Mônica Tavares Orsini

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), é professor associado I de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua tanto no magistério quanto na pesquisa, dedicando-se ao estudo das construções de tópico marcado no PB e no PE. Possui artigos publicados em livros e periódicos especializados. Dedica-se também a projetos de extensão universitária como o CLAC (Cursos de Línguas abertos à comunidade). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Orienta trabalhos de conclusão de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

1996 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As construções de tópico no Português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica
Maria Eugênia Lamoglia Duarte.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Acústica das vogais orais no dialeto carioca: a voz feminina,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: João Antônio de Moraes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Letras

1986 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Programa de Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2020 - 2020

Programa de Formação continuada. (Carga horária: 1h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2014 - 2014

Escrevendo gramáticas no século XXI. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

curso Projeto Letras 2.0 e a plataforma moodle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Prosodic phonology and acquisition. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Usando o computador como ferramenta de aquisição. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Operadores argumentativos. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Introdução à Lingüística Textual. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2004 - 2004

Fundamentos de Lingüística Contemporânea. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

A gramática do português brasileiro. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1990 - 1990

Curso de Atualização em Língua Portuguesa. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ORSINI, M. T. . Membro da comissão acadêmico-científica do XVI Fórum CLAC: em diálogo para a convergência. 2019. (Outro).

ORSINI, M. T. . Membro da comissão científica do VI Encontro de ensino e aprendizagem em línguas e literaturas: a construção coletiva do trabalho docente. 2019. (Outro).

ORSINI, M. T. . Membro da comissão científica do VI Encontro de ensino e aprendizagem em línguas e literaturas: a construção coletiva do trabalho docente. 2019. (Outro).

ORSINI, M. T. . XIV Fórum CLAC Interculturalidade e suas interfaces. 2017. (Outro).

ORSINI, M. T. . Membro da comissão científica do IV ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - Identidades docentes. 2017. (Congresso).

ORSINI, M. T. . Membro da comissão organizadora da Revista Línguas & Ensino, Volume 1, do Curso de Línguas Aberto à Comunidade da Faculdade de Letras da UFRJ. 2014. (Outro).

ORSINI, M. T. ; RODRIGUES, Violeta V. ; CUNHA, C. S. ; VIEIRA, S. R. ; VAREJÃO, F. O. A. ; SILVEIRA, E. B. . I Semana de Língua Portuguesa. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ABRALIN 50.Coordenação de simpósio temático: A ordem dos constituintes na fala e na escrita dos brasileiros. 2019. (Simpósio).

XVI Fórum CLAC: em diálogo para a convergência.A produção textual na educação básica: pesquisa e ensino. 2019. (Oficina).

XVI Fórum CLAC: em diálogo para a convergência.Avaliadora de sessão no XVI Fórum CLAC: em diálogo para a convergência. 2019. (Encontro).

X Congresso Internacional da ABRALIN. As construções de tópico marcado no discurso midiático. 2017. (Congresso).

XIV Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas.Sessão IV - Língua Portuguesa. 2016. (Seminário).

XIV Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas.Sessão IV - Língua Portuguesa. 2016. (Seminário).

63o Seminário do GEL.Sujeitos deslocados à esquerda na fala de brasileiros e portugueses. 2015. (Seminário).

62 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo (GEL).Sujeitos deslocados à esquerda em gêneros orais e escritos do português brasileiro. 2014. (Seminário).

VII Jornadas de estudos da linguagem.As construções de tópico marcado em peças teatrais portuguesas: um estudo diacrônico. 2014. (Outra).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. Construções de tópico-comentário no PB: reflexões sobre a constituição da sentença e o ensino. 2013. (Congresso).

VII Jornada de Estudos Linguísticos. Estudo diacrônico das construções de tópico marcado no Português Brasileiro. 2012. (Congresso).

I Fórum Letras 2.0.As atividades on-line na disciplina Leitura e Produção de Textos em língua Portuguesa. 2011. (Outra).

II Fórum de Análise do Discurso. Produção e leitura de textos nas aulas de redação e de Oficina de Língua Portuguesa no Projeto CLAC. 2010. (Congresso).

III Congresso Internacional da AILP. A trajetória das construções de deslocamento à esquerda de sujeito na fala popular carioca: um estudo de tendência. 2010. (Congresso).

XV Congresso da Assel-Rio e III SELP. Análise entonacional das construções de tópico com referente dado e novo. 2009. (Congresso).

III Seminário Internacional de Fonologia.Análise prosódica do tópico com referente novo em construções de topicalização e de deslocamento à esquerda. 2007. (Seminário).

X congresso Nacional de Linguística e Filologia. Os cursos de redação em língua portuguesa e de oficina de língua portuguesa no CLAC / UFRJ: realizações e perspectivas. 2006. (Congresso).

XXI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Topicalização e deslocamento à esquerda: uma análise em tempo real. 2006. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Análise entonacional das construções de tópico. 2005. (Congresso).

VIII Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária. O erro nas aulas de redação do Projeto CLAC. 2005. (Congresso).

.I Encontro Internacional de Filologia. 2004. (Encontro).

.I Fórum Internacional de Análise do Discurso. 2004. (Outra).

VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. As construções de tópico no português do Brasil: um estudo em tempo real. 2004. (Congresso).

. I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2002. (Congresso).

II Seminário Internacional de Fonologia.Análise prosódica das construções de tópico. 2002. (Seminário).

VIII Seminário Bienal de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Descrição acústica das vogais orais no dialeto carioca: a voz feminina. 1997. (Seminário).

VI Semana de Letras do ICHS / UFOP.Construçõe de tópico no dialeto carioca. 1997. (Outra).

VI Congresso da ASSEL - Estudos da linguagem: limites e espaços. A acústica das vogais orais no dialeto carioca: a voz feminina. 1996. (Congresso).

I Seminário Interno: a fala culta carioca.Ausênica x presença do sujeito na terceira pessoa na fala culta informal. 1992. (Seminário).

Lobato e sua proposta educacional.II Encontro com a literatura infantil. 1992. (Encontro).

IX Congresso Internacional da Associação de Língüística e Filologia da América Latina. Os segmentos postônicos na fala culta carioca. 1990. (Congresso).

IX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Estudo das vogais postônicas na fala urbana culta do Rio de Janeiro. 1988. (Encontro).

XI Jornada Interna de Iniciação Científica.Estudo das vogais postônicas na fala culta do Rio de Janeiro. 1988. (Outra).

. I Congresso Internacional da Faculdade de Letras. 1987. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Humberto da Silva

VAREJÃO, F. O. A.;ORSINI, M. T.; VIEIRA, S. R.. Sujeito e referência indefinida: análise linguística, variação e ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisiene de Melo Barbosa

FRANCO, C. P.; TAVARES, K. C. A.;ORSINI, M. T.. Cena 15, plano 4, tomada 1: recursos audiovisuais e ensino de língua portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Goulart Ferreira

FRANCO, C. P.; TAVARES, K;ORSINI, M. T.. A compreensão e produção de memes no Ensino Fundamental em um contexto mediado por tecnologias digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Marcia da Silva

SERRA, Carolina; PAULA, M. N.;ORSINI, M. T.; RODRIGUES, Violeta V.. Construções de deslocamento à esquerda no gênero textual debate: uma análise na interface sintaxe-discurso-prosódia. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Benevenuti Machado

ORSINI, M. T.; RODRIGUES, Violeta V.; ROSARIO, I. C.. Multifuncionalidade e desgarramento de onde: uma abordagem funcionalista. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Delesderrier da Silva

ORSINI, M. T.; VIEIRA, S. R.; SILVA, V. L. P. P.. As construções de tópico marcado na escrita de alunos da educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Magalhães Catta Preta de Santana

ORSINI, M. T.; LIMA, R. J.; VIEIRA, S. R.. Diagnose e ensino de pronomes: um estudo sobre a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa no Português Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela da Silva de Souza

SANTOS, A. M. B.; VIEIRA, S. R.;ORSINI, M. T.. Estratégias de indeterminação do sujeito: uma proposta para o ensino de gramática. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Carolina da Costa Avelheda

SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.; ALMEIDA, M. J. A.. O alteamento das vogais médias pretônicas no município de Nova Iguaçu: análise sociolinguística e acústuca. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego da Silva Vargas

GERHARDT, A. F.;ORSINI, M. T.; TILIO, R. C.. O plano inferencial em atividades de leitura: livro didático, cognição e ensino. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nadja Naira Salgueiro Silva

TAVARES, K;ORSINI, M. T.; FARIA, Selma Borges B. de. Aprendizagem colaborativa em um curso on-line de pos-graduação: a perspectiva dos alunos. 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra de Paula Santos

ORSINI, M. T.; BRANDÃO, S. F.;MORAES, J. A. DE; GOMES, C. A.. Vogais médias postônicas não finais na fala do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Verônica Assis Jaña

ORSINI, M. T.. A extensão universitária e o ensino de línguas: um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Scheiner Gomes Pimenta

ORSINI, M. T.; TAVARES, K; FRANCO, C. P.; RIBEIRO, A. S. M.; VILACA, M. L. C.. O uso da rede social educativa Edmodo em um projeto interdisciplinar no ensino fundamental: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2020. Tese (Doutorado em Programa Interdisciplinar de pós-graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Pires de Oliveira

FRANCO, C. P.; LIBERALLI, F. C.; TAVARES, K;ORSINI, M. T.; RIBEIRO, A. S. M.. /ensinar-aprender inglês com uso de tecnologias digitais em contexto de inclusão de surdos: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mayara Nicolau de Paula

ORSINI, M. T.; AUGUSTO, M. R. A.; CAVALCANTE, S. R. O.; DUARTE, M. E. L.. A ordem VS / SV e as interrogativas-Q no PE e no PB: uma análise diacrônica. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa) - UFRJ.

Aluno: Patrícia Ferreira Botelho

GERHARDT, A. F.; SILVEIRA, E. B.; CORREA, J.; PINHEIRO, D. R.;ORSINI, M. T.. Conhecimento prévio e atividades escolares de leitura - uma abordagem cognitiva e metacognitiva. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone da Costa Lima

ORSINI, M. T.; TAVARES, K. C. A.; DIAS, A. C. P.; LIBERALLI, F. C.; CASTRO, A. F.. Parcerias digitais e a formação do professor de língua portuguesa: um estudo à luz da teoria da atividade. 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José Quaresma Vale

VAREJÃO, F. O. A.; DUARTE, M. E. L.;ORSINI, M. T.; BRAGA, M. L.; MOLLICA, M. C. M.; LIMA, R. J.. Estratégia de relativização na fala de adultos maranhenses. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa) - UFRJ.

Aluno: Renata Lopes Marafoni

ORSINI, M. T.; DUARTE, M. E. L.; BAGNO, M. A.; GOMES, C. A.. A distribuição do objeto nulo no português europeu e no português brasiileiro. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elenice Santos de Assis Costa Souza

ORSINI, M. T.; RODRIGUES, Violeta V.; FREITAS, M. A. de; DECAT, M. B. N.; AZEVEDO, J. L. F.; MACHADO, M. T. M.. A interpretação das cláusulas relativas no português do Brasil: um estudo funcional. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Leitão Vasco

ORSINI, M. T.. Construções de tópico na fala popular. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephanie Valle de Souza Chalfun

ORSINI, M. T.; VIEIRA, S. R.. Sintaxe e ensino: posição do sujeito e concordância verbal no contexto escolar. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria José Quaresma Vale

ORSINI, M. T.; BRAGA, M. L.. Estratégias de relativização na língua falada no Maranhão. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela da Silva de Souza

ORSINI, M. T.; VIEIRA, S. R.; SANTOS, A. M. B.. Estratégias de indeterminação do sujeito: uma proposta pedagógica para o ensino de gramática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissionalizante em Letras) - UFRJ.

Aluno: Lays Fernandes dos Santos

TAVARES, K.;ORSINI, M. T.; FRANCO, C. P.. Para uma aula de leitura mais colaborativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissionalizante em Letras) - UFRJ.

Aluno: Raquel Silva Bandeira dos Santos

ORSINI, M. T.; MAIA, M. V.. A despersonalização através da heteronímia na procura da felicidade: as múltiplas faces de ser feliz em Fernando Pessoa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Português - Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Azevedo de Souza

DUARTE, M. E. L.;ORSINI, M. T.. Construções de alçamento em jornais cariocas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina da Silva Alves

ORSINI, M. T.; DUARTE, M. E. L.. A estratégia de topicalização na escrita culta brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Miguel Rodrigues Simões Júnior

ORSINI, M. T.; BASTOS, A. S.. A literatura como mercadoria e o papel da faculdade de letras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Miguel Rodrigues Simões Júnior

BASTOS, A. S.;ORSINI, M. T.. A literatura como mercadoria e o papel da faculdade de letras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alan de Sousa Motta

ORSINI, M. T.; SERRA, Carolina. Comportamento prosódico e acústico da pergunta de confirmação né? no falar carioca: fala espontânea e leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Português - Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ulli Santos Bispo Fernandes

ORSINI, M. T.. Construções de alçamento com verbos inacusativos em sites de reclamação brasileiros e portugueses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ.

Aluno: Isabella Possas Spangler

ORSINI, M. T.; VIEIRA, S. R.. Estratégias de indeterminação na fala e na escrita de estudantes brasileiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ.

Aluno: Antonio Anderson Marques de Sousa

DUARTE, M. E. L.;ORSINI, M. T.. As realizações do acusativo anafórico em peças cariocas: em estudo diacrônico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto de Farias David Junior

GOUVEA, L. H. M.;ORSINI, M. T.. Subjetividade em textos informativos: um estudo sobre escolha lexical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ.

GONÇALVES, C. A.; SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.. Membro da Banca Examinadora da Prova de Conhecimento Específico do Exame de Seleção aos cursos de Mestrado e doutorado do Programa de pós-graduação de Letras Vernáculas. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, C. A.; SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca examinadora de análise e arguição de anteprojetos para seleção ao curso de Mestrado e Doutorado do Programa de pós-graduação em Letras Vernáculas. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DUARTE, M. E. L.;ORSINI, M. T.; MAGALHAES, J. S.; FIORIN, J. L.; SCHER, A. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor adjunto de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; CAVALCANTE, S. R. O.. Membro da Comissão Específica de elaboração e correção das provas de redação, processo de Transferência Externa Facultativa e Isenção de Concurso de Acesso. 2016. UFRJ.

GERHARDT, A. F.; CHRISTINO P, B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca examinadora para seleção de professor substituto para o Setor de Língua Portuguesa da FL da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F.; SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca de seleção de monitores de redação e de oficina de língua portuguesa para ministrar aulas no projeto de extensão universitária CLAC. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.; KELY, D.. Membro da banca do concurso público para Professor Substituto de Língua Portuguesa / Departamento de Letras Vernáculas. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LOPES, C.; LEITAO, M. L.;ORSINI, M. T.. Membro da banca examinadora (conhecimento específico e arguição de anteprojeto) para seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), da Faculdade de Letras da UFRJ. 2014. UFRJ.

ORSINI, M. T.; TESCARI NETO, A.. Membro da banca de seleção de Monitores de Língua Portuguesa para a disciplina Morfossintaxe da Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. 2014.

ORSINI, M. T.; MACHADO, M.. Membro da banca de selação de monitores da disciplina Morfossintaxe para o Programa de Monitoria da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F.; SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca de seleção de monitores de redação e de oficina de língua portuguesa para ministrar aulas no projeto de extensão universitária CLAC. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; SOARES, H.. Membro da banca do concurso público para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F.; SILVEIRA, E. B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca de seleção de monitores de Redação e de Oficina de Língua Portuguesa do Projeto CLAC. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MORAES, J. A. DEORSINI, M. T.; LEITAO, M. L.. Membro da banca examinadora (conhecimento específico e arguição de anteprojeto) para seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), da Faculdade de Letras da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CHRISTINO P, B.;ORSINI, M. T.. Membro da banca de seleção de Monitores de Língua Portuguesa para a disciplina Variação em Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. 2013.

BRANDÃO, S. F.;ORSINI, M. T.; SERRA, Carolina. Membro da banca do concurso público para seleção de professor substituto de língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, C. A.; GOUVEA, L. H. M.;ORSINI, M. T.. Membro da banca para seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GOUVEA, L. H. M.;ORSINI, M. T.; GONÇALVES, C. A.. Membro da banca do concurso para acesso para curso de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; SILVEIRA, E. B.; ROCHA, Mauro do Nascimento. Membro da banca de seleção de monitores de redação para o projeto de extensão universitária CLAC. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VAREJÃO, F. O. A.;ORSINI, M. T.; LOPES, C.. Membro da banca para seleção de professor substituto da Faculdade de Letras - UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de selação de monitores para o Programa de Monitoria da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; PINILLA, M. A.; NOGUEIRA, R. G.. Membro da banca para seleção de monitores do Programa de Monitoria da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; GERHARDT, A. F.; SILVEIRA, E. B.; PAULIUKONIS, M. A. L.. Membro da banca para seleção de monitores para ministrar aulas de Redação no CLAC (Projeto de extensão universitária). 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; GERHARDT, A. F.; PAULIUKONIS, M. A. L.; SILVEIRA, E. B.. Membro da banca que selecionou monitores para ministrar aulas nos cursos de Redação e de Oficina de Língua Portuguesa do CLAC (Projeto de extensão universitária). 2007.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para preenchimento das vagas, referentes ao primeiro semestre de 2006, de Transferência Externa e Isenção de Vestibular para os cursos de graduação da Faculdade de Letras/UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para preenchimento das vagas, referentes ao segundo semestre de 2006, de Transferência Externa e Isenção de Vestibular para os cursos de graduação da Faculdade de Letras/UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca para seleção de monitores para as disciplinas de Português da graduação em Letras da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; PAULIUKONIS, M. A. L.; GERHARDT, A. F.. Membro da banca para seleção de monitores para ministrar aulas nos cursos de Redação e de Oficina de Língua Portuguesa, oferecidos pelo CLAC. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de elaboração da prova de Redação para ingresso nos cursos de Graduação da UFRRJ (Vestibular 2005). 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de elaboração da prova de Redação para ingresso nos cursos da Graduação da UFRRJ (Vestibular 2004). 2003. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da banca de elaboração da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para ingresso nos cursos de Graduação da UFRRJ (Vestibular 2000). 1999. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da Comissão Específica de elaboração de prova de redação, processo de transferência externa facultativa e isenção de vestibularns. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS, D. T.;ORSINI, M. T.; RESENDE, E.. Membro da banca de seleção de monitores administrativos e pedagógicos do projeto de extensão CLAC. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador de resumo na 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador da sessão CLA - FL Estudos Linguísticos 31 - 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Coordenador da sessão CLA - FL Estudos literários 23 - 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador de modalidade pôster no I Fórum Internacional de Sociolinguística. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador da sessão CLA - FL Extensão Letras 03 - 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador de resumo na 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador de sessão na 9ª Semana de Integração Acadêmica. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Banca de seleção de monitores para o ano de 2019 da disciplina Morfossintaxe da Língua Portuguesa. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GERHARDT, A. F.;ORSINI, M. T.; SANTOS, F.; SOUSA, F. S.. Membro da banca examinadora do processo seletivo da equipe pedagógica do Projeto CLAC. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador da sessão CLA - FL - Sessão Gramatização e Normatização. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliador de resumos para a 7ª Semana de Integração Acadêmica. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Avaliadora de sessão do Centro de Letras e Artes na XXXVII Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RODRIGUES, Violeta V.;ORSINI, M. T.. Avaliador de sessão de comunicações da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; MELLO, Ana Catarina M. N. de; PIETRANI, A, M.. Membro da comissão de avaliação de trabalhos de Iniciação Científica apresentados na XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.; GOUVEA, L. H. M.. Avaliador de sessão de comunicações da XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORSINI, M. T.. Membro da comissão julgadora que selecionou a melhor dissertação, no âmbito do Pragrama de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, a ser encaminhada para concorrer ao Prêmio ANPOLL 2006: Estudos Lingüísticos. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Yonne de Freitas Leite

LEITE, Y. F.. . A Acústica das Vogais Orais no Dialeto carioca: a voz feminina. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Yonne de Freitas Leite

LEITE, Y. F.. As construções de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica. . 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Thereza Indiani de Oliveira

MORAES, J.;OLIVEIRA, M. T. I.. A acústica das vogais orais no dialeto carioca: a voz feminina. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) - Faculdade de Letras / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Luiza Braga

BRAGA, M. L.. Contruções de Tópico. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Eugenia Lammoglia Duarte

DUARTE, M. E. L.; Moraes, J. A. de. As construções de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Eugenia Lammoglia Duarte

DUARTE, M. E. L.. Construções de tópico em português: uma abordagem sintático-discursiva e prosódica. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Alexandre Victório Gonçalves

DUARTE, M. E. L.GONÇALVES, C. A. V.; MORAES, J. A.; LEITE, Y.; FREITAS, M. A.; REIS, C. A. da C.. As construç~ões de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dinah Maria Isensee Callou

CALLOU, D. M. I.. As construções de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dinah Maria Isensee Callou

CALLOU, D. M. I.. As construções de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Antonio de Moraes

MORAES, J. A.. AS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ANÁLISE SINTÁTICO-DISCURSIVA. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Simone Marcia da Silva

As construções de deslocamento à esquerda do sujeito e o processo de aquisição da linguagem; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carlos Eduardo Nunes Garcia

As construções de tópico marcado nas variedades africanas do Português: uma análise comparativa; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa) - UFRJ; (Orientador);

Suellen Gomes

O trabalho com o texto literário na aula de gramática; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renata Gonçalves Barbosa

As construções de tópico marcado no gênero anúncio; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Carolina Custodio

A reescritura no curso de redação do CLAC; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Simone Marcia da Silva

Construções de deslocamento à esquerda no gênero textual debate: uma análise na interface sintaxe-discurso-prosódia; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras Vernáculas) - UFRJ,; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mariana Delesderrier da Silva

As construções de tópico marcado na escrita de alunos da educação básica; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carlos Eduardo Nunes Garcia

As construções de topicalização e de deslocamento à esquerda na fala de brasileiros e portugueses; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mayara Nicolau de Paula

As construções de deslocamento à esquerda de sujeito no PB: um estudo em tempo real de curta duração; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina de Fatima Gil da Silva

Construções de tópico pendente com retomada no gênero textual crônica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Paula Correia Ramos

Estratégias de indeterminação do sujeito em sentenças finitas na escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Português-Espanhol) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Camila Pacheco

SENTENÇAS FINITAS COM SE APASSIVADOR/INDETERMINADOR EM EDITORIAIS DOS JORNAIS O GLOBO E FOLHA DE SÃO PAULO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina da Silva Alves

As topicalizações na escrita culta brasileira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Neliane da Cruz Galo

As construções de tópico marcado em cartas de leitor dos jornais O Globo e Extra; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Fernanda Beatriz Viana Gomes

As construções de tópico marcado em roteiros de cinema contemporâneos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Julianna Coelho Reis

O paradigma pronominal em função nominativa: uma análise da abordagem do fenômeno em livros didáticos do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Isabella Helena Borges Caetano

O sujeito definido de primeira pessoa na fala culta de Nova Iguaçu: uma análise dos fatores sociais faixa etária e gênero; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Nathália Vasconcellos Cardoso Rodrigues

Construções de tópico marcado no discurso midiático: uma análise comparativa à luz do contínuo de monitoração estilística; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Simone Marcia da Silva

As construções de tópico marcado em artigos de opinião de temática esportiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Português-Espanhol) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Débora Vieira Serrat

O tratamento dado às estratégias de indeterminação do sujeito na coleção Viva Português, livro didático para ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

João Pedro Abraham Tosta

Construções de deslocamento à esquerda, essas ocorrem em peças teatrais portuguesas dos séculos XIX e XX; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Isabela de Campos Mourão

Deslocamento à esquerda de sujeito em gêneros textuais orais e escritos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mariana Delesderrier da Silva

As construções de tópico-comentário em narrativas produzidas por estudantes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Debora Mayara Rambo Rassele

As construções de tópico marcado na escrita culta de brasileiros e portugueses; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Ana Carolina Alves Caetano

Práticas de leitura e escrita no curso de redação do CLAC; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina da Silva Alves

As construções de tópico marcado na escrita culta brasileira; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina da Silva Alves

As construções de tópico marcado em textos do discurso midiático; 2017; Iniciação Científica - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Andrei Ferreira de Carvalhaes Pinheiro

A prática da correção textual-interativa nas aulas de redação do projeto CLAC; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Anna Beatriz Cavalcante de Melo da Cruz

Uma abordagem textual-interativa para a correção de redações no Projeto CLAC; 2016; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina da Silva Alves

As construções de tópico marcado no gênero textual Carta de leitor; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carolina de Fatima Gil da Silva

As construções de tópico marcado no gênero textual Carta de Leitor; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Monica Tavares Orsini;

João Pedro Abraham Tosta

As construções de deslocamento à esquerda em peças teatrais dos séculos XIX e XX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mariana Delesderrier da Silva

As construções de topicalização em peças teatrais portuguesas dos séculos XIX e XX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Nathália Vasconcellos Cardoso Rodrigues

As construções de alçamento em peças teatrais portuguesas do século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Gessica Aparecida Botelho dos Santos

As construções de alçamento em peças teatrais portuguesas do século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

João Pedro Abraham Tosta

As construções de tópico marcado em peças teatrais portuguesas do século XX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras (Português-Literaturas)) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mariana Delesderrier da Silva

As construções de tópico marcado em peças teatrais portuguesas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Isabela de Campos Mourão

As construções de tópico marcado em peças teatrais portuguesas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Filipe Hisau de Salles Kobayashi

As construções de tópico marcado em peças teatrais portuguesas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Aline Fernandes Menezes

A ausência de concordância verbal em textos escritos por alunos do CLAC: descrição e ensino; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Gustavo Machado

O limite entre expor e argumentar; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Luciana Faria Pereira

O uso da ferramenta moodle no curso de redação I do CLAC: um relato de experiência; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

João Pedro Abraham Tosta

As construções de tópico marcado em peças teatrais brasileiras e portuguesas; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Carlos Eduardo Nunes Garcia

Topicalização e deslocamento à esquerda na fala culta de brasileiros e portugueses; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Camila de Santana Campos

Estudo diacrônico das construções de topicalização e de deslocamento à esquerda no português brasileiro; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Mayara Nicolau de Paula

Construções de deslocamento à esquerda na fala carioca: em estudo em tempo real de curta duração; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Monica Tavares Orsini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Eugenia Lammoglia Duarte

As construções de tópico no português do Brasil: uma análise sintático-discursiva e prosódica; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Eugenia Lammoglia Duarte;

Dinah Maria Isensee Callou

A Acústica das Vogais Orais No Dialeto Carioca; 1996; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Dinah Maria Isensee Callou;

Joao Antonio de Moraes

A ACUSTICA DAS VOGAIS ORAIS NO DIALETO CARIOCA: A VOZ FEMININA; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Joao Antonio de Moraes;

Joao Antonio de Moraes

AS CONTRUÇÕES DE TÓPICO NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ABORDAGEM SINTÁTICO-DISCURSIVA E PROSÓDICA; 2003; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Joao Antonio de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, C. S. ; SILVA, C. F. G. ; ORSINI, M. T. . Construções de tópico pendente com retomada na escrita culta brasileira: sujeito preenchido x sujeito nulo. DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 592-609, 2018.

  • PINHEIRO, A. F. C. ; ORSINI, M. T. ; CRUZ, A. B. C. M. ; SILVA, M. C. . Entre escrituras e reescrituras: o papel da correção textual-interativa no curso de redação do Projeto CLAC. Diálogo das Letras , v. 6, p. 89-111, 2017.

  • ORSINI, M. T. ; GARCIA, C. E. N. . Sujeitos deslocados à esquerda na fala de brasileiros e portugueses. Web-Revista SOCIODIALETO , v. 6, p. 777-798, 2016.

  • ORSINI, M. T. ; MOURAO, I. C. . Sujeitos deslocados à esquerda em gêneros textuais orais e escritos no Português Brasileiro. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 44, p. 398-410, 2015.

  • ORSINI, M. T. ; ABREU, C. B. ; GOMES, H. ; OLIVEIRA, S. . O estudo do parágrafo para a construção do texto argumentativo. Revista Línguas & Ensino , v. 1, p. 140-152, 2015.

  • ORSINI, M. T. ; SANTO, J. L. E. ; MENEZES, A. F. ; SOUSA, A. A. M. . A ausência de marcas de concordância verbal em textos escritos por alunos do CLAC: descrição e ensino. Revista Línguas & Ensino , v. 1, p. 153-166, 2015.

  • NICOLAU, M. P. ; ORSINI, M. T. . As construções de deslocamento à esquerda de sujeito nas falas culta e popular: um estudo de tendência. Investigações (Online) , v. 24, p. 237-258, 2011.

  • ORSINI, M. T. ; PAULA, M. N. . Sujeitos deslocados à esquerda e mudança paramétrica no Português Brasileiro. Revista do GELNE (UFC) , v. 13, p. 107-127, 2011.

  • ORSINI, M. T. ; VASCO, S. L. . Português do Brasil: língua de tópico e de sujeito. Diadorim (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 83-98, 2007.

  • ORSINI, M. T. . As construções de tópico no Português do Brasil. Linguagem em (Re)vista , v. 3 e 4, p. 15-25, 2006.

  • ORSINI, M. T. ; MORAES, J. A. DE . Análise prosódica das construções de tópico no português do Brasil: estudo preliminar.. Letras de Hoje , v. 38, n.134, p. 261-272, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ORSINI, M. T. . Membro da comissão acadêmico-científica do XIV Fórum Clac. 2017.

ORSINI, M. T. . Revista Diálogo das Letras. 2019.

ORSINI, M. T. . Revista Diadorim. 2019.

ORSINI, M. T. . Revista Diálogo das Letras. 2018.

ORSINI, M. T. . Revista Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários. 2018.

ORSINI, M. T. . Revista Diálogo das Letras. 2017.

ORSINI, M. T. . Revista Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários. 2017.

ORSINI, M. T. . Membro da Comissão acadêmico-científica do XIII Fórum CLAC. 2016.

ORSINI, M. T. . VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2014.

ORSINI, M. T. . Revista Letra. 2014.

ORSINI, M. T. . Membro parecerista ad hoc para concessão de bolsa PIBIC. 2014.

ORSINI, M. T. . Revista Letras de Hoje. 2013.

ORSINI, M. T. . Journal of Portuguese Linguistics. 2013.

ORSINI, M. T. . Parecerista PIBIC-UFRJ na avaliação de pedidos de Bolsas de Iniciação Científica. 2013.

ORSINI, M. T. . Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. 2011.

ORSINI, M. T. . Revista Linguística - Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. 2010.

ORSINI, M. T. . Diadorim - Revista de estudos linguísticos e literários. 2009.

ORSINI, M. T. . Diadorim - Revista de Estudos Linguísticos e Literários. 2006.

ORSINI, M. T. . Programa de Avaliação de Livros Didáticos para o Ensino Médio (PNLEM). 2005.

MURTA, A. C. ; CRUZ, A. B. C. M. ; MACHADO, A. L. N. D. ; SILVA, D. O. ; ROCHA, L. C. ; ORSINI, M. T. . Revisitando Conhecimentos Gramaticais: material de apoio para as aulas do Curso de Redação. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila(teoriaeprática)).

ORSINI, M. T. ; RESENDE, E. ; SOUSA, F. S. . Revista Línguas & Ensino - comemoração pelos trinta anos do Projeto CLAC. 2019. (Editoração/Periódico).

ORSINI, M. T. ; MELO, E. . 17 Seminário de dissertações e teses do Programa de pós-graduação em Letras Vernáculas. 2019. (Debatedor de sessão em evento científico).

ORSINI, M. T. . XIV Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. 2016. (Coordenadora de Sessão em evento científico).

ORSINI, M. T. ; SANTOS, D. T. ; SOUSA, F. S. ; BARBOSA, P. S. . Revista Línguas & Ensino. 2015. (Editoração/Periódico).

GERHARDT, A. F. ; PEIXOTO, J. ; ORSINI, M. T. . Morfologia e sintaxe segundo a NGB. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ORSINI, M. T. . Apostila de redação do CLAC. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

ORSINI, M. T. ; ABREU, C. B. ; FERREIRA, M. B. ; GOMES, H. ; LIMA, B.C. ; NOGUEIRA, R. G. . Apostila de Redação 1. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila (teoria e prática)).

ORSINI, M. T. ; ABREU, C. B. ; ALBUQUERQUE, Camila de Faro de . Redação II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila (teoria e prática)).

LIMA, B.C. ; NOGUEIRA, R. G. ; ORSINI, M. T. ; NICOLAU, M. P. ; GOMES, H. . Redação 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila (teoria e prática)).

ORSINI, M. T. ; NOGUEIRA, R. G. ; FERREIRA, M. B. ; LIMA, B.C. . Redação 1. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila (teoria e prática)).

ORSINI, M. T. ; MACHADO, A.C.M. ; SILVA, H.T. . A formação do autor-revisor. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila (teoria e prática)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    As construções de tópico marcado na escrita culta de brasileiros e portugueses, Descrição: Este projeto pretende identificar a presença ou não das construções de tópico marcado na escrita padrão portuguesa e, caso seja atestada sua presença, compará-las às descritas por Orsini (inédito), que investigou tais estruturas na escrita padrão brasileira. Nesse sentido, buscamos verificar se as gramáticas de brasileiros e portugueses se comportam de forma distinta no que se refere às sentenças do tipo tópico ? comentário. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da Teoria de Princípios e Parâmetros, descritos por Chomsky (1981), focalizando, em particular, o comportamento do PB e do PE no que tange à marcação do Parâmetro do Sujeito Nulo e do Objeto Nulo, uma vez que ambas as línguas apresentam comportamento distinto quanto ao preenchimento / apagamento do sujeito e do objeto. Adota metodologia quantitativa, uma vez que a sistematicidade quantitativa dos dados nos permite compreender certas propriedades abstratas da gramática do letrado brasileiro. (cf. RAMOS, 1999; KATO, 2005).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador / Carlos Eduardo Nunes Garcia - Integrante / Carolina da Silva Alves - Integrante / Débora Mayara Rambo Rassele - Integrante / Ailly Cristina Murta - Integrante / Renata Barbosa Gonçalves - Integrante / Nathalia Petriz Santos de Lima - Integrante / Carolina de Fátima Gil - Integrante.

  • 2014 - 2018

    As construções de tópico marcado na escrita culta brasileira, Descrição: O projeto objetiva investigar as estratégias de construção de tópico marcado licenciadas pela escrita culta brasileira, com base em uma amostra constituída de textos do discurso midiático, pertencentes a gêneros textuais diferentes, distribuídos no contínuo oralidade ? letramento (Bortoni-Ricardo 2005), segundo seu grau de monitoramento em relação ao uso da norma prescrita pela gramática tradicional e ensinada nas escolas. Tem como referencial os trabalhos que apontam ser nosso sistema uma língua híbrida quanto à representação do sujeito, preferindo preencher os sujeitos definido e indefinido e deixar nulo o sujeito sem referência (Berlinck, Duarte e Oliveira 2009), comportamento que se reflete na frequência e nas características estruturais das construções em foco. Para tal, utiliza, como pressupostos teórico-metodológicos, o modelo de estudo da mudança proposto por Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), focalizando, de forma particular, a questão do encaixamento, a Sociolinguística Variacionista (Labov 1972 e 1994) e o modelo formal da Teoria de Princípios e Parâmetros proposto por Chomsky (1981). Pretende-se, assim, confirmar a hipótese de que, estando o Português Brasileiro caminhando em direção às línguas de tópico, as construções de tópico marcado estão se implementando paulatinamente na modalidade escrita, normalmente mais conservadora. Este processo de inserção na escrita, contudo, não ocorre de forma homogênea, havendo uma íntima relação entre o tipo e a frequência das construções e o grau de formalidade dos textos: se, por um lado, gêneros textuais que exigem menor grau de monitoramento, exibindo, consequentemente, marcas de oralidade, apresentarão maior frequência destas construções; por outro, textos escritos formais revelarão pouca ou nenhuma ocorrência do fenômeno em estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador / Mariana Delesderrier da Silva - Integrante / Carlos Eduardo Nunes Garcia - Integrante / Carolina da Silva Alves - Integrante / Simone Marcia da Silva - Integrante / Carolina de Fátima Gil da Silva - Integrante / Neliane da Cruz Galo - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 7

  • 2014 - 2014

    As construções de alçamento em peças teatrais portuguesas do século XIX, Descrição: Estudo das construções com verbos inacusativos que projetam um complemento oracional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador / Nathália Cardoso Vasconcelos - Integrante / Géssica Aparecida Botelho dos Santos - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    Projeto Letras 2.0, Descrição: Desenvolvido pelo núcleo de pesquisas LingNet, visa oferecer para a Faculdade de Letras condições para ampla oferta de disciplinas e cursos de extensão na modalidade on-line (semipresenciais ou a distância) com uso da Plataforma Moodle.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador / Katia Tavares - Integrante.

  • 2010 - 2014

    A trajetória das construções de tópico marcado no português braileiro e no português europeu, Descrição: O projeto, de cunho diacrônico, objetiva (a) investigar a trajetória das construções de tópico marcado ao longo dos séculos XIX, XX, no Português Brasileiro e no Português Europeu, tendo em vista as mudanças em curso no que concerne à marcação dos parâmetros do sujeito nulo e do objeto nulo no PB, afastando-o do PE; (b) investigar quais construções de tópico marcado são licenciadas em cada gramática, descrevendo seu percurso em amostras constituídas de peças de teatro de cunho popular e (c) confrontar os resultados obtidos para PB e PE, a fim de confirmar a hipótese de que PB e PE são sistemas linguísticos distintos: enquanto este é uma língua de proeminência de sujeito, aquele caminha em direção às línguas orientadas para o discurso. A pesquisa utiliza, como pressupostos teóricos, o modelo de estudo da mudança proposto por Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), focalizando, de forma particular, a questão do "encaixamento", e a Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky 1981), desenvolvendo-se em conformidade com os procedimentos metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov 1972, 1994). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador / Isabella Campos Mourão - Integrante / João Pedro Abraham Tosta - Integrante / Mariana Delesderrier da Silva - Integrante / Carlos Eduardo Nunes Garcia - Integrante / Nathália Vasconcellos Cardoso Rodrigues - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

  • 2005 - 2007

    Análise prosódica das construções de tópico no português do Brasil, Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Laboratório de Fonética da FL/UFRJ, coordenado pelo Professor Doutor João Antônio de Moraes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Tavares Orsini - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa ao trabalho As construções de tópico marcado em cartas de leitor nos jornais O Globo e Extra, UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. , Avenida Brigadeiro Trompowski s/nº, Ilha do Fundão, 21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 988838894

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2004

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Portuguesa - Língua Materna, Portugues I - Variação em Língua Portuguesa / Produção e leitura de textos, Português III - Fonologia do Português, Português V - Sintaxe do Português, Português VI - Semântica da Língua Portuguesa, Pesquisa em Língua Portuguesa, Morfossintaxe da Língua Portuguesa

  • 1997 - 2004

    Colégio Técnico da UFRRJ

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 2 grau, Regime: Dedicação exclusiva.