Chrystian dos Santos Calgaro

Possui graduação em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba Dr. Archimedes Lammoglia (2021). Atualmente bacharelando em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Max Planck. Este profissional desenvolve seu trabalho norteado pela interdisciplinaridade disposta de diferentes estratégias, métodos e técnicas para atingir os objetivos. Como destaque em sua experiência profissional em 2021 atuou como supervisor de tecnologia na primeira edição do Enem Digital - Esta é a modalidade de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de computadores no lugar da tradicional versão impressa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática. Atualmente está no departamento de Tecnologia e Inovação da empresa Minergeo assessorias e projetos em geologia, mineração e meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2021 - Atual

Centro Universitário Max Planck

Graduação em Redes de Computadores

2018 - 2021

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba
Título: Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria
Orientador: Prof. Me. Valmir Tadeu Fernandes

Graduação interrompida em 2020 em Matemática

2018 - Atual

UNIJA
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil. Ano de interrupção: 2020

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E. E. João Antunes Alexandre

Formação complementar

2020 - 2020

Ética empresarial. (Carga horária: 5h). , Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

IT Essentials (ITE). (Carga horária: 40h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.

2019 - 2019

CCNA Routing and Switching: Introduction to Networks. (Carga horária: 20h). , Cisco do Brasil, CISCO, Brasil.

2019 - 2019

Arduino. (Carga horária: 30h). , Centro Paula Souza, FATEC ID, Brasil.

2018 - 2018

COMPETÊNCIA TRANSVERSAL-LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. (Carga horária: 14h). , Centro SENAI, SENAI, Brasil.

2018 - 2018

Estatística básica. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2018 - 2018

Packet Tracer. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, FATEC ID, Brasil.

2018 - 2018

Eletricidade em circuito. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, FATEC ID, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Teleinformática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Hardware.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Lógica de programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Internet das coisas - IoT.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    CONSTRUINDO COM ROBÔS: Aplicação de Técnicas Aditivas de Fabricação Digital em Modelos Físicos de Elementos Arquitetônicos, Projeto certificado pela empresa Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba em 16/01/2023., Descrição: O projeto aborda a unidade temática Terra e Universo, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2022), ao apresentar a relação entre a arquitetura e a robótica como didática tecnológica envolvida nas metodologias exercidas pelo homem nas diferentes atividades econômicas ambientais, citando caso análogo, a construção civil. As dimensões e as discussões acerca das diretrizes de habitação como o direito à condição de vida, regido pela Organização das Nações Unidas, evoluem constantemente para atender as pessoas e também para mitigar os efeitos nocivos ao planeta em que vivemos. A partir da fabricação aditiva de um braço mecânico, a pesquisa vigente proporciona a interdisciplinaridade entre a arquitetura, a modelagem 3D e a programação, visto que, os indicadores da otimização qualitativa proporcionada pela Tecnologia da Informação e Comunicação, principalmente no contexto de pandemia, contribuíram para que a conjuntura automatizada facultada pelo braço mecânico refletisse numa jornada de trabalho maior sem ocasionar no absenteísmo resultado por problemas de saúde ou fadigas de colaboradores, além da ampliação de técnicas e capacidades projetuais, conforme apresentado por Willmann e Kaus (2016). O software Rhinoceros 3D foi disposto para modelagem das peças do braço mecânico, para que, dessa forma, na conclusão do protótipo, realizado na impressora 3D, e aplicado a elementos físicos arquitetônicos complexos fossem registrados em um vídeo de stop motion, exemplificando o uso da máquina em obras. Frente às indagações e delineamentos, os resultados preliminares acarretaram no aprendizado de técnicas, teoria e termos da fabricação aditiva, na capacidade de confeccionar modelagens sólidas, complexas e curvas nurbs e na capacidade de prototipagem de elementos produzidos em impressora 3D proporcionadas pela investigação e pela capacitação dos softwares que mais se adequaram a esta pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Chrystian dos Santos Calgaro - Integrante / Carlos Cenci Junior - Coordenador / Marcelo Leandro Perissinotti - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Instituto de Ensino Superior de Indaiatuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Apoio ao usuário de informática, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação da elaboração dos planos operacionais, colaborando com informações e sugestões; Suporte à colaboradores, docentes e discentes; Manutenção em computadores; Implementação e desenvolvimento de desenhos técnicos de soluções que interferiam na empresa; Cabeamento estruturado; Gerenciamento de licenças de softwares; Gerenciamento de servidor administrativo, acadêmico e de impressão; Integração e recrutamento de novos colaboradores; Controle de estoque de equipamentos; Distribuição de atividade entre a equipe e acompanhamento das tarefas.

2021 - Atual

Fundação Cesgranrio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Municipal de Tecnologia

Outras informações:
Seleção e capacitação dos técnicos de informática e supervisores de tecnologia, comunicação com a equipe técnica responsável pela instituição sancionada, acompanhamento dos processos de homologação e validação dos computadores e relatório dos procedimentos adotados no dia de aplicação da prova.

2021 - 2021

Fundação Cesgranrio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Tecnologia

Outras informações:
Acompanhamento e supervisão dos técnicos de informática para direcionamento dos procedimentos a serem adotados e resolução de problemas relacionado ao envio das provas, seja por método offline ou online.

2020 - 2020

Fundação Cesgranrio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Homologador de informática

Outras informações:
Teste da plataforma por processo de boot; Desbloqueio de memória causado pelo modo de hibernação do Sistema Operacional; Simulação das etapas de prova; Sincronização de dados; Vistoria local; Identificação de máquinas por uso de tags associadas ao hardware do equipamento; Classificação e desclassificação das máquinas.

2022 - 2022

MINERGEO ASSESSORIA E PROJETOS EM GEOLOGIA E MINERAÇÃO LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Tecnologia e Inovação, Carga horária: 30

Outras informações:
Consultoria Financeira das operações envolvendo recursos e procedimentos Tecnológicos; Redigir relatórios sob viés técnico e analítico capaz de potencializar os resultados de rentabilidade e produtividade da empresa; Documentação de serviços e atividades desenvolvidas em campo pelo setor de Engenharia civil; Elaboração de estudos de viabilidade de projetos e business case; Participação e sugestão de Business Planning; Dispor de técnicas para planejamento estratégico, coleta de dados e potencialidade criativa em dinâmicas de grupo e individuais; Assumir funções críticas, multidisciplinares e interdisciplinar envolvendo estratégias com objetivo no que se refere a inovação; Propor atualização e sugestões de melhoria dos produtos disponibilizados para os clientes nos segmentos de Mineração, Geologia, Topografia e Meio Ambiente;