Sérgio Colcher
Sérgio Colcher é professor do quadro principal do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio desde 2001. Obteve os títulos de Engenheiro de Computação (1991), Mestre em Ciências em Informática (1993) e Doutor em Ciências em Informática (1999), todos pela PUC-Rio, além do Pós-Doutorado (2003) no ISIMA (Institute Supérieur D?Informatique et de Modelisation des Applications ? Université Blaise Pascal, Clermont Ferrand, França). Trabalhou no Centro Científico da IBM-Rio e na Divisão de Desenvolvimento de Hardware da COBRA (Computadores Brasileiros S/A). Foi também professor dos cursos de MBA em Gerência de Telecomunicação e MBA em e-Business da Fundação Getúlio Vargas. É autor do livro ?Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM? (Ed. Campus/Elsevier 1995), livro indicado ao prêmio Jabuti em 1996, e do livro ?VoIP: Voz sobre IP? (Ed. Campus/Elsevier 2005). Em 2012 recebeu o prêmio Personalidade do Ano da Assespro-RJ (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico, prêmio instituído em 1997, com o propósito de reverenciar publicamente as personalidades que, no ano de sua concessão, tenham se destacado por sua contribuição ao segmento de Informática. O Prof. Colcher foi Coordenador Geral dos cursos de graduação do DI PUC-Rio e Coordenador da Graduação da Engenharia da Computação de 2008 a 2015. Atualmente é coordenador do Laboratório TeleMídia, Coordenador Geral do Núcleo BTGPactual/PUC-Rio de Inovação Tecnológica, Coordenador do Núcleo LEARN de pesquisa em Aprendizado de Máquina e Coordenador Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores da PUC-Rio
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Informática
1993 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Um Meta Modelo para Aplicações e Serviços de Comunicação Adaptáveis com Qualidade de Serviço
Orientador: Luiz Fernando Gomes Soares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática.
Mestrado em Informática
1991 - 1993
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Uma Arquitetura Aberta para Sistemas Hipermídia,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Luiz Fernando Gomes Soares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Engenharia de Computação
1985 - 1991
Pós-doutorado
2003 - 2003
Pós-Doutorado. , Institut Supérieur D'informatique de Modelisation Et Des Applications Unive, ISIMA, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Teleinformática.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes e Telecomunicações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Hipermídia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Organização de eventos
COLCHER, S. . 20a. Conferência Bienal da ITS. 2014. (Congresso).
Participação em bancas
COLCHER, S.. A implementação de um módulo HIP na ferramenta de simulação OMNeT++ para avaliação de desempenho de handoff. 2008. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LUCENA, C. J. P.COLCHER, S.. Uma Arquitetura Baseada em Agentes de Software para a Automação de Processos de Gerência de Falhas em Redes de Telecomunicações. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Ajuste Elástico em Tempo de Exibição para Fluxos de Áudio Comprimido. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Um Middleware Declarativo para Sistemas de TV Digital Interativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MAIA, Marco Antônio Grivet MattosoCOLCHER, S.SOUZA, Rodolfo Saboia Lima de. Tolerância a Falhas dos Agentes de Mobilidade do Protocolo Móbile IP. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COLCHER, S.. Autenticação e Controle de Acesso Interinstitucional. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COLCHER, S.. Algoritmos de Ajuste Elastico pra Vídeo em Fluxos MPEG-2. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COLCHER, S.SOARES, Luiz Fernando GomesRODRIGUEZ, NoemiCERQUEIRA, Renato Fontoura de Gusmão. Uma Biblioteca para Criação de Máquinas Virtuais Voltadas ao Processamento de Protocolos de Rede. 2004. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesHAEUSLER, Edward HermannCOLCHER, S.. Descrição Arquitetural da Provisão de QoS em ambientes Genéricos de Processamento e Comunicação. 2003. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCASANOVA, Marco AntônioCOLCHER, S.RODRIGUES, Rogério Ferreira. de N. Rolins. Um Framework para Gerência de Contexto Orientado a Sistemas Hipermídia. 2003. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BRANDÃO, João CélioMAIA, Marco A. Grivet MattosoSOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Avaliação de Desempenho de Mecanismos de Controle de Tráfego com Serviços Diferenciados. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.ENDLER, Markus. Um Framework para Provisão de QoS em Sistemas Operacionais. 2002. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.ENDLER, Markus. Um Framework para Provisão de QoS em Redes Móveis sem Fio. 2002. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ENDLER, MarkusCOLCHER, S.REZENDE, José Ferreira de. Um Framework para Simulação de Redes Móveis Ad Hoc. 2002. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesDUARTE, Otto Carlos Muniz B.BRANDÃO, João CélioCOLCHER, S.. Uma Arquitetura Adaptável para Provisão de QoS na Internet. 2001. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesRODRIGUEZ, NoemiCOLCHER, S.. Sampaio Junior. Especificação de um Protocolo de Comunicação Hipermídia com Qualidade de Serviço e Modularidade Funcional. 2001. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MORENO, Marcelo FerreiraCASANOVA, Marco AntônioCOLCHER, S.. Especificação de Relações Espaciais e Desenvolvimento de Ferramentas de Autoria e Visualização da Sincronização de Documentos Hipermídia. 2001. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RODRIGUEZ, NoemiCASANOVA, Marco AntônioCOLCHER, S.. Um Ambiente de Suporte à Adaptação Dinâmica de Aplicações Distribuídas. 2000. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RODRIGUEZ, NoemiIERUZALIMSCHY, RobertoSOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Serviço de Tolerância a Falhas para o Ambiente CORBA. 2000. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CERQUEIRA, Renato Fontoura de GusmãoCOLCHER, S.. Um estudo sobre reserva de recursos computacionais no nível do usuário. 2010. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COLCHER, S.. Global Mobility Architecture. 2009. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Gerenciamento de recursos dirigido por modelos: Adaptabilidade e Interoperabilidade no suporte a QoS fim-a-fim. 2008. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ENDLER, MarkusSOARES, Luiz Fernando GomesCOLCHER, S.. Um Protocolo para Descoberta e Seleção de Recursos em Grades Móveis Ad hoc. 2007. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COLCHER, S.. LindaX: Uma linguagem de Descrição de Sistemas de Comunicação Adaptáveis. 2005. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
STANTON, MicahelRODRIGUEZ, NoemiSOARES, Luiz Fernando GomesDUARTE, Otto Carlos Muniz B.MAGALHÃES, MaurícioCOLCHER, S.. Abelém. Difusão Seletiva em Inter-redes IP Baseadas em Redes Ópticas. 2003. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SOARES, Luiz Fernando GomesCOELHO, Rosângela FernandesSTANTON, MicahelARAGÃO, Marcus Vinícius Poggi deCOLCHER, S.. Algoritmos para QoS em Redes de Computadores. 2001. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Orientou
Deepfake Detection; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Aplicando Machine Lerning na Detecção de conteúdo malicioso voltado a crianças; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Sumarização automática de comentários em tópicos de redes sociais; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Superresolução de Imagens do Landsat; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
From character design to narrative role: Using deep learning to classify characters; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Aplicando Machine Learning para a Detecção de Áreas de Garimpo Ilegal na Região Amazônica usando Imagens de Satélite; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Audio Inpainting; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Técnicas de deep learning para super resolução na geofísica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Geração Automática de Audiodescrições em Vídeos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Video Topic Modeling; Início: 2020; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Aplicações de Redes Neurais Inversíveis na Geofísica; Início: 2018; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
SENSITIVE CONTENT DETECTION IN VIDEO WITH DEEP LEARNING; 2022; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
A CLUSTER-BASED METHOD FOR ACTION SEGMENTATION USING SPATIO-TEMPORAL AND POSITIONAL ENCODED EMBEDDINGS; 2022; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
SUMARIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE MULTIPLAS AVALIAÇÕES UTILIZANDO AJUSTE FINO DE MODELOS DE LINGUAGEM TRANSFORMERS; 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
Load Disaggregation in a Brazilian Industrial Dataset Using Invertible Networks and Variational Autoencoders; 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
REDES CONVOLUCIONAIS APLICADAS À SEGMENTAÇÃO SEMÂNTICA DE IMAGENS SÍSMICAS; 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
SPATIO-TEMPORAL LOCALIZATION OF ACTORS IN VIDEO/360-VIDEO AND ITS APPLICATIONS; 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
CORPUS PARA O DOMÍNIO ACADÊMICO: MODELOS E APLICAÇÕES; 2021; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
AGRUPAMENTO DE AÇÕES POR EMBEDDINGS TEXTUAIS NA PREVISÃO DE PREÇOS; 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
RESOLUÇÃO DE CORREFERÊNCIA UTILIZANDO ÁRVORES LATENTES COM REPRESENTAÇÃO CONTEXTUAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
REDES CONVOLUCIONAIS APLICADAS À CLASSIFICAÇÃO DE RUÍDO SÍSMICO; 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
REDUZINDO AS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO ENTRE DUAS REDES NEURAIS; 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
ANOTAÇÃO PROFUNDA DE PAPÉIS SEMÂNTICOS PARA O PORTUGUÊS; 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
APRENDIZADO PROFUNDO APLICADO À SEGMENTAÇÃO DE TEXTO; 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
Web Templates Support in NCL Player; 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
A implementação de um módulo HIP na ferramenta de simulação OMNeT++ para avaliação de desempenho de handoff; 2008; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Sérgio Colcher;
Uma Biblioteca para Criação de Máquinas Virtuais Baseadas em Processadores de Rede; 2005; 80 f; Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Sérgio Colcher;
A SELF SUPERVISED METHOD FOR BLIND DENOISING OF SEISMIC SHOT GATHERS; 2022; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Colcher;
GLOBAL MOBILITY ARCHITECTURE; 2009; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Sérgio Colcher;
TRANSMISSÃO DE DADOS POR SONS INAUDÍVEIS POR SMART DEVICES A DISPOSITIVOS MÓVEIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
USANDO DEEP LEARNING PARA RECONHECER PESSOAS POR ROSTO E VOZ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
RTP EM APRESENTAÇÕES NCL: CENÁRIOS E ALTERNATIVAS DE USO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
Meta-gerência de agentes móveis usando SNMP; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
Sistema de Apoio à Pós-Graduação em Redes; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
implementação de um sistema de autenticação multifator utilizando os conceitos de chave descartável (OTP) e chave fixa; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
SGC Contento: Soluções para Sistemas Gerenciadores de Conteúdo; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Sérgio Colcher;
Produções bibliográficas
-
GUEDES, ÁLAN ; BUSSON, ANTONIO ; NAVARRO, JOÃO PAULO ; COLCHER, SÉRGIO . Future Vision of Interactive and Intelligent TV Systems using Edge AI. SET INTERNATIONAL JOURNAL OF BROADCAST ENGINEERING , v. 2020, p. 51-55, 2020.
-
MORENO, Marcelo Ferreira ; SOATRES NETO, Carlos de Salles ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . QoSOS: An Adaptable Architecture for QoS Provisioning in Network Operating Systems. Journal of Communication and Information Systems (JCIS), , v. 18, n.2, p. 118-131, 2003.
-
SOARES, Luiz Fernando Gomes ; CASANOVA, Marco Antônio ; COLCHER, S. . An architecture for hypermedia systems using MHEG standard objects interchange. Information Services & Use , Amsterdan, v. 13, n.2, p. 131-139, 1993.
-
COLCHER, S. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; SOUZA FILHO, Guido Lemos de ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . VoIP: Voz sobre IP. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elesevier, 2005. 300p .
-
SOARES, Luiz Fernando Gomes ; LEMOS, G. ; COLCHER, S. . Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs às Redes ATM. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995. v. 1. 705p .
-
SOARES, Luiz Fernando Gomes ; SOUZA FILHO, Guido Lemos de ; COLCHER, S. . Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs às Redes ATM. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 1994. v. 1. 500p .
-
BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN LIVIO V. ; COLCHER, SÉRGIO ; MILIDIÚ, RUY LUIZ ; HAEUSLER, Edward Hermann . Embedding Deep Learning Models into Hypermedia Applications. Special Topics in Multimedia, IoT and Web Technologies. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 91-111.
-
Xavier Leitão, Bruno ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . Toward Web Templates Support in Nested Context Language. In: Abásolo MJ; Kulesza R; Pina-Amargós JD. (Org.). Communications in Computer and Information Science. 1ed.La Plata: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 16-30.
-
de Oliveira, André D. C. M. ; Pinto, Pedro F. A. ; COLCHER, SERGIO . Stocks Clustering Based on Textual Embeddings for Price Forecasting. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 665-678.
-
COLCHER, S. ; GUEDES, A. L. V. ; AZEVEDO, ROBERTO G. DE A. ; LIMA, G. A. F. ; SANTOS, R. C. M. ; BUSSON, ANTONIO JOS? G. . Projetos Atuais e Visão de Futuro do Laboratório TeleMídia/PUC-Rio em Videocolaboração.. In: Leandro Ciuffo; Valter Roesler. (Org.). Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: Workshop do CT-Vídeo (Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração).. 1ed.: Sociedade Brasileira de Computação, 2017, v. 1, p. 207-232.
-
Moreno, Marcio Ferreira ; Cerqueira, Renato ; COLCHER, SÉRGIO . Synchronization Abstractions and Separation of Concerns as Key Aspects to the Interoperability in IoT. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 26-32.
-
DE A. P. MARQUES, GUILHERME ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN LÍVIO V. ; DUARTE, J. C. ; COLCHER, SÉRGIO . Unsupervised Method for Video Action Segmentation Through Spatio-Temporal and Positional-Encoded Embeddings. In: 13th ACM Multimedia Systems Conference (MMSys 2022), 2022, Anthlone. Anals of the 13th ACM Multimedia Systems Conference (MMSys 2022), 2022.
-
DE A. P. MARQUES, GUILHERME ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN LÍVIO V. ; COLCHER, SÉRGIO . A Cluster-Based Method for Action Segmentation Using Spatio-Temporal and Positional Encoded Embeddings. In: WebMedia '21: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2021, Belo Horizonte Minas Gerais B. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. p. 181-187.
-
SERRA, ARTHUR C. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . Quality Enhancement of Highly Degraded Music Using Deep Learning-Based Prediction Models for Lost Frequencies. In: WebMedia '21: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2021, Belo Horizonte Minas Gerais B. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2021. p. 205-211.
-
SERRA, ARTHUR C. ; MENDES, PAULO RENATO C. ; DE FREITAS, PEDRO V. A. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . Should I See or Should I Go. In: WebMedia '21: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2021, Belo Horizonte Minas Gerais B. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2021. p. 229-236.
-
OLIVEIRA, L. M. R. ; BUSSON, ANTONIO J. G. ; SOATRES NETO, Carlos de Salles ; SANTOS, G. N. P. ; COLCHER, SERGIO . Automatic Generation of Learning Objects Using Text Summarizer Based on Deep Learning Models. In: XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2021, Pernambuco. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021. p. 728-736.
-
MENDES, PAULO R. C. ; GUEDES, ALAN L. V. ; MORAES, DANIEL DE S. ; AZEVEDO, ROBERTO G. A. ; COLCHER, SERGIO . An Authoring Model for Interactive 360 Videos. In: 2020 IEEE International Conference on Multimedia & Expo Workshops (ICMEW), 2020, London. 2020 IEEE International Conference on Multimedia & Expo Workshops (ICMEW), 2020. p. 1.
-
BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; MENDES, PAULO RENATO C. ; DE S. MORAES, DANIEL ; DA VEIGA, ÁLVARO MÁRIO G. ; COLCHER, SÉRGIO ; GUEDES, ÁLAN LÍVIO V. . Decoder-Side Quality Enhancement of JPEG Images Using Deep Learning-Based Prediction Models for Quantized DCT Coefficients. In: WebMedia '20: Brazillian Symposium on Multimedia and the Web, 2020, São Luís Brazil. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York: ACM, 2020. p. 129.
-
MENDES, PAULO RENATO C. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; COLCHER, SÉRGIO ; SCHWABE, DANIEL ; GUEDES, ÁLAN LÍVIO V. ; LAUFER, CARLOS . A Cluster-Matching-Based Method for Video Face Recognition. In: WebMedia '20: Brazillian Symposium on Multimedia and the Web, 2020, São Luís Brazil. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York: ACM, 2020. p. 97-105.
-
MENDES, PAULO R. C. ; VIEIRA, EDUARDO S. ; GUEDES, ALAN L. V. ; BUSSON, ANTONIO J. G. ; COLCHER, SERGIO . A Clustering-Based Method for Automatic Educational Video Recommendation Using Deep Face-Features of Lecturers. In: 2020 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2020, Naples. 2020 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2020. p. 158-166.
-
BUSSON, ANTONIO J.G. ; MENDES, PAULO R.C. ; MORAES, DANIEL DE S. ; DA VEIGA, ALVARO M. ; GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . Video Quality Enhancement Using Deep Learning-Based Prediction Models for Quantized DCT Coefficients in MPEG I-frames. In: 2020 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2020, Naples. 2020 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2020. p. 29.
-
FREITAS, PEDRO V. A. DE ; BUSSON, ANTONIO J. G. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . A Deep Learning Approach to Detect Pornography Videos in Educational Repositories. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçã, 2020, Brasil. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçã (SBIE 2020), 2020. p. 1253-1262.
-
PEREIRA, IVAN ; SOUSA, JÉSSICA ; COSTA, POLYANA B. ; BARBOSA, SIMONE D. J. ; COLCHER, SÉRGIO . SucupiraBot. In: WebMedia '20: Brazillian Symposium on Multimedia and the Web, 2020, São Luís Brazil. Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York: ACM. p. 277.
-
VIEIRA, A. S. ; GUEDES, A. L. V. ; MORAES, D. S. ; MADEIRA, L. R. ; COLCHER, SERGIO ; NETO, CARLOS DE SALLES SOARES . ListeningTV: Accessible Video using Interactive Audio Descriptions. In: XIX Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA 2020),, 2020, São Luis. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 71-74.
-
PINTO, M. A. S. ; JACOB JUNIOR, A. F. L. ; BUSSON, A. J. G. ; COLCHER, SÉRGIO . Relacionando Modelagem de Tópicos e Classificação de Sentimentos para Análise de Mensagens do Twitter Durante a Pandemia da COVID-19. In: XVII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC 2020), 2020, São Luis. , Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 61-64.
-
GOMES, B. R. ; JACOB JR, A. F. L. ; JESUS, IVAN ; COLCHER, S. . ÁGATA: um chatbot para difusão de práticas para Educação Ambiental. In: WORKSHOP DE FERRAMENTAS E APLICAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 2020, São Luis. Anais Estendidos do XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia'2020). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 85-89.
-
GUEDES, ÁLAN L.V. ; COLCHER, SERGIO . Declarative programming of TV applications using NCL. In: Declarative Amsterdam, 2020, CWI. Proceedings of Declarative Amsterdam 2020. Amsterdam: John Benjamins, 2020.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; DE A. AZEVEDO, ROBERTO G. ; FROSSARD, PASCAL ; COLCHER, SERGIO ; JUNQUEIRA BARBOSA, SIMONE DINIZ . Subjective Evaluation of 360-degree Sensory Experiences. In: 2019 IEEE 21st International Workshop on Multimedia Signal Processing (MMSP), 2019, Kuala Lumpur. 2019 IEEE 21st International Workshop on Multimedia Signal Processing (MMSP), 2019. p. 1.
-
DE FREITAS, PEDRO VINICIUS A. ; MENDES, PAULO RENATO C. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN LIVIO V. ; SILVA, GIOVANNI LUCCA F. DA ; DE PAIVA, ANSELMO CARDOSO ; COLCHER, SÉRGIO . An ergonomic evaluation method using a mobile depth sensor and pose estimation. In: the 25th Brazillian Symposium, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of the 25th Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '19, 2019. p. 445.
-
DE FREITAS, PEDRO V. A. ; SANTOS, GABRIEL N. P. DOS ; BUSSON, ANTONIO J. G. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . A baseline for NSFW video detection in e-learning environments. In: the 25th Brazillian Symposium, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of the 25th Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '19, 2019. p. 357.
-
SILVA, LUCAS GOMES DA ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO . Using Deep Learning to Recognize People by Face and Voice. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 83.
-
MILIDIÚ, RUY LUIZ ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; COLCHER, SÉRGIO ; MELO, JOÃO P. FORNY DE ; PINTO, PEDRO FERREIRA ALVES . PVBR-Recog: A YOLOv3-based Brazilian Automatic License Plate Recognition Tool. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). p. 121.
-
COLCHER, SÉRGIO ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; MORAES, DANIEL DE SOUSA ; BUSSON, ANTONIO J. G. ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES . A Proposal of Educational Video Gamification as a Service. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). p. 151.
-
GUEDES, ÁLAN L. V. ; DE A. AZEVEDO, ROBERTO G. ; COLCHER, SÉRGIO ; BARBOSA, SIMONE D. J. . Modeling Multimodal-Multiuser Interactions in Declarative Multimedia Languages. In: the ACM Symposium, 2019, Berlin. Proceedings of the ACM Symposium on Document Engineering 2019 - DocEng '19. New York: ACM Press, 2019. p. 1.
-
RORIZ, MARCOS ; MAGALHÃES, FERNANDO B. V. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; COLCHER, SÉRGIO ; ENDLER, Markus . An introduction to data stream processing. In: the 25th Brazillian Symposium, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of the 25th Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '19. New York: ACM Press, 2019. p. 11.
-
SANTOS, GABRIEL N. P. DOS ; DE FREITAS, PEDRO V. A. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; GUEDES, ÁLAN L. V. ; MILIDIÚ, RUY ; COLCHER, SÉRGIO . Deep learning methods for video understanding. In: the 25th Brazillian Symposium, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of the 25th Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '19, 2019. p. 21.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . H.761 Support of a DOM Level 4 Core specification in NCLua scripts. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 209.
-
BUSSON, ANTÔNIO ; COLCHER, SERGIO ; GUEDES, ALAN L. V. . H.761 Support of a New concept Element and a New "recognition" Node-Event to Enable Deep Learning-based Analyses for Media-Nodes. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 211.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . H.761 Support of a News input Node and a New "recognition" Node-Event to Enable Multimodal User Interactions. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 213.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . H.761 Support of a new SigGen Media Type to Enable Inaudible Sound Data Communication. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 215.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . H.761 Support of a New Syntax to Refer NCL-Node-Properties Instead of the Current "Take It From There" Syntax. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 217.
-
GUEDES, ALAN L. V. ; COLCHER, SERGIO . H.761 Support of an SVG Media Type. In: XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2019. p. 219.
-
JESUS, IVAN ; CARDOSO, JESSICA ; BUSSON, ANTONIO JOSE G. ; GUEDES, ALAN LIVIO ; COLCHER, SERGIO ; MILIDIU, RUY LUIZ . A CNN-Based Tool to Index Emotion on Anime Character Stickers. In: 2019 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2019, San Diego. 2019 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM), 2019. p. 319.
-
BUSSON, A. J. G. ; GUEDES, A. L. V. ; SANTOS, G. N. P. ; SOATRES NETO, Carlos de Salles ; MILIDIU, R. L. ; COLCHER, S. . VideoRecognition - Uma Proposta de Serviço para Reconhecimento de Elementos de Vídeo em Larga Escala. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: V Workshop ?O Futuro da Videocolaboração? (WCT-Video 2018), 2018, Salvador. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2018.
-
DODSWORTH, JORGE P. ; DE MACÊDO TERÇAS, LUCAS ; GUEDES, ALAN L. V. ; LIMA, GUILHERME F. ; DE SALLES SOARES NETO, CARLOS ; COLCHER, SÉRGIO . Dynamic Integration of Foreign-Language Parsers into an NCL Player. In: the 24th Brazilian Symposium, 2018, Salvador. Proceedings of the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '18, 2018. p. 85.
-
BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; DE FIGUEIREDO, LUCAS CARACAS ; DOS SANTOS, GABRIEL N. P. ; DE B. DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ ; COLCHER, SÉRGIO ; MILIDIÚ, RUY . Developing Deep Learning Models for Multimedia Applications in TensorFlow. In: the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2018, Salvador. Proceedings of the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web on - WebMedia '18, 2018. p. 7.
-
BUSSON, ANTONIO JOS? G. ; DAMASCENO, ANDR? LUIZ DE B. ; AZEVEDO, ROBERTO G. DE A. ; NETO, CARLOS DE SALLES SOARES ; LIMA, THACYLA DE SOUSA ; COLCHER, S?RGIO . A Hypervideo Model for Learning Objects. In: the 28th ACM Conference, 2017, Prague. Proceedings of the 28th ACM Conference on Hypertext and Social Media - HT '17, 2017. p. 245.
-
PINTO, HEDVAN FERNANDES ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES ; COLCHER, SÉRGIO ; AZEVEDO, ROBERTO GERSON DE ALBUQUERQUE . The Fábulas Model for Authoring Web-based Children's eBooks. In: the 2017 ACM Symposium, 2017, Valletta. Proceedings of the 2017 ACM Symposium on Document Engineering - DocEng '17. New York: ACM Press, 2017. p. 19.
-
LIMA, GUILHERME F. ; AZEVEDO, ROBERTO GERSON DE ALBUQUERQUE ; COLCHER, SÉRGIO ; HAEUSLER, Edward Hermann . Converting NCL Documents to Smix and Fixing Their Semantics and Interpretation in the Process. In: 23rd Brazillian Symposium on Multimedia and the Web, 2017, Gramado. Proceedings of the 23rd Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '17. NY: ACM, 2017. p. 109-116.
-
VASCONCELOS, R. ; VASCONCELOS, I. ; ENDLER, M. ; COLCHER, S. . Supporting Dynamic Reconfiguration in Distributed Data Stream Systems. In: XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems, 2016, Slavador. Anais do XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems.
-
RIOS, L. ; ENDLER, Markus ; COLCHER, S. . An Energy-aware IoT Gateway with Continuous Processing of Sensor Data. In: XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), 2016, Salvador. Anais do XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), 2016.
-
GUEDES, ÁLAN L.V. ; DE ALBUQUERQUE AZEVEDO, ROBERTO G. ; COLCHER, SÉRGIO ; BARBOSA, SIMONE D.J. . Extending NCL to Support Multiuser and Multimodal Interactions. In: the 22nd Brazilian Symposium, 2016, Teresina. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - Webmedia '16, 2016. p. 39.
-
MORENO, Márcio Ferreira ; CERQUEIRA, Renato Fontoura de Gusmão ; COLCHER, S. . Synchronization Abstractions and Separation of Concerns as Key Aspects to the Interoperability in IoT. In: 2nd EAI International Conference on Interoperability in IoT, 2016, Paris. Proceedings of the 2nd EAI International Conference on Interoperability in IoT, 2016.
-
GUEDES, A. L. V. ; CUNHA, M. ; FUKS, H. ; COLCHER, S. ; BARBOSA, S. D. J. . Using NCL to Synchronize Media Objects, Sensors and Actuators. In: 1st International Workshop on Synchronism of Things, 2016, Teresina. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Porto Alegre: SBC ? Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 2. p. 184-189.
-
BAPTISTA, G. ; CARVALHO, F. ; COLCHER, S. ; ENDLER, M. . A Middleware for Data-centric and Dynamic Distributed Complex Event Processing for IoT Real-time Analytics in the Cloud. In: XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), 2016, Slavador. Anais do XXXIV Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC), 2016.
-
FERREIRA MORENO, M. ; COLCHER, S. ; SOARES, L.F.G. . Adaptable Resource Management Based on the Virtual Resource Tree Model. In: International Conference on Networking, International Conference on Systems and International Conference on Mobile Communications and Learning Technologies (ICNICONSMCL'06), 2006, Morne. International Conference on Networking, International Conference on Systems and International Conference on Mobile Communications and Learning Technologies (ICNICONSMCL'06), 2006. p. 27.
-
JANEIRO, Jordan ; SILVA, Anderson Oliveira da ; COLCHER, S. . Meta-Gerência de Agentes Procuradores Usando SNMP. In: XI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS 2006), 2006, Curitiba. Anais do XI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS 2006), 2006.
-
MORENO, M. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Provisão de QoS Adaptável em Sistemas Operacionais: O Subsistema de Rede. In: XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2003), 2003, Natal. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2003), 2003.
-
LIMA, L. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Um Framework para Provisão de QoS em Redes Móveis Sem Fio. In: XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2003), 2003, Natal. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2003), 2003.
-
GOMES, A.T.A. ; COLCHER, S. ; SOARES, L.F.G. . Modeling QoS provision on adaptable communication environments. In: International Conference on Communications, 2001, Helsinki. ICC 2001. IEEE International Conference on Communications. Conference Record (Cat. No.01CH37240), 2001. p. 1221.
-
GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Towards a Descriptive Approach to Model Adaptable Communication Environments. In: International Conference on Networking (ICN'2001), 2001, Colmar. Proceedings of the International Conference on Networking (ICN'2001), 2001.
-
MUCHALUAT-SAADE, D. C. ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Relações de Sincronização Espaço-Temporal Hipermídia Também Merecem Status de Primeira Classe. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia (SBMIDIA), 2001, Florianópolis. Anais do 7o. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia (SBMIDIA 2001), 2001.
-
MOTA, O. T. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Uma Arquitetura Adaptável para Provisão de QoS na Internet. In: XIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2001), 2001, Florianópolis. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'2001), 2001.
-
COLCHER, S. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Um Meta Modelo para Engenharia de Serviços de Telecomunicações. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2000, Belo Horizonte. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2000.
-
RODRIGUES, M. A. A. ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Um Framework para a Provisão de Serviço Multicast em Ambientes Genéricos de Comunicação de Dados. In: XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'99), 1999, Salvador. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'99), 1999. p. 206-221.
-
COLCHER, S. ; GOMES, Antônio Tadeu Azevedo ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Um Framework para Provisão de QoS em Ambientes Genéricos de Processamento e Comunicação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'99), 1999, Salvador. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'99), 1999. p. 307-322.
-
COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Modelo de Referência Unificado para Arquitetura de Protocolos e Programação de Aplicações Multimídia. In: XVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'98), 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'98), 1998. p. 631-650.
-
COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes ; CASANOVA, Marco Antônio ; SOUZA FILHO, Guido Lemos de . Modelo de Objetos Baseado no CORBA para Sistemas Hipermídia Abertos com Garantias de Sincronização. In: XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'96), 1996, Fortaleza. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC'96), 1996. p. 18-37.
-
COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Arquitetura do Sistema HyperProp. In: Workshop em Sistemas Hipermídia Distribuídos, 1995, São Carlos. Anais do Workshop em Sistemas Hipermídia Distribuídos. São Carlos: Gráfica da UFScar, 1995. p. 13-25.
-
SOARES, Luiz Fernando Gomes ; CASANOVA, Marco Antônio ; COLCHER, S. . An Architecture For Hypermedia Systems Using MHEG Standard Objects Interchange. In: Workshop on Hypermedia and Hypertex Standards, 1993, Amsterdan. Anais do Workshop on Hypermedia and Hypertex Standards, 1993.
-
COLCHER, S. . Programa integrado para gestão e regulação social de competências profissionais. Rio de Janeiro: Departamento de Informática - PUC-Rio, 2013 (Relatório Técnico).
-
SILVA, Anderson Oliveira da ; SOARES, Luiz Fernando Gomes ; COLCHER, S. . Aprimoramentos no RSVP para o Mobile IPv6. Rio: Departamento de Informática - PUC-Rio, 2008 (Relatório Técnico).
-
SILVA, Anderson Oliveira da ; ENDLER, Markus ; COLCHER, S. . Otimização do Handover na Camada de Rede (L3) utilizando o Media Independent Handover (MIH). Rio de Janeiro: Departamento de Informática - PUC-Rio, 2008 (Relatório Técnico).
-
SILVA, Anderson Oliveira da ; COLCHER, S. . Evolução da Otimização do Handoff no Mobile IP. Rio de Janeiro: Departamento de Informática - PUC-Rio, 2008 (Relatório Técnico).
-
MORENO, Marcelo Ferreira ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Adaptable Resource Management Based on the Virtual Resource Tree Model. Rio de Janeiro: Monografias em Ciência da Computação - Departamento de Informática, 2006 (Relatório Técnico).
-
MUCHALUAT-SAADE, D. C. ; COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes . Relações de Sincronização Espaço-Temporal Hipermídia Também Merecem Status de Primeira Classe. Rio de Janeiro: departamento de Informática, 2001 (Relatório Técnico).
-
COLCHER, S. ; SOARES, Luiz Fernando Gomes ; CASANOVA, Marco Antônio ; LEMOS, G. . Modelo de Objetos Baseado no CORBA para Sistemas Hipermídia com Garantias de Sincronização. Rio de Janeiro: Departamento de Informática - PUC-Rio, 1996 (Relatório Técnico).
Outras produções
BETINE, E. ; COLCHER, SÉRGIO . Rede Neural Convolucional para Classificação da Qualidade de Sismogramas. 2020.
HENRIQUES, L. F. M. O. ; COLCHER, SERGIO . SeismoFlow. 2020.
CABRAL, M. ; COLCHER, SÉRGIO . Rede Neural Convolucional para Segmentação Semântica de Imagens Sísmicas. 2020.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Trustworthy Ad Hoc Teamwork, Descrição: This project explores cutting-edge research on trustworthy ad hoc teamwork in human-robot collaborations. The key aim of this research work is to create novel algorithms for learning agents (e.g., softbots or robots), whereby agents can learn to engage in cooperative tasks without any pre-coordination protocols. In particular, the learning agent must effectively coordinate with other agents in order to complete an intended task, not relying on any predefined coordination strategy. The proposed research plan addresses precisely the problem of adhoc teamwork in settings closer to those of real-world scenarios with humans and robots, addressing the following central research question: How can a trustworthy robot learn to cooperate with unknown human teammates in complex domains, whereby the robot does not have any pre-coordination protocol and must learn to cooperate on the fly? We break down the research question above, considering the following sub-problems: 1. How can a trustworthy robot learn the cooperative task in the absence of a reward signal and without full observability of states and actions? How to tailor the ad hoc teamwork algorithms in order to increase a human?s trust in robots? 2. How can a multimodal human-robot interaction (e.g., speech recognition and synthesis, recognition of people and intentions, social robot expression) provide valuable information to facilitate the development of trust within ad hoc teamwork scenarios? 3. What factors may influence human-robot trust within ad hoc teamwork and how can the robot?s actions and intentions facilitate the development of trust?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Julio Cesar Duarte - Integrante / ALBERTO SARDINHA - Integrante.
-
2019 - 2021
Aprendizado de Máquina na Detecção de Cenas de Vídeo com Conteúdo Impróprio em Repositórios de Videos Educacionais, Descrição: A popularização de equipamentos de captura de vídeo, bem como de serviços para seu armazenamento e transmissão, possibilitou a produção de um enorme volume de dados em vídeo. Esse cenário apresenta um desafio no que concerne o controle do conteúdo que é carregado, armazenado e exibido nesses serviços. Serviços como o video@RNP, ICD e ITVRP, por exemplo, permitem a formação de redes de compartilhamento de vídeo qfocadas em conteúdo educacional e possuem sérias restrições a conteúdos considerados impróprios. A classificação desse grande volume de conteúdo de vídeo requer uma análise automática de forma eficiente e prática. Nesse escopo, este projeto visa a investigação de técnicas de Aprendizado de Máquina para a construção de uma ferramenta de detecção de cenas com conteúdo impróprio em repositórios de vídeos educacionais. Nesse contexto específico, entende-se como cenas impróprias aquelas que contenham conteúdos com inadequações extremas, como: violência de forte impacto (tortura, mutilação, desmembramento, gore); elogio ou apologia da violência; crueldade; crimes de ódio; aborto; pena de morte; eutanásia; pedofilia; sexo explícito; situações sexuais complexas/de forte impacto (incesto, sexo grupal, fetiches violentos e pornografia); Elogio ou apologia ao uso de drogas ilícitas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Álan Livio Vasconcelos Guedes - Integrante / Antonio José Grandson Busson - Integrante / Gabriel Noronha Pereira dos Santos - Integrante / Daniel de Sousa Moraes - Integrante / DE FREITAS, PEDRO VINICIUS A. - Integrante., Financiador(es): Microsoft Corporation - Auxílio financeiro / Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Bolsa.
-
2019 - 2020
Aprendizado de Máquina na Detecção de Perfis de Redes Sociais com Promoção de Dispositivos Eletrônicos para Fumar, Descrição: No Brasil, a importação, comercialização e publicidade de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) foi proibida desde 2009 pela ANVISA com a publicação da resolução RDC N°- 46 no Diário Oficial da União. No entanto, o marketing e a promoção desses produtos pela Internet são comuns. Apesar das redes sociais terem suas políticas e métodos para a detecção de conteúdo inadequado, ainda é bastante difícil acompanhar e regular anúncios sobre produtos proibidos como os DEFs. Neste escopo, este projeto tem como objetivo explorar métodos de Inteligência Artificial para construção de uma ferramenta base tecnológica para o auxílio no combate à divulgação, promoção ou venda de DEFs que, quando implementada, poderá fazer parte de um conjunto de artefatos que facilitarão o mapeamento de perfis de influenciadores digitais que promovem DEFs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Álan L. V. Guedes - Integrante / Antonio José Grandson Busson - Integrante / Daniel de Sousa Moraes - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Câncer - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2021
Aprendizado de Máquina na Geofísica, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas e ferramentas de Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo na área de Geofísica, especificamente voltadas para a integração de rocha/perfil/sísmica, correlacionando diversos atributos sísmicos e informações de perfis de poços, tratando ainda da quantificação de incertezas. São propostos sistemas inteligentes de informação e dados para a tomada de decisão em projetos exploratórios com objetivo de fornecer suporte à interpretação de atributos sísmicos para a avaliação de prospectos e caracterização de reservatórios, assim como auxiliar na classificação automática da qualidade sísmica, que é algo importante para o processamento e gestão de dados sísmicos. Este projeto propicia a integração de know-how entre as áreas de Geofísica e Sistemas de Informação para aplicações nas competências de interesse para a Indústria de Petróleo e Gás. O conhecimento teórico da metodologia também fornece oportunidades de divulgação da tecnologia na forma de palestras, treinamentos e workshops. Entre os benefícios das ferramentas desenvolvidas tem-se (i) o suporte à interpretação de atributos sísmicos para avaliação de prospectos, e para a caracterização de reservatórios, (ii) análise de risco aplicada na interpretação quantitativa de atributos sísmicos (iii) classificação automática de qualidade sísmica, dando importante suporte para o processamento sísmico e gestão de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Antonio José Grandson Busson - Integrante / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Pedro Ferreira Alves Pinto - Integrante / Luis Felipe Müller de Oliveira Henriques - Integrante / JESUS, IVAN - Integrante / Eduardo Betine - Integrante / Mateus Cabral - Integrante.
-
2002 - 2008
Aplicações e Infra-estrutura de Vídeo Interativo em Banda Larga, Descrição: Desenvolvimento de tecnologia para aplicações de vídeo interativo em banda larga, em especial TV interativa, e para o projeto e a gerência de redes de comunicação visando: 1. a apresentação sincronizada (no tempo e no espaço) de documentos hipermídia estruturados; 2. a construção de exibidores (formatadores) temporais, em particular, o desenvolvimento de aplicativos clientes de controle de exibição que poderão ser utilizados em set-top boxes; e 3. o desenvolvimento de plataformas, algoritmos e métodos para o planejamento e o projeto otimizado de redes de comunicação em banda larga com QOS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador / Rogério Ferreira Rodrigues - Integrante / Philippe Mahey - Integrante / Bruno Bachelet - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2004
Engenharia de Redes e Serviços em Banda Larga, Descrição: rojeto conjunto do Departamento de Informática e do CETUC que visa o estudo integrado de vários pontos da especificação, projeto, implementação, gerenciamento, validação e dimensionamento de serviços de telecomunicações, subdividindo-se em: (i) Engenharia de Serviços de Telecomunicações, visando a definição do modelo de adaptação e de funções comuns à provisão de facilidades fim-a fim, como a provisão de QoS; (ii) Redes de Acesso em Banda Larga, visando estudo e desenvolvimento de algoritmos e software aplicativo para planejamento de sistemas híbridos de acesso e sistemas de rádio acesso ponto-multiponto em banda larga nas faixas de microondas e ondas milimétricas; (iii) Sistemas Hipermídia - para o suporte a aplicações com exigências rígidas de QoS fim-a-fim no tratamento de documentos hipermídia, tais como Telemedicina e TV interativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Integrante / Antônio Tadeu Azevedo Gomes - Integrante / Luciana Lima - Integrante / Marcelo Ferreira Moreno - Integrante / Carlos de Salles Soatres Neto - Integrante / Marlene Sabino Pontes - Coordenador / Rogério Ferreira Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundo Nacional de Telecomunicações - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2001 - 2002
Engenharia de Serviços de Telecomunicações, Descrição: investigação dos aspectos de especificação, projeto, implementação e validação de serviços de telecomunicações e sua implantação sobre arquiteturas de rede existentes e futuras. A ênfase é a busca de modelos para a análise e comparação de mecanismos de adaptação e programação de serviços em redes de comunicação, fornecendo uma base para a representação de aspectos de qualidade de serviço (Quality of Service - QoS) e comunicação de grupo em serviços de comunicação. Coordenador: Sérgio Colcher Período: 2001 a 2002 Apoio: CNPq (Projeto Científico Tecnológico - Kit Enxoval Recém-Doutor - PROTEM/CC, processo individual no 68.0062/01-7). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1995 - 1999
RaVEL, Descrição: Visava o desenvolvimento de pesquisas em Redes ATM. Apoiado pela Embratel (Experiência de Campo em Faixa Larga), IBM Brasil e Petrobras (projeto da rede ATM Petrobras), como parceiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador / Guido Lemos de Souza Filho - Integrante / Marcus Antônio A Rodrigues - Integrante / Antônio Tadeu Azevedo Gomes - Integrante / Débora Christina Muchaluat-Saade - Integrante / Oscar Thyago Mota - Integrante / Rogério Ferreira Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1994 - 1998
Projeto Hyperprop, Descrição: visa a elaboração um sistema aberto hipermídia distribuído capaz de fornecer facilidades hipermídia às suas diversas aplicações usuárias. Dentre as aplicações desenvolvidas foram escolhidas a videoconferência, a videotelefonia, o correio eletrônico multimídia, os ambientes para desenvolvimento de sistemas de instrução automatizados e os sistemas de informação histórico-culturais. Hoje, aplicações na área de educação a distância e documentos de vídeo para TV também fazem parte do universo de estudo. Coordenador Geral: L. F. G. Soares Período: desde 1994 Parceiros: PUC-Rio, UFRN (Departamento de Informática e Matemática Aplicada), a USP-SC (Instituto de Ciências Matemáticas e Sistemas de Computação) e a UTFSM (Departamento de Eletrônica) de Valparaíso - Chile, Instituto ISIMA da Université Blaise-Pascal e o LAAS/CNRS. Apoio: CNPq (PROTEM), CAPES/COFECUB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador / Marco Antônio Casanova - Integrante / Guido Lemos de Souza Filho - Integrante / Antônio Tadeu Azevedo Gomes - Integrante / Débora Christina Muchaluat-Saade - Integrante / Marcelo Ferreira Moreno - Integrante / Rogério Ferreira Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
Projetos de desenvolvimento
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador.Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2019
BACEN Trender, Descrição: Sistema de avaliação do impacto da divulgação das atas do COPOM no comportamento da taxa de Juros usando técnicas de aprendizado de máquina/Deep Learning.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Gabriel N. P. dos Santos - Integrante / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Pedro Vinícius Almeida de Freitas - Integrante / Paulo Renato Conceição Mendes - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Miguel Mendes de Brito - Integrante.
-
2018 - 2019
Voice surveillance, Descrição: Sistema baseado em técnicas de Linguística Computacional para Monitoramento de Informações de Sensíveis em conversações de voz. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Luis Felipe Müller de Oliveira Henriques - Integrante / Maria Claudia de Freitas - Integrante / Matheus Moura Malta de Araújo - Integrante / Bruno Frederico Maciel Gutierrez - Integrante.
-
2017 - 2019
Digibot: Robot Advisor, Descrição: Desenvolvimento de u serviço de alocação de portfolios de investimento levando em conta informações de perfil, utilizando técnicas de otimização e aprendizado de máquina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Pedro Ferreira Alves Pinto - Integrante / DIEGO KATZ - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Carlos Eduardo Rosar Kós Lassance - Integrante / Eduardo Henrique Costa Braga de Oliveira - Integrante / Guilherme Augusto Schütz - Integrante / Igor Leandro Vieira - Integrante / Marcos Bandeira de Mello Rubio - Integrante / Rafael dos Reis Silva - Integrante / Rafael Henrique Santos Rocha - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante.
-
2017 - Atual
Plataforma AML (Anti Money Laundering), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / DIEGO KATZ - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Guilherme Sant?Anna Varela - Integrante / Gustavo Madeira Krieger - Integrante / Juliana Christina Carvalho de Araujo - Integrante / Lucas Ribeiro Borges - Integrante / Luis Felipe Müller de Oliveira Henriques - Integrante / Alysson Gomes de Sousa - Integrante / André Davys Carvalho Melo de Oliveira - Integrante / Dalai dos Santos Ribeiro - Integrante / Gabriel da Silva Siqueira - Integrante / Gabriela Bevilacqua Gutierrez - Integrante / Joyce Araujo dos Santos - Integrante / Mateus Martelleto Bressane Rezende - Integrante / Raul de Araújo Lima - Integrante / Vinicius Ferreira de Souza - Integrante / Sérgio Lifschitz - Integrante / Eduardo Maria Terra Morelli - Integrante / Rafael Pereira de Oliveira - Integrante.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - Atual
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2020 - Atual
Merchant Reconciliation System (MRS) for Personal Financial Management (PFM), Descrição: O objetivo deste trabalho é propor a construção do Classificador de Movimentações Financeiras capaz de produzir uma separação e identificação de tipos de movimentação financeiras que fornecerão uma ferramenta para o acompanhamento e gestão do fluxo financeiro categorizado para clientes do BTG Consumer Banking.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Pedro Vinícius Almeida de Freitas - Integrante / Daniel de Sousa Moraes - Integrante / BUSSON, ANTONIO J. G. - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / JESUS, IVAN - Integrante / Eduardo S. Vieira - Integrante.
-
2018 - 2019
Voice surveillance, Descrição: Sistema baseado em técnicas de Linguística Computacional para Monitoramento de Informações Sensíveis em conversações de voz. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Luis Felipe Müller de Oliveira Henriques - Integrante / Maria Claudia de Freitas - Integrante / Matheus Moura Malta de Araújo - Integrante / Bruno Frederico Maciel Gutierrez - Integrante.
-
2018 - 2019
BACEN Trender, Descrição: Sistema de avaliação do impacto da divulgação das atas do COPOM no comportamento da taxa de Juros usando técnicas de aprendizado de máquina/Deep Learning.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Gabriel N. P. dos Santos - Integrante / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Pedro Vinícius Almeida de Freitas - Integrante / Paulo Renato Conceição Mendes - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Miguel Mendes de Brito - Integrante.
-
2017 - 2020
Plataforma AML (Anti Money Laundering), Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Simone D. J. Barbosa - Integrante / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / DIEGO KATZ - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante / Guilherme Sant?Anna Varela - Integrante / Gustavo Madeira Krieger - Integrante / Juliana Christina Carvalho de Araujo - Integrante / Lucas Ribeiro Borges - Integrante / Luis Felipe Müller de Oliveira Henriques - Integrante / Alysson Gomes de Sousa - Integrante / André Davys Carvalho Melo de Oliveira - Integrante / Dalai dos Santos Ribeiro - Integrante / Gabriel da Silva Siqueira - Integrante / Gabriela Bevilacqua Gutierrez - Integrante / Joyce Araujo dos Santos - Integrante / Mateus Martelleto Bressane Rezende - Integrante / Raul de Araújo Lima - Integrante / Vinicius Ferreira de Souza - Integrante / Sérgio Lifschitz - Integrante / Eduardo Maria Terra Morelli - Integrante / Rafael Pereira de Oliveira - Integrante.
-
2017 - 2019
Digibot: Robot Advisor, Descrição: Desenvolvimento de u serviço de alocação de portfolios de investimento levando em conta informações de perfil, utilizando técnicas de otimização e aprendizado de máquina.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador / Ruy Luiz Milidiú - Integrante / Pedro Ferreira Alves Pinto - Integrante / DIEGO KATZ - Integrante / JOÃO PAULO FORNY DE MELO - Integrante / Carlos Eduardo Rosar Kós Lassance - Integrante / Eduardo Henrique Costa Braga de Oliveira - Integrante / Guilherme Augusto Schütz - Integrante / Igor Leandro Vieira - Integrante / Marcos Bandeira de Mello Rubio - Integrante / Rafael dos Reis Silva - Integrante / Rafael Henrique Santos Rocha - Integrante / Alvaro Mario Guerra da Veiga - Integrante.
-
2011 - 2013
Programa Integrado para Gestão e Regulação Social de Competências Profissionais, Descrição: Este trabalho propõe um ambiente no qual as informações que permitem a gestão da capacitação profissional estejam permanentemente a disposição daqueles que as produzem e consomem. Esse ambiente cria facilidades para uma correta avaliação e mensuração do capital intelectual e profissional, seja de forma individual, seja de forma coletiva, em corporações ou mesmo em instâncias responsáveis pela definição de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Colcher - Coordenador.
-
2001 - 2005
Laboratório de Redes de Alta Velocidade, Descrição: Testes de equipamentos e aplicações distribuídas de alta velocidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Colcher - Integrante / Luiz Fernando Gomes Soares - Coordenador., Financiador(es): Extreme Networks do Brasil - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
Melhor Artigo do Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) do XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2019), SBC.
2012
Destaque do Setor Acadêmico no prêmio InRio Personalidades do Ano 2012, ASSESPRO RJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática. , Rua Marquês de São Vicente 225, Prédio do RDC, Gávea, 22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271500, Ramal: 4348, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2001
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Atividades
-
04/2000 - 02/2001
Ensino, Mba Em e Business, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Infra-estrutura para Comércio Eletrônico
-
11/1999 - 02/2001
Ensino, Mba Em Gerência de Telecomunicações, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação de Dados e Redes de Computadores
2001 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
1998 - 2000
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor em Cursos de Especialização, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
09/2010
Direção e administração, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de Programa (Graduação do Departamento de Informática).
-
06/2010
Direção e administração, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de Curso (Engenharia de Computação).
-
03/2009
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Instituto de Mídias Digitais.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Cursos de Extensão e Especialização.
-
02/2003
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação I
-
01/2002
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Em Redes de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Sistemas de Comunicação
-
07/2001
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Acesso em Banda Larga
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
03/2001
Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores
-
03/2001
Ensino, Informática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação I
-
03/2001
Ensino, Informática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Acesso em Banda Larga
-
02/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
01/1998
Direção e administração, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de curso de pós-graduação Lato Sensu.
-
04/2000 - 06/2002
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu Em Redes de Computadores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Integração de Serviços em Redes de Alta Velocidade
-
07/2001 - 12/2001
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Software Básico
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Colcher e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?