Jeferson Fernandes Barreira Junior
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2009. Técnico Médio em Eletrônica pela Fundação Nokia de Ensino (FNE) em 2002. Alta reputação por atingir metas e objetivos corporativos com histórico de sucesso em Gerenciamento de Projetos e Produtos em diferentes segmentos de mercado e em grandes empresas como ZOOM TECNOLOGIA, POSITIVO TECNOLOGIA, SALCOMP, DIGITRON, SAMSUNG, PHILIPS, SONY, NOKIA. Head de Engenharia e PDI na empresa ZOOM TECNOLOGIA com foco em aumentar a integração academia X indústria através das inovações e tendências tecnológicas, parcerias, conhecimento e capital humano. Implementação de modelos de negócios (B2B, B2C, B2G) e diferentes tipos de produtos, tais como: Car Audio, AV (Setup Box, DVD Player, Blu-Ray Player, Home Theater, Mini System), LCM (LCD, Edge LED, Full LED), TV e Monitor (LED, LCD), LFM, BENS DE INFORMÁTICA (Laptop, Desktop, HDD, Tablet, Celular, Terminal de Pagamento POS, Servidor, Switch. Storage), FONTE DE ALIMENTAÇÃO AC/DC (Carregador, Adaptador), GPON (ONU, ONT, Roteador), Câmera Inteligente, Impressora, Scanner e Teclado. Conhecer detalhadamente a operação de Back End de semicondutores (PACKAGING TEST) e de módulos de memória e SSD, atendendo integralmente aos requisitos de PPB (inclusive nos produtos que estes integram). Instrumental na obtenção de melhorias significativas e redução de custos através de processos de reengenharia e conceitos WCM (6 Sigma, Lean Manufacturing, Ferramentas de Qualidade), construindo equipes sólidas e fornecendo suporte efetivo à organização. Contribuição direta através da perspectiva global - possuindo conhecimento íntimo dos negócios globais (falo inglês e português). Projetos de reduções de custo de R$30Mi dentro de toda a Operação. Gestão, desenvolvimento e implementação de projetos de inovação, tais como: SW SQMS (PD), Ferramenta SAP-QM, Portal do Fornecedor-Qualidade, Laboratório Químico (RoHS, XRF, Ftalatos, etc).
Informações coletadas do Lattes em 22/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Elétrica
2002 - 2009
Universidade Federal do Amazonas
Título: Gestão de Processo SMT em Tecnologia de Montagem de Celulares
Orientador: Prof. Dr. Juraci Nóbrega
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.
Prêmios
2022
Jira Fundamentals Badge, Atlassian Unversity.
2022
Scrum Fundamentals Certified (SFC), SCRUMstudy - Accreditation Body for Scrum and Agile.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Zoom TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: HEAD DE ENGENHARIA E PD, Carga horária: 40
2019 - 2023
Positivo Informática - MatrizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE ENGENHARIA E PD, Carga horária: 40
2014 - 2019
SALCOMP DA AMAZÔNIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE QUALIDADE, Carga horária: 40
2013 - 2014
DIGITRON DA AMAZONIA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, DigitronVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE ENGENHARIA, Carga horária: 40
2010 - 2013
Samsung Eletronica da AmazoniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE PRODUTO, Carga horária: 40
2008 - 2010
PHILIPS DA AMAZÔNIA LTDA.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS, Carga horária: 40
Outras informações:
Perfil das atividades/atribuições:Gerenciar, implantar e acompanhar todas as fases na introdução de novos produtos de Áudio.Conhecer e entender as ferramentas de gerenciamento de projetos.Analisar, balancear e aplicar redução de custo no projeto, cultivando, também, a filosofia Lean Manufacturing.Gerenciar os indicadores de qualidade, produtividade e custo do produto manufaturado.Gerar soluções rápidas e respostas eficazes para requerimentos de produção e/ou cliente.Alinhar todas as diretrizes de acordo com o PCP, cultivando uma visão sistêmica.Reunir juntamente com áreas correlatas, de tal sorte a avaliar e determinar ações, para um Melhoramento Contínuo do produto.
2007 - 2008
SONY do Brasil Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA DE PRODUTO, Carga horária: 30
2003 - 2007
NOKIA DO BRASIL LTDA.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE DIAGNÓSTICO, Carga horária: 40
Outras informações:
Perfil das atividades/atribuições:
?Analisar esquemas de circuitos eletrônicos, realizando diagnóstico rápido e preciso de falhas relacionadas ao produto x processo.
?Instrutor do treinamento ?Novas Tecnologias em Telefonia e Phone Nokia? para novos estagiários e ?Reciclagem dos Conhecimentos Técnicos? para a área de diagnóstico da fábrica.
?Conhecer e entender todo o processo produtivo SMT, produção seriada e produção em célula.
?Participação do Evento Kaizen (Melhoria Contínua), obtendo um aprendizado completo, teórico e prático, das ferramentas utilizadas e reduzindo o Lead-Time e o Inventário, em 40% e 50%, respectivamente, de um produto crítico na linha de produção.
?Membro do Time de Diagnóstico na Introdução de Novos Produtos.
?Participar efetivamente de reuniões de melhoria contínua dos processos envolvidos.
2002 - 2002
Moto Honda da Amazônia Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO TÉCNICO MANUTENÇÃO ELÉTRICA FABRIL, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jeferson Fernandes Barreira Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?