) da Administração federal, que, conforme Planejamento Estratégico aprovado pelo Interventor Federal, executará as ações necessárias à consecução do objetivo estabelecido no citado Decreto. É intenção do Interventor de que o objetivo da Intervenção Federal na área de segurança pública, de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro, seja alcançado por meio de ações emergenciais e estruturantes, nas diversas áreas funcionais (pessoal, inteligência, operações, logística, planejamento, comunicação social, relações institucionais e administração e finanças), a fim de contribuir para a recuperação da capacidade operativa dos OSP e para a diminuição dos índices de criminalidade no Estado. presente projeto está alinhado com o Objetivo Estratégico número 04 - Fortalecimento do caráter institucional da Segurança Pública e do Sistema Prisional. Para tanto foi traçado como meta o planejamento e a reorganização administrativa nos OSP (PMERJ, PCERJ e CBMERJ), SEDEC, SEAP e Fundação Santa Cabrini. Dessa forma este projeto contribui para o alcance dessa meta e, consequentemente, do Objetivo Estratégico supracitado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Aníbal Alberto Vilcapoma Ignacio - Integrante / Carmen Lucia Campos Guizze - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Diagnóstico dos processos de atendimento ambulatorial para a implantação do Atendimento Básico de Saúde nas Guarnições do Rio de Janeiro, de Niterói e da Vila Militar (Projeto ABAS-Rio de Janeiro), Descrição: Este projeto tem como finalidade atender à demanda solicitada pelo Exército Brasileiro, do Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal. O Projeto de Atenção Básica de Saúde (Projeto ABAS) foi implantado com sucesso no Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) e sua adoção no Rio de Janeiro constitui uma fase essencial para a melhoria do sistema de saúde naquela localidade. Entretanto o Projeto ABAS no Rio de Janeiro, será implantado, envolvendo cinco unidades de saúde com diferentes níveis de complexidade. Nesse sentido, é necessário que antes de sua implantação seja realizado um diagnóstico dos processos de atendimento ambulatorial dessas unidades, com o objetivo de identificar as barreiras e facilitadores para implantação do Projeto ABAS. A UFF apoiará o Departamento Geral de Pessoal (DGP), utilizando a pesquisa-ação que é uma estratégia de pesquisa participativa que busca a solução coletiva a determinada situação-problema e é realizada dentro de um processo de mudança planejada. O projeto será executado em cinco fases: 1ª. Fase ? Mobilização; 2a. Fase - Levantamento de informações; 3a. Fase - Análise e redesenho dos processos de atendimento; 4a. Fase - Apresentação dos resultados; 5a. Fase - Fechamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Ercilia de Stefano - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Sistemas Virtuais de Produção, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS VIRTUAIS DE PRODUÇÃO. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFCAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE SISTEMAS VIRTUAIS DE PRODUÇÃO EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA VIRTUAL DE PRODUÇÃO QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO A SER REALIZADA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Ercilia de Stefano - Integrante / Fabio Ribeiro Cerqueira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Sistemas de Produção de Software, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFCAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA DE PRODUÇÃO DE SOFTWARE QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO A SER REALIZADA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Ercilia de Stefano - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Sistema Regional de Inovação da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS REGIONAIS DE INOVAÇÃO. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFCAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE SISTEMAS REGIONAIS DE INOVAÇÃO EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO PARA A REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO A SER REALIZADA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Ercilia de Stefano - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Aplicação da abordagem Project based Learning no ensino de Engenharia de Produção, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE A APLICAÇÃO DA ABORDAGEM PROJECT BASED LEARNING (PBL) NO ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. INICIALMENTE SERÃO IDENTIFICADOS OS PRINCIPAIS MODELOS/METODOLOGIAS EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO SOBRE O TEMA. BASEADO NA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA, SERÁ PROPOSTO UM MODELO CONCEITUAL/METODOLOGIA INICIAL. NO ÂMBITO DE UMA PESQUISA-AÇÃO, O MODELO/METODOLOGIA INICIAL PROPOSTO SERÁ IMPLANTADO E APERFEIÇOADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PETRÓPOLIS, UNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE ABORDAGEM PBL APLICADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; O MODELO/METODOLOGIA INICIAL PROPOSTO, NO SENTIDO DE ARCABOUÇO (FRAMEWORK); O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, CONTROLE, INTEGRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM PBL; E O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO OBTIDO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO MODELO/METODOLOGIA PROPOSTO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Aníbal Alberto Vilcapoma Ignacio - Integrante / Marcelle de Sá Guimaraes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Empreendedorismo e cooperação em grupos em situação de vulnerabilidade social e econômica, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE O EMPREENDEDORISMO E COOPERAÇÃO EM GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E EM PESQUISA DE CAMPO; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL E ECONÔMICA EM EMPREENDEDORISMO E COOPERAÇÃO QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Ercilia de Stefano - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Sistema de Gestão de Operações em Desastres naturais na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES QUE FACILITEM A COORDENAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE AÇÕES GERENCIAIS RELACIONADAS AO CICLO DE VIDA DE DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFCAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE GESTÃO DE OPERAÇÕES EM DESASTRES NATURAIS EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO DE OPERAÇÕES EM DESASTRES NATURAIS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / Aníbal Alberto Vilcapoma Ignacio - Integrante / Marcelle de Sá Guimaraes - Integrante / Ercilia de Stefano - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Avaliação da maturidade de processos, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR O TEMA GESTÃO DE PROCESSOS, COM FOCO NAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE PROCESSOS DAS ORGANIZAÇÕES. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO COM ORGANIZAÇÕES INTERESSADAS EM AVALIAR A MATURIDADE DE SEUS PROCESSOS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO; A IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EXISTENTE NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES,APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NO ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÕES DE MATURIDADE DE PROCESSOS DE ORGANIZAÇÕES INTERESSADAS;E A PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM AS ORGANIZAÇÕES PESQUISADAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Operacionalização de estratégias organizacionais, Descrição: ESTE PROJETO VISA ESTUDAR O TEMA ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS COM FOCO NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS. AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ESTUDO SERÃO OBTIDAS POR MEIO DA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ASSUNTO E PESQUISA DE CAMPO COM ORGANIZAÇÕES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS ESPERADOS DESTA PESQUISA SÃO: A IDENTIFCAÇÃO DOS PRINCIPAIS MODELOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EXISTENTES NO CORPO DE CONHECIMENTO; A ANÁLISE CRÍTICA DOS MODELOS IDENTIFICADOS; O LEVANTAMENTO DAS BARREIRAS E FACILITADORES EXISTENTES, APOIANDO-SE EM INFORMAÇÕES OBTIDAS NA LITERATURA E NO ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM ORGANIZAÇÕES INTERESSADAS; E A PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE INCORPORE NOVOS ELEMENTOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA E NAS ORGANIZAÇÕES PESQUISADAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Operacional: um modelo para auxiliar a implementação de estratégias organizacional., Descrição: Este projeto visa estudar o tema estratégias organizacionais com foco no processo de implementação de estratégias. As informações necessárias para o estudo serão obtidas através da revisão da literatura sobre o assunto e no âmbito de uma pesquisa-ação realizada com organizações previamente selecionadas. Os principais resultados Os principais resultados esperados desta pesquisa são: a identifcação dos principais modelos de implementação de estratégias existentes no corpo de conhecimento; a análise crítica dos modelos identificados; o levantamento das barreiras e facilitadores existentes, apoiando-se em informações obtidas na literatura e no acompanhamento da implementação de estratégias em organizações públicas e privada; e a proposta de um modelo de implementação de estratégias que incorpore novos elementos identificados na literatura e nas organizações pesquisadas. desta pesquisa são: a identifcação dos principais modelos de implementação de estratégias existentes no corpo de conhecimento; a análise crítica dos modelos identificados; o levantamento das barreiras e facilitadores existentes, apoiando-se em informações obtidas na literatura e no acompanhamento da implementação de estratégias em organizações públicas e privada; e a proposta de um modelo de implementação de estratégias que incorpore novos elementos identificados na literatura e nas organizações pesquisadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / João Alberto Neves dos Santos - Integrante / Rodolfo Cardoso - Integrante / Iara Tamella - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2012

    Plano Estratégico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Descrição: O projeto tem como objetivo implantar a gestão estratégica na ANVISA tendo como base os princípios da gestão pública contemporânea, da produtividade, qualidade e efetividade de suas ações, visando o cumprimento de sua missão institucional e a busca contínua da excelência e da inovação em seu futuro desejado. O projeto está sendo executado em nove fases: Mobilização, Diagnóstico, Planejamento Estratégico e BSC da Agência, Desdobramento do Planejamento Estratégico para Gerências, Desdobramento do Planejamento Estratégico para Unidades, Definição de macroprocessos e redesenho da estrutura organizacional, Capacitação, Comunicação e Acompanhamento da implantação. O projeto está sendo executado no âmbito de um Termo de Cooperação firmado entre a UFF e a ANVISA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador / João Alberto Neves dos Santos - Integrante / Rodolfo Cardoso - Integrante / Iara Tamella - Integrante / Sérgio José Mecena da Silva Filho. - Integrante / Aníbal Alberto Vilcapoma Ignacio - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2008 - 2009

    Autoavaliação de Sistemas de Medição do Desempenho Organizaciona, Descrição: Este projeto visa estudar as relações entre atributos desejáveis definidos para auxiliar a auto-avaliação dos novos Sistema de Medição de Desempenho Organizaciona (SMDO) e os resultados esperados desse tipo de avaliação. As informações necessárias para o estudo serão obtidas através de um estudo de caso múltiplo e um levantamento (survey) com um conjunto de organizações previamente selecionadas. Os principais resultados esperados desta pesquisa são a revisão da literatura sobre avaliação de SMDO e auto-avaliação organizaciona, o teste do modelo proposto que relaciona o conjunto de atributos desejáveis com os resultados da auto-avaliação de SMDO, com o uso de técnicas de análise de dados quantitativas e qualitativas, e o desenvolvimento de instrumentos de auto-avaliação de SMDO que poderão ser utilizados tanto por acadêmicos em pesquisas futuras, quanto pelas organizações para o aperfeiçoamento dos seus SMDOs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2008 - 2009

    Projeto de Implantação do Centro de Inovação & Produtividade, Descrição: O projeto tem o objetivo de implantar o Centro de Inovação & Produtividade. O Centro de Inovação & Produtividade é uma parceria cooperativa entre a Petrobrás, via o E&P-Corp, e a Universidade Federal Fluminense, via Laboratório de Competitivadade e Estratégia - LabCeo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Moacyr Amaral Domingues Figueiredo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia de Petrópolis. , Rua Domingos Silvério sno, Quitandinha, 25650050 - Petrópolis, RJ - Brasil, Telefone: (024) 30641490

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

DEPARTAMENTO GERAL DE PESSOAL DO EXERCITO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2019

    Direção e administração, Escola de Engenharia de Petrópolis, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção.

  • 07/2019

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários em Engenharia de Produção

  • 03/2019

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Sistema de Produção V

  • 03/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico Industrial

  • 03/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Sistemas de Produção I

  • 11/2015

    Direção e administração, Escola de Engenharia de Petrópolis, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Escola de Engenharia de Petrópolis.

  • 11/2015

    Direção e administração, Escola de Engenharia de Petrópolis, .,Cargo ou função, Membro da plenária do Departamento de Engenharia de Produção.

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem de Sistemas de Produção

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marleting

  • 08/2017 - 12/2018

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Produção

  • 03/2016 - 07/2018

    Direção e administração, Escola de Engenharia de Petrópolis, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Produção.

  • 11/2015 - 07/2018

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia da Produção

  • 07/2014 - 07/2018

    Direção e administração, Escola de Engenharia de Petrópolis, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia da Produção.

  • 08/2016 - 12/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos de Sistemas de Produção, Empreendedorismo II

  • 04/2016 - 12/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo I, Gestão de Projetos

  • 11/2012 - 12/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística, Marketing

  • 03/2012 - 12/2015

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing, Modelos Probabilísticis

  • 03/2011 - 12/2015

    Direção e administração, Pólo Universitário de Rio das Ostras, Instituto de Ciência e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação de projetos de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Engenharia.

  • 05/2009 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pólo Universitário de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Membro titular da Comissão para o desenvolvimento de projeto e plano estratégico do programa de pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia.

  • 03/2009 - 12/2015

    Direção e administração, Pólo Universitário de Rio das Ostras, Instituto de Ciência e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção.

  • 03/2009 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pólo Universitário de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção.

  • 04/2013 - 04/2014

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro suplemente de Comite Assessor de Pesquisa.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Mestrado em Eng Produção e Sist Computacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 08/2013 - 10/2013

    Ensino, Mestrado em Eng Produção e Sist Computacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Maturidade de Processos

  • 03/2013 - 09/2013

    Direção e administração, Pólo Universitário de Rio das Ostras, Instituto de Ciência e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Técnica para propor projeto de criação de um Parque Tecnológico de Rio das Ostras.

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Mestrado em Eng Produção e Sist Computacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 01/2013 - 02/2013

    Direção e administração, Pólo Universitário de Rio das Ostras, Instituto de Ciência e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro de Banca Examinadora para Concurso Público para professor adjunto 40 horas na área de logística e operações.

  • 03/2011 - 08/2011

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração e ao Empreendedorismo, Modelos Probabilísticos

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração e ao Empreendedorismo e Pesquisa de Marketing

  • 03/2009 - 12/2010

    Direção e administração, Pólo Universitário de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Vice-diretor do PURO.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada, Introdução a Administração e ao Empreendedorismo

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração e Pesquisa de Marketing

  • 07/2008 - 02/2009

    Direção e administração, Faculdade Federal de Rio das Ostras, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 08/2007 - 12/2008

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração e Pesquisa Operacional

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração, Mecanica e Pesquisa Operacional

1996 - 2004

Instituto Militar de Engenharia

Vínculo: Engenheiro Militar, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2004 - 12/2006

    Ensino, Engenharia de Sistemas - Informatica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística

  • 03/2004 - 12/2006

    Ensino, Logística, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Excelência em Logística, Planejamento de Sistema de Informação em Logística, Probabilidade e Estatística

  • 03/2004 - 12/2005

    Direção e administração, Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 02/2004 - 12/2005

    Ensino, Engenharia de Sistemas/Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Negócios, Planejamento de Sistemas de Informação

  • 02/1996 - 12/2005

    Direção e administração, Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Cargo ou função, Professor titular.

  • 02/1996 - 12/2005

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada, Probabilidade e Estatística

  • 02/2004 - 12/2004

    Direção e administração, Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/1999 - 12/2004

    Treinamentos ministrados , Secao de Matematica e Engenharia de Sistemas, .,Treinamentos ministrados, Indicadores de Desempenho

  • 01/2000 - 12/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2001 - 12/2002

    Direção e administração, Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/1999 - 12/2002

    Ensino, Gestão Estratégica da Informação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Informação

  • 02/1999 - 12/2002

    Direção e administração, Departamento de Engenharia de Sistemas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 06/1997 - 06/2000

    Ensino, Sistemas e Computação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Medição de Desempenho Organizacional

2003 - 2004

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2003 - 12/2004

    Ensino, Administração e Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística II, Pesquisa Operacional

2002 - 2007

fundacao serra dos orgaos

Vínculo: Professor adjunto, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2003 - 01/2007

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional, Gestão das Organizações

  • 02/2002 - 01/2007

    Ensino, Administracao, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística II, Administração de Materiais e Logística

  • 01/2004 - 12/2006

    Direção e administração, Diretoria de Planejamento, .,Cargo ou função, Assessor de Planejamento.

  • 02/2002 - 12/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo